O site do nel

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda jan 19, 2004 6:48 pm

Eu de whipets não percebo nada. De informática muito pouco. Li (em diagonal, confesso...) algumas páginas do site do nel e tirei, sobretudo, uma informação que acho fundamental - o nel não anda aqui a gabar-se do amor que tem pelos cãezinhos, mas na verdade ele ama a raça. Amar é (também) querer conhecer.
LINDO!!!!!!
É por estas e outras assim, que eu ainda ando por aqui.
Continue Nel, eu também quero conhecer mais.

Franky
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda jan 19, 2004 8:37 pm

O site do Nel é, de facto, um site muito completo e repleto de informação sobre cães, não só sobre a raça Whippet, e daí o seu maior interesse e utilidade.

Por gostar tanto do site do Nel é que, numa conversa qualquer a respeito do design do mesmo, o adverti para o problema do tamanho de letra estar ao critério do utilizador, com que me havia deparado ao navegar no mesmo.

Qualquer pessoa poderia ter reparado no mesmo e tentado ajudar nesse sentido, o de colmatar o erro... :roll:

Mas obrigada pela referência, meu querido Nel... :oops:

E, mais uma vez, parabéns pelo teu site! ;)
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

terça jan 20, 2004 1:18 am

monikestarr Escreveu: E, mais uma vez, parabéns pelo teu site! ;)
Eu diria...
Obrigado pelo seu site!

;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça jan 20, 2004 1:44 am

theraphosi Escreveu:
monikestarr Escreveu: E, mais uma vez, parabéns pelo teu site! ;)
Eu diria...
Obrigado pelo seu site!

;)
Nem mais!!!! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 20, 2004 1:56 am

O nel... deves-me uma francesinha depois disto tudo ;)
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta jan 22, 2004 11:07 am

Muito bem, estive a ver o site e de facto está muito completo. :)
Apesar disso, permita-me discordar de uma afirmação que li no capítulo "Mitos àcerca de cães":

A consanguinidade é uma coisa muito má e cria defeitos genéticos.

De facto, este não é um mito e infelizmente há muitos casos para o provar, como se pôde ver no topic deixado pela bluma:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11527

Casos como estes acontecem - não significa que sejam sistemáticos, mas não são certamente mitos. No caso de criadores que têm grandes "explorações", há sempre um maior cuidado e uma maior selecção. Mas quando se vai para aqueles criadores de ocasião, que têm alguns cães e fazem criação em casa (sem qualquer tipo de garantia, sem afixo) é comum haver erros de procedimento e a consanguinidade torna-se um problema.

Eu falo, por exemplo, do caso do meu Pipas. Proveio de um criador desses (embora não directamente, pois ele foi adoptado por mim já adulto) e como é uma raça miniatura, ali é a lei do mais pequeno... Só cruzam os mais pequenos para fazer animais cada vez mais raquiticos porque quem compra um Pinscher numa exploração daquelas não quer saber de estalão nem de competições: quer um cãozinho o mais pequenino possível para andar no bolsinho e dar muito aparato.

Resultado? O pobre do Pipas parece uma manta de retalhos. Apesar de ser tratado da melhor maneira possível, com tudo de bom, tem problemas incontornáveis que sempre teve desde que nasceu. Só por exemplo, tem problemas nos testículos (já extraiu um), é estéril, tem a estrutura óssea dos membros deformada... etc.

Estou a dizer tudo isto mas ainda assim adoro-o e ele tem uma óptima qualidade de vida. É só um exemplo de que a consanguinidade pode mesmo trazer problemas em certas situações.

Por fim, resta-me, ainda assim dar-lhe os parabéns porque no geral o site está óptimo! :D
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jan 22, 2004 1:30 pm

Charlotte Escreveu: Muito bem, estive a ver o site e de facto está muito completo. )
Apesar disso, permita-me discordar de uma afirmação que li no capítulo "Mitos àcerca de cães"

A consanguinidade é uma coisa muito má e cria defeitos genéticos.

De facto, este não é um mito e infelizmente há muitos casos para o provar, como se pôde ver no topic deixado pela bluma
http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11527

Casos como estes acontecem - não significa que sejam sistemáticos, mas não são certamente mitos. No caso de criadores que têm grandes "explorações", há sempre um maior cuidado e uma maior selecção. Mas quando se vai para aqueles criadores de ocasião, que têm alguns cães e fazem criação em casa (sem qualquer tipo de garantia, sem afixo) é comum haver erros de procedimento e a consanguinidade torna-se um problema.

Eu falo, por exemplo, do caso do meu Pipas. Proveio de um criador desses (embora não directamente, pois ele foi adoptado por mim já adulto) e como é uma raça miniatura, ali é a lei do mais pequeno... Só cruzam os mais pequenos para fazer animais cada vez mais raquiticos porque quem compra um Pinscher numa exploração daquelas não quer saber de estalão nem de competições quer um cãozinho o mais pequenino possível para andar no bolsinho e dar muito aparato.

Resultado? O pobre do Pipas parece uma manta de retalhos. Apesar de ser tratado da melhor maneira possível, com tudo de bom, tem problemas incontornáveis que sempre teve desde que nasceu. Só por exemplo, tem problemas nos testículos (já extraiu um), é estéril, tem a estrutura óssea dos membros deformada... etc.

Estou a dizer tudo isto mas ainda assim adoro-o e ele tem uma óptima qualidade de vida. É só um exemplo de que a consanguinidade pode mesmo trazer problemas em certas situações.

Por fim, resta-me, ainda assim dar-lhe os parabéns porque no geral o site está óptimo! D
E quem lhe garante que todos esses problemas têm a ver exclusivamente com a consanguinidade??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Charlotte
Membro

quinta jan 22, 2004 3:56 pm

Claro que não garantem, nem eu disse que havia 100% de certeza de que se deviam a isso.

Acontece que a genética se rege por probabilidades, como deve saber. Quanto mais aparentados forem os progenitores, maior a probabilidade de encontrar semelhanças nos seus gâmetas.
Desta forma, se essas semelhanças forem ao nível de caracteres "bons", o animal que nascer vai ter perfeita saúde (pelo menos no que toca a problemas genéticos). Se as semelhanças forem em genes que codificam caracteres recessivos e/ou "maus", a probabilidade do descendente ter defeitos iguais (ou até alguns que não se manifestavam nos progenitores) é aumentada exponencialmente.

Isto já não tem nada a ver com a Nikas nem com o meu cão. É Genética pura e simples, tal como é aplicada a humanos e como é usada para criar "campeões" no mundo animal. O que acontece é que quando não se está ao par destas probabilidades, em vez de se fazer um campeão acumulando qualidades, origina-se um animal que acumulou os defeitos dos seus antecessores. :o

Apenas como curiosidade, se quiser saber mais sobre o tema dos problemas genéticos da consanguinidade, pode também pesquisar na net acerca das Chitas em África, cujo perigo de extinção é ditado pelos cruzamentos consanguíneos. :|

Espero ter esclarecido um pouco mais a situação, mas no outros post não quis entrar em pormenores técnicos. :p
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 22, 2004 5:01 pm

Afinal, acabou por demoonstrar precisamente que a tal frase É um mito (diga-se de passagem que fui eu que a inclui no rol dos mitos na altura). Nem é uma coisa má (se se tiver a sorte de "concentrar" as qualidades - pelo que é um método muito utilizado por criadores experientes) nem cria defeitos, apenas os faz vir ao de cima.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Charlotte
Membro

quinta jan 22, 2004 5:22 pm

Não percebi aonde quer chegar, SeaLords.

Eu acho que não disse que se criavam defeitos. Apenas disse que dentro de uma mesma família, a probabilidade de dois gâmetas serem possuidores de um gene que codifica para um defeito é muito maior, e então uma doença (ou outro problema) que exista - seja ela já visível ou não - é agravada.

Desta forma, não faz o mínimo sentido dizer que é um mito. Só é possível seleccionar e ter a certeza de que não vai haver defeitos genéticos se essa selecção for feita no laboratório, e isso não é a realidade dos criadores de cães (pelo menos a grande maioria).

Insisto, que não tem nada de mito. É uma realidade da ciência e está provada por cálculos probabilísticos.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 22, 2004 6:36 pm

...
Última edição por jcsousa em domingo mai 23, 2004 9:33 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 22, 2004 7:19 pm

Aconselho a lerem de novo. O mito refere que a consanguinidade CRIA defeitos. A consanguinidade NÃO CRIA defeitos, apenas aumenta a homozigocidade. Se não houver alelos maus à partida, eles continuarão a não existir, mesmo que se faça consanguinidade apertada.

Já agora, jcsousa, não há tal coisa como consanguinidade "legalmente permitida". Está a falar apenas num caso de UM clube de UM certo país e de UMA raça (ainda bem, a mim chatear-me-ia imenso ter não sei quem com não sei que formação ou baseado em não sei que tipo de pressupostos a determinar que tipo de cruzamentos posso ou não fazer)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 7:44 pm

...
Última edição por jcsousa em domingo mai 23, 2004 9:35 am, editado 1 vez no total.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 22, 2004 7:57 pm

...
Última edição por jcsousa em domingo mai 23, 2004 9:36 am, editado 1 vez no total.
Charlotte
Membro

quinta jan 22, 2004 8:35 pm

Homozigocidade não sei se existe - homozigotia parece-me mais correcto.

Mas eu, na minha humildade, penso que o site do nel não foi feito para peritos em genética como o SeaLords e para pessoas que não percebem tanto como você "criar defeitos" e "tornar os defeitos visíveis através do cruzamento entre 2 progenitores heterozigóticos com o gene recessivo do qual resulta um homozigoto recessivo" é exactamente a mesma coisa.

Não interessa para o publico em geral se os defeitos são criados ou se estão "disfarçados" e aparecem na altura! Como já disseram mais acima, não existem um cão perfeito.

Para todos os efeitos, dizendo que isso é um mito dessa forma picuinhas está a levar pessoas com menos conhecimentos de genética a cometer erros que podem originar cães defeituosos sem necessidade.
Responder

Voltar para “Cães”