Olá Boa noite,
gostaria de expor uma situaçao que estou a passar actualmente com os meus dois gatos (macho e femea).
Tenho um gato persa com imenso pelo e uma gata preta de pelo curto que toda a vida viveram e conviveram juntos. Há cerca de duas semanas levámos o nosso gato persa à tusquia. Ao regressarmos a casa, a nossa gata preta atacau-o de uma forma extremamente feroz. Não o reconheceu suponho, pois de facto ele ficou com o pelo rapado, irreconhecível e demasiadamente perfumado (o que terá camuflado o seu cheiro habitual).
Temos actualmente os gatos separados em casa: ela fechada na garagem e ele livre por casa. Deixamos a caixa de areia do gato persa junto de uma das portas de acesso à garagem para que a gata se habitue de novo ao seu cheiro e presença, pois é ela que já não o reconhece. Já tentamos por duas vezes reaproximá-los mas sem sucesso, ela volta a atacar o nosso gato persa.Tentámos uma reaproximação progressiva, fazer cheirarem-se um ao outro mas assim que os libertamos, a gata preta ataca de novo. Os ataques são muito violentos e não sabemos como os reaproximar. è uma situação triste a algo traumatizante, quer para nós, quer para o nosso gato persa que não percebe porque a sua amiga de sempre de repente o trata como um inimigo invasor. Alguem poderá dar alguns concelhos de como fazer com se reconciliem ? Obrigado
Gatos amigos de sempre que já não se reconhecem
Moderador: mcerqueira
Pois é, tenho o mesmo problema, mas neste caso é quando a minha cadela, que é uma caniche e tem de ser tosquiada com alguma frequência, quando o faz, os primeiros dias é só bufadelas e algumas sapatadinhas, mas depois passa, e no seu caso 2 semanas é demasiado tempo.
Para além de não a reconhecerem, penso que o problema maior seja o cheiro, não tem um cobertor do seu gatinho? Experimente a esfregá-lo bem nele, pode ser que lhe deixe algum cheiro e que ela o reconheça.
Boa sorte, e espero que entretanto surjam melhores sugestões
Para além de não a reconhecerem, penso que o problema maior seja o cheiro, não tem um cobertor do seu gatinho? Experimente a esfregá-lo bem nele, pode ser que lhe deixe algum cheiro e que ela o reconheça.
Boa sorte, e espero que entretanto surjam melhores sugestões

Eu nunca passei por essa situação, mas tenho uma amiga que sim...
De cada vez que vai ao vet com uma das gatas, quando volta é uma guerra... por causa do cheiro que a gatinha traz. Então ela optou por limpar a gata toda com um dodot antes de entrar em casa e enrola-a numa mantinha que leva para esse efeito... assim consegue de alguma maneira uma reaproximação mais suave.
No entanto, nas primeiras vezes que isso se passou, foi exactamente o mesmo que descreve com os seus, e isso só passou com muita calma e paciência e o juntar de novo como se fosse a primeira vez!
De cada vez que vai ao vet com uma das gatas, quando volta é uma guerra... por causa do cheiro que a gatinha traz. Então ela optou por limpar a gata toda com um dodot antes de entrar em casa e enrola-a numa mantinha que leva para esse efeito... assim consegue de alguma maneira uma reaproximação mais suave.
No entanto, nas primeiras vezes que isso se passou, foi exactamente o mesmo que descreve com os seus, e isso só passou com muita calma e paciência e o juntar de novo como se fosse a primeira vez!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Obrigado pelas sugestões e partilha de experiencias. Trocar tolhas ou almofadas onde domem pode ajudar. Aliás, este fds fizemos algo de parecido: troquei-lhes a caixas de areia (sem mudar a areia - não sei se muito radical) e abrimos uma das portas que os separam mas com uma grade que os separa de forma a que se possam ver mas sem se alcansarem. Os gatos continuam sem se entenderem
a gata continua a bufar, rosnar e miar e o persa stressado a tremer no seu canto, a bufar e rosnar agora também porque se sente ameaçado. De facto paciencia e persistencia deve ser a chave, mas se isto não resultar vou passar a utilizar calmantes para a gata (conselho de um vet). É uma situação estranha e inédita porque´os gatos ja vivem já quase 10 anos juntos e o persa ja foi várias vezes à tosquia. Não sei o que despoltou esta reação mas a gata estava com o cio quando isto aconteceu e tinhamos visitas em casa ...
Se alguém tiver mais alguma dica, fico desde já agradecida.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
um dos gatos pode estar doente. a agressividade é o 1º sinal de doença mesmo que esta não seja visivel.
a kitty teve um cancro e ainda não sabia e já ela andava a bater nos outros. o pantufinha era um paspalhão e na fase final, batia nos outros.
não dê calmantes aos animais. pode ser pior a emenda que o soneto. faça exames ao gato agressivo
a kitty teve um cancro e ainda não sabia e já ela andava a bater nos outros. o pantufinha era um paspalhão e na fase final, batia nos outros.
não dê calmantes aos animais. pode ser pior a emenda que o soneto. faça exames ao gato agressivo
-
- Registado: domingo fev 26, 2012 9:06 pm
olá. Já conseguiu resolver o problema? estou com o mesmo exacto problema neste momento... se puder partilhe o q resultou consigo. obrigada