Se gosta realmente de cães...AJUDE.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta jan 22, 2004 9:50 am

PauloC Escreveu: - Os recursos económicos são escassos;
- Existem seres humanos a passarem por privações extremas, sem terem as suas necessidades básicas satisfeitas;
- A maioria das pessoas não acha que a vida de um cão vale o mesmo que a de um ser humano, ao contrário de algumas pessoas que participam neste forum.
.
Bom dia

Pq é que insistem em comparar as pessoas com os animais??? Pq é que cada coisa não tem o seu lugar???
Para mim um cão ou gato ou outro animal tem mto valor independentemente de haverem pessoas com necessidades ou não. Cada um de nós tem uma vocação ou um dom, é claro que se uma pessoa precisar da minha ajuda eu irei mas se calhar penso duas ou três vezes antes de.... No caso de um animal eu ajo por instinto e nem penso .
Não comparem as crianças necesitadas com os animais porque para mim isso é golpe baixo, não é motivo para os animais deixarem de ser ajudados. Existem N associações de defesa da acriança e do idoso e do portador de HIV. Portanto há pessoas para td se nós andamos aqui é pq os animais têm um papel e lugar importante na nossa vida e não tenho vergonha de dizer que já chorei e sofri mais pelos animais do que pelas pessoas .
É mto mais facil arranjar donativos para associações de pessoas necessitadas pelos variadissimos motivos enquanto que para cães e gatos as pessoas são semptre e basicamente as mesmas e uma minoria num pais onde os animais são tratatos como lixo ou mercadoria.
Se existe coisa que me tira do sério é estabeler este paralelo pq para mim cada "macaco no seu galho".
No que toca a recursos financeiros é mto mais fácil pensar : "Ora bem não há dinheiro né' Então mata-se metade" :evil: :evil: Volto a dizer que só quem não é sensivel parte para esta solução. para mim é impossivel pensar assim e já por mtas vezes cheguei a ter que abdicar de mta coisa só pelos MEUS animais mas nunca me passaria pela cabeça dar ou matar um deles.
Sou extremista??? Sou paranoica??? Sou maluquinha??? SE gostar deles mais do que gosto da maioria das pessoas me faz ser uma destas 3 coisas , então digo-vos que vivo mto bem com isso e não vou mudar.

Fiquem bem

Sandra Albuquerque
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 22, 2004 10:18 am

Para mim a solução correcta para os cães e gatos está na esterilização.
É caro ? Como já disse, a civilização não é barata.

Contesto muito que haja uma medida de caridade e misericórdia para humanos e outra para os animais.
A misericórdia ou é ou não é.
É um valor absoluto (como a justiça) e só se torna relativo em função da realidade.
Eu explico : em termos da realidade temos de tomar opções que em tudo fogem a este conceito de piedade.
Mas a questão é o TEMOS, somos obrigados.
Não escolhemos levianamente essa opção.
É como a eutanásia - se eu tenho um familiar a morrer de cancro, é com o coração quebrado que tomo essa opção, não digo "prontos, tem cancro, vamos lá eutanasiar".
Assim deve ser com os cães.
Não deve ser "traz aí o impresso que vamos acabar com este".

A vida é, também, um valor absoluto.
Se assim não fosse, difícilmente se poupariam as vidas dos drogados, dos sidosos, dos homicidas, dos que nascem com deficiências graves.
Note-se que eu sou a favor da pena de morte para psicopatas homicidas.

Lamento a minha agressividade na intervenção anterior - estou debaixo de um período de pressão.

Acontece que estou um pouco farta das pessoas quererem descartar do problemas atirando-os para cima dos ombros dessa entidade vaguissima que é o Estado, ou a Igreija ou a Sociedade.
Para grandes problemas não há soluções simples e imediatas.
Há soluções intermédias e casuísticas que nunca são as melhores, mas que vão sustentando a situação, enquanto não se arranja melhor.

Não sei se já ouviram a frase "o óptimo é inimigo do bom".
Podem crer que mais vale um solução transitória que seja razoável que uma solução óptima para os problemas (esta última raramente é exequível).
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 22, 2004 10:34 am

Sandra,
Não se trata de comparar pessoas com animais!!! Cada coisa tem efectivamente o seu lugar, mas o dinheiro que necessário para atender a ambos os casos é o mesmo e sai dos mesmos bolsos! Por isso é impossível não se pensar ou falar das pessoas quando alguém pede ajuda para os animais! Vamos lá usar uma comparação absurda ( mas que ajuda a entender): Se chegarmos ao governo da Etiópia e solicitarmos apoio financeiro para iniciar uma associação de protecção aos cães abandonados, o que achas que eles nos vão responder?
Em menor escala, porque graças a Deus a situação não é comparável à da Etiópia, o mesmo se passa em Portugal, quer seja a nivel das Instituições, quer seja dos particulares. É lógico que o facto de existirem pessoas com necessidades não obsta a que se ajudem os animais, temos é de mentalizar-nos que temos recursos escassos para isso e que há que geri-los da melhor forma.
Tu és como és, e quem que conhece sabe o que isso quer dizer. Se não és capaz de eutanasiar animais, outros haverá que conseguem fazê-lo ( embora acredite que também não o fariam por gosto). Talvez pessoas como tu, pudesssem ficar encarregues de outras actividades dentro do apoio aos animais e outros pudessem ficar com esta tarefa mais ingrata.
O que tu não podes é ver a sociedade de uma forma utópica em que toda a gente é como tu. Aliás, tu até sabes isso....ora vê lá o que escreveste:
É mto mais facil arranjar donativos para associações de pessoas necessitadas pelos variadissimos motivos enquanto que para cães e gatos as pessoas são semptre e basicamente as mesmas e uma minoria ......
Porque será? Se calhar é porque a maioria das pessoas tem outras prioridades na vida, e ajudar os animais está no fim da lista ( ou nem sequer consta). Para muita gente ( eu incluído) se tenho só 1 Euro para dispensar, prefiro dá-lo a uma associação de apoio a crianças do que a uma de apoio a cães e gatos. Se eu tivesse 2 Euros, se calhar já pensava em dar uns centimos à associação de apoio aos animais. Mas infelizmente eu e a maioria das pessoas nem 1 euro tem para dispensar.
Tu vives como queres, e segundo afirmas vives muito bem com a forma como és, mas os outros também têm esse direito. Se neste mundo, e para os teus objectivos, te chegam as pessoas que existem como tu, muito bem. Mas se queres chegar aos outros que não são como tu e obter o apoio e a participação deles, tens de falar uma linguagem e praticar actos que eles entendam e concordem. Nesta base, nunca irás conseguir o apoio da generalidade da sociedade enquanto não entenderes isso.
Nestas coisas não se pode falar em colocar "cada macaco no seu galho". Em primeiro lugar porque nesta àrvore há pouquissimos galhos, e sem segundo lugar porque os galhos que precisas para colocar os teus macacos são os mesmos que os outros macacos precisam. Eu explico: Nesta sociedade os recursos são escassos, e os recursos que necessitas para apoiar os animais são os mesmos que precisas para as pessoas.

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - A minha intervenção que refere má educação e ataques pessoas não se dirigia à Sandra, porque ela até agora não revelou neste tópico nenhuma destas atitudes. É fácil de ver que mensagens, e de quem, houve má educação e ataques pessoais.
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta jan 22, 2004 10:37 am

aisd tenho-a ouvido falar em esterilizações.

Acho muito bem e também já o fiz várias vezes como medida de precaução. Sempre que recolhia uma ninhada da rua, mandava imediatamente esterilizar a cadela para ser mais fácil arranjar-lhe novos donos e para evitar a repetição da situação que a trouxe até mim.

Não sei se já é assim que o faz, mas o facto de ter dito que a operação é cara deixou-me a pensar. NO meu caso, eu "associei-me" a uma associação de protecção aos animais aqui da zona que tem contacto com um veterinário que lhes faz preços muito mais acessíveis pelo facto de lhes levarem muitos animais. A esterilização fica neste momento por €60, muito mais barato que em qualquer outra clínica que conheça - e ainda assim o serviço fica bem feito.

Fica a ideia, caso ainda não lhe tivesse ocorrido. :D
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 10:43 am

É caro ? Como já disse, a civilização não é barata
Aisd,
Deixo apenas duas questões no ar:
1 - Concorda que os recursos são escassos e o dinheiro não chega para tudo, pelo que temos de deixar certas coisas por fazer para fazer outras?
2 - O que é a civilização....pessoas não terem fome, não viverem na rua, terem assistência médica, ou cães esterelizados?

Abraços
Paulo C.
Siioux
Membro Veterano
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta jan 22, 2004 11:24 am

PauloC Escreveu:
2 - O que é a civilização....pessoas não terem fome, não viverem na rua, terem assistência médica, ou cães esterelizados?

Abraços
Paulo C.
Uma civilização é as pessoas não terem fome, não viverem na rua, terem assistência medica e alrgar isto tb aos animais . Isto sim seria perfeito como isto parece ser impossivel cada um "abraça" a causa que maos se adequa a cada um de nós. No meu caso concreto são os animais como tu bem sabes.

Sandra Albuquerque
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 11:32 am

Siioux Escreveu:
Uma civilização é as pessoas não terem fome, não viverem na rua, terem assistência medica e alrgar isto tb aos animais . Isto sim seria perfeito como isto parece ser impossivel cada um "abraça" a causa que mais se adequa a cada um de nós. No meu caso concreto são os animais como tu bem sabes.

Sandra Albuquerque
...e não existirem guerras, nem divergência religiosas....e todos serem unidos e viverem em harmonia....pois... :?

É isso mesmo...cada um abraça a causa que se adequa mais a si póprio. Por isso mesmo, não há que censurar quem não pode ou não quer ajudar os animais.
Bem...mas isto já se está a afastar de tal forma do tópico original que a esta altura quase parece que eu não acho bem que se ajude a UZ com os cobertores, e não é esse o caso.
Estas minhas últimas intervenções só se referem a um dos "sub-temas" em que o tópico "degenerou" : A necessidade de racionalizar recursos, e nesta medida ter de tomar algumas decisões menos agradáveis para controlar o número dos animais de rua.

Cumprimentos
Paulo C.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 22, 2004 11:36 am

PauloC Escreveu:
P.S. - Não resisto em comentar uma frase:
eu não sei se é humanização, mariquice ou que lhe queiram chamar. a verdade é que os meus cãers preferem deitar-se num cama (para animais) que tenha algo quentinho. feitios
Isto até é verdade ;) Mas também é verdade que os meus cães preferiam comer a comida do meu prato do que a que está no deles (ração). Mas não é por isso que eu faço a troca...hehehehehe!
Olá Paulo

Não penso que seja mariquice, tens cães e partilhas o teu espaço com eles, tal como outros donos que vivem em apartamentos e têm cães, não teria lógica pôr os cães na rua só pelo facto de eles serem auto-suficientes para (desde que disponham de agrigo) vencer qualquer intempérie.
O caso seria diferente se os teus cães vivessem permanentemente em canil, aí acharia que estavas a amaricar os bobis, mas, mesmo nesta situação acharia que se os bobis tinham mantas ou a barraca com aquecimento central era porque tu assim entendias e porque tinhas dinheiro suficiente para os amaricar. Com os cães os nossos cães, apenas nós é que sabemos como devemos tratá-los.

Agora, num canil, e neste concretamente com 800 cães ( simplesmente absurdo) que vivem ao molho, pensar agasalhá-los com trapos, mantas, cobertores, ou com qualquer outra coisa, além de ser ridiculo, é perigoso, pois vai potenciar lutas entre eles pela disputa do objecto. E durante a noite, ou mesmo durante o dia, quem vai tapar os bobis e impedi-los de rasgar os trapos ou de os transformar em esfregonas. Tudo isto porque alguém, que não percebe patavina de cães, acha que os bobis têm frio.
Dêm-lhes abrigos e principalmente paparoca, eles sabem melhor do que nós como se virarem.
Abater um cão é sempre problemático, pelos menos para mim, custa decidir, mas depois de decidido, faço-o com muita frieza, por regra sou eu quem abate os meus cães.
Não me importaria de ser voluntário nessas organizações, e ter como atrefa a escolha para abate dos cães sem hipoteses.
É verdade, não sou Deus sou apenas lúcido.

A Aisd escreveu;
Tem razão Gary.Só houve um Cristo, que pregava o amor e a compaixão.
Mas está ultrapassado.
Importante mesmo é o SEU conforto, o SEU prazer, a SUA satisfação.
Os outros que se danem.
Para quê manter vivas as crianças do Biafra (você conhece-as ? Eu não e, mesmo se conhecesse, que interessam ? não são da SUA família).
É assim mesmo, Gary.
Cada um por si.
Reconheço-lhe superiores capacidades intelectuais, era desnecessário ter recorrido a um pensamento tão Pimba.
Um abraço
Siioux
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 11:46 am

gary Escreveu:
Agora, num canil, e neste concretamente com 800 cães ( simplesmente absurdo) que vivem ao molho, pensar agasalhá-los com trapos, mantas, cobertores, ou com qualquer outra coisa, além de ser ridiculo, é perigoso, pois vai potenciar lutas entre eles pela disputa do objecto. E durante a noite, ou mesmo durante o dia, quem vai tapar os bobis e impedi-los de rasgar os trapos ou de os transformar em esfregonas. Tudo isto porque alguém, que não percebe patavina de cães, acha que os bobis têm frio.
Dêm-lhes abrigos e principalmente paparoca, eles sabem melhor do que nós como se virarem.
Abater um cão é sempre problemático, pelos menos para mim, custa decidir, mas depois de decidido, faço-o com muita frieza, por regra sou eu quem abate os meus cães. Não me importaria de ser voluntário nessas organizações, e ter como atrefa a escolha para abate dos cães sem hipoteses. É verdade, não sou Deus sou apenas lúcido.
Tá tudo dito nestes linhas que acabas de escrever. Quem quiser ver o teu calibre pode tirar conclusões nas TUAS prórpias palavras e acredita que há mta gente que percebe mto mais de animais do que tu sem duvida alguma.

Sandra Albuquerque[/b]
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 12:28 pm

e... acredita que há mta gente que percebe mto mais de animais do que tu sem duvida alguma
Isso já depende do assunto, dentro do tema "animais"! Aqui há quem perceba mais de umas coisas e outros de outras, e há até quem não perceba de nada! Alimentação, saúde, treino, reprodução, genética, comercialização, adopçoes e doações, associações, entidades cinófilas......???
O Gary lá tem as suas àreas de conhecimento, e não me compete a mim julgar se sabe muito ou pouco. Uma coisa é certa, lá racional ele é. Se calhar este 'gajo' era um "mal" necessário em algumas associações.

Não nos esqueçamos de que este é um forum sobre cães.....TUDO sobre cães ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 22, 2004 1:32 pm

Se chegarmos ao governo da Etiópia e solicitarmos apoio financeiro para iniciar uma associação de protecção aos cães abandonados, o que achas que eles nos vão responder?
porque será que temos de tomar como bitola o que é pequenino? também há países prósperos que não têm animais abandonados e em situações degradantes. a evolução económica e social de um país deve ser feita por todos. não é uma utopia. utopia é pensar que deve ser feita por cerébros iluminados. em portugal, pode-se ver o resultado de tal raciocínio. sou contra a existência de canis e aa, porque não concordo com a negligência e incapacidade que sempre caracterizou o país. isto não impede que tente ajudar no que posso.
quanto a muita gente não fazer nada, porque não tem dinheiro. deixa-me rir. se a bondade fosse proporcional à riqueza :lol: :lol:
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quinta jan 22, 2004 1:34 pm

E acha que o nosso país é um exemplo de civilização? Ora, por favor...outros países são um exemplo de civilização e contemplam também o direito dos animais, da população, do ambiente...
E têm leis que funcionam para as pessoas...para o ambiente....e para os animais...
E quando um animal é atropelado? Acha que as pessoas os abandonam?
Se aqui até às pessoas se abandonam...que civilização!

Quanto aos comentários do Gary...sem comentários
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 22, 2004 2:12 pm

rep
Última edição por gary em quinta jan 22, 2004 3:45 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 3:23 pm

veganinha Escreveu:

E acha que o nosso país é um exemplo de civilização? Ora, por favor...outros países são um exemplo de civilização e contemplam também o direito dos animais, da população, do ambiente...
E têm leis que funcionam para as pessoas...para o ambiente....e para os animais...
E quando um animal é atropelado? Acha que as pessoas os abandonam?
Se aqui até às pessoas se abandonam...que civilização!

Quanto aos comentários do Gary...sem comentários

Olá
Que o nosso país não é um exemplo de civilização sei eu e sabe auase toda a gente!!! Por isso é que estou a dizer que na mente da maioria das pessoas há coisas mais urgentes onde dispender grandes verbas para além da ajuda aos animais abanonados. Os países que normalmente achamos que normalmente chamamos de civilizados ( embora deixxem muitoa desejar em algumas areas que não são para aqui chamadas), podem gastar mais com animais porque já gastaram muito com pessoas e as exigências a nível humano já não são tao marcantes. Embora isto não seja totalmente verdade...porque em muitos continuam a existir situações de poibreza qu importaria resolver. No entanto, felizmente, o número de pessoas que vivem razoavelmente e de barriga cheia é bastante grande e por isso é maior o numero de pessoas que podem dedicar-se a outras prioridades.

A parte dos animais atropelados, sinceramente não percebi :o :o. Insuficiência minha, talvez...mas seria muito incomodo que se lhe pedisse para me explicar o que pretende dizer exactamente?
Siioux
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 3:33 pm

Bem neste tópico dá para perceber bem pq é que os animais no nosso país sofrem tanto, nem é preciso analisar paragrafo a paragrafo, basta deixar-le levar pela leitura e tá lá tudo.

Esta é uma realidade que infelizmente eu já conheço há mto, não me espanta mas é deveras desmoralizante para quem anda no terreno. Aqui vejo pessoas que só conseguem gostar dos seus animais eu consigo gostar de todos, deve ser problema meu na certa.

O conhecimento que é mencionado para ti Paulo só parecer resumir-se a estalões, e raças e afins . Isso para mim é grego como tu bem sabes e ao longo dos anos que tenho privado com animais nunca fiz questão de me informar sobre issoe acredita que não é por falta de ter quem me ensine, não sei pq não faço questão nenhuma. O que sei dos cães sejam eles rafas ou não é do convivio que tenho com eles e de ser atenta a determinados pormenores ou até mm instinto.

Já fui acusada de ser ridicula em andar em expos visto não ter cães de raça e de não perceber pevas deles , mas apesar de isto ser uma grande verdade o que é certo é que percebo mto de cães no seu todo e contra isto ninguém me consegue convencer do contrario.

Não é dificil de perceber pq é que os canis existem e nem pq é que estão nas condições que são do nosso conhecimento, basta ler este topico e ver o motivo.

Sandra Albuquerque
Responder

Voltar para “Cães”