Cushing

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mar 01, 2012 1:29 pm

Não será nada de mal e desejo que se resolva com umas massagens, já que agora o tempo também não está de feição para banhos :D
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quinta mar 01, 2012 3:28 pm

Muito mas muito obrigada a todos pelo otimismo.
Também estou confiante que tudo se vai resolver pelo melhor.
Ainda agora há pouco quando fui almoçar lá andava ela toda contente ao solinho e a ladrar...
Tava tão bem...
Quero acreditar que não seja nada... mas certezas mesmo só fazendo o teste.
Tou a aguardar o telefonema da vet para saber se a posso levar já amanhã, pelos vistos tem que encomendar uma substância para o teste e ainda não sabia quando entregavam.
Corrente positiva para a minha velhotinha :wink:
Argguida
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

quinta mar 01, 2012 3:33 pm

Deus queira que a Ni consiga fazer os testes amanhã. :wink: Quanto mais depressa se souberem os resultados, melhor e tenho a certeza de que irá ficar mais descansada. :wink: :wink:
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quinta mar 01, 2012 3:40 pm

:roll:
Floripes2
Membro Veterano
Mensagens: 1868
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 01, 2012 4:11 pm

TIRI Escreveu::roll:
:?:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Minuxa
Membro Veterano
Mensagens: 4543
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Localização: Minuxa (cocker spaniel inglês), Leo (gato rafeiro)

quinta mar 01, 2012 4:44 pm

Estou a torcer para que corra tudo bem!
Ficamos á espera de noticias.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

quinta mar 01, 2012 5:34 pm

Minuxa Escreveu:Estou a torcer para que corra tudo bem!
Ficamos á espera de noticias.
X2
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

quinta mar 01, 2012 6:02 pm

Floripes2 Escreveu:
TIRI Escreveu::roll:
:?:
Ansiedade, muita ansiedade...
3msq
Membro Veterano
Mensagens: 410
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quinta mar 01, 2012 9:18 pm

Olá, boa noite. Desculpem mas só agora ao 'cuscar'o forum do nosso Zeus, vi o pedido da Minuxa.

O que lhe posso dizer é que torço para que a sua menina não tenha de facto Hiperadrenocorticismo ou mais conhecido, sindroma de Cushing, no entanto vigiada e medicada pode ter uma vida corfortavel.

O Cushing tem duas possiveis causas,um tumor nas Suprarenais ou na Hipofise (cerebro), que provoca uma produção excessiva de cortizol, que por sua vez, ataca o figado, provoca diabetes, tensão alta e mais uns quantos problemas.

Se já controlaram as suprarenais com a eco e estava tudo bem, tem mais um exame importante a fazer, o Teste de Estimulação pela ACTH. Uma análise ao sangue, que é repetida 1 horita depois de ser administrada uma droga de teste (Cortigel 40 ). Se houver excesso de cortizol no sangue, confirma-se o diagnóstico.
Aí preparemo-nos para começar a lutar para controlar a doença (nós e os canitos e claro os vet). Hoje em dia existe um medicamento relativamente recente, que tem dado bons resultados e sem muitos efeitos colaterais. Prepare é a carteira, pois não fica própriamente económico, mas faz 'milagres'.

A Daisy tinha 8 anitos quando adoeceu. Faz 2 anos no dia 19 de Março, que apareceu com uma pequena, mas mesmo pequenita pelada, nas costas. Sinceramente não me preocupei demasiado, pois como cocker que se preze, os problemas alergicos e de pelo são recorrentes. No dia seguinte dei banho com Betad...e levei um susto de morrer, o pelo dela caía aos montes e as costas ficaram quase que 'despidas' de pelo. Corri ao vet, que suspeitou logo do Cushing ou de hipo ou hipertiroidismo.
Começamos pela eco, que mostrou que as suprarenais estavam normais, e que o figado estava dilatado. Fizemos logo no dia seguinte o Teste estimulação ACTH e rápidamente tivemos a confirmação de valores altissimos de cortizol. De imediato, começamos o trilostano e controle de sangue semanal, até que estabilizaram os valores e se acertou na dose de medicamento.
Na altura os vet disseram que a correr bem, poderia ter cerca de uma ano de vida, com relativa qualidade, no entanto esta nova droga tem provado que os meninos podem ter mais tempo de vida.
A Daisy no primeiro ano, perdeu pelo, recuperou pelo, voltou a ficar carequinha, mas desde á uns meses para cá tem um pelinho lindo, se bem que um bocadinho mais «seco» do que o normal. Agora quando se olha para ela, não se diz que tem a doença.
Já agora interessa dizer, que pouco tempo antes da primeira pelada notamos que a Daisy bebia muita agua, mas como adora 'chafordar' achamos que seria a ultima mania dela. Notamos que ela estava mais gordinha, mas como ela nunca foi de fracos apetites, como é uma cadelinha pachorrenta e tinha sido esterelizada, desvalorizamos, até que ela começou literalmente a 'assaltar' os caixotes do lixo. Eram sinais de alerta, que nós não valorizamos, mas mesmo assim a doença da Daisy foi 'apanhada' bem no inicio e nem chegou a ficar com a barrigota extendida.

Espero ter ajudado de alguma forma, se tiver duvidas e eu souber ou poder ajudar, diga.
Por agora fico a 'torcer' para que a sua menina apenas lhe tenha pregado um susto e que daqui a dias venha dizer-nos isso mesmo, se confirmar o Cushing....um conselho, não desespere e prepare-se para irem á luta e aproveitar o tempo que ainda vai ter a cãopanheira ao seu lado.
<p>amiga 3msq</p>
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

sexta mar 02, 2012 9:48 am

Muito obrigada 3msq pelo seu testemunho.
Realmente ao ler o seu texto, revi muito a minha Ni: sem alterações nas supra renais, fígado dilatado, beber muita àgua, bastante apetite (embora isso ela sempre teve bastante). A única coisa que ainda não noto é no pêlo e ainda bem por um lado.
A ver vamos se ela vai fazer o teste ainda hoje (a vet está à espera da tal substância) e ficou de me ligar assim que o tivesse para eu a levar lá.
Espero mesmo que o Cushing não se confirme :(
Eu sei que ela já tem 13 aninhos, mas a confirmar a doença é quase como uma sentença, um contra relógio... :cry:
Desejo tudo de bom para a sua menina e espero, do fundo do coração que tudo corra bem com ela também.
Beijinho e mais uma vez obrigada a todos pela solidariedade teclada :wink:
Argguida
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

sexta mar 02, 2012 10:39 am

Tiri, tal como a 3msq disse, o cushing desde que controlado, o animal pode viver ainda uns tempos bem e com qualidade de vida. :wink:

À Joaninha foram-lhe dados mais 6 meses e ela viveu quase mais dois anitos. Claro que gostaríamos que os nossos meninos fossem eternos mas, infelizmente, tal não é possível pelo que, como donos, cabe-nos a nós proporcionar-lhes a melhor qualidade de vida possível enquanto por cá andarem. :wink:

Acredito mesmo que tudo não passe dum susto com a NI mas, a confirmar-se o diagnóstico, sei que não irá desistir e tudo fará para lhe proporcionar o melhor possível.

Uma beijoca grande e ... nada de desânimos. :wink: :wink:
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

sexta mar 02, 2012 10:42 am

Pois, eu sou mesmo assim... sofro por antecipação :roll:
E o raio da vet que não me diz nada :x
Ritazza
Membro
Mensagens: 149
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

sexta mar 02, 2012 11:56 am

Tiri, tal como já disse acima, tenho uma caniche com cushing.
Foi diagnosticada há um ano, após inúmeros exames e tratamentos para explicar e tratar o valor elevadíssimo da Lipase.

É medicada todos os dias, duas vezes ao dia. Faz consultas de rotina de três em três meses, para avaliar o cortisol.
Nesta última consulta de rotina, o valor da lipáse deu ainda mais elevado e inseriu-se mais um comprimido. Este fim-de-semana vai voltar a ser avaliada.
Mas digo-lhe: ninguém nota nada! Ela já faz 14 anos em Junho e está muito bem.

Tal como já lhe disseram, o problema é mesmo a carteira...até ao momento a despesa menal ronda os 150 euros em medicamentos (sem contar com novos comprimidos, que não sei se serão para manter!).
TIRI
Membro
Mensagens: 155
Registado: quinta out 27, 2011 1:51 pm
Localização: Nikita (Podenga) e Fofa (Caniche) * Lulu, Solita, Sissi e Mimi (gatas)

sexta mar 02, 2012 12:30 pm

Também falei do tratamento com a vet para a eventualidade de se confirmar a doença.
Ela falou-me em cerca de 40€ mensais para medicação, excluindo o valor de análises periódicas que eventualmente fosse necessárias.
Mas também cada caso é um caso, ou não? :oops:
Argguida
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

sexta mar 02, 2012 4:19 pm

Tiri qual o peso da Ni? É que a dosagem da medicação varia consoante o peso do animal. A Joaninha pesava cerca de 15 kg. :wink:

No entanto, acho esses € 40,00 de que falou a vet "muito barato". O vetoryl é um medicamento bastante caro e no caso da Joaninha ainda saía mais caro pois quando ela aumentou a dose, tínhamos de mandar fazer os comprimidos (com os componentes do vetoryl) na dosagem específica para ela.

Lembro-me que só estes que mandávamos fazer (na Farmácia, obviamente) custavam cerca de € 68,00 fora o preço da dosagem normal e outros medicamentos que ela tinha de tomar. Eram sensivelmente os tais € 150,00 de que a Ritazza fala.
Responder

Voltar para “Cães”