iniciante na criação de guppys.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
willbz
Registado: terça fev 21, 2012 7:53 pm

terça fev 21, 2012 8:00 pm

olá pessoal, bom eu tenho um aquario de 57LT. comunitario e a 4 dias estou com um casal de guppys, e a femea está com a machinha preta que é sinal de gravides, mas ela não está inchada, oque faço?

sou leigo no assunto, todas as dicas sobre esses peixes são um tesouro para mim. grato.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça fev 21, 2012 9:41 pm

Olá willbz.

Vou dar algumas dicas em relação à manutenção destes maravilhosos peixes e sobre a sua criação.

Primeiramente, aconselho a manter, no mínimo, três fêmeas para cada macho. Isto porque os machos estão constantemente a querer acasalar com uma fêmea, o que pode stressá-la em demasia e em casos extremos até levar à morte. Se o macho tiver três fêmeas, reparte o seu tempo por elas e não stressa apenas uma em demasia.
Indica que o aquário é comunitário, pelo que deduzo ter mais peixes. Se não estiver sobrelotado, pode sempre acrescentar mais duas fêmeas guppys.

Os guppys são peixes que apreciam pH alcalino ( ideal à volta de 7.2 ), de fácil manutenção e muito atraentes. Apresentam muitas cores e combinações maravilhosas destas, bem como uma notável variedade de formas de cauda.
A sua reprodução é vivípara.

A fêmea guppy apresenta vários sinais que indicam se está ou não grávida:
- Ponto gravítico ( o tal ponto preto perto do abdómen ) aumenta de tamanho
- Tende a esconder-se mais dos machos e a procurar esconderijos com uma maior frequência, sobretudo quando o parto está próximo
- A barriga incha à medida que os bébés se desenvolvem dentro dela

Os guppys ( tanto machos como fêmeas ) comem os filhos, pelo que deverá ser usada uma maternidade própria ( nas lojas da especialidade vendem aquelas maternidades muito pequenas e com muitas divisões, mas não aconselho dessas, há umas mais espaçosas e servem também ) ou então pode colocar a fêmea grávida para um outro aquário previamente ciclado e preparado e separar o aquário ao meio com uma rede em que os alevinos caibam, mas a fêmea não.

Uma fêmea apenas pode parir de 10 a 90 alevinos. Numa das minhas criações uma fêmea pariu cerca de 40 e tal alevinos, mas nas restantes rondavam os 15/20 alevinos.
Tive um amigo meu que teve 73 alevinos de uma só fêmea.

Eu alimentava os meus alevinos com artémia congelada, bloodworm em geleia, dáfnia liofilizada e flocos para alevinos ( TetraMin Baby ) e cresciam a olhos vistos. Também pode desfazer bem os flocos que dá actualmente.

Após o nascimento, os alevinos tendem a cair para o chão do aquário, mas pouco tempo depois já nadam livremente pelo aquário.
Depois de cerca de 1 mês e meio ( às vezes até antes, outras vezes demoram um pouco mais ), as cores começam a surgir e começa a tornar-se possível a distinção entre macho e fêmea.

Os guppys bébés só deverão ser colocados junto dos adultos quando forem suficientemente grandes para não caberem na boca destes.

Caso decidir usar o próprio aquário como o local do nascimento em vez de uma maternidade ou um aquário à parte, aconselho a aumentar o número de esconderijos. Aposte em plantas com folhas que forneçam abrigo, pedras com tocas, troncos, etc.

Creio que o principal já disse, mas posso ter-me esquecido de alguma coisa e agradeço que outros users acrescentem.
Boa sorte :wink: .
Última edição por Nitara em terça fev 21, 2012 9:44 pm, editado 1 vez no total.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

terça fev 21, 2012 9:43 pm

epa, esses peixes estão sempre a ter bebes, so tens de deixar a magia acontecer, se tiveres umas plantinhas naturais e uns esconderijos é melhor porque sobrevivem mais.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

terça fev 21, 2012 9:55 pm

O meu macho, mesmo com 4 femeas matou-as todas 8) era danado pá brincadeira.
Eles para criar sao piores que ratos, por isso n demora muito...
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quarta fev 22, 2012 10:00 pm

nunca tive ou vi casos de machos matarem femeas, ja vi foi o contrario mas...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 22, 2012 8:00 pm

Não deve fazer absolutamente nada. Limite-se a plantar bem o tanque para haver esconderijo para os alevins e deixe os peixes reproduzirem-se livremente. As maternidades só servem para stressar as fêmeas, provocando muitas vezes a sua morte prematura.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”