Duvidas Camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 22, 2012 5:42 pm

zepedrowdp Escreveu:Alguém que tenha experiência com camaleões que me possa tirar esta dúvida relativa às lâmpadas?

Cerâmica e UVB sei que são indispensáveis.

UVA e Spot, são necessárias/não necessárias/aconselháveis ?
posso-te dizer que todas as uvb tambem emitem uva ;)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta fev 23, 2012 11:09 pm

Depende da temperatura da sua casa. Como a minha casa é fria e os meus terrários grandes, uma lâmpada de spot não bastava para aquecer os terrários (1,20x60x60). Para além disso, esta emite luz, logo so esta ligada de dia. Precisava de uma solução para a noite, pois eles toleram uma descida de temperatura até as 22º+/-, e no Inverno, sabemos que as casas podem ter menos que isso registado nos termometros. Assim, uso cerâmica ligada a um termostato. Tentei apenas ligar a ceramica, mas não tinha o efeito «raio de sol» desejado de dia que eles tanto beneficiam.

simplificando:

dia - UV+Spot (ligadas a um timer das 7h as 20h)+Ceramica(ligada a termostato)

noite- Ceramica (nas condiçoes supracitadas).
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
zepedrowdp
Membro Júnior
Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am

sexta fev 24, 2012 2:27 am

Psynapse Escreveu:Tentei apenas ligar a ceramica, mas não tinha o efeito «raio de sol» desejado de dia que eles tanto beneficiam.
Hmm... pois, eu estava a pensar fazer o mesmo.. Mas em que consiste o problema? A luz que vem da lâmpada UVB não é forte o suficiente para "imitar" a luz visível do Sol? Com a cerâmica devia ser o suficiente ou o animal precisa dum foco de luz mesmo em cima? :)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta fev 24, 2012 7:35 am

É dificil de compreender quando nunca se viu, mas a lâmpada de cerâmica emite ondas de calor pulsátil, e a lâmpada de spot, uma fluxo continuo de uma luz quente. São coisas diferentes. A primeira é boa para aquecer o ambiente em geral porque são ondas que se propagam, a segunda só aquece a zona que ilumina (e uma parte em redor muito limitada). São complementos uma da outra e não se excluem, porque o animal precisa tanto de um spot, como de um ambiente quente (coisa que eu não tinha no Inverno).

Já para não falar de que a cerâmica lhe retira toda a humidade que haja no terrário, porque evapora a água toda, logo deve ser usada como complemento, nunca, neste caso particular, em isolado.

E sim, a UVB na dosagem correcta é o suficiente para «imitar» a luz do sol, com o objectivo de fixar o cálcio. Nada mais.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
zepedrowdp
Membro Júnior
Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am

sexta fev 24, 2012 3:18 pm

Ok, entendido!

Obrigado mais uma vez!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”