Esterilização
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
as minhas cadelas vão ser esterilizadas dia 12 de Março.
A grande está agora no cio e a pequena foi adoptada há 3 semanas mas suspeita-se que esteja grávida, pois quando foi resgatada estava no cio e com um cão.
Agradecia se me podessem ajudar nalgumas questões.
As minhas dúvidas são:
Como decorre o processo da esterilização?
Quantos dias será a recuperação?
Visto que a Niki deve estar grávida como fazem para esterilizar nestes casos?
Obrigada.
as minhas cadelas vão ser esterilizadas dia 12 de Março.
A grande está agora no cio e a pequena foi adoptada há 3 semanas mas suspeita-se que esteja grávida, pois quando foi resgatada estava no cio e com um cão.
Agradecia se me podessem ajudar nalgumas questões.
As minhas dúvidas são:
Como decorre o processo da esterilização?
Visto que a Niki deve estar grávida como fazem para esterilizar nestes casos?
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Como todas as cirurgias, a esterilização tem os seus riscos. Mas é um procedimento comum e (dizem) relativamente simples, daí a recuperação é rápida. Para mim é uma cirurgia e por isso quando os meus foram fiquei com o coração nas mãos.nocas6 Escreveu:Como decorre o processo da esterilização?
No seu seu caso, sendo cadelas, devem ficar internadas entre 12 a 24 horas (depende dos veterinários), a minha veio para casa no mesmo dia à noite (foi operada de manhã). No dia seguinte já estava quase normal, notava-se que não queria muitas correrias porque devia estar dorida, mas tinha apetite e estava bem disposta.
Neste caso não será melhor antecipar a esterilização? Se ela já está consigo há 3 semanas e foi resgatada antes disso já não deve "aguentar" até 12 de Março pois a gestação dura cerca de 62 dias.nocas6 Escreveu:Visto que a Niki deve estar grávida como fazem para esterilizar nestes casos?
Tirando isso o processo é exactamente o mesmo, com a diferença que será também uma interrupção de gravidez, penso que a recuperação será igual ou semelhante à de uma esterilização dita normal, mas corrijam-me se estiver errada.
Última edição por bhess em sexta fev 17, 2012 3:22 pm, editado 1 vez no total.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Em primeiro lugar as cadelas não podem ser esterilizadas quando estão com o cio. Em relação à gravidez não sei ao certo como se processa, mas talvez dê para esterilizar e nesse caso efectua-se o aborto do(s) feto(s).
O que quer dizer quando pergunta "Como decorre o processo da esterilização"?
A recuperação depende de diversos factores (se a cadela é mais irrequieta, se lambe muito a cicatriz ou tira os pontos, etc) mas por norma penso que cerca de 2 semanas e o animal já estará a quase 100%. A cadela dos meus pais ao fim de 1 semana só não corria e saltava por nós não deixávamos.
O que quer dizer quando pergunta "Como decorre o processo da esterilização"?
A recuperação depende de diversos factores (se a cadela é mais irrequieta, se lambe muito a cicatriz ou tira os pontos, etc) mas por norma penso que cerca de 2 semanas e o animal já estará a quase 100%. A cadela dos meus pais ao fim de 1 semana só não corria e saltava por nós não deixávamos.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Não tinha reparado neste pormenor. Realmente também tenho a ideia que não dá, mas até 12 de Março o cio já passou.Shilly Escreveu:Em primeiro lugar as cadelas não podem ser esterilizadas quando estão com o cio.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Estar com um cão durante o cio não implica necessariamente estar grávida. O cio dura cerca de 3 semanas e só durante uma parte desse tempo é que pode engravidar. Depende se esteve com o cão nessa altura.
Pode ser esterilizada estando grávida, mas provavelmente quando mais cedo melhor.
Não estando grávida, a melhor altura para esterilizar é entre 2 cios, ou seja, uns 2 meses depois do fim do cio.
Pode ser esterilizada estando grávida, mas provavelmente quando mais cedo melhor.
Não estando grávida, a melhor altura para esterilizar é entre 2 cios, ou seja, uns 2 meses depois do fim do cio.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Acho preferível adiar a esterilização da cadela que está com o cio. Pelo menos, os veterinários que ao longo dos anos tenho tido a tratar de cadelas de que fui FAT, sempre me recomendaram que deixasse passar pelo menos um mês sobre o final do cio da cadela. Desde que não tenha sido coberta, claro, e por isso não haja o perigo de nascer uma ninhada indesejada.
Quanto à cadela grávida, quanto mais depressa o for, melhor, menos violenta será para ela a cirurgia. Porque não é a mesma coisa retirar um útero e ovários num organismo na fase de anestro e retirar um útero cheio de fetos e os ovários, interrompendo o ciclo de gestação e seu jogo hormonal. Além disso, também não é a mesma coisa esterilizar no princípio da gravidez e fazê-lo muito perto do final.
As cadelas não grávidas costumam recuperar bem dessas cirurgias. As grávidas podem ter complicações, embora estas sejam pouco frequentes.
Acho que deve falar com o veterinário sobre isso, expor-lhe claramente os dois casos e proceder conforme as conclusões que tirarem.
Espero que corra tudo pelo melhor.
Quanto à cadela grávida, quanto mais depressa o for, melhor, menos violenta será para ela a cirurgia. Porque não é a mesma coisa retirar um útero e ovários num organismo na fase de anestro e retirar um útero cheio de fetos e os ovários, interrompendo o ciclo de gestação e seu jogo hormonal. Além disso, também não é a mesma coisa esterilizar no princípio da gravidez e fazê-lo muito perto do final.
As cadelas não grávidas costumam recuperar bem dessas cirurgias. As grávidas podem ter complicações, embora estas sejam pouco frequentes.
Acho que deve falar com o veterinário sobre isso, expor-lhe claramente os dois casos e proceder conforme as conclusões que tirarem.
Espero que corra tudo pelo melhor.
Última edição por Floripes2 em sexta fev 17, 2012 3:45 pm, editado 1 vez no total.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Realmente o cio terá passado nessa altura, mas não terão passado 2 meses, vou ter que ligar ao vet para falar.Lourenca Escreveu:Estar com um cão durante o cio não implica necessariamente estar grávida. O cio dura cerca de 3 semanas e só durante uma parte desse tempo é que pode engravidar. Depende se esteve com o cão nessa altura.
Nós não costumamos ir ao vet na nossa cidade e fizemos as marcações assim, de forma a serem as duas no mesmo dia e ficavam 2 dias internadas.
Quanto a estar grávida ou não, elas não são como as pessoas, quando acasalam ficam quase sempre grávidas, agora só quando formos fazer a eco é que veremos no que deu.
Isto tudo porque as pessoas despejam os animais sem querer saber o que lhes irá acontecer, depois dá nisto.
Obrigada pelas respostas, sendo assim terei que ligar ao vet para falar que a grande entrou no cio há 1 semana.
Sim, ficam. O cio dá-lhe a forma definitiva, madura.Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
A minha, que não está esterilizada, vai variando de tamanho, maior perto do cio (antes e depois), e menor nos intervalos. Nunca a conheci antes dos cios, mas parece-me que é maior do que as esterilizadas.Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
Última edição por Lourenca em sexta fev 17, 2012 5:17 pm, editado 1 vez no total.
Ambas as cadelas têm cerca de 18/20 meses e a Flora (a grande) tenho-a desde bebé, sei logo quando ela está para entrar no cio, a pequenita estamos a conhecê-la agora.
Se o vet achar melhor esperar um tempo para fazer a média entre os cios claro que aceito, o que interessa é que fique bem.
Quanto à pequena ele disse que seria a altura perfeita para esterilizar a cadela, não sei, vou apertar com ele para não haver desculpa para asneiras.
E só não mando castrar o Campeão porque realmente nos machos é mais prejudicial que benéfico, principalmente agora que já tem 2 anos.
Se o vet achar melhor esperar um tempo para fazer a média entre os cios claro que aceito, o que interessa é que fique bem.
Quanto à pequena ele disse que seria a altura perfeita para esterilizar a cadela, não sei, vou apertar com ele para não haver desculpa para asneiras.
E só não mando castrar o Campeão porque realmente nos machos é mais prejudicial que benéfico, principalmente agora que já tem 2 anos.