Olá a todos,
Para fazer companhia a minha princesa lá de casa, adoptamos há 5 meses um gatinho que vivia na rua e que andava a saltar para os quintais da vizinhança a "pedir" abrigo.
Foi amor a primeira vista e adoptamos-o.
É um traquinas de 1º mas um fofinho. Todos nós lá em casa apaixonamo-nos por ele inclusive a mana que o adora.
Infelizmente descobrimos recentemente que é FIV positivo e não podemos fazer nada ... como sabem. Resta-nos proporcionarmos todas as condições para ele ter uma vida feliz e saudável. Óbvio que a ideia de abandona-lo está fora de questão.
Nesta situação só tinhamos duas alternativas: separar da "irma"ou não.
Nós optamos por não os separar mas vivo com um peso na consciência de que fomos egoístas por digamos arriscar um pouco a saúde da irmazinha dele.
Alguém já passou pelo mesmo?. O que fizeram?
Neste momento estamos a espera que passe algum tempo para fazermos a análise para saber se ela tb contraiu.
E já agora queria experiências sobre cuidados a ter com um gato nestas condições.
Gato com Fiv... experiências
Moderador: mcerqueira
A gatinha da florista tem FIV, nao FELV... Infelizmente penso que para o FIV nao existe vacinaSABUGAS Escreveu:Tenho 4 gatas, uma delas é Felv positivo, estão todas vacinadas, não separei das outras,é provavel que venha a ter outra e o procedimento irá ser o mesmo.

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Eu tenho um gato com FIV e outros sem. Não é dramático e o contágio só se dá em algumas situações. Claro que o sistema imunitário é menos resistente e logo podem surgir problemas de saúde. É uma questão de se estar atento a qualquer complicação que surja e saber, de antemão, que um problema corriqueiro num gato "normal" necessita de um tratamento talvez mais agressivo e urgente num gato com FIV.
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro
- Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm
Sim... sim isso nós sabemos. Obrigado.
Eu tenho cuidados com a alimentação claro e com a limpeza da casa para evitar certas doenças que trazemos da rua.
Também estou atenta ao comportamento dele.
Ainda esta semana fomos ao vet porque desconfiei de uma otite. Não porque ele apresentasse qualquer sinal (muito pelo contrario) mas porque a irmã lambeu-lhe muito a zona das orelhas o que eu estranhei...
Pequenos comportamentos que ás vezes fazem a diferença e evitam mal maiores.
Pois, o risco de contagio é pequeno porque estão ambos esterilizados já e não temos situações de mordidelas com sangue lá por casa. O que me preocupa mais é, porque em termos de comida cada um tem a sua taça mas não há respeito
aquilo é tudo ao molho e fé em deus...

Eu tenho cuidados com a alimentação claro e com a limpeza da casa para evitar certas doenças que trazemos da rua.
Também estou atenta ao comportamento dele.
Ainda esta semana fomos ao vet porque desconfiei de uma otite. Não porque ele apresentasse qualquer sinal (muito pelo contrario) mas porque a irmã lambeu-lhe muito a zona das orelhas o que eu estranhei...
Pequenos comportamentos que ás vezes fazem a diferença e evitam mal maiores.
Pois, o risco de contagio é pequeno porque estão ambos esterilizados já e não temos situações de mordidelas com sangue lá por casa. O que me preocupa mais é, porque em termos de comida cada um tem a sua taça mas não há respeito

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Zuenapoleão, pode deixar de ter comida à disposição e, na hora das refeições, pô-los a comer separadamente. Também tive de começar a fazer isso há algum tempo e dá menos trabalho do que se imagina. E eles habituam-se. Quanto à água, já é mais complicado fazer isso, pois devem tê-la sempre à disposição, mas separando-os na hora de comer já elimina mais uma fonte (que é baixa) de transmissão. Como normalmente não bebem ao mesmo tempo do mesmo, é uma questão de ter dois bebedouros. O vírus sobrevive muito pouco tempo no exterior.
Também tenho aqui duas meninas com FIV (para adopção) e até agora têm estado sãs como um pêro. Uma até curou muito bem a cicatriz muito infectada da esterilização.
Uma das veterinárias da clínica onde vou teve um gato FIV+ que viveu até aos 18 anos!
O melhor para os seus meninos.
Também tenho aqui duas meninas com FIV (para adopção) e até agora têm estado sãs como um pêro. Uma até curou muito bem a cicatriz muito infectada da esterilização.
Uma das veterinárias da clínica onde vou teve um gato FIV+ que viveu até aos 18 anos!
O melhor para os seus meninos.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro
- Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm
Obrigado tassebem.
Vou tentar seguir o seu conselho. É que como gato de rua que era... não imagina o que ele faz por comida... lolol
Aliás ele é uma traquinas adorável.. ainda hoje caiu dentro da sanita...

Vou tentar seguir o seu conselho. É que como gato de rua que era... não imagina o que ele faz por comida... lolol

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
zuenapoleao Escreveu:Obrigado tassebem.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke