Foi ao ver o tópico da troca de cães rotts por argentinos, que me ocorreu colocar isto em debate.
Nem sei se alguma vez foi debatido, mas se o foi ficam desde já aqui as minhas desculpas.
Eu ás vezes fico com a sensação que os criadores não ganham laços emocionais aos seus cães.
Fazem deles uma moeda de troca e venda.
Será que é defesa do criador ? Por ser um ganha pão.
Criadores e laços emocionais com os seus animais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Eu penso que isso é relativo. Por norma eles nao se deviam apegar aos animais, estão apenas a cumprir um trabalho, mas na realidade deve haver casos em que inevitavelmente sentem mais empatia por um ou outro animal. Tal como os veterinarios devem manter uma certa distancia, para a sua propria estabilidade emocional, os criadores tambem devem seguir esta base.
Mas eles melhor que ninguem para falar sobre isso
Mas eles melhor que ninguem para falar sobre isso

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá.
os meus pais foram criadores e apesar de tentarem um certo distanciamento...nunca o conseguiram ... entretanto, com o decorrer dos anos, tentei enveredar pelo mesmo vício
e não consegui...desisti na segunda ninhada, precisamente porque cada cachorro que se ía... cada bocado da minha alma e coração que se despedaçava... não consegui. O sentimento depois da separação, era terrível e isso não é para mim... nem pensar. Ainda hoje tenho contacto com a maioria dos proprietários dos cachorros, que hoje alguns já são séniors, e sinto um aperto cá dentro...como se tenham " um filho que era meu "
. O meu único alívio é prq sei que são bem tratados, felizmente.
Leo
os meus pais foram criadores e apesar de tentarem um certo distanciamento...nunca o conseguiram ... entretanto, com o decorrer dos anos, tentei enveredar pelo mesmo vício

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Na minha opinião isso é relativo.
Em primeiro lugar depende de que tipo de criadores se fala. Se mm Criadores, se pessoas sem escrupulos que apenas pretendem dinheiro. Sobre as últimas acho que não é preciso falar, sobre os primeiros depende.
Acho que têm laços bem fortes principalmente com os seus cães adultos, procriadores (ou não).
Com as crias acho que gostam, sentem carinho, respeitam-nas mas nunca chegam a criar o que se pode chamar laços de amizade, visto que têm consciência que serão cães para vender e que não se podem apegar demasiado.
Esta é apenas a minha húmilde opinião claro, e como não sou criador só eles podem de facto dizerem o que sentem. Porém é a impressão que tenho.
Em primeiro lugar depende de que tipo de criadores se fala. Se mm Criadores, se pessoas sem escrupulos que apenas pretendem dinheiro. Sobre as últimas acho que não é preciso falar, sobre os primeiros depende.
Acho que têm laços bem fortes principalmente com os seus cães adultos, procriadores (ou não).
Com as crias acho que gostam, sentem carinho, respeitam-nas mas nunca chegam a criar o que se pode chamar laços de amizade, visto que têm consciência que serão cães para vender e que não se podem apegar demasiado.
Esta é apenas a minha húmilde opinião claro, e como não sou criador só eles podem de facto dizerem o que sentem. Porém é a impressão que tenho.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
E eu vejo muita gente que não é criadora a abandonar animais na rua e nos canis.
Se calhar vou fazer uma sondagem a perguntar se os donos dos animais ganham laços emocionais com os mesmos.
Lá por uma pessoa dizer que é criadora, acreditam ?
Bem e se ele disser que é o pai natal, vão colocar o sapatinho no fogão ?
Oh céus.
Se calhar vou fazer uma sondagem a perguntar se os donos dos animais ganham laços emocionais com os mesmos.
Lá por uma pessoa dizer que é criadora, acreditam ?
Bem e se ele disser que é o pai natal, vão colocar o sapatinho no fogão ?
Oh céus.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Talvez vá dizer uma bacorada fenomenal!!
Mas a meu ver os Criadores só criarão laços com os seus cães, ou seja de certeza que tendem a criar uma barreira afectiva com as crias dos seus cães.. (notem que diferenciei os seus das crias) pois se isso acontecer dificilmente os poderá vender, sei de vários casos em que, quando existe um grau afectivo simplesmente não vendem..por dinheiro algum, talvez seja por isso que eu provavelmente nunca serei criador de nada, pois dificilmente consiguirei diferenciar o amor pelo raça e pelo trablho do amor pelas crias, dou os parabens a quem o consegue (de certeza a muito custo!!!)
Nãio sei se entenderam!!
Abraços,
Arcanjo
Talvez vá dizer uma bacorada fenomenal!!
Mas a meu ver os Criadores só criarão laços com os seus cães, ou seja de certeza que tendem a criar uma barreira afectiva com as crias dos seus cães.. (notem que diferenciei os seus das crias) pois se isso acontecer dificilmente os poderá vender, sei de vários casos em que, quando existe um grau afectivo simplesmente não vendem..por dinheiro algum, talvez seja por isso que eu provavelmente nunca serei criador de nada, pois dificilmente consiguirei diferenciar o amor pelo raça e pelo trablho do amor pelas crias, dou os parabens a quem o consegue (de certeza a muito custo!!!)
Nãio sei se entenderam!!
Abraços,
Arcanjo
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Eu suponho que criaram lazos afetivos mais fortes com os seus cães (os que não são para a venda, os que são realmente seus) que com as ninhadas de estes cães, que se destinam á venda desde o acasalamento. Isso parece-me o mais lógico, não é a mesma coisa.
Não é preciso esclarecer que eu não percebo patavina destas coisas, mas penso que pessoas que façam qualquer coisa sem amor e só pelo dinheiro há em tudas as profissões.
Ainda bem que existem criadores que fazem criação para a venda de cachorros, não fosse assim como é que a gente conseguia comprar um cachorro da raça que gosta?
Se calhar não percebi bem o objectivo deste tópico, se é assim, peço desculpas.
Alicia
Não é preciso esclarecer que eu não percebo patavina destas coisas, mas penso que pessoas que façam qualquer coisa sem amor e só pelo dinheiro há em tudas as profissões.
Ainda bem que existem criadores que fazem criação para a venda de cachorros, não fosse assim como é que a gente conseguia comprar um cachorro da raça que gosta?
Se calhar não percebi bem o objectivo deste tópico, se é assim, peço desculpas.
Alicia
-
- Membro
- Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm
Precisamente!anjaazul Escreveu: deve ser como em tudo. haverá uns que sim, outros que não![]()
De certo que se pegassem demasiado às crias não as conseguiriam vender. Aliás, acho que acontece criadores ficarem com alguns cachorros por um ou outro motivo.
Não acredito que sejam pessoas sem sentimentos, mas é óbvio que para com as ninhadas é moderado. Afinal, aquilo (criação) é parte - se não totalidade - do seu ganha pão.
Esta é a minha opinião, nem tanto ao mar nem tanto à terra!
-
- Membro
- Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm
por experiência pessoal, penso que maior parte não vê como um ganha pão, mas como um hobbie. É por gosto que se criam cães e que se apresentam os mesmo nas exposições. Por vezes são necessários certos sacrifícios mas penso que o cão é sempre bem tratado e da melhor forma que o dono o sabe tratar. Existem sempre laços de ternura entre ambos, talvez uns maiores que outros, já que são tantos, mas ha sempre muito amor entre o dono e um animal.
Nos EUA, não sei se têm conhecimento, isso sim. Eles são completamente doidos por ganharem e serem os melhores e quanto a isso não noto qualquer tipo de feição entre o animal e o dono, já que, quase sempre, o dono contrata uma dezena de empregados para tratarem do seu canil, dos seus cães e da apresentação dos mesmos nas exposições. São viciados naquilo e o principal objectivo é mais o pódium em primeiro lugar que dar aquela festa no cão e dizer para ele: "Adoro-te na mesma, mesmo que hajam melhores que tu!"
Nos EUA, não sei se têm conhecimento, isso sim. Eles são completamente doidos por ganharem e serem os melhores e quanto a isso não noto qualquer tipo de feição entre o animal e o dono, já que, quase sempre, o dono contrata uma dezena de empregados para tratarem do seu canil, dos seus cães e da apresentação dos mesmos nas exposições. São viciados naquilo e o principal objectivo é mais o pódium em primeiro lugar que dar aquela festa no cão e dizer para ele: "Adoro-te na mesma, mesmo que hajam melhores que tu!"
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Ora então vamos lá fazer outra sondagem: Os anjos têm sexo? Sim ou não?
Ciclone, desculpe a ironia. Não é por mal. Acredite.
A intenção do tópico e da questão lá colocada nem é assim tão disparatada mas, de qualquer modo, não se justifica fazer uma sondagem.
Independentemente do interesse da sondagem, não é possível responder, de modo a obter um resultado conclusivo, dada a enoooorme subjectividade envolvida.
De qualquer modo, esse sentimento é muito pessoal, como referiu a anjaazul. Uns ficam a chorar por terem vendido as crias, outros abrem uma garrafa de champanhe e esfregam as mãos... Sei lá...
Já agora, como já referi várias vezes, eu nunca poderia ser criador. Por dois motivos fundamentais e decisivos. Um tem a ver com a competência, que não tenho. O outro tem a ver com a impossibilidade de vender as crias. Ficava com elas todas. Já viram o que era?
Bom, mas isto não é propriamente virtude, nem eu sou um bonzinho. O que poderei é ter uma pancada grave...
Ciclone, desculpe a ironia. Não é por mal. Acredite.

A intenção do tópico e da questão lá colocada nem é assim tão disparatada mas, de qualquer modo, não se justifica fazer uma sondagem.
Independentemente do interesse da sondagem, não é possível responder, de modo a obter um resultado conclusivo, dada a enoooorme subjectividade envolvida.
De qualquer modo, esse sentimento é muito pessoal, como referiu a anjaazul. Uns ficam a chorar por terem vendido as crias, outros abrem uma garrafa de champanhe e esfregam as mãos... Sei lá...
Já agora, como já referi várias vezes, eu nunca poderia ser criador. Por dois motivos fundamentais e decisivos. Um tem a ver com a competência, que não tenho. O outro tem a ver com a impossibilidade de vender as crias. Ficava com elas todas. Já viram o que era?
Bom, mas isto não é propriamente virtude, nem eu sou um bonzinho. O que poderei é ter uma pancada grave...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>