Grilos enlatados vs ratos congelados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda fev 20, 2012 7:56 pm

Boas pessoal.

Tenho lido que dar insectos enlatados (grilos, por exemplo) aos geckos leopardo não era muito aconselhável porque não se sabe exactamente com quê que foram alimentados ao passo que quando criamos os grilos para dar aos nosso répteis podemos alimentá-los convenientemente, o chamado "gut loading".

Eu tenho optado por dar grilos enlatados ao meu gecko, alternando com tenébrio (este não enlatado).
Tenho uma pequena colónia de baratas mas talvez devido ao frio aquilo ainda não deu nada.

Gostaria de saber se mais alguém alimenta os seus geckos ou dbs com insectos enlatados e já agora qual a diferença entre alimentar os lagartos com alimento enlatado ou as cobras com ratos congelados.

Só um aparte: o meu gecko adora os grilos enlatados. 8)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda fev 20, 2012 8:09 pm

Os insectos enlatados são liofilizados, é diferente de apenas congelado ;) liofilização é um processo de desidratação onde estes são congelados e a água é retirada, a congelação mantem a hidratação do alimento, uma vantagem da congelação dos ratos é o poder matar parasitas que o hospedeiro possa conter, e o comodismo de manter o stock e para alem de que um rato descongelado nao se defende, não podendo ferir a cobra ;)
quanto á tua colonia de baratas, compra um tapete de aquecimento que vais ver a colonia a crescer ;)
Daddycool
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 9:16 pm

Eu penso que te estejas a referir a um tipo de grilos enlatados que são secos como os da exoterra. Eu também comprei desses mas esses o gecko não pega. Quem se tem safado com eles é a tartaruga.

Os que eu dou são estes, vem mesmo referido na lata que mantém os "sumos". Aliás a composição é esta:

Crude protein 20%
Crude Fat 5%
Crude Fiber 1%
Crude Ash 3%
Moisture content 75%

Cumptos

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 9:22 pm

Blharkkk...esses não conheço lol, mas o problema geralmente dos grilos mortos é que os lagartos são atraidos pelo movimento e nem sempre pegam nos mortos...se o teu lhes pega bem...olha aproveita ;)
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda fev 20, 2012 10:06 pm

os da zoomed são a mesma treta que dos da exoterra
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

segunda fev 20, 2012 11:00 pm

Com isso até já consegui alimentar um camaleão.... :lol:

Sinceramente, só usava isso como alternativa quando não havia alimento vivo. Duvido um bocado que o valor nutritivo seja idêntico ao do alimento vivo.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça fev 21, 2012 8:19 pm

À uns anos atrás experimentei grilos liofilizados para os meus geckos. Recentemente e contra o meu aconselhamento um amigo meu experimentou o mesmo e ficou igualmente desapontado, muito honestamente (na minha opinião) é o pior alimento que ja vi para estes animais, e estou a borrifar-me para a informação que vem na embalagem, tudo o resto tb conta...

No nosso caso concreto falo de geckos leopardo.
Ricardo Leitão
Calsonic
Daddycool
Membro Veterano

quarta fev 22, 2012 12:06 am

A conversar é que a gente se entende.

As vossas opiniões reflectem, de facto, as opiniões generalizadas que vou lendo.

Serem um pouco nojentos é uma delas e não deixa de ser verdade. Mas tal como outras coisas é uma questão de hábito. Quando me falam em ratos no congelador até me dá arrepios lol

O preço é outro dos factores apontados para não serem usados com mais frequência.

O facto dos animais poderem não pegar em alimento morto é outro e até limitar o seu instinto de caça.

A dúvida sobre o valor nutritivo dos insectos enlatados é outra das razões apontadas.

A sensação que tenho é que há algum tipo de preconceito generalizado sobre este tipo de alimento. Parece-me, até agora, ser daquelas coisas que ninguém usa mas sem razão fundamentada para não usar. Ou seja, dá ideia que se arranjam justificações para não fazer deste tipo de alimento uma opção válida como outra qualquer.
Atenção que não estou a dizer que se deve usar este tipo de alimento em vez do vivo até porque quem tem muitos animais isso seria um rombo no orçamento incomportável. Além que ninguém iria trocar as suas colónias de alimento vivo e optar por começar a comprar latas. A questão não é essa.

Há informação sobre as vantagens e desvantagens de criar grilos ou baratas, informação sobre variadíssimos aspectos na alimentação dos nossos répteis (variedade, tipo de insectos, frequência com que se alimenta, polvilhados com cálcio e vitaminas, etc, etc) e um estudo ou análise independente aos insectos enlatados nomeadamente aos da Zoomed não consigo encontrar.

Digo independente porque basear-me no que as marcas ou vendedores anunciam sobre os insectos enlatados como "having the same nutritional value as live insects but are easier to digest because the exoskeleton is softened for easier digestibility" é basear-me numa opinião facciosa. Ando à procura de fundamentos para continuar este regime ou não com o meu gecko e até agora ainda não consegui.
Bondage2010
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:36 am

leeii Escreveu:A conversar � que a gente se entende. Imagem
Bondage2010
Membro Veterano

sábado fev 25, 2012 10:57 am

motlines Escreveu:Quem se tem safado com eles � a tartaruga. Imagem
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”