Habitat para tartaruga - qual?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

lmlc
Membro Júnior
Registado: quarta nov 24, 2004 3:10 pm
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

segunda abr 11, 2005 5:12 pm

Oi :)

Eu tenho uma tartaruga com um ano. Está numa tartarugueira mas da-me pena vê-la todos os dias ali sozinha num espaço tão pequeno - ela ta do tamanho da palma da mão (mais ou menos)
O problema é k sei que ela tem falta de um local terreo, pois tem só uma ilha flutuante de cortiça.....e não encontro qualquer peça pesada para lhe fazer metade do aquario sem agua.

Queria pô-la na rua, com aquecedor e filtro de agua (ela tem ambas as coisas no seu aquario agora) utilizar um lago artificial para elas penso que fosse o melhor, mas, estive numa loja de animais para ver desses lagos, mas, tenho de fazer um buraco no meu quintal e os meus pais não deixam :(

Se houver algum aquario ou peça que eu possa adquirir para tornar o habitat do meu "Biscoito" mais agradavel informem-me por favor.

Ah! O nome da minha tartaruga é "Biscoito" mas, na realidade não sei se é macho ou fêmea..... (como se distingue?)

Beijinhos
Leila
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

segunda abr 18, 2005 12:33 am

Olá Leila,

Vou-te dar uma dica, recorrendo a um aquário que um outro amigo de um outro forum fez.

Foi muito simples: criou uma plataforma em esferovite, colando peças dando-lhe formas diversas. Depois cobriu tudo com cimento e conferiu-lhe uma aparência de rocha. A seguir fixou essa plataforma ao aquário e assim concebeu uma ilha que até tem espaço para plantas.

Vê as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que esta genial ideia (que me deixou boqueaberto :o ) te seja útil também.

Boa sorte! ;)
Cumprimentos, Carlos
lmlc
Membro Júnior
Localização: Cadela (Nicas); Gatos (Noite.Gugu,Kyu,Branquinha); Tartaruga (Biscoito)

segunda abr 18, 2005 7:45 pm

Bem, realmente é uma optima ideia. E o aquário ficou super giro.

Mas, a minha ideia é po-la no meu quintal, para apanhar solinho directo, com um aquario de vidro tenho as minhas duvidas.....

Já me informaram que existe lampadas próprias, podendo assim ter a tartaruga num local sombrio, mas, acho que não seria a mesma coisa.

Vo continuar à procura de soluções para tornar o meu biscoito mais confortavel.

Muito obrigada pla dica ;) vo levar esta ideia em consideração.

Sabes como distinguir o macho de uma fêmea? Se souberes diz-me por favor, é que eu não faço a minima ideia de como ver o seu sexo.

Obrigada.
jah
Membro
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

terça abr 19, 2005 12:25 am

Olá,

Para distinguir o sexo das tartarugas, ora aí está uma tarefa que nem sempre é fácil :?

Torna-se mais fácil em comparação com membros da mesma espécie e já com uma certa idade, sobretudo a partir dos 3 anos e meio de idade, quando atingem a maturidade sexual (claro que esta medida temporal difere de espécie).

Normalmente, as tartarugas macho têm as seguintes características:
- as unhas muito grandes;
- a cauda mais comprida;
- o orifício anal mais chegado para a ponta da cauda;
- o plastrão (base do casco) é côncavo (curvatura para dentro, para que no acto da cópula possa assentar melhor sobre a fêmea).

Por seu turno, as tartarugas fêmea têm:
- unhas pequenas);
- a cauda mais curta;
- o orifício anal mais chegado à carapaça;
- o plastrão convexo (curvatura para fora);
- e são sempre maiores que os machos, quase o dobro do seu tamanho.

Bom, espero que consigas identificar o sexo do teu Biscoito.
Mas talvez te consiga ajudar mais se puseres aqui uma foto dela.
Cumprimentos, Carlos
lmlc
Membro Júnior

terça abr 19, 2005 9:03 am

Pois, realmente sem ter outra tartaruga para distinguir os sexos é complicado.....

Vo tirar umas fotos a ela e pôr aqui no site, para tirar esta duvida complicada :)

Ela agora tem estado na marquise da minha casa, onde apanha sol o dia todo (de manha directo) e pelos vistos adora :D fica em cima da plataforma com as patinhas de fora :p toda esticadinha.

No verão passado usei pedras da praia e ela adorou, mas, o aquario fica super pesado (o que torna a tarefa de limpesa mais dificil) e passado um mês as pedras começaram a esverdiar :? Acabei por retira-las porque nem esfregadas ficavam limpinhas......

Desculpa tanta questão, mas, não conheço ninguém com conhecimentos para me ajudar e já fui à loja de animais fazer umas quantas questões, mas, não quiz abusar de quem lá trabalha :?

Ah! A minha tartaruga (parece-me ) gostar de festinhas debaixo do queixo :lol: é normal? Vo pôr aqui as fotos, ela é muito linda, tem um ar meiguinho :)

Obrigada pela ajuda ;)
kinoc
Registado: segunda out 17, 2011 8:54 pm

terça fev 14, 2012 11:16 pm

será possivel dizer me que tipo de cimento usou para cobrir a plataforma em esferovite? algum em especial?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça fev 14, 2012 11:20 pm

Este topico é de 2005 e essa user ja nao escreve no forum desde 2009 ;), mas acho que qualquer tipo de cimento serve ;)
kinoc

terça fev 14, 2012 11:29 pm

Bondage2010 obrigada pela resposta nao reparei na data do topico sou novo por aqui ...mas obrigado pela atençao
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça fev 14, 2012 11:35 pm

kinoc Escreveu:Bondage2010 obrigada pela resposta nao reparei na data do topico sou novo por aqui ...mas obrigado pela atençao
Mais importante que a decoração, é a temperatura, o espaço, a lampada uvb e a alimentação ;)
kinoc

terça fev 14, 2012 11:46 pm

qual é o ideal tamanho de aquario para 2 tartarugas 1 com 6cm e outra com 5cm ? a lampada UV necessita estar ligada todo o dia? será que poderias me responder me a estas questões?
jah
Membro
Contacto:

terça fev 14, 2012 11:57 pm

Já lá vão uns anitos desde a minha última participação neste tópico.
Quanto ao cimento, já nem sei que tipo foi utilizado.

Uma vez fiz uma plataforma em acrílico e colei com silicone pedras (pequeninos seixos utilizados no fundo dos aquários).
Inicialmente, cheguei a colocar relva artificial, mas as minhas tartarugas julgavam tratar-se de vegetais verdadeiros e tentavam comer. O que me obrigou a trocar a relva pelas pedras.

Uma solução pode ser a utilização de espuma de poliuretano rígida que se vende até em latas. Este material é utilizado nas obras para preencher espaços, impermeabilizar, isolamentos, etc. Ao aplicar ele expande-se até um certo ponto e por fim torna-se rígido quando seca.
Cumprimentos, Carlos
jah
Membro
Contacto:

quarta fev 15, 2012 12:04 am

kinoc Escreveu:qual é o ideal tamanho de aquario para 2 tartarugas 1 com 6cm e outra com 5cm ? a lampada UV necessita estar ligada todo o dia? será que poderias me responder me a estas questões?
Existem vários padrões de cálculo. Indico um que será ideal, mas nem sempre exequível:

- Comprimento: 5 vezes o tamanho do comprimento da tartaruga.
- Largura: 3 vezes o tamanho da largura da tartaruga.
- Profundidade: 3 vezes o tamanho do comprimento da tartaruga.
- Altura da água: 2 vezes o tamanho do comprimento da tartaruga.

Em relação à lâmpada, esta deverá estar ligada durante o período normal em que uma tartaruga poderia estar exposta a apanhar banhos de sol.
Cumprimentos, Carlos
kinoc

quarta fev 15, 2012 12:05 am

uma vez comprei uma rocha feita deste material so que flutuava e nao vinha acompanhado com ventosas e por mais que tentasse nao conseguia por nada para colar as ventosas a esta imitaçao de rocha ....
já ando à algum tempo a arranjar forma de criar uma plataforma mas está dificil
jah
Membro
Contacto:

quarta fev 15, 2012 12:09 am

Já tentaste rocha vulcânica?
Também há troncos tratados que servem de plataforma.
Cumprimentos, Carlos
kinoc

quarta fev 15, 2012 12:11 am

sim estou a usar 2 pedras vulcanicas umas vermelhas mas é complicado criar uma area seca com estas pedras ehehehe
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”