Alguém aqui já treinou o seu gato para ir à sanita?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quinta fev 16, 2012 4:26 am

Apenas fiz esta mudança há dois dias. Não comprei aquele kit muito conhecido e caríssimo, em vez disso, usei um alguidar tipo passador que faz o mesmo efeito. Uso areia biodegradável.

Gostava de ouvir opiniões e experiências de outros users que já tenham feito mesmo...

Apesar de no primeiro dia um dos meus gatos não se ajeitar muito com o método (sentava o rabo no assento da sanita e os croquetes caiam ao chão), agora já lhe apanharam o jeito. :D

Estou é com algum receio da próxima etapa que é, fazer um buraco no passador, o qual vou aumentar gradualmente... Acho que eles vão "atrofiar" com contacto tão próximo com a àgua da sanita :P
Isto se não cairem pela sanita abaixo quando aumentar o buraco...
8)

Estou mesmo a ver o Raviolli a escavar a àgua da sanita e enfiar-se lá dentro... :/

Não sei quanto tempo costuma demorar o processo até que se habituem completamente. Já ouvi dizer entre uma semana a duas.
Já me ri com um blog ou site que encontrei, que relatava uma transição (dia-a-dia), que durou.... 60 dias :o O gato era rebelde... no mínimo.

Se houver alguém experiente no assunto, agradeço o vosso feedback, experiências e opiniões.

Editei para corrigir um erro ortográfico.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta fev 16, 2012 2:35 pm

nunca tentei isso, mas fiquei curiosa com o seu texto, pensava mesmo que a única maneira era comprando aquele kit caríssimo! não estou bem a ver como conseguiu dar o mesmo efeito com um passador, mas parece interessante :) eu já pensei em fazer isso com a minha gata, mas tenho sempre esse medo, que ela caia na sanita! ela é meio tolinha, eu nunca posso deixar os tampos abertos que ela mete-se lá dentro a cheirar a sanita, alguma coisa lhe agrada ali que não perde oportunidade de lá meter o nariz e as patas dentro :lol:
Satomi
Membro Veterano

quinta fev 16, 2012 11:17 pm

Keera, também pensava que só dava com o kit, até que depois falaram-me opções mais baratas :D

Está aqui um vídeo a explicar:
http://www.youtube.com/watch?v=p943wK0tSWQ
(é um bocado secante mas dá para ter mais ou menos a ideia)

No vídeo dizem a determinada altura, para passar a uma superfície de cartão duro e fazer um buraco. Uso um passador porque não encontro um cartão resistente o suficiente para aguentar com o peso do gato. E o passador sempre dá para cortar o tal buraco.
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sexta fev 17, 2012 9:18 am

Li em tempos um ensinamento.
Pôr o tabuleiro com a areia ao lado da sanita no chão; dias depois po-lo em cima de qq coisa ao nivel da sanita; passado tempos po-lo em cima da sanita e qd o gato já está bem habituado, tira-lo da sanita e o gato continua a ir a cima da sanita e nessa altura como já não está lá o tabuleiro da areia faz para dentro. Dá resultado? Não sei porque não fiz a experiência. Acho pouco provável que o gato se equilibre no tabuleiro em cimna da sanita... talvez se for um alguidar redondo que encaixe, e tb tem de haver espaço na casa de banho. Se der resultado, não há dúvida que é um descanso não haver areia a mudar.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta fev 17, 2012 12:22 pm

Satomi Escreveu:Keera, também pensava que só dava com o kit, até que depois falaram-me opções mais baratas :D

Está aqui um vídeo a explicar:
http://www.youtube.com/watch?v=p943wK0tSWQ
(é um bocado secante mas dá para ter mais ou menos a ideia)

No vídeo dizem a determinada altura, para passar a uma superfície de cartão duro e fazer um buraco. Uso um passador porque não encontro um cartão resistente o suficiente para aguentar com o peso do gato. E o passador sempre dá para cortar o tal buraco.
obrigada pelo link do video, achei muito engraçado!

talvez um dia tente fazê-lo quando tiver uma casa com mais de uma casa de banho, ou pelo menos com um wc mais espaçoso onde caiba a caixa de areia dela e assim, pois a minha casa de banho é mesmo minúscula :lol:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta fev 17, 2012 2:43 pm

Quando adoptei o Leo, pensei em utilizar esta técnica, mas depois uma forista alertou-me para o facto de ser mais dificil detectar problema urinarios, e acabei por desistir da ideia :?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta fev 17, 2012 2:45 pm

Os meus já se atiraram sanita abaixo algumas vezes, isso conta como treino? :lol: 8)
S&oacute;nia
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta fev 17, 2012 5:53 pm

catrules Escreveu:Os meus já se atiraram sanita abaixo algumas vezes, isso conta como treino? :lol: 8)
LOL a Suri tb já lá enfiou as patas traseiras uma vez :evil:
Satomi
Membro Veterano

sexta fev 17, 2012 6:08 pm

Eu nem precisei de colocar a caixa de areia perto da sanita, a caixa que já estava na casa de banho, simplesmente tirei-a e meti o alguidar na sanita. :)
Deram logo com o sítio.

Mas também deve depender do gato e do seu feitio, os meus ainda são novitos, têm 10 meses e são muito "easy-going". Já mudei a caixa de areia de sítio imensas vezes, davam sempre com ela. Nem nunca estranharam mudanças de mobília, mudo o sítio da comida e tudo, eles aceitam bem.

Eu também só tenho uma casa de banho. Tenho andado sempre a varrer a areia que se espalha na casa de banho toda. Tenho que andar sempre a tirar os items do alguidar.
E um detergente tipo spray antibacteriano para desinfectar o assento, convém ter sempre à mão.

É um processo chato sim, mas se resultar, compensa imenso!

Em relação a possíveis infecções urinárias... é assim, pelo que a veterinária me falou quando foram castrados, os gatos quando sofrem disso tendem a miar (de dor) quando tentam urinar e não conseguem. É preciso estar atenta se não fazem tipo.. vão à casa de banho, desistem, voltam, e vão de novo. É sinal que estão aflitos.
Urinarem noutro sítio qualquer da casa, também é outro sinal.

Mas ainda ligo à vet a perguntar o que ela acha... andei a pesquisar nunca vi nenhuma referência a isso.
Satomi
Membro Veterano

sexta fev 17, 2012 6:16 pm

catrules Escreveu:Os meus já se atiraram sanita abaixo algumas vezes, isso conta como treino? :lol: 8)
Gatos e sanitas LOL!
O gato de uma amiga minha dormia na sanita!
8)

Acho que pelo menos um dos meus ainda se vai meter na sanita à procura do tesouro.
Tenho que considerar a hipótese de os habituar a dormir na cama deles.... Eles dormem no fundo na cama a aquecerem-me os pés... mas quando acordo de manhã, metem-se logo debaixo dos lençóis.

Isto quando começarem a meter as patas na sanita, não há-de ser bom.. 8)

Esqueci-me de acrescentar:
BetaPat Escreveu: Acho pouco provável que o gato se equilibre no tabuleiro em cimna da sanita... talvez se for um alguidar redondo que encaixe, e tb tem de haver espaço na casa de banho. Se der resultado, não há dúvida que é um descanso não haver areia a mudar.
Há imensos vídeos no youtube que mostram gatos a fazerem as necessidades na sanita sem problemas ;-)
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sexta fev 17, 2012 10:32 pm

Minuxa Escreveu:Quando adoptei o Leo, pensei em utilizar esta técnica, mas depois uma forista alertou-me para o facto de ser mais dificil detectar problema urinarios, e acabei por desistir da ideia :?
Confirme isso com o seu veterinário.
As duas vezes que o Paxá teve problemas urinários (e da 2ª vez foi fatal), eu percebi que ele estava com problemas só a partir da hora em que ele começou a fazer as necessidades fora da caixa (e não comia com apetite). Creio que, se ele estivesse habituado à sanita humana, ele teria parado de usá-la na mesma altura em que parou de usar a caixa. Acho que não teria feito qualquer diferença na detecção dos problemas urinários, por ele usar a caixa ou a sanita. Os sintomas antes disto poderiam ter ajudado, mas não o uso da caixa (ou, se fosse o caso, da sanita).

Aliás, acho que eu , estes dias, vou abrir um tópico para descrever o desenvolvimento todo dos problemas urinários do Paxá, pois pode ajudar a alertar para outros casos mais cedo.
Responder

Voltar para “Gatos”