Novo aquário, pequenas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Dask
Membro Júnior
Registado: quinta jun 17, 2010 4:39 pm

domingo fev 26, 2012 2:15 pm

Ola, oferecem me um peixe cometa para os anos, dentro de um aquário muito pequeno mas decidi comprar um bem maior, de 40L, e comprei-lhe um companheiro.

As minhas duvidas são, sabendo que são 2 peixes cometas de agua fria num aquário enchido com 27L :

1. o filtro de ar do aquário necessita de estar sempre a funcionar, posso desligar de vez em quando?
2. de quanto em quanto tempo devo mudar o filtro da agua?
3. devo-lhe instalar uma luz? Luz de presença para bébé serve? E luz LED?
4. Devo-lhe colocar-lhes um poster, por trás do aquário, para eles se sentiram melhor?
5. Qual é o comportamento de um peixe quando não esta bem? Ir a superfície da agua é mau?

Estou a gostar de tratar deles, e é muito relaxante olhar para eles. Espero que me possam esclarecer estas duvidas
:wink:
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

domingo fev 26, 2012 2:55 pm

Cometas em 40 litros esquece....
Para esses peixes um aquario de 100 litros no minimo dos minimos.
Cumps
Dask
Membro Júnior

domingo fev 26, 2012 3:00 pm

mas porque 100 litros? mas também não me respondeu as duvidas que colocei :?
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

domingo fev 26, 2012 5:05 pm

1º- não dá 40l para os dois cometas normalmente usa-se a regra de 100 litros por cada peixe de água fria (excepto as carpas koi obviamente) esta regra aplica-se aos kinguios, cometas, orandas, olho de telescópio, etc. por isso 100 litros até é apertado...

2º- com peixes de água fria nem pense em desligar o filtro eos peixes de água fria sujam o triplo dos peixes de agua doce e se já perigoso desligar o filtro nos aquas de agua doce quanto mais nos de agua fria (devido as concentrações de amónia)

3º- primeiro mude os peixes daí para um aqua de no minimo 100 litros (pessoalmente acho extremamente apertado mas pronto) senão devolva os peixes ou tem outra opção faz um laguinho para os por...

4º-Peixes de água fria não devem nunca ser postos em aquas pequenos eu sei que é extremamente comum vê-los em aquas pequenos, mas não é saudável para os peixes.
Última edição por Rikasss em segunda fev 27, 2012 4:12 pm, editado 3 vezes no total.
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 26, 2012 6:50 pm

Rikasss Escreveu:Olhe 1º de tudo nem vale a pena contrariarnos ou algo do genero porque claramente que sabemos mais que si por isso agradecia que respeita-se as nossas opiniões senão não é bem-vindo, estamos claros?

2º- não dá 40l para os dois cometas normalmente usa-se a regra de 100 litros por cada peixe de água fria (excepto as carpas koi obviamente) esta regra aplica-se aos kinguios, cometas, orandas, olho de telescópio, etc. por isso 100 litros até é apertado...

3º- com peixes de água fria nem pense em desligar o filtro eles sujam o triplo dos peixes de agua doce e se já perigoso desligar o filtro nos aquas de agua doce quanto mais nos de agua fria (devido as concentrações de amónia)

4º- primeiro mude os peixes daí para um aqua de no minimo 100 litros (pessoalmente acho extremamente apertado mas pronto) senão devolva os peixes ou tem outra opção faz um laguinho para os por...

Peixes de água fria não devem nunca ser postos em aquas pequenos eu sei que é extremamente comum vê-los em aquas pequenos, mas não é saudável para os peixes.

Luz de presença para bébe? :lol:

Bem não digo mais nada mude o que disse e depois veja...

P.S- o peixe vem a tona da agua porque está a morrer.
Concordo com tudo.

E acho que 100 litros ainda fica bastante apertado. Um lago é o que eu aconselho definitivamente.
Dask
Membro Júnior

domingo fev 26, 2012 7:58 pm

Rikasss Escreveu:Olhe 1º de tudo nem vale a pena contrariarnos ou algo do genero porque claramente que sabemos mais que si por isso agradecia que respeita-se as nossas opiniões senão não é bem-vindo, estamos claros?

2º- não dá 40l para os dois cometas normalmente usa-se a regra de 100 litros por cada peixe de água fria (excepto as carpas koi obviamente) esta regra aplica-se aos kinguios, cometas, orandas, olho de telescópio, etc. por isso 100 litros até é apertado...

3º- com peixes de água fria nem pense em desligar o filtro eles sujam o triplo dos peixes de agua doce e se já perigoso desligar o filtro nos aquas de agua doce quanto mais nos de agua fria (devido as concentrações de amónia)

4º- primeiro mude os peixes daí para um aqua de no minimo 100 litros (pessoalmente acho extremamente apertado mas pronto) senão devolva os peixes ou tem outra opção faz um laguinho para os por...

Peixes de água fria não devem nunca ser postos em aquas pequenos eu sei que é extremamente comum vê-los em aquas pequenos, mas não é saudável para os peixes.

:o mas alguém disse que eu percebia mais que os outros? Para que essa arrogância toda?
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo fev 26, 2012 8:54 pm

Oh rikasss, mas quem és tu para falar assim para quem aparece aqui com dúvidas!!??
Mas que experiência tens tu em aquariofilia para afirmar que peixes de água fria não devem ser colocados em aquas pequenos? Só conheces carassius auratus??
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo fev 26, 2012 9:20 pm

Dask, os cometas crescem bastante, podem ultrapassar os 20cm e vão precissar de um aquário maior ou um lago de preferência.
Dask Escreveu:Ola, oferecem me um peixe cometa para os anos, dentro de um aquário muito pequeno mas decidi comprar um bem maior, de 40L, e comprei-lhe um companheiro.

As minhas duvidas são, sabendo que são 2 peixes cometas de agua fria num aquário enchido com 27L :

1. o filtro de ar do aquário necessita de estar sempre a funcionar, posso desligar de vez em quando?
Explica melhor como é que é esse tal filtro de ar.

2. de quanto em quanto tempo devo mudar o filtro da agua?
Presumo que não tenhas feito o ciclo do azoto, como tal muda uns 4/5 litros de água de 4 em 4 dias mais ou menos e dá pouca comida aos peixes, dá por exemplo 2 flocos 2 vezes ao dia. Não coloques água directamente da torneira, deixa-a a repousar 2 dias num garrafão destapado.

3. devo-lhe instalar uma luz? Luz de presença para bébé serve? E luz LED?
Se não tens plantas verdadeiras não precisas de instalar nenhuma luz, desde que na divisão da casa entre luz natural, mas também não pode apanhar sol directo.

4. Devo-lhe colocar-lhes um poster, por trás do aquário, para eles se sentiram melhor?
Isso é uma opção tua, é apenas estética, para os peixes é indiferente.

5. Qual é o comportamento de um peixe quando não esta bem? Ir a superfície da agua é mau?
Se passar muito tempo na superficie é mau.

Estou a gostar de tratar deles, e é muito relaxante olhar para eles. Espero que me possam esclarecer estas duvidas

Se estás a gostar, nada melhor que leres bastante sobre eles, procura aqui e noutros foruns dedicados a aquariofilia. Depois de leres alguns artigos sobre iniciação em aquários vais aprender muita coisa base e dessa forma acabas por ter dúvidas mais concretas o que ajuda quem te responder.
:wink:
Dask
Membro Júnior

domingo fev 26, 2012 9:39 pm

epicrates Escreveu:Dask, os cometas crescem bastante, podem ultrapassar os 20cm e vão precissar de um aquário maior ou um lago de preferência.
Ok, mas eles podem demorar cerca de quanto tempo para chegar aos 20 cm, mais ou menos? Sim, posso sempre arranjar um aquário bem maior e deverei fazê-lo :wink:

De facto esse Rikasss foi muito desagradável, atitude que se podia evitar.

Agradeço a tua ajuda e compreensão, epicrates , muito obrigado
:D
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

domingo fev 26, 2012 10:43 pm

epicrates Escreveu:

Oh rikasss, mas quem és tu para falar assim para quem aparece aqui com dúvidas!!??
Mas que experiência tens tu em aquariofilia
para afirmar que peixes de água fria não devem ser colocados em aquas pequenos? Só conheces carassius auratus??
x2
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

segunda fev 27, 2012 12:56 am

Nem vou responder a isso (epicrates), pois não quero ser expulso do site...Se for ver muitos outros posts vê que estou sempre disposto a a ajudar e ajudo sempre no que posso E NO QUE SEI, ou seja não digo nada da boca para fora...Não falei com arrogância desculpe dask se me entendeu mal fui só um pouco duro neste aspecto para perceber que está errado e que devia corrigir...Secalhar entendi mal mas a sua resposta ao user ReptilXxX pareceu arrogante por isso respondi assim, mas peço desculpa...

Epicrates tens alguma dúvida podes dizer que se eu souber responder respondo agora por-me a prova :lol: :lol: :lol: Diz-me lá o que é que eu disse que esteja incorrecto? Não sou profissional, mas li imenso e estudei imenso este assunto (aquariofilia no geral) e digo-te que principiante não sou... :roll:

Se tenho dúvidas? Tenho imensas, mas quem não as tem? E já agora falei nas espécies que estamos habituados a ver nas lojas em globos...Não digo mais nada
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
Dask
Membro Júnior

segunda fev 27, 2012 9:10 am

Rikasss Escreveu:Nem vou responder a isso (epicrates), pois não quero ser expulso do site...Se for ver muitos outros posts vê que estou sempre disposto a a ajudar e ajudo sempre no que posso E NO QUE SEI, ou seja não digo nada da boca para fora...Não falei com arrogância desculpe dask se me entendeu mal fui só um pouco duro neste aspecto para perceber que está errado e que devia corrigir...Secalhar entendi mal mas a sua resposta ao user ReptilXxX pareceu arrogante por isso respondi assim, mas peço desculpa...

Epicrates tens alguma dúvida podes dizer que se eu souber responder respondo agora por-me a prova :lol: :lol: :lol: Diz-me lá o que é que eu disse que esteja incorrecto? Não sou profissional, mas li imenso e estudei imenso este assunto (aquariofilia no geral) e digo-te que principiante não sou... :roll:

Se tenho dúvidas? Tenho imensas, mas quem não as tem? E já agora falei nas espécies que estamos habituados a ver nas lojas em globos...Não digo mais nada
mas no seu 1º post não foi correcto, e da para entender muito bem que foi arrogante. Agradecia que o Sr Rikass não me ajuda-se, porque eu pretendo esclarecimento de duvidas e não lições de moral, obrigado.
ReptilXxX
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 2:01 pm

Eu nao respondi as perguntas porque nao tinha tempo.
Filtro deve ter o caudal no minimo 5x a litragem do aquario, lampada 1w/litro...
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

segunda fev 27, 2012 2:27 pm

.

Primeiro que tudo nao percebi esta comparação, podias explica-la.

Por acaso tenho lido alguns post aqui do Rikasss e ele parece que gosta de atacar os que têm poucas mensagens.

Agora dizer que não se deve contrariar os mais "sabichoes"!!!porquê? por vezes estes tambem se enganam e se nao acharmos bem, tentamos perceber e interrogar a pessoa, ou nao é?

Aguenta lá os cavalos porque as pessoas merecem respeito.

Eu também sou um leigo nisto e nao percebo muito disto, sei umas coisitas.

Mas agora por curiosidade, à quanto tempo estas dentro dos peixes e dos repteis, como hobby?
ReptilXxX
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 3:15 pm

dare, para já eu não sou um "sabichão", e o que eu disse está correto.
Cumprimentos.
Agradeço que nao falem dessa maneira, eu respeito os outros quero ser respeitado.
Responder

Voltar para “Peixes”