Boa noite !
Preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que se passa com o meu gato !
A cerca de uma semana que , por vezes durante o dia , me deparo com o meu gato a lacrimejar do olho direito .. nunca o vi a coçar o olho , ou com o olho fechado ou semi cerrado , anda normal como os dois olhos grandes bem abertos .. O restante comportamento dele também não se alterou , o que me leva a descartar a hipótese de estar doente (?) , come como dantes e continua bastante activo .. Por isso não sei muito bem o que pensar .. Alguma sugestão ?
Obrigada a todos ! (:
Olho a lacrimejar .. ?
Moderador: mcerqueira
a minha gata também anda assim há meses! A verdade é que já a levei não sei quantas vezes ao veterinário (diferentes veterinários até), já lhe meti gotas no olho, já tomou antibiótico, e apesar de parecer que melhora muuuito ligeiramente, nunca passa!
começo a pensar (ou talvez esteja a pensar uma grande asneira, mas pronto) que às tantas ainda poderá ser um canal lacrimal entupido, porque realmente ela não se queixa nada, o olho não está vermelho e ela nem tenta coçá-lo.
mas reforço que deve ir a um veterinário. só assim poderá saber do que se trata. esta minha resposta foi mais um desabafo porque ando preocupado com o olho da minha gata
começo a pensar (ou talvez esteja a pensar uma grande asneira, mas pronto) que às tantas ainda poderá ser um canal lacrimal entupido, porque realmente ela não se queixa nada, o olho não está vermelho e ela nem tenta coçá-lo.
mas reforço que deve ir a um veterinário. só assim poderá saber do que se trata. esta minha resposta foi mais um desabafo porque ando preocupado com o olho da minha gata

Pode ter uma ligeira inflamação. Se não o levar ao vet para ser visto a ligeira inflamação pode passar a uma grande inflamação para além de sofrimento do bicho.
Eu tenho 2 gatos, um lacrimeja mt e outro nada... Mas o meu já foi visto pelo vet N vezes, até ao ponto de já me terem ensinado a ver quando é lagrima "saudável" e qd é lagrima de infecção.
Leve-o a uma consulta para que o olho seja visto e peça-lhe para lhe ensinarem a descriminar a lagrima para que possa fazer uma identificação de leiga. Vá lavando o olho com soro e limpando a lagrima com um disco de algodão (daqueles desmaquilhantes) embebido em soro que pode ajudar a limpar algum impureza que o olho tenha.
MAS VÁ AO VET. e depois diga qq coisa
Eu tenho 2 gatos, um lacrimeja mt e outro nada... Mas o meu já foi visto pelo vet N vezes, até ao ponto de já me terem ensinado a ver quando é lagrima "saudável" e qd é lagrima de infecção.
Leve-o a uma consulta para que o olho seja visto e peça-lhe para lhe ensinarem a descriminar a lagrima para que possa fazer uma identificação de leiga. Vá lavando o olho com soro e limpando a lagrima com um disco de algodão (daqueles desmaquilhantes) embebido em soro que pode ajudar a limpar algum impureza que o olho tenha.
MAS VÁ AO VET. e depois diga qq coisa

O Jimmy tb está quase sempre de lagrima no olho ou com ramela. Cada caso é um caso, mas o que me foi explicado é que ele tem os olhos mt secos e então chora para manter o olho humido e fica mais sujeito a inflamações. A mim deram-me um gel para quando anda pior que supostamente mantem o olho mais humedecido por 24h. E realmente tem resultado, ponho uns 5 dias seguidos e depois ele anda um temporada melhor.Keera Escreveu:a minha gata também anda assim há meses! A verdade é que já a levei não sei quantas vezes ao veterinário (diferentes veterinários até), já lhe meti gotas no olho, já tomou antibiótico, e apesar de parecer que melhora muuuito ligeiramente, nunca passa!
Outra explicação possivel é o canal no nariz ser mt estreito e em vez da agua sair pelo nariz sai pelo olho (explicado de forma mt má, mas resumindo é mais ou menos isso).
Mas para cada animal é um caso e é preciso as vezes insistir com o vet infelizmente para dar alguma importância as nossas preocupações. Antes deste gel o Jimmy tb colocou montes de gotas anti-inflamatorias até chegarem a conclusão que ele tem é os olhos mt secos e o gel resulta mt bem com ele.
-
- Registado: quinta dez 09, 2010 3:52 pm
Creio que o mais provável seja isso mesmo... Até pk os gatos que sofrem desse problema não se queixam de nada... e são muitos tranquilhos.. o que nos leva a cre que não é grave.. Mas seria muito interessante se vc nos desse o nome desse Gel para que posssamos usá-los tb...99smiles Escreveu:O Jimmy tb está quase sempre de lagrima no olho ou com ramela. Cada caso é um caso, mas o que me foi explicado é que ele tem os olhos mt secos e então chora para manter o olho humido e fica mais sujeito a inflamações. A mim deram-me um gel para quando anda pior que supostamente mantem o olho mais humedecido por 24h. E realmente tem resultado, ponho uns 5 dias seguidos e depois ele anda um temporada melhor.Keera Escreveu:a minha gata também anda assim há meses! A verdade é que já a levei não sei quantas vezes ao veterinário (diferentes veterinários até), já lhe meti gotas no olho, já tomou antibiótico, e apesar de parecer que melhora muuuito ligeiramente, nunca passa!
Outra explicação possivel é o canal no nariz ser mt estreito e em vez da agua sair pelo nariz sai pelo olho (explicado de forma mt má, mas resumindo é mais ou menos isso).
Mas para cada animal é um caso e é preciso as vezes insistir com o vet infelizmente para dar alguma importância as nossas preocupações. Antes deste gel o Jimmy tb colocou montes de gotas anti-inflamatorias até chegarem a conclusão que ele tem é os olhos mt secos e o gel resulta mt bem com ele.
Ricardo não me leve a mal mas eu não dou o nome do gel para auto-prescrição médica. O que eu uso é um gel oftalmológico, e não antibiótico. Se eu for dar o nome do gel a forista já não vai ao vet ver do olho do animal e vai andar a colocar coisas na vista do bicho porque leu num forum.
Na consulta podem sim fazer referencia ao gel (transparente que vem numa bisnaga pequena) para saber a opinião do veterinário, de certeza que o gel deve ser do conhecimento deles.
O gel não substitui antibiótico em caso de inflamação por isso é sempre aconselhável a que haja uma consulta, um diagnóstico e uma prescrição médica
Na consulta podem sim fazer referencia ao gel (transparente que vem numa bisnaga pequena) para saber a opinião do veterinário, de certeza que o gel deve ser do conhecimento deles.
O gel não substitui antibiótico em caso de inflamação por isso é sempre aconselhável a que haja uma consulta, um diagnóstico e uma prescrição médica

muito obrigada pela informação99smiles Escreveu:Ricardo não me leve a mal mas eu não dou o nome do gel para auto-prescrição médica. O que eu uso é um gel oftalmológico, e não antibiótico. Se eu for dar o nome do gel a forista já não vai ao vet ver do olho do animal e vai andar a colocar coisas na vista do bicho porque leu num forum.

não sei se tem alguma coisa a ver ou não, mas ela costuma ter o nariz seco, e não húmido, será que é mesmo de ter o canal lacrimal estreitinho e as lágrimas 'acumulam-se' no olhito? nunca me tinha lembrado do detalhe do nariz seco, mas já agora vou também referi-lo ao veterinário.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
- Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33
99smiles Escreveu: Vá lavando o olho com soro e limpando a lagrima com um disco de algodão (daqueles desmaquilhantes) embebido em soro que pode ajudar a limpar algum impureza que o olho tenha.
Não use algodão. O algodão solta-se e pode ficar dentro do olho sem dar conta. Use sempre gase.
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
- Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen
Bom dia,
a minha gatita também tem sempre o olho a lacrimejar, depois de várias gotas, vários antinflamatorios depois, mudei de vet e voilá, tem o canal lacrimal obstruido.
Por isso não há antinflamatorio que resulte, só mesmo umas gotas oftomologicas para ir limpando.
Poderá ser desobustruido, mas nem todos os veterinarios oftomologicos o fazem. Creio que na clinica da Lapa fazem, mas segundo o meu vet não é algo que lhe faz muita confusão, em alturas piores ponho-lhe umas gotas e a vai-se controlando, agora confeço que não tenho disponibilidade para fazer uma cirurgia para lhe limpar o canal lacrimal...
Mas veja também esta hipotese.
as melhoras para o seu gatito
a minha gatita também tem sempre o olho a lacrimejar, depois de várias gotas, vários antinflamatorios depois, mudei de vet e voilá, tem o canal lacrimal obstruido.
Por isso não há antinflamatorio que resulte, só mesmo umas gotas oftomologicas para ir limpando.
Poderá ser desobustruido, mas nem todos os veterinarios oftomologicos o fazem. Creio que na clinica da Lapa fazem, mas segundo o meu vet não é algo que lhe faz muita confusão, em alturas piores ponho-lhe umas gotas e a vai-se controlando, agora confeço que não tenho disponibilidade para fazer uma cirurgia para lhe limpar o canal lacrimal...
Mas veja também esta hipotese.
as melhoras para o seu gatito
<p>Uma gata é uma princesa de casaco de peles.</p>
só para fazer um breve 'update', já levei a minha gatinha à consulta, fizeram um teste no olhito e tudo para medir a produção de lágrima, viram-lhe bem os olhos e tudo, e a conclusão é que realmente o canal lacrimal dela tem um pequeno defeito, está um pouco entupido/estreito. resta saber se é congénito ou se resulta de inflamação, pelo que receitaram umas gotas para o caso de ser inflamação. mas o veterinário desconfia que é mesmo um defeito congénito.
pronto, ao menos já tenho uma explicação mais concreta para o problema no olhito dela, dou-me por satisfeita
pronto, ao menos já tenho uma explicação mais concreta para o problema no olhito dela, dou-me por satisfeita