Mais um tópico sobre Ratz
Tenhgo pensado (e lido) muito sobre ratz ultimamente por estar a pensar em comprar 2 ratanitas cá para casa. Ainda está tudo em 'conversações' com o resto de casa. No entanto continuo com algumas dúvidas.
1. Não encontro em lado algum a quantidade de alimento que se deve dar por dia. Pensei em ter pelo menos 2 "pratos" na gaiola: um para a ração e outro para legumes de consistência rija (tipo cenoura) e dar-lhe legumes tenros e fruta como recompensas ou na altura do passeio. Mas não quero estar a fazer erros com a alimentação que é uma das coisas fundamentais.
2. Quando chegam é aconselhavel ficarem logo numa gaiola grande ou deve ser-lhes dado algum tempo de habituação numa mais pequena? Se sim, porquê? Se for este o caso posso apenas restringir o acesso a 1 ou 2 andares na gaiola oficial ou convém ser outra?
3. Posso em vez de rampas utilizar cordas - pano ou metal - para que subam para certas plataformas?
4. Tirando o tamanho quais são as diferenças entre machos e femeas?
5. Quanto ao cheiro, macho e femea tem alguma diferença? (esta - o cheiro - faz alguma confusão à minha mãe)
6. Posso ter material em plástico dentro da gaiola? Não é prejudicial?
7. É necessário vacinas e/ou desparazitações?
E, por enquanto, não me lembro de mais nenhuma. Peço desculpa mas não encontrei em mais lado algum.
1. Não encontro em lado algum a quantidade de alimento que se deve dar por dia. Pensei em ter pelo menos 2 "pratos" na gaiola: um para a ração e outro para legumes de consistência rija (tipo cenoura) e dar-lhe legumes tenros e fruta como recompensas ou na altura do passeio. Mas não quero estar a fazer erros com a alimentação que é uma das coisas fundamentais.
2. Quando chegam é aconselhavel ficarem logo numa gaiola grande ou deve ser-lhes dado algum tempo de habituação numa mais pequena? Se sim, porquê? Se for este o caso posso apenas restringir o acesso a 1 ou 2 andares na gaiola oficial ou convém ser outra?
3. Posso em vez de rampas utilizar cordas - pano ou metal - para que subam para certas plataformas?
4. Tirando o tamanho quais são as diferenças entre machos e femeas?
5. Quanto ao cheiro, macho e femea tem alguma diferença? (esta - o cheiro - faz alguma confusão à minha mãe)
6. Posso ter material em plástico dentro da gaiola? Não é prejudicial?
7. É necessário vacinas e/ou desparazitações?
E, por enquanto, não me lembro de mais nenhuma. Peço desculpa mas não encontrei em mais lado algum.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
1. Eu dou uma "malga" de ração por dia, mas ou menos cheia conforme o tamanho do grupo de ratz. Deve ficar mais ou menos por volta dos 100gr por rato... fora os legumes e as frutas
2. Podem ficar logo na gaiola grande.
3. Sim
4. Os machos marcam mais o seu espaço com urina. Em princípio seria só isso... mas na minha experiência, tenho achado os machos mais pachorrentos que as fêmeas, que são mais espevitadas.
5. As ratazanas em si não têm cheiro, nem os machos, nem as fêmeas. O que tem cheiro é a urina, e sim, penso que a dos machos poderá ter um cheiro um pouco mais forte... mas nada que uma boa limpeza semanal não controle!
7. Vacinas não. Desparasitações podem ser necessárias, como prevenção, ou em caso de infestação (estão sujeitos a apanhar pulgas, como qualquer outro animal).
Boa sorte

2. Podem ficar logo na gaiola grande.
3. Sim

4. Os machos marcam mais o seu espaço com urina. Em princípio seria só isso... mas na minha experiência, tenho achado os machos mais pachorrentos que as fêmeas, que são mais espevitadas.
5. As ratazanas em si não têm cheiro, nem os machos, nem as fêmeas. O que tem cheiro é a urina, e sim, penso que a dos machos poderá ter um cheiro um pouco mais forte... mas nada que uma boa limpeza semanal não controle!
7. Vacinas não. Desparasitações podem ser necessárias, como prevenção, ou em caso de infestação (estão sujeitos a apanhar pulgas, como qualquer outro animal).
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Servem, não roem não 
Quer dizer, pode acontecer, mas em princípio se for bom plástico e elas tiverem outras coisas para roer, não acontece.

Quer dizer, pode acontecer, mas em princípio se for bom plástico e elas tiverem outras coisas para roer, não acontece.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am
Desculpa lá o tópico não é meu mas eu queria tirar uma duvida, eu tenho umas gaiolas de pássaros tem 1 metro de comprimento 5o de fundo de 50 de altura, tenho 3 gaiolas dessas e gostaria de saber de umas em cima das outras com buracos para interligar-las podia ser possível ter ratz.
Cumps
Cumps
Diogo Cunha
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Claro que sim...quantos mais niveis, mais desafios...elas adoramdiogocunha07 Escreveu:Desculpa lá o tópico não é meu mas eu queria tirar uma duvida, eu tenho umas gaiolas de pássaros tem 1 metro de comprimento 5o de fundo de 50 de altura, tenho 3 gaiolas dessas e gostaria de saber de umas em cima das outras com buracos para interligar-las podia ser possível ter ratz.
Cumps

-
- Membro Veterano
Bondage só tenho 1 medo :S
A parte dos lados/traz é em MDF deve ser um petisco para elas não?
Tenho bastante medo!
O que recomendas?
Tenho bastante medo!
O que recomendas?
Diogo Cunha
-
- Membro Veterano
Se não tiver cantos onde elas consigam enfiar o dente e tiveres outros brinquedos para roer não vai haver problemadiogocunha07 Escreveu:Bondage só tenho 1 medo :S
Tenho bastante medo!
O que recomendas?

-
- Membro Veterano
Eu trabalho numa carpintaria corto troços de pinho não tratado com fartura e acho que então não existe problemas mas eu tenho um colega qe fez a mesma coisa e ela meteu o mente durante a noite e acordou com ela a passear pelo quarto xDD
Diogo Cunha
-
- Membro Veterano
Não uses pinho não tratado...usa rolos de cartão...as retrosarias e carpintarias têm muitos onde vêm enrroladas as peças de tecido de forrar os sofás e cortinados, é um rolo grosso duro, serve para roer e para brincadeiras...se lhes arranjares muitos desafios, escadas, rolos a fazer de tuneis elas não se vão aborrecer a roer a gaiola...os fundos de gaiola é que não convem ser em mdf ou outro material que absova a urina por razões obvias e convem teres mais do que uma, uma sozinha, stressa sente-se aborrecida e provavelmente vai tentar arranjar maneira de sair e procurar companhia 

-
- Membro Veterano
Bondage eu falei nela porque o macho do meu colega é um pastelão e nem se deu ao trabalho de sair xD com um super buraco e ele a dormir xD
Olha tem lá uns rolos que nòs chamamos filme é de embalar as cenas um plastico transparente e o rolo de cartão é bastante grosso uns 2 cm e 50cm de comprimento funciona?
O pinho não tratado quase sempre passa pelas minhas mãos as aparas que eu aproveito de quando plano a madeira so sao de pinho e uso em quase todos os animais que tenho não sei mas nunca me deram problemas :s
Obrigada Bondage sabado vou andar com isso!
ps: em baixo de cada "gaiola" tem aquelas bases de plastico, que se puxam e sai a "caca" isso para os pássaros agora para as Ratz nem sei Vou ter de meter a mão na massa
Olha tem lá uns rolos que nòs chamamos filme é de embalar as cenas um plastico transparente e o rolo de cartão é bastante grosso uns 2 cm e 50cm de comprimento funciona?
O pinho não tratado quase sempre passa pelas minhas mãos as aparas que eu aproveito de quando plano a madeira so sao de pinho e uso em quase todos os animais que tenho não sei mas nunca me deram problemas :s
Obrigada Bondage sabado vou andar com isso!
ps: em baixo de cada "gaiola" tem aquelas bases de plastico, que se puxam e sai a "caca" isso para os pássaros agora para as Ratz nem sei Vou ter de meter a mão na massa

Diogo Cunha
-
- Membro Veterano
Conheço esses rolos são muito semelhantes aos que falei...
Se fossem murganhos saiam e iam fazer ninho noutros pontos da casa, as ratz se sairem vao dar o passeio delas, vao roubar cenas que encontrem pela casa e que achem interessantes e leva-las para a gaiola, mas voltam sempre para a casa delas
e sim os machos depois de adultos são mesmo pastelões, mas ratz são seres sociais precisam mesmo de viver em comunidade 
Se fossem murganhos saiam e iam fazer ninho noutros pontos da casa, as ratz se sairem vao dar o passeio delas, vao roubar cenas que encontrem pela casa e que achem interessantes e leva-las para a gaiola, mas voltam sempre para a casa delas

-
- Membro Veterano
Vou ver o que posso fazer e depois crio ai um topico de transformação de uma gaiola para um ninho de jovens feios xD
Eu tenho támbem uma/s duvida/s se as grades da parte da frente como são pintadas elas nao roem e podem morrer :S
Eu tenho támbem uma/s duvida/s se as grades da parte da frente como são pintadas elas nao roem e podem morrer :S
Diogo Cunha
-
- Membro Veterano
Quase todas as gaiolas têm as grades pintadas e acho que a quantidade que possa ser ingerida caso roam não será significante...
Outros tubos muito uteis, são os utilizados na construção e dão para fixar a varias alturas...não devem é ser mais compridos que o comprimento total delas, ou ficas tempos sem as ver e sem as conseguir retirar de lá

Outros tubos muito uteis, são os utilizados na construção e dão para fixar a varias alturas...não devem é ser mais compridos que o comprimento total delas, ou ficas tempos sem as ver e sem as conseguir retirar de lá

-
- Membro Veterano
Eu gostei bastante dessa ideia, acho que vou tipo ao colocar as "gaiolas" sobrepostas os buracos do meio, serão preenchidos com esses tubos da para elas agarrarem e assim nao roem aquela madeira em volta do buraco.
Aqui perto tenho 2 obras vou ir buscar emprestado
Depois outra coisa, eu tenho sempre receio que elas roam e fujam e minha mãe tem pavor e eu não as quero deixar sozinhas a solta, que achas que deva usar para revestir as paredes ou por fora ou por dentro!
Aqui perto tenho 2 obras vou ir buscar emprestado

Depois outra coisa, eu tenho sempre receio que elas roam e fujam e minha mãe tem pavor e eu não as quero deixar sozinhas a solta, que achas que deva usar para revestir as paredes ou por fora ou por dentro!
Diogo Cunha