Para além disso a castração de um macho é menos invasiva que a castração de uma fêmea (até a recuperação é mais rápida).
Moderador: mcerqueira
brigada, pois, a minha ficou com a vulva maiorzinha.Floripes2 Escreveu:Sim, ficam. O cio dá-lhe a forma definitiva, madura.Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
O que vale, suesca, é que as tuas dúvidas andam sempre 1 bocadinho na frente das minhas.Floripes2 Escreveu:Sim, ficam. O cio dá-lhe a forma definitiva, madura.Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
Sim, ela pode ter feito um cio silencioso, ou este pode também ter-lhe passado despercebido. Até pode estar neste momento em cio, por isso se lambe.srYuki Escreveu:...A minha cadela já mudou radicalmente o tamanho da vulva. Está com 7 meses, e além de ter aumentado de tamanho, também já se lambe (lava) com bastante frequência.
Este crescimento da vulva coincide com o 1º cio ou não necessariamente?
Pergunto-me se ela já terá tido o cio sem eu dar por isso (disseram-me que no 1º cio pode acontecer) e tenho andado meio stressada com essa situação porque costumo solta-la uns minutos no parque, quando não há outros cães. Mas tenho receio que ela desate a correr, em busca do macho alpha cá do sítio!!!
É que tenho estado à espera das primeiras gotinhas para começar a fazer a contagem dos dias...
E também não reparei mudança de comportamento. Devo contar com alguma mudança de atitude dentro de casa?
Sim, sim! Eu sei que é muito jovem para ter cachorros. É uma adolescente ou pré-adolescente e ainda não está completamente desenvolvida. Se acontecesse acidentalmente seria uma infelicidade grande e é possível que optasse pela esterilização.Floripes2 Escreveu:Sim, ela pode ter feito um cio silencioso, ou este pode também ter-lhe passado despercebido. Até pode estar neste momento em cio, por isso se lambe.srYuki Escreveu:...A minha cadela já mudou radicalmente o tamanho da vulva. Está com 7 meses, e além de ter aumentado de tamanho, também já se lambe (lava) com bastante frequência.
Este crescimento da vulva coincide com o 1º cio ou não necessariamente?
Pergunto-me se ela já terá tido o cio sem eu dar por isso (disseram-me que no 1º cio pode acontecer) e tenho andado meio stressada com essa situação porque costumo solta-la uns minutos no parque, quando não há outros cães. Mas tenho receio que ela desate a correr, em busca do macho alpha cá do sítio!!!
É que tenho estado à espera das primeiras gotinhas para começar a fazer a contagem dos dias...
E também não reparei mudança de comportamento. Devo contar com alguma mudança de atitude dentro de casa?
E sim, com o primeiro cio, tudo no corpo das cadelas se modifica, não é só a vulva. Não estão ainda perfeitamente amadurecidas, mas estão-no suficientemente para procriar, por isso é preciso ter cuidado, pois uma ninhada em tal altura pode trazer (e vir com) problemas. Não é por acaso que os bons criadores só fazem ninhadas a partir do terceiro ou quarto cio das cadelas.
O comportamento pode mudar conforme o feitio das cadelas: a minha, por exemplo, que sempre foi introvertida e tranquila, não mudava nada, também teve cios silenciosos, dos quais eu só dava conta quando a via encostar-se com a cauda de lado ao cão seu preferido (tinha mais três, machos).
Mas há cadelas que se tornam atrevidas e desafiam os cães, tanto os de casa como os de fora.
Mas refere-se à esterilização da cadela gestante? É que a minha não tinha pontos nenhuns para tirar, teve uma recuperação santa! Ou seja, dois dias depois estava " pronta para outra"... Isso deve depender do método de cada veterinário.xtina_xm Escreveu: a recuperaçao sao 10 dias q é o tempo que demora a tirar os pontos.
O cães sentem sempre, pois há um processo hormonal com libertação de feromonas. Até muito antes do cio propriamente dito podem procurá-la, cheirá-la, lambê-la e mesmo tentarem montá-la. Pelo que descreve, penso que a sua deve estar já nessa fase de pré-cio, chamemos-lhe assim.srYuki Escreveu:...
Outra coisa,
será de esperar que os machos manifestem sempre e quase todos interesse nela ou nestes cios silenciosos também a eles lhes passa um bocado ao lado?
Agora usam-se muito aqueles pontos que o corpo absorve, como nas mamãs humanas, e por acaso o vet vai usar esses.bhess Escreveu:Mas refere-se à esterilização da cadela gestante? É que a minha não tinha pontos nenhuns para tirar, teve uma recuperação santa! Ou seja, dois dias depois estava " pronta para outra"... Isso deve depender do método de cada veterinário.xtina_xm Escreveu: a recuperaçao sao 10 dias q é o tempo que demora a tirar os pontos.