problemas com a rosita

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

euniceebia
Membro
Registado: sexta ago 21, 2009 10:39 pm

segunda fev 27, 2012 9:26 am

tenho uma gatinha chamada rosita, tem 8 meses, é muito bonita , mas muito mal comportada, trepa tudo, roi tudo e arranha-me tudo, ja não sei o k fazer. como é que hei-de educá-la ?
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda fev 27, 2012 10:47 am

habitue- se tem um gato em casa!

Mas pode fazer pequenas coisas para minimizar os estragos.

Se apanhar a gata a fazer asneiras, faça um psssst ,emita um barulho que ela entenda como repreensão,há quem use borrifadores de água, depois de muitos ela deverá começar a entender que aquilo não se faz.

Minimizar:
_ tenhas as unhas sempre aparadas, minimiza os arranhões;
_ tenha brinquedos disponoveis para ela ter com que se entreter, assim não irá para os móveis d casa;
_ Tem um poste arranhador? se não tem sugiro que arranje um, é excelente para eles afiarem as unhas, antes no poste que nos sofás, tapetes, etc etc,

e finalmente, tem uma gatinha com 8 meses que deve ter energia para dar e vender, aproveite desfrute desta etapa tão engraçada!
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 27, 2012 11:02 am

Lucci Escreveu:habitue- se tem um gato em casa!

Mas pode fazer pequenas coisas para minimizar os estragos.

Se apanhar a gata a fazer asneiras, faça um psssst ,emita um barulho que ela entenda como repreensão,há quem use borrifadores de água, depois de muitos ela deverá começar a entender que aquilo não se faz.

Minimizar:
_ tenhas as unhas sempre aparadas, minimiza os arranhões;
_ tenha brinquedos disponoveis para ela ter com que se entreter, assim não irá para os móveis d casa;
_ Tem um poste arranhador? se não tem sugiro que arranje um, é excelente para eles afiarem as unhas, antes no poste que nos sofás, tapetes, etc etc,

e finalmente, tem uma gatinha com 8 meses que deve ter energia para dar e vender, aproveite desfrute desta etapa tão engraçada!
X2! :lol:

entendo-a tão bem! tenho dois rapazes quase com essa idade!!! é a loucura, mas é tão giro.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda fev 27, 2012 11:14 am

Também não consigo dar mais sugestões para minimizar os estragos, afinal trata-se de uma gata, com comportamentos tipicos de gatos :?
Trepar e arranhar são comportamentos normalissimos!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
euniceebia
Membro

segunda fev 27, 2012 11:36 am

ela é uma gata que nós cá em casa mimamos muito, compramos logo quando ela veio para ca um arranhador, um boneco para gatos , não lhe falta nada. só que quando á noite vamos dormir, ela parece ficar chateada e entao só faz disparates.
quanto ao borrifador ja tinha ouvido falar, mas não sei se irá dar resultado, porque ela gosta de água, quando tenho água a correr no lava loiça ela vai sempre lá enfiar-se. mas obrigada na mesma.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 27, 2012 11:59 am

euniceebia Escreveu:ela é uma gata que nós cá em casa mimamos muito, compramos logo quando ela veio para ca um arranhador, um boneco para gatos , não lhe falta nada. só que quando á noite vamos dormir, ela parece ficar chateada e entao só faz disparates.
quanto ao borrifador ja tinha ouvido falar, mas não sei se irá dar resultado, porque ela gosta de água, quando tenho água a correr no lava loiça ela vai sempre lá enfiar-se. mas obrigada na mesma.
:D :D :D
pois, com os meus o borrifador tb nao funciona.
experimente cansá-la à noite. ha umas "canas de pesca" para brincar com os gatos, q são muito boas!

ps: um/a "maninho/a era o ideal... :wink:
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda fev 27, 2012 12:23 pm

ps: um/a "maninho/a era o ideal... :wink:[/quote]

Concordo, cansavam-se mais na brincadeira um com o outro e provocariam menos estragos. Quanto aos brinquedos, pelo menos falo pelas minhas, adoram bolas feitas papel de aluminio, rolhas, tampinhas e palinhas, as minhas 2 manas passavam horas na brincadeira com elas, e tem a vantagem de não rebolarem para baixo dos móveis. Quando não quero que estejam em determinado sitio, ou façam algo que não gosto, tenho uma caixinha de metal com moedas lá dentro, e sempre que é necessário, chocalho-a muito e elas abalam logo a fugir. Têm o ouvido muito apurado, e aquilo é demasiado barulho para eles. e se de cada cada vez que estejam a fazer algo que não gostemos, o fizermos, eles vão começando a associar que cada vez que fazem qualquer coisa errado, levam com aquela barulheira que não gostam e começam por deixar de o fazer. É claro que não resulta com todos, tenho lá uma, que quando lhe cheira à nossa comida, não há caixinha que me valha :lol: :lol: :lol:
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda fev 27, 2012 1:28 pm

euniceebia Escreveu:ela é uma gata que nós cá em casa mimamos muito, compramos logo quando ela veio para ca um arranhador, um boneco para gatos , não lhe falta nada. só que quando á noite vamos dormir, ela parece ficar chateada e entao só faz disparates.
a minha também tinha essa mania. claro que sendo uma gata pequena, fazia muita asneira, mas durante a noite era demais. parecia que ficava chateada por eu ir dormir e resolvia vingar-se fazendo um chorrilho de asneirada que eu só via de manhã e me fazia sempre acordar mal disposta!

a única solução foi... deixá-la dormir comigo :lol: não sei se no seu caso já a deixar dormir consigo na cama. eu punha-a a dormir na sala porque não queria habituá-la a dormir comigo, mas passado mais de um mês a aturar noites atrás de noites de asneirada, cedi e passei a deixá-la dormir comigo, e as asneiras nocturnas pararam.

quanto à técnica de borrifar com água, nunca usei, mas mando um PSSHHHT bem alto quando ela está a fazer asneiras ou bato palmas com força. ela assusta-se e pára, e com o tempo foi percebendo que há algumas coisas que não deve fazer. claro que mesmo sabendo que não as deve fazer, continua a fazê-las de vez em quando...

é preciso cá uma dose de paciência :lol:
emanuelsa
Membro Júnior
Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;

segunda fev 27, 2012 8:50 pm

Olá,

Concordo com a sugestão de lhe arranjar uma amiga. Embora essas "asneiras" sejam tipicas brincadeiras de gato, em parte também são uma forma de lhe chamar a atenção para brincar com ela.

O meu gato quando estava sozinho, e quando via alguem entrar na sala, arranhava um canto do sofa, parava e ficava a olhar para a pessoa, tipo "tou aqui", e se ignorado após tal pausa, voltava a repetir.

Desde que tem companhia, isso já não acontece, para brincar basta miar que o parceiro vem logo a correr ter com ele.
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

segunda fev 27, 2012 10:15 pm

Olá

Pois as vezes eles são meio traquinas mesmo.
A gata já está esterilizada?
euniceebia
Membro

terça fev 28, 2012 2:03 pm

a minha gatinha não está eswterelizada, pk falei com a vete e ela disse-me que como ela faz uns cius que não incomodam e também não vai á rua , não havia necessidade, embora saiba que as tornam mais calmas. mas também sei que é um pouco puxado e agora as coisas não andam famosas.
pois ela não dorme comigo, tem a propria caminha e ela dorme lá, só que antes de adormecer faz os estragos dela.pu-la a dormir na cozinha porque na sala dava-me cabo de tudo á noite
euniceebia
Membro

terça fev 28, 2012 2:07 pm

quanto ao irmão para ela, acho que o meu marido não ia achar grande graça. pk em vez de um eram dois a desarrumar e a estragar.
ela só faz mais desparates á noite e não é sempre.
a unica coisa que queria era mesmo conseguir controlar a gosmisse dela, não pode ver comer, que rouba tudo, nem que seja só pelo prazer de tirar.
ou seja ja tive de comprar um loiçeiro para guardar comida pk não posso ter nada á mão.
Inkas
Membro

terça fev 28, 2012 2:19 pm

E que as gatas estrelizadas normalmente ficam mais calmas.
Além disso, pelo que várias pessoas me dissera posso estar errada, é tambem mais saudavel e menos stressante para o animal.
euniceebia
Membro

terça fev 28, 2012 2:31 pm

também já li sobre isso, e também dizem o mesmo, mas como as coisas estão agora 150 euros e mais a medicação não cábem no meu orçamento.
tenho pena de não poder.
gosto muito da minha rosita, mas não tenho possibilidades agora, talvez mais tarde consiga.
Inkas
Membro

terça fev 28, 2012 3:54 pm

Tanto?? :?
Olhe que eu tenho uma amiga que já esterilizou uma gata e castrou um gato e foi cerca de 50 € cada um, é certo que foi mais barato por serem dois mas esse valor me parece muito elevado. Posso estar enganada mas confirme
Responder

Voltar para “Gatos”