De PAs não posso falar muito, mas passo a falar do que se passa com a "minha" raça de eleição, o Rottweiler.
Quanto a mim, esta raça é mais uma das vitimas da moda e consequentemente o que não falta são exemplares que não estão em conformidade com o estalão, quer seja ao nível morfologico quer ao nivel do caracter.
Penso que as razões são as já apontadas no tópico, mas entristece-me ver tantos Rotts fora do estalão de altura (demasiado altos) - por exemplo; e com caracter duvidoso - medrosos ou esquivos...
O ideal seria o equilibrio entre a beleza e o trabalho, só que a maioria das pessoas que compram os cães não fazem ideia do que é trabalhar o cão...quanto a mim, é quase um crime ter determinadas raças sem as trabalhar, mesmo o cão que mostra um caracter medroso pode ser subido e tornar-se um cão equilibrado, tal como um cão excessivamente confiante e dominante...
Mas isso dá muito trabalho e as pessoas querem um bobi para mostrar aos amigos, para ir passear na praia, para guardar a casa, para dormir com eles na cama, e pouco mais...
Penso que o essencial já foi dito pelo Pedro, José Carlos e outros foristas, mas esta é realmente uma situação triste e pouco dignificante para as raças.
Muito sinceramente, e sendo quase impossivel o equilibrio perfeito, eu dou um pouco mais de valor ao caracter que á beleza. Simplesmente porque não quero um cão de exposição mas sim um cão de trabalho, se for 100% de acordo com o estalão morfológico - Maravilha! Se tiver algumas faltas, paciência.
Por exemplo a Shiva tem algumas faltas ao nivel morfológico: as orelhas que só agora foram corrigidas, tende a colocar as mãos das patas dianteiras ligeiramente para fora, as marcas deiam ser mais definidas...
Mas tem um caracter e uma garra a trabalhar que para mim vale ouro! Qualquer cão que eu venha a ter o que vou procurar primeiro é um caracter assim, e através dos progenitores (ao vê-los) esperar que ao crescer esteja dentro do estalão de beleza também.
linhagens de trabalho vs beleza
Moderador: mcerqueira
...
Última edição por jcsousa em segunda mai 24, 2004 7:56 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
José Carlos, não podia estar mais de acordo! Mas é com o remar contra a maré que se vai lentamente conseguindo mudar alguma coisa. Infelizmente há pessoas muito válidas que acabam afastadas por se cansarem, outras acabam por integrar os "esquemas" pois precisam de resultados, mas ... água mole em pedra dura...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Bem, o que vale é que com tanta gente preocupada com a vertente "Trabalho" dos cães, espero em breve ver mais pessoas com os seus cães a competir nas provas de trabalho que se vão fazendo em Portugal.
E já agora pergunto ao José Carlos se já entrou em alguma?

[..
Última edição por jcsousa em segunda mai 24, 2004 7:57 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
jcsousa Escreveu:Já fiz o BH com 1 cadela que estou a treinar para o 1, ao mesmo tempo que treino um macho para o 2. Se não houver imprevistos, penso fazer essas provas entre Abril e Junho deste ano. Também irei fazer o Körung com o macho nas mesma altura.AnaS Escreveu: Bem, o que vale é que com tanta gente preocupada com a vertente "Trabalho" dos cães, espero em breve ver mais pessoas com os seus cães a competir nas provas de trabalho que se vão fazendo em Portugal.![]()
Posso fazer-lhe a mesma pergunta?
Claro que sim.
Fiz BH com o meu Rottweiler em Portugal.
Presumo que tenha feito o seu em outro país pois nos que foram feitos em Portugal só houve uma cadela da raça Cão de Pastor Alemão que era de um conhecido meu...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
E Diga-se de passagem que o SINAI foi o primeiro Rottweiler a fazer o BH em Portugal. Felizmente, actualmente já existem mais alguns Rottweilers com BH feito em Portugal, e pelo andar da carruagem e o empenho de algumas pessoas prespectiva-se que mais se sigam.AnaS Escreveu:
Claro que sim.
Fiz BH com o meu Rottweiler em Portugal.
Presumo que tenha feito o seu em outro país pois nos que foram feitos em Portugal só houve uma cadela da raça Cão de Pastor Alemão que era de um conhecido meu...
...