Dúvidas sobre cachorro...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
- Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
- Contacto:
Eu e o meu namorado vamos adoptar um cachorrinho chamado Nero (traçado de mãe labrador com 1 rafeiro lindo).
Ainda vai demorar umas 2 semanas a vir ca pra casa, pois ele (e os manos) ainda tao a mamar. Depois, vao ser logo todos chipados.
Como eu e o meu namorado nunca tivemos nenhum cão, gostariamos de saber quais sao os cuidados que deveremos ter.
Por exemplo, a partir de que idade se deve começar a passear o cachorro?
Se se deve cortar-lhe as unhas?
Que vacinas deve ter e mais ou menos a que idade?
E claro, outros conselhos que possam vir a ser uteis
Muito obrigado
Ainda vai demorar umas 2 semanas a vir ca pra casa, pois ele (e os manos) ainda tao a mamar. Depois, vao ser logo todos chipados.
Como eu e o meu namorado nunca tivemos nenhum cão, gostariamos de saber quais sao os cuidados que deveremos ter.
Por exemplo, a partir de que idade se deve começar a passear o cachorro?
Se se deve cortar-lhe as unhas?
Que vacinas deve ter e mais ou menos a que idade?
E claro, outros conselhos que possam vir a ser uteis
Muito obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Olá,
O Real também foi o meu primeiro canito e eu também tive esse tipo de dúvidas!
Apenas lhe posso dar umas dicas iniciais daquilo que já "aprendi". Mas aconselho-a a falar com o/a veterinário/a, porque irá ser sem dúvida a melhor ajuda que terá.
Em relação aos passeios, o Real apenas vai começar a passear quando completar a vacinação, porque acho que antes disso é muito perigoso, pois ele é um bébé e ainda não tem defesas para se proteger dos virus, bactérias, etc, que existem na rua.
Quanto às unhas ainda tem muito tempo para se preocupar com isso!
Comece a pensar num cantinho sossegado em casa para ele, uma caminha quentinha, os pratos para comida e água, uns brinquedos, uma coleirinha, a ração que lhe vai dar (para isso aconselho-a a ler uns tópicos que já estão abertos sobre este tema e que são bastante elucidativos).... enfim essas coisitas.
E dou-lhe um conselho pessoal, compre livros sobre cães, em especial sobre cachorrinhos, porque muitas vezes falam de coisas importantes e que nem nos passam pela cabeça.
E boa sorte com o bébé
beijocas
O Real também foi o meu primeiro canito e eu também tive esse tipo de dúvidas!

Apenas lhe posso dar umas dicas iniciais daquilo que já "aprendi". Mas aconselho-a a falar com o/a veterinário/a, porque irá ser sem dúvida a melhor ajuda que terá.
Em relação aos passeios, o Real apenas vai começar a passear quando completar a vacinação, porque acho que antes disso é muito perigoso, pois ele é um bébé e ainda não tem defesas para se proteger dos virus, bactérias, etc, que existem na rua.
Quanto às unhas ainda tem muito tempo para se preocupar com isso!

Comece a pensar num cantinho sossegado em casa para ele, uma caminha quentinha, os pratos para comida e água, uns brinquedos, uma coleirinha, a ração que lhe vai dar (para isso aconselho-a a ler uns tópicos que já estão abertos sobre este tema e que são bastante elucidativos).... enfim essas coisitas.
E dou-lhe um conselho pessoal, compre livros sobre cães, em especial sobre cachorrinhos, porque muitas vezes falam de coisas importantes e que nem nos passam pela cabeça.
E boa sorte com o bébé

beijocas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Olá!
A SarahKay já disse algumas coisas importantes, mas de qualquer modo, assim que o tiver na sua mão aconselho vivamente a ir a um veterinário para um check-up completo e ele dir-lhe-á o que fazer em relação a questões de saúde, quer seja vacinação, desparasitação, alimentação e cuidados básicos. Poderá fazer uma lista de dúvidas e colocá-las ao vet quando for à consulta, ele é de certeza a melhor pessoa para o aconselhar!
No dia-a-dia, vão haver muitas mais dúvidas, que nós por aqui talvez a consigamos esclarecer, mas nunca se esqueça de uma coisa, quando são questões relacionadas com a saúde do canito, FALE COM O VET , não faça como muitos que vêem para aqui pedir conselhos como se isto fosse um consultório on-line!
Boa sorte e faça o que a Sarah lhe disse, arranje-lhe uma caminha, um cantinho só dele, as taças da comida e água, uns brinquedos para poupar os chinelos... etc...
Texuga
A SarahKay já disse algumas coisas importantes, mas de qualquer modo, assim que o tiver na sua mão aconselho vivamente a ir a um veterinário para um check-up completo e ele dir-lhe-á o que fazer em relação a questões de saúde, quer seja vacinação, desparasitação, alimentação e cuidados básicos. Poderá fazer uma lista de dúvidas e colocá-las ao vet quando for à consulta, ele é de certeza a melhor pessoa para o aconselhar!

No dia-a-dia, vão haver muitas mais dúvidas, que nós por aqui talvez a consigamos esclarecer, mas nunca se esqueça de uma coisa, quando são questões relacionadas com a saúde do canito, FALE COM O VET , não faça como muitos que vêem para aqui pedir conselhos como se isto fosse um consultório on-line!

Boa sorte e faça o que a Sarah lhe disse, arranje-lhe uma caminha, um cantinho só dele, as taças da comida e água, uns brinquedos para poupar os chinelos... etc...

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Olá Marisa,
Se o cachorrinho ainda está a mamar deverá ainda estar bastante tempo com a mãe. O ideal seria ficar com ela até aos três meses mas pelo menos tente que fique com ela pelo menos até ter 2 meses e meio de idade. Quanto a vacinas elas (se ainda o plano de vacinação se mantiver igual ao da minha cadela que já tem 3 anos) deverão começar ao 1,5 mês e antes disso o cachorrinho deverá ser desparasitado. é para não terem essas despezas que os criadores "despacham" os cãezinhos cedo de mais.
se eu estivesse na sua situação, em 1º lugar escolheria o veterinário que assistiria futuramente o animal. Depois informava-me com ele qual o plano adequado de desparasitação e vacinação e qual a ração que deveria ser dada após o desmame. Em seguida, falava com o criador dizendo-lhe que assumia todas essas despezas e pedia-lhe que o cachorrinho ficasse com a mãe até ao tempo ideal ou pelo menos o mais tarde possível.
Espero ter ajudado.
Se o cachorrinho ainda está a mamar deverá ainda estar bastante tempo com a mãe. O ideal seria ficar com ela até aos três meses mas pelo menos tente que fique com ela pelo menos até ter 2 meses e meio de idade. Quanto a vacinas elas (se ainda o plano de vacinação se mantiver igual ao da minha cadela que já tem 3 anos) deverão começar ao 1,5 mês e antes disso o cachorrinho deverá ser desparasitado. é para não terem essas despezas que os criadores "despacham" os cãezinhos cedo de mais.
se eu estivesse na sua situação, em 1º lugar escolheria o veterinário que assistiria futuramente o animal. Depois informava-me com ele qual o plano adequado de desparasitação e vacinação e qual a ração que deveria ser dada após o desmame. Em seguida, falava com o criador dizendo-lhe que assumia todas essas despezas e pedia-lhe que o cachorrinho ficasse com a mãe até ao tempo ideal ou pelo menos o mais tarde possível.
Espero ter ajudado.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Acho que já lhe disseram tudo
Quando o tiver em casa, leve ao cachorro ao veterinário e começe com as vacinas, não deve sair á rua antes de ter as primeiras vacinas completas (sera por volta dos 3 meses mais ou menos).
Pode vir cã tirar as dúvidas que tenha quando o cachorro já este na sua casa, o pessoal cã do forum tem-me ajudado imenso com o meu Dylan (que já tem quase 9 meses!) e que tambem foi o primeiro cachorrinho que tive.
Boa sorte com o seu menino!
Alicia

Quando o tiver em casa, leve ao cachorro ao veterinário e começe com as vacinas, não deve sair á rua antes de ter as primeiras vacinas completas (sera por volta dos 3 meses mais ou menos).
Pode vir cã tirar as dúvidas que tenha quando o cachorro já este na sua casa, o pessoal cã do forum tem-me ajudado imenso com o meu Dylan (que já tem quase 9 meses!) e que tambem foi o primeiro cachorrinho que tive.
Boa sorte com o seu menino!
Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Esqueci-me de disser que na Arca há montes de artigos de interesse sobre a educação dos cachorrinhos, por exemplo este:
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=176
Alicia
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=176
Alicia
-
- Membro
- Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm
Texuga, "atropelaste" o meu comentário...
Olá Serene!
Fico contente por ter adoptado o Nero e ir-lhe proporcionar uma vida digna!
Quanto ao canito, o mais importante já foi aqui dito. No entanto, dou-lhe dois conselhos importantes:
1º Ensine-o desde que ele chega a sua casa a fazer as necessidades na rua. O meu cão com um mês de idade começou logo a ir à rua. Penso que a melhor maneira de o ensinar (foi como eu fiz com o meu) é pegar nele ao colo e ir a correr para a rua assim que ele acordar e acabar de comer. Nem é preciso dizer que terá de afagá-lo com festas e palavras boas assim que ele fizer as necessidades!
2º Brinque desde cedo com ele, mas sempre com os brinquedos que lhe vão ficar destinados. Isto é para ele se habituar a morder e estragar o que é dele, em vez da primeira coisa que ele encontrar em casa! Acredite, eu tive um Cocker que me destruiu tudo o que era madeira em casa...! Rodapés, mesas, cadeiras, escovas de cabelo, etc... Não é nada agradável quando se chega a casa, mas custa tanto ralhar com uma fofura tão pequenina!!!!
Espero ter ajudado em alguma coisa!!
Tudo de bom para vocês!!!
:p
Olá Serene!
Fico contente por ter adoptado o Nero e ir-lhe proporcionar uma vida digna!
Quanto ao canito, o mais importante já foi aqui dito. No entanto, dou-lhe dois conselhos importantes:
1º Ensine-o desde que ele chega a sua casa a fazer as necessidades na rua. O meu cão com um mês de idade começou logo a ir à rua. Penso que a melhor maneira de o ensinar (foi como eu fiz com o meu) é pegar nele ao colo e ir a correr para a rua assim que ele acordar e acabar de comer. Nem é preciso dizer que terá de afagá-lo com festas e palavras boas assim que ele fizer as necessidades!
2º Brinque desde cedo com ele, mas sempre com os brinquedos que lhe vão ficar destinados. Isto é para ele se habituar a morder e estragar o que é dele, em vez da primeira coisa que ele encontrar em casa! Acredite, eu tive um Cocker que me destruiu tudo o que era madeira em casa...! Rodapés, mesas, cadeiras, escovas de cabelo, etc... Não é nada agradável quando se chega a casa, mas custa tanto ralhar com uma fofura tão pequenina!!!!
Espero ter ajudado em alguma coisa!!
Tudo de bom para vocês!!!

-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Pelo que me parece após ter lido outro post da serene noutro tópico, este cão é de uma associação de protecção de animais abandonados...mjoaomarques Escreveu: Em seguida, falava com o criador ...
Portanto isso de falar com o criador infelizmente não deve ser possível...serene Escreveu: Tópico : Pedido de ajuda...mais um!![]()
Publicada: Sex Jan 23, 2004 10:44 Assunto:
entretanto, ja fui ao Porto ver uma ninhada e a Portela de sacavem ver outra
vamos ficar com um cachorrinho da 2ªninhada que vimos... o Nero conquistou-nos logo

Cumprimentos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Atropeleisclourenco Escreveu: Texuga, "atropelaste" o meu comentário...

Mas sclourenco, esta dica pode ser mal interpretada, o cão sem as vacinas não deve ir à rua onde passam outros cães, pode apanhar muito facilmente uma doença mortal...

Talvez seja melhor nos primeiros tempos fazer num jornal numa varanda e só depois das vacinas seguir este conselho...
Já agora sclourenco, tiveste sorte com o teu cookie em não ter apanhado nada, mas a culpa tb foi nossa... inexperiência.... Mas o cookinho é rijo! às vezes! :p
Jokas
Texuga
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Não li o outro post da Marisa mas quando ela refere que o cachorrinho ainda está a mamar e que são conhecidos os pais da ninhada (um deles de raça pura) assumo, naturalmente, que há um criador. Embora o cachorro possa estar a ser amamentado artificialmente. Mas se não fôr esse o caso, se o cachorro ainda está com a mãe, tente que ele fique com ela até pelo menos os 2 meses e meio; idealmente os três.texuga Escreveu:Pelo que me parece após ter lido outro post da serene noutro tópico, este cão é de uma associação de protecção de animais abandonados...mjoaomarques Escreveu: Em seguida, falava com o criador ...
Portanto isso de falar com o criador infelizmente não deve ser possível...serene Escreveu: Tópico : Pedido de ajuda...mais um!![]()
Publicada: Sex Jan 23, 2004 10:44 Assunto:
entretanto, ja fui ao Porto ver uma ninhada e a Portela de sacavem ver outra
vamos ficar com um cachorrinho da 2ªninhada que vimos... o Nero conquistou-nos logo![]()
Cumprimentos
Texuga
Maria João
-
- Membro Veterano
Pois mjoaomarques, agora acho que só a serene nos pode esclarecer!
Texuga

Texuga
-
- Membro Veterano
- Contacto:
sclourenco Escreveu: Acredite, eu tive um Cocker que me destruiu tudo o que era madeira em casa...! Rodapés, mesas, cadeiras, escovas de cabelo, etc... Não é nada agradável quando se chega a casa, mas custa tanto ralhar com uma fofura tão pequenina!!!!

eu posso acrescentar mais umas coisitas.... talvez uns soutiens, umas cuecas, uns vasos de flores..... qualquer objecto decorativo que fique a poucos centimetros do chão!

-
- Membro
- Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm
O meu tinha uma grande preferência pela madeira, mas também roeu umas peças de roupa!!
Os meus pais é que não acharam piada nenhuma...

Os meus pais é que não acharam piada nenhuma...

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
As minhas apaixonaram-se pelos plásticos dos carros... eu é que não achei piada nenhuma...sclourenco Escreveu: O meu tinha uma grande preferência pela madeira, mas também roeu umas peças de roupa!!![]()
Os meus pais é que não acharam piada nenhuma...![]()

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Acho que dava para abrir um tópico só com a lista do que os nossos fofitos já roeram e destruiram!!!
E ia ter muitas páginas quase de certeza!!!

E ia ter muitas páginas quase de certeza!!!