Cães Guia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
minnieb
Membro Júnior
Registado: sábado nov 27, 2010 2:25 pm

quinta fev 09, 2012 9:14 pm

Lembrei-me agora, que uma vez vi na televisão (acho que foi naquela mini-série da Eukanuba "Extraordinary Dogs") cães guia.

Há alguma instituição/escola destas em Portugal? :?:
Gostava de ajudar esta causa.
pborgesf
Membro
Registado: sexta set 09, 2011 12:23 pm

quinta fev 09, 2012 10:28 pm

LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta fev 10, 2012 11:41 am

minnieb Escreveu:Lembrei-me agora, que uma vez vi na televisão (acho que foi naquela mini-série da Eukanuba "Extraordinary Dogs") cães guia.

Há alguma instituição/escola destas em Portugal? :?:
Gostava de ajudar esta causa.
Existe a ABAADV que faz uma trabalho excelente e após serem devidamente educados disponibiliza os cães-guias gratuitamente aos cegos. Pode ajudar de várias formas desde FA, voluntariado, a ser sócio, ou dar donativos (que podem ser deduzidos no IRS).
minnieb
Membro Júnior

sexta fev 10, 2012 8:02 pm

Muito obrigada.

Acho que é uma causa muito nobre e consideravelmente pouco conhecida. :wink:
LLing
Membro Veterano

sexta fev 10, 2012 8:11 pm

minnieb Escreveu:Muito obrigada.

Acho que é uma causa muito nobre e consideravelmente pouco conhecida. :wink:
Tem imensa razão. É uma causa maravilhosa, que infelizmente é quase desconhecida. Talvez o seu tópico ajude a divulgação.
minnieb
Membro Júnior

sábado fev 11, 2012 11:18 am

Até gostaria de ser FA mas tenho receio de me afeiçoar ao cachorro.

Afinal, quem é que resiste a uma coisa tão fofinha... :D
LLing
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 12:48 pm

minnieb Escreveu:Até gostaria de ser FA mas tenho receio de me afeiçoar ao cachorro.

Afinal, quem é que resiste a uma coisa tão fofinha... :D
Depois de acarinharmos e tratarmos do cachorro (de 3 a 14 meses) é evidente que nos afeiçoamos a ele. Mas, sabendo que é uma das grandes necessidades desta organização, porque é dificil de arranjar FAs, depois pode sempre ficar FA doutro cachorro, talvez seja mais fácil ponderar sobre a sua decisão. Telefone-lhes e pergunte todas as condições.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta fev 17, 2012 10:31 am

Olá a todos!

A escola de Cães-guias de Mortágua é a única no país. Não é bem disponibilizar os cães de forma gratuita...há custos e são elevados...para o cego, é gratuito e há uma lista longa. Mas paralelamente, há custos, daí precisarem de ajuda sobretudo a esse nível.

Para ser FAT, basta ir ao site deles e preencher o formulário, posteriormente irão ligar e marcar um encontro para conversar e verem o espaço - casa, condições, se mora com os pais e eles concordam, se tem disponibilidade para treinar o cachorro com as ordens básicas do 1º mês, o animal só pode comer ração e nada de outros petiscos, ou seja, há ordens e deveres que devemos seguir. Aconselho a ser FAT se já tiver um cão, senão é por vezes muito duro ser FAT pela 1ª vez e entregar o cachorro aos 14 meses...

Eu irei ser FAT no final de 2012 ou início de 2013 porque este ano era muito complicado.
Ah, só pode ser FAT se viver nos seguintes concelhos: Viseu, Aveiro ou Coimbra.

Boa sorte
Jocas caninas
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta fev 17, 2012 10:51 am

É obrigatório poder levar o cão para todo o lado, incluindo local de trabalho, pois ele tem que ser habituado a frequentar todos os espaços e ambientes que frequentará como cão guia.
Eu candidatei-me á cerca de 6 anos, mas infelizmente a minha entidade patronal não autorizou a permanencia do cão :(
Nessa altura conheci um Sr. invisual que ia receber uma cadela guia, a Kiara, andava na fase de adaptação e acreditem que a alegria com que ele contava tudo o que ela fazia, convencia qualquer um a entregar o animal por muito que se esteja apegado a ele.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
minnieb
Membro Júnior

sexta fev 17, 2012 10:54 am

Ah ok. Que pena!!! Gostava tanto de ajudar mas não sou do Norte. :?
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta fev 17, 2012 11:02 am

minnieb Escreveu:Ah ok. Que pena!!! Gostava tanto de ajudar mas não sou do Norte. :?
De qualquer forma pode sempre contacta-los, pode haver outra forma de os ajudar :wink:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”