Mordiscar as mãos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado fev 11, 2012 10:58 am

Bom dia,

a minha cachorra tem neste momento 4 meses e meio, é extremamente brincalhona e tem uma vivacidade incrível....mas tem o (péssimo) hábito de nos mordiscar as mãos, é raro não o fazer.

Que podemos fazer, além de ignorar (virar-lhe costas) e dizer "Não" firmemente? Também já lhe dei "palmada" no momento....

Não quero despoletar uma discussão sobre métodos de treino, mas apenas truques sobre o que se pode fazer ou o que fizeram vocês com os vossos cães.

Obrigada.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

sábado fev 11, 2012 11:07 am

Nesta idade é perfeitamente normal eles andarem mordiscar coisas e em especial as mãos dos donos (que andamos sempere com eles nas mãos) o que eu aconcelhava é comprar lhe brinquedos para morder para substituir as mãos dos donos, mas certamente vai haver alguem mais competente para aconselhar um metodo mais eficaz :wink:

P.S. pode por algumas fotos da menina é que nos aqui na arca deliciamo-nos com coisas pequenas e fofas :D :D :D
minnieb
Membro Júnior
Registado: sábado nov 27, 2010 2:25 pm

sábado fev 11, 2012 11:20 am

Concordo com o HellGodess. :wink:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado fev 11, 2012 1:31 pm

Pois eu não concordo nada com as opiniões acima, apesar de muitos cachorros fazerem isso, não é de todo aconselhável que se deixe fazer.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado fev 11, 2012 2:39 pm

kittten Escreveu:Pois eu não concordo nada com as opiniões acima, apesar de muitos cachorros fazerem isso, não é de todo aconselhável que se deixe fazer.
Aconselha a fazer o quê? Eu costumo fazer o que disse no 1º post.

Estou sem ideias...e todas as ajudas são bem vindas.... :D
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado fev 11, 2012 3:21 pm

Com quase cinco meses, há muito que essa cachorra devia ter deixado de morder as mãos às pessoas. É uma fase, sim, mas que, desde que devidamente educados, os cachorros não a prolongam para além dos dois meses. No caso da sua cachorra, o que deve ter acontecido é que não recebeu a educação devida, e o resultado é que prolongou um comportamento infantil.

A única coisa que tem a fazer agora é mesmo ser dura com ela nessas ocasiões: um forte "Não", um grito de dor quando ela morde e afastar sempre as mãos. Se ela persistir, ponha-a de castigo, fechando-a durante alguns minutos noutra sala ou expulsando-a de junto das pessoas. Passados alguns minutos, estando ela calma, pode então permitir-lhe que se chegue e dar-lhe um brinquedo. E nada de ceder aos olhinhos tristes nem às momices da mal-educada!

Como a cachorra não foi ensinada quando devia, vai levar algum tempo, mas ela vai acabar por perceber que morder não é permitido. Tem é de ser firme e coerente em todas as ocasiões.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
savfm
Membro
Registado: segunda jul 25, 2011 10:52 pm

terça fev 14, 2012 10:39 pm

Eu tinha o mesmo problema com um dos meus cães e li que se quando ele morde pressionar (não com muita força apenas a suficiente para ele largar) a língua dele com o seu polegar ele acaba por largar devido ao desconforto; associando o mordiscar as mãos a esse mesmo desconforto deixando de o fazer. Com o meu foi super rápido e remédio Santo, é verdade que o meu na altura era mais novo do que a sua mas acho que também irá funcionar. :-D
" Some men learn about forgiveness by studying the lives of saints. And some of us keep dogs..." (C.W.Gusewelle)

"Não faz sentido latir tanto se na verdade você não tem nada a dizer."
(Snoopy)
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta fev 15, 2012 11:08 am

savfm Escreveu:Eu tinha o mesmo problema com um dos meus cães e li que se quando ele morde pressionar (não com muita força apenas a suficiente para ele largar) a língua dele com o seu polegar ele acaba por largar devido ao desconforto; associando o mordiscar as mãos a esse mesmo desconforto deixando de o fazer. Com o meu foi super rápido e remédio Santo, é verdade que o meu na altura era mais novo do que a sua mas acho que também irá funcionar. :-D
E exactamente quanto tempo levou o Bono a perceber?
e que ando ja ha uma semana a usar esse estratagema e ate agora, continua na mesma a roer e a mordiscar, fica aborrecido durante um segundo e volta logo ao mesmo, safado do bicho. Será que me calhou um teimoso
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

quarta fev 15, 2012 11:30 am

Mordem as mãos para brincar, basta dizer um ai ou um não, nem sequer precisa ser berrado e trocar por um boneco dele e brincar um pouco, dizendo lindo menino enquanto ele morde o boneco. Ao mesmo tempo deve treinar-se o dá e cumprimentá-lo sempre efusiantemente, cada vez que dá. Tão simples como isto. Não se pode ralhar ou gritar por um comportamento normal :roll:
justme2
Membro Júnior
Registado: terça fev 14, 2012 11:36 pm

quarta fev 15, 2012 1:19 pm

Ziva2011 Escreveu:Bom dia,

a minha cachorra tem neste momento 4 meses e meio, é extremamente brincalhona e tem uma vivacidade incrível....mas tem o (péssimo) hábito de nos mordiscar as mãos, é raro não o fazer.

Que podemos fazer, além de ignorar (virar-lhe costas) e dizer "Não" firmemente? Também já lhe dei "palmada" no momento....

Não quero despoletar uma discussão sobre métodos de treino, mas apenas truques sobre o que se pode fazer ou o que fizeram vocês com os vossos cães.

Obrigada.
O receio é que lhe possa ficar com um dedo?
Ao meu, não fiz nada. Ainda hoje mordisca as minhas mãos. Acho que não vou ficar maneta. Tal e qual como quando me lambe, não me passa pela cabeça que me vá comer uma orelha.

Se estou muito concentrado, sem paciência, digo-lhe um chega para lá e ele percebe.
kittten
Membro Veterano

quarta fev 15, 2012 2:44 pm

Pois a mim o que não passa pela cabeça é ter um cachorro que me deixa as mãos como um cristo, não poder ou ter que me privar de brincar com ele porque ele me mordisca as mãos. Haja paciência. Um cachorro com 5 meses é já um "jovem" que tem que saber que não necessita de morder para brincar.

Se nada do que lhe foi aconselhado resulta, dê-lhe uma palmada no focinho na hora certa e verá que ele aprende em três tempos. Mas é no focinho não é no lombo ou no rabo, aí nem sente.

Vá venham lá agora bater-me porque eu disse para dar uma palmada ao cachorro.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

quarta fev 15, 2012 2:48 pm

Quando eu era criança os cães eram mais educados e ninguém tinha problemas com eles. Mas quando eu era criança, as crianças também eram educadas :roll:
kittten
Membro Veterano

quarta fev 15, 2012 2:58 pm

Quando eu era criança se fizesse asneira levava uma palmada, nunca me partiram nenhum osso, nem me fez mal nenhum. Apliquei o mesmo método com os meus filhos, palmada na hora certa, assim como com os meus cães e até ao momento não me tenho dado mal.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta fev 15, 2012 4:07 pm

Aproveite esse momento para lhe interiorizar a inibição da mordida.

aqui fica um lamiré sobre:

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... rdida.html

Mexa-lhe na boca, não fuja.
Brinquem e induza-lhe ( gentilmente ) o vomito... obviamente não ate ele vomitar!!!
Mas apenas para que sinta desconforto e pare gradualmente de morder.
Um dedo a passear na entrada da garganta é o suficiente para que abra a boca e solte a sua mao.

Encaixe-lhe a mao ao fundo das mandibulas, segure-lhe na focinhola e abre-lhe a boca com cuidado. Queixe-se com a "dor" da mordida para ele associar a queixa ao soltar da mão.

Não pode deixar este momento se descontrolar, ainda é novo mas vai crescer e tem de aprender desde já a não ferrar nos donos. ;)

Pessoalmente adoro esta fase, é o momento ideal para criar cumplicidade entre o cao e o dono. Grande momento de galhofa canina!!

Inibição da mordida: básico!!!

Boa sorte :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
savfm
Membro
Registado: segunda jul 25, 2011 10:52 pm

quarta fev 15, 2012 4:24 pm

dogville Escreveu:
savfm Escreveu:Eu tinha o mesmo problema com um dos meus cães e li que se quando ele morde pressionar (não com muita força apenas a suficiente para ele largar) a língua dele com o seu polegar ele acaba por largar devido ao desconforto; associando o mordiscar as mãos a esse mesmo desconforto deixando de o fazer. Com o meu foi super rápido e remédio Santo, é verdade que o meu na altura era mais novo do que a sua mas acho que também irá funcionar. :-D
E exactamente quanto tempo levou o Bono a perceber?
e que ando ja ha uma semana a usar esse estratagema e ate agora, continua na mesma a roer e a mordiscar, fica aborrecido durante um segundo e volta logo ao mesmo, safado do bicho. Será que me calhou um teimoso
No caso do Bono foi rápido. 2 semanas. tente faze-lo sempre não só as vezes e mais na parte de tras da lingua (ou seja mais perto da garganta) o bono deixava de morder lambia a mao um bocadinho como que a pedir desculpa e começava a brincar normal. Se conseguir quando ele larga os dedos redireccione a mordida dele com um boneco e quando ele roi o boneco uma festa e "bonito" tralvez assim entenda com mais facilidade. Eu agora mexo no Bono a vontade posso abrir-lhe a boca e analisar tudo se precisar ele não gosta mas deixa e é importante que eles se habituem a que lhe mexam na boca para depois não haver agressividades em veterinários e assim
" Some men learn about forgiveness by studying the lives of saints. And some of us keep dogs..." (C.W.Gusewelle)

"Não faz sentido latir tanto se na verdade você não tem nada a dizer."
(Snoopy)
Responder

Voltar para “Cães”