Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Joie
Membro
Registado: quarta fev 01, 2012 11:00 pm

sexta fev 17, 2012 9:07 pm

A castração provoca tumores na próstata? :o Não será o contrário?
Para além disso a castração de um macho é menos invasiva que a castração de uma fêmea (até a recuperação é mais rápida).
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta fev 17, 2012 9:15 pm

Floripes2 Escreveu:
Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
Sim, ficam. O cio dá-lhe a forma definitiva, madura.
brigada, pois, a minha ficou com a vulva maiorzinha.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
nocas6
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2012 3:01 pm

sexta fev 17, 2012 10:06 pm

Pois, na altura fiquei surpreendida pois essa era a minha ideia. Mas pelo que li isso aplica-se apenas aos machos.
Agora estou ainda mais curiosa e vou procurar bem o site.
nocas6
Membro Veterano

sexta fev 17, 2012 10:28 pm

Desvantagens Para a Saúde
Nos cães macho esterilizados, a probabilidade de desenvolvimento de tumores na próstata é cerca de 2 a 4 vezes superior à probabilidade nos não-esterilizados. Os tumores prostáticos afectam entre 0,2% a 0,6% dos cães e são quase sempre malignos.
Nos cães e cadelas esterilizados antes de 1 ano de idade, a probabilidade de desenvolvimento de osteossarcoma é aumentada. Trata-se de um cancro com uma taxa de incidência de 0,2% e que afecta sobretudo cães de maior porte.
Nos cães e cadelas esterilizados, a probabilidade de desenvolvimento de angiossarcoma é aumentada. Trata-se de um cancro com uma taxa de incidência de 0,2%.
Nos cães e cadelas esterilizados, a probabilidade de desenvolvimento de tumores no tracto urinário é cerca de 2 a 4 vezes superior à dos não-esterilizados. Este tipo de tumores representa menos de 1% dos tumores malignos que afectam os cães.
Nos cães, cadelas, gatos e gatas esterilizados, o risco de desenvolvimento de infecções urinárias é aumentado comparativamente com os não-esterilizados.
Nos cães e cadelas esterilizados, o risco de sofrerem de hipotiroidismo é aumentado, contudo, esta situação é facilmente tratável.
Nas cadelas esterilizadas, o risco de desenvolvimento de incontinência urinária é significativamente aumentado, sendo superior para cadelas esterilizadas precocemente (antes dos 3-5 meses) e para cadelas de peso elevado (superior a 20 kg). Contudo, na maioria dos casos, a incontinência urinária é facilmente resolúvel com tratamento.
Nos cães, cadelas, gatos e gatas esterilizados, o risco de obesidade é maior (o que está relacionado com o facto de os animais ficarem mais calmos), mas esta situação é muito facilmente controlável adequando a quantidade de alimentação às necessidades energéticas do animal.
Embora a esterilização também possa implicar um aumento no risco de certo tipo de doenças, a vantagem resultante da diminuição no risco de outras doenças mais graves e mais comuns supera normalmente esse risco. No caso de cães macho, os estudos sugerem que os prejuízos podem ser superiores aos benefícios de saúde, especialmente se os cães forem esterilizados precocemente, sendo por isso recomendável aguardar que o cão atinja a maturidade (mais de 1 ano de idade) antes de o esterilizar.

Para mais informações sobre a adequabilidade da esterilização ao seu animal, a melhor altura para a esterilização e as vantagens e desvantagens (que podem variar de acordo com a espécie, idade, porte, sexo e raça do animal), consulte o seu médico veterinário.

http://www.esteriliza-me.org/saude
joob
Registado: domingo set 11, 2011 7:58 pm

sábado fev 18, 2012 3:40 pm

A Broa foi esterilzada à menos de um mês.
Foi operada cercadas13h e às 18h já estava a ir para casa (ainda um pouco lenta masnada de especial).
A primeira noite foi dificil (ganiu um pouco) principalmente porque não arranjavauma posição confortavel para dormir e porque tinha a bexiga cheia.
Durante 1 semana fez antibiótico, anti-inflamatório e analgésico.
Notei que nos primeiros 2 dias ela tinha alguma dificuldade em saltar para cima do sofá mas rapidamente voltou ao seu estado habitual (hiperactiva) e o mais dificil foi fazer com que ela estivesse quieta.
Em vez do funil ela utilizou um body, que recomendo vivamente, apesar de um pouco mais caro ela não andou o tempo todo a maltratar o funil e assim a barriguinha estava protegida e o penso não caiu.
Teve uma sutura interna, por isso não foi necessário tirar pontos.
Ela foi operada numa 6ª feira, voltou ao vet na 2ªf para mudar o penso e na 6ªf só para ver a evolução. Agoro, ao fim de 3 semanas após a cirurgia vamos visitar o vet só para ele ver novamente a evolução.
A Broa já tem 5 anos e eu queria ter esterilizado antes, mas por razões externas não pude. Entretanto como adoptámos um macho e ele cobriu-a 2 vezes o vet propos a cirurgia o mais rapidamente. Assim, esperámos cerca de 2 semanas após o cio terminar para a operar. O vet explicou-me que durante o cio é mais dificil controlar as hemorragias na cirurgia. Felizmente verificou-se que a Broa não estava grávida.

E pronto, desculpem o testamento mas como a experiência foi recente ainda me lembro de tudo.
Espero ter ajudado
nocas6
Membro Veterano

sábado fev 18, 2012 3:45 pm

Muito obrigada, ajudou imenso.
Assim parece-me que não haverá problema, o cio da minha cadela terá terminado há mais de duas semanas na data da cirurgia, gostava que se verificasse que a pequena afinal não está grávida tal como a sua.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado fev 18, 2012 4:55 pm

broa :) eheheh que giro :)
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
nocas6
Membro Veterano

sábado fev 18, 2012 6:05 pm

se há tantos cães que se chamam cookie foi boa ideia chamar um de broa, tanto cookies como broas são deliciosos :lol:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado fev 18, 2012 9:34 pm

Floripes2 Escreveu:
Suesca Escreveu:as cadelas depois do primeiro cio ficam com a vulva maior, ou mais inchada do que tinham antes? tipo, antes do primeiro cio,em que quase nao se via nada.
Sim, ficam. O cio dá-lhe a forma definitiva, madura.
O que vale, suesca, é que as tuas dúvidas andam sempre 1 bocadinho na frente das minhas. :)

A minha cadela já mudou radicalmente o tamanho da vulva. Está com 7 meses, e além de ter aumentado de tamanho, também já se lambe (lava) com bastante frequência.

Este crescimento da vulva coincide com o 1º cio ou não necessariamente?

Pergunto-me se ela já terá tido o cio sem eu dar por isso (disseram-me que no 1º cio pode acontecer) e tenho andado meio stressada com essa situação porque costumo solta-la uns minutos no parque, quando não há outros cães. Mas tenho receio que ela desate a correr, em busca do macho alpha cá do sítio!!! :)

É que tenho estado à espera das primeiras gotinhas para começar a fazer a contagem dos dias...

E também não reparei mudança de comportamento. Devo contar com alguma mudança de atitude dentro de casa?
xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

sábado fev 18, 2012 9:44 pm

nao li as respostas todas que ja lhe deram, mas a cirurgia é relativamente simples e segura (dependendo do sitio onde a fazem), a recuperaçao sao 10 dias q é o tempo que demora a tirar os pontos.
Simples, mas claro tem anestesia geral atençao... ha sempre um pequeno risco.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado fev 18, 2012 9:52 pm

srYuki Escreveu:...A minha cadela já mudou radicalmente o tamanho da vulva. Está com 7 meses, e além de ter aumentado de tamanho, também já se lambe (lava) com bastante frequência.

Pergunto-me se ela já terá tido o cio sem eu dar por isso (disseram-me que no 1º cio pode acontecer) e tenho andado meio stressada com essa situação porque costumo solta-la uns minutos no parque, quando não há outros cães. Mas tenho receio que ela desate a correr, em busca do macho alpha cá do sítio!!! :)

É que tenho estado à espera das primeiras gotinhas para começar a fazer a contagem dos dias...

E também não reparei mudança de comportamento. Devo contar com alguma mudança de atitude dentro de casa?
Sim, ela pode ter feito um cio silencioso, ou este pode também ter-lhe passado despercebido. Até pode estar neste momento em cio, por isso se lambe.

E sim, com o primeiro cio, tudo no corpo das cadelas se modifica, não é só a vulva. Não estão ainda perfeitamente amadurecidas, mas estão-no suficientemente para procriar, por isso é preciso ter cuidado, pois uma ninhada em tal altura pode trazer (e vir com) problemas. Não é por acaso que os bons criadores só fazem ninhadas a partir do terceiro ou quarto cio das cadelas.

O comportamento pode mudar conforme o feitio das cadelas: a minha, por exemplo, que sempre foi introvertida e tranquila, não mudava nada, também teve cios silenciosos, dos quais eu só dava conta quando a via encostar-se com a cauda de lado ao cão seu preferido (tinha mais três, machos).

Mas há cadelas que se tornam atrevidas e desafiam os cães, tanto os de casa como os de fora.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado fev 18, 2012 11:06 pm

Floripes2 Escreveu:
srYuki Escreveu:...A minha cadela já mudou radicalmente o tamanho da vulva. Está com 7 meses, e além de ter aumentado de tamanho, também já se lambe (lava) com bastante frequência.

Sim, ela pode ter feito um cio silencioso, ou este pode também ter-lhe passado despercebido. Até pode estar neste momento em cio, por isso se lambe.

E sim, com o primeiro cio, tudo no corpo das cadelas se modifica, não é só a vulva. Não estão ainda perfeitamente amadurecidas, mas estão-no suficientemente para procriar, por isso é preciso ter cuidado, pois uma ninhada em tal altura pode trazer (e vir com) problemas. Não é por acaso que os bons criadores só fazem ninhadas a partir do terceiro ou quarto cio das cadelas.

O comportamento pode mudar conforme o feitio das cadelas: a minha, por exemplo, que sempre foi introvertida e tranquila, não mudava nada, também teve cios silenciosos, dos quais eu só dava conta quando a via encostar-se com a cauda de lado ao cão seu preferido (tinha mais três, machos).

Mas há cadelas que se tornam atrevidas e desafiam os cães, tanto os de casa como os de fora.
Sim, sim! Eu sei que é muito jovem para ter cachorros. É uma adolescente ou pré-adolescente e ainda não está completamente desenvolvida. Se acontecesse acidentalmente seria uma infelicidade grande e é possível que optasse pela esterilização.

O único risco é mesmo quando a solto, mas se não o fizer ela não dá umas corridinhas para desenferrujar... Ainda assim, como tenho andado neste stress, vou a horas menos "de ponta". E em minha casa não tenho mais cães e na minha mãe, estão separados.

Mas andava a ver se surgiam as gotinhas, para deixar de estar em stress.

E analisando bem... acho que a fase de lamber está a passar um pouco mais... já não é tão frequente como já foi (que não era muito mas chegava a apanhá-la umas 2 ou 3 vezes por dia e por exemplo hoje ainda não presenciei esse espectáculo).

A única coisa que ela tem feito diferente é oferecer a barriguita para fazermos festas de há 1 mês para cá, mas até agora estava a achar que era uma evolução do comportamento e da confiança dela para com a família e as pessoas que conhece...

Outra coisa,
será de esperar que os machos manifestem sempre e quase todos interesse nela ou nestes cios silenciosos também a eles lhes passa um bocado ao lado?
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado fev 18, 2012 11:19 pm

xtina_xm Escreveu: a recuperaçao sao 10 dias q é o tempo que demora a tirar os pontos.
Mas refere-se à esterilização da cadela gestante? É que a minha não tinha pontos nenhuns para tirar, teve uma recuperação santa! Ou seja, dois dias depois estava " pronta para outra"... Isso deve depender do método de cada veterinário.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo fev 19, 2012 12:09 am

srYuki Escreveu:...

Outra coisa,
será de esperar que os machos manifestem sempre e quase todos interesse nela ou nestes cios silenciosos também a eles lhes passa um bocado ao lado?
O cães sentem sempre, pois há um processo hormonal com libertação de feromonas. Até muito antes do cio propriamente dito podem procurá-la, cheirá-la, lambê-la e mesmo tentarem montá-la. Pelo que descreve, penso que a sua deve estar já nessa fase de pré-cio, chamemos-lhe assim.

Essa fase é bastante chata para as cadelas e para os donos, pois os cães aparecem, às vezes parece que do nada, e perseguem a fêmea como se ela estivesse receptiva. E ela reage agressivamente, tentando expulsá-los com rosnadelas e até dentadas, sentando-se com o traseiro bem colado ao chão.

Normalmente, a reacção dos cães não deixa dúvidas quanto ao que se passa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
nocas6
Membro Veterano

domingo fev 19, 2012 8:48 am

bhess Escreveu:
xtina_xm Escreveu: a recuperaçao sao 10 dias q é o tempo que demora a tirar os pontos.
Mas refere-se à esterilização da cadela gestante? É que a minha não tinha pontos nenhuns para tirar, teve uma recuperação santa! Ou seja, dois dias depois estava " pronta para outra"... Isso deve depender do método de cada veterinário.
Agora usam-se muito aqueles pontos que o corpo absorve, como nas mamãs humanas, e por acaso o vet vai usar esses.

xtina_xm, é mesmo a questão da anestesia que me preocupa...nem quero pensar, elas estarem bem e acontecer alguma coisa só porque eu as decidi esterilizar.

Obrigada a todas as respostas, vou continuar a ler, a ver se alguém conta alguma má experiencia ou algo do género.
Responder

Voltar para “Cães”