Aquario 12Litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
DiogoP96
Membro Júnior
Registado: sábado fev 11, 2012 11:01 am

sábado fev 11, 2012 11:12 am

Boas, sou novato neste assunto da aquarofilia e queria montar um aquario de agua quente doce. Querendo isto, pesquisei bastante nos ultimos dias e fiquei com algumas duvidas:
-Eu tenho um aquario de 12L, da para por um casal de Platys e algumas plantas como elodeas e talvez umas flutuantes que vi para aqui no site e nao anotei o nome? xD
-Como so tenho o aquario e é pequeno, vale a pena comprar o aquecedor e termostato, o filtro e a luz, ou devo comprar um aquario novo maior?
-Que testes preciso de comprar pra fazer à água para alem do pH, amonia e nitratos.

Diogo
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado fev 11, 2012 7:30 pm

DiogoP96 Escreveu:Boas, sou novato neste assunto da aquarofilia e queria montar um aquario de agua quente doce. Querendo isto, pesquisei bastante nos ultimos dias e fiquei com algumas duvidas:
-Eu tenho um aquario de 12L, da para por um casal de Platys e algumas plantas como elodeas e talvez umas flutuantes que vi para aqui no site e nao anotei o nome? xD
-Como so tenho o aquario e é pequeno, vale a pena comprar o aquecedor e termostato, o filtro e a luz, ou devo comprar um aquario novo maior?
-Que testes preciso de comprar pra fazer à água para alem do pH, amonia e nitratos.

Diogo

Olá Diogo! :wink:

Aconselho-te a comprares um aquário maior visto que te vais iniciar na aquariofilia, pois é muito mais fácil estabilizar os parâmetros num aquário grande do que num pequeno.

Antes de montares o aquário informa-te muito bem para que tudo corra pelo melhor! (montagem do aquário, material necessário, ciclagem, manutenção do aquário, peixes, plantas, testes para medir os parâmetros da água, etc.)

Eu quando era mais pequena, comprei um aquário de + ou - 15 litros (já não me lembro muito bem :P) e aquilo não correu lá muito bem... :roll: Os peixes acabaram por morrer todos e a água "apodreceu" (até deitava um vapor verde... :|). Alguns anos depois comprei um aquário de 54 litros (depois de me ter informado muito bem) e ainda hoje está montado, e a funcionar na perfeição! :wink:

Resumindo: Na aquariofilia, quanto maior melhor...

Boa Sorte! :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sábado fev 11, 2012 7:35 pm

nunca tiveste um aquário?
para novatos é melhor aquários grandes, porque estabilizas melhor os parametros, para álem de que tens muito mais liberdade de escolha, com 12 litros metes uns camaroes, um musgo de java e tá a andar, enquanto que num aquário maior já podes por um cardume (neons, cardinais, tetra negro, etc.), ou qualquer outro peixe que queiras (dependendo do tamanho do aquário e dos peixes, há alguns tipo o peixe faca que se compram pequeninos na loja, e depois podem crescer ate aos 60 cm :o ).
não te esqueças de comprar um termostato adequado, um filtro bom e que filtre 5 vezes a litragem do aquário por hora, e informa-te sobre a CICLAGEM!!!
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
DiogoP96
Membro Júnior

sábado fev 11, 2012 9:03 pm

Obrigado pelos concelhos dados. Já estive à procura de um pack na loja que parecia porreiro:
-aquario 50Litros com filtro termostato e lampada na tampa. O filtro e o aquecimento ficam atras do aquario numa caixinha nova. Vinha tambem com mais umas coisas tipo comida e assim. Custava 77 euros. Acham que o preço é caro ou razoável?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado fev 11, 2012 9:10 pm

Onde viste isso?
DiogoP96
Membro Júnior

sábado fev 11, 2012 9:15 pm

Numa loja em Viana chamada pet, porquê?
doctorbrinco
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 9:18 pm

essa caixinha, penso que seja uma "biobox" que é basicamente um fitro com filtragem biologica e mecanica, e o termostato, é bacano, mas assegura-te que o filtro faz no MINIMO 250 litros por hora (50 x 5) e o preço até parece razoável, também vi um produto assim da api, so que o filtro estava agarrado ao vidro de tras, com cilicone (já vinha assim de fabrica) por isso acabei por escolher um kit que me dá mais liberdade de escolha se quiser mudar alguma coisa :wink:
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado fev 11, 2012 9:18 pm

A luz é tubular? gasta quantos Watts? (+/-)
doctorbrinco
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 9:24 pm

o facto de ter tampa é bom, porque de outra maneira a água iria evaporar-se (principalmente por ser um aquário tropical) e terias de estar sempre a por mais agua, e o teu quarto/sala ficaria mais humido.
DiogoP96
Membro Júnior

sábado fev 11, 2012 10:00 pm

Exato, tambem me lembrei da evaporaçao da água. Nao sei, nao cheguei a ver como era o material que vinha com o pack. Outra coisa, nao existem plantas que nao necessitam de substrato?? É que eu tinha lido isso em algum lado, mas a senhora da loja disse que todas precisam. Ela tambem me disse que a filtragem biologica podia ser feita simplesmente com um liquido. E verdade?
doctorbrinco
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 10:09 pm

nao não e verdade, nem todas as plantas precisam de substrato, como o musgo de java, anubia, etc. para as que precisam eu uso umas bolinhas pequenas que meto em cada planta, mas aconselho-te a partires a bolinha em 2 ou em 4 porque eu tenho tido problemas devido a excesso de nutrientes.
DiogoP96
Membro Júnior

domingo fev 12, 2012 9:47 am

Ok, obrigado ;)
Outra coisa, o aquario, mesmo com tampa nao deita vapores com cheiro a mesma? Como é que o aquario oxigena, se a tampa nao deixa o ar entrar?
doctorbrinco
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 10:56 am

o meu filtro tem uma opção de venturi que oxigena a água, mas quando eu estou em casa a tampa está um pouco aberta para o ar no espaço de dentro da tampa se renovar :)
DiogoP96
Membro Júnior

domingo fev 12, 2012 11:01 am

Ok, obrigado :)
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo fev 12, 2012 12:20 pm

Aproveite esse kit está a um bom preço...Nesse aqua pode por tetras, ciclideos anões, etc. Informe-se muito bem sobre a ciclagem a maior parte dos erros das pessoas que começam na aquariofilia é não perceberem nada da ciclagem...Lei-a este artigo daqui do site é muito bom: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/ciclo_d ... quario/407
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”