Gatos amigos de sempre que já não se reconhecem

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
VanVer
Registado: quinta fev 16, 2012 9:36 pm

quinta fev 16, 2012 9:52 pm

Olá Boa noite,
gostaria de expor uma situaçao que estou a passar actualmente com os meus dois gatos (macho e femea).
Tenho um gato persa com imenso pelo e uma gata preta de pelo curto que toda a vida viveram e conviveram juntos. Há cerca de duas semanas levámos o nosso gato persa à tusquia. Ao regressarmos a casa, a nossa gata preta atacau-o de uma forma extremamente feroz. Não o reconheceu suponho, pois de facto ele ficou com o pelo rapado, irreconhecível e demasiadamente perfumado (o que terá camuflado o seu cheiro habitual).
Temos actualmente os gatos separados em casa: ela fechada na garagem e ele livre por casa. Deixamos a caixa de areia do gato persa junto de uma das portas de acesso à garagem para que a gata se habitue de novo ao seu cheiro e presença, pois é ela que já não o reconhece. Já tentamos por duas vezes reaproximá-los mas sem sucesso, ela volta a atacar o nosso gato persa.Tentámos uma reaproximação progressiva, fazer cheirarem-se um ao outro mas assim que os libertamos, a gata preta ataca de novo. Os ataques são muito violentos e não sabemos como os reaproximar. è uma situação triste a algo traumatizante, quer para nós, quer para o nosso gato persa que não percebe porque a sua amiga de sempre de repente o trata como um inimigo invasor. Alguem poderá dar alguns concelhos de como fazer com se reconciliem ? Obrigado
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta fev 17, 2012 9:52 am

Pois é, tenho o mesmo problema, mas neste caso é quando a minha cadela, que é uma caniche e tem de ser tosquiada com alguma frequência, quando o faz, os primeiros dias é só bufadelas e algumas sapatadinhas, mas depois passa, e no seu caso 2 semanas é demasiado tempo.
Para além de não a reconhecerem, penso que o problema maior seja o cheiro, não tem um cobertor do seu gatinho? Experimente a esfregá-lo bem nele, pode ser que lhe deixe algum cheiro e que ela o reconheça.

Boa sorte, e espero que entretanto surjam melhores sugestões :|
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta fev 17, 2012 10:26 am

Eu nunca passei por essa situação, mas tenho uma amiga que sim...

De cada vez que vai ao vet com uma das gatas, quando volta é uma guerra... por causa do cheiro que a gatinha traz. Então ela optou por limpar a gata toda com um dodot antes de entrar em casa e enrola-a numa mantinha que leva para esse efeito... assim consegue de alguma maneira uma reaproximação mais suave.

No entanto, nas primeiras vezes que isso se passou, foi exactamente o mesmo que descreve com os seus, e isso só passou com muita calma e paciência e o juntar de novo como se fosse a primeira vez!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
VanVer
Registado: quinta fev 16, 2012 9:36 pm

domingo fev 19, 2012 8:20 pm

Obrigado pelas sugestões e partilha de experiencias. Trocar tolhas ou almofadas onde domem pode ajudar. Aliás, este fds fizemos algo de parecido: troquei-lhes a caixas de areia (sem mudar a areia - não sei se muito radical) e abrimos uma das portas que os separam mas com uma grade que os separa de forma a que se possam ver mas sem se alcansarem. Os gatos continuam sem se entenderem :( a gata continua a bufar, rosnar e miar e o persa stressado a tremer no seu canto, a bufar e rosnar agora também porque se sente ameaçado. De facto paciencia e persistencia deve ser a chave, mas se isto não resultar vou passar a utilizar calmantes para a gata (conselho de um vet). É uma situação estranha e inédita porque´os gatos ja vivem já quase 10 anos juntos e o persa ja foi várias vezes à tosquia. Não sei o que despoltou esta reação mas a gata estava com o cio quando isto aconteceu e tinhamos visitas em casa ... :| Se alguém tiver mais alguma dica, fico desde já agradecida.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda fev 20, 2012 2:37 pm

um dos gatos pode estar doente. a agressividade é o 1º sinal de doença mesmo que esta não seja visivel.
a kitty teve um cancro e ainda não sabia e já ela andava a bater nos outros. o pantufinha era um paspalhão e na fase final, batia nos outros.
não dê calmantes aos animais. pode ser pior a emenda que o soneto. faça exames ao gato agressivo
monicassilva
Registado: domingo fev 26, 2012 9:06 pm

domingo fev 26, 2012 9:25 pm

olá. Já conseguiu resolver o problema? estou com o mesmo exacto problema neste momento... se puder partilhe o q resultou consigo. obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”