Peso Chinchilas - Dúvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

sexta mar 02, 2012 10:32 am

Bom dia, tudo bem? Aqui para os bem entendidos nas chinchilas será que me podiam dar uma ajuda? :oops:

Gostaria de saber o peso "normal/ideal" de chinchilas com as seguintes idades:

- Recém-Nascido (tem que ser pesado todos os dias?)

- 1º/2º/3º/4º/5º/6º/7º/8º mês

- Adulto

Eu pesquisei e só encontrei sobre adulto, mas encontrei vários valores... por exemplo num site dizia 800-1000 Gramas, a mim parece-me muito :s

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sexta mar 02, 2012 1:49 pm

Boas
nao há peso standart para chinchilas, visto que cá em portugal se vêm chinchilas adultas com 400 max 500gr e as do estrangeiro podem por vezes pesar mais de 1kilo. em pt isto ocorre por haver poucas chins e a variedade genetica ser muito reduzida... as consanguinidades levam a isto. Sobretudo quando as pessoas compram já animais pequenos para criar. nenhuma femea com menos de 550gr deveria criar mas vê.se pessoas a fazerem isso na mesma. Por essa razão mesmo que quase todas as minhas chins vem de fora, escolho animais com conformação morfologica perfeita consoante os standarts de shows assim como com pêlo de boa qualidade e animais grandes.
para lhe dar um exemplo, a minha nivea, fêmea ébano vai fazer 4 meses este mês e já pesa 500gr :wink:
as minhas crias que nasceram há um mes pesam 170gr neste momento. Mas como disse isso não é um bom exemplo para se basear, apenas tem de ver se o animal não está subnutrido, ou seja que vai aumentando o peso com o crescimento e não tem os ossos á mostra que se conseigam sentir (costelas, coluna, ancas)

as crias devem ser pesadas diariamente até o desmame e os adultos todas as semanas

boa sorte
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

sexta mar 02, 2012 3:00 pm

chinsdalinha Escreveu:Boas
nao há peso standart para chinchilas, visto que cá em portugal se vêm chinchilas adultas com 400 max 500gr e as do estrangeiro podem por vezes pesar mais de 1kilo. em pt isto ocorre por haver poucas chins e a variedade genetica ser muito reduzida... as consanguinidades levam a isto. Sobretudo quando as pessoas compram já animais pequenos para criar. nenhuma femea com menos de 550gr deveria criar mas vê.se pessoas a fazerem isso na mesma. Por essa razão mesmo que quase todas as minhas chins vem de fora, escolho animais com conformação morfologica perfeita consoante os standarts de shows assim como com pêlo de boa qualidade e animais grandes.
para lhe dar um exemplo, a minha nivea, fêmea ébano vai fazer 4 meses este mês e já pesa 500gr :wink:
as minhas crias que nasceram há um mes pesam 170gr neste momento. Mas como disse isso não é um bom exemplo para se basear, apenas tem de ver se o animal não está subnutrido, ou seja que vai aumentando o peso com o crescimento e não tem os ossos á mostra que se conseigam sentir (costelas, coluna, ancas)

as crias devem ser pesadas diariamente até o desmame e os adultos todas as semanas

boa sorte
Muito obrigado =D

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

sexta mar 02, 2012 8:01 pm

A chinchilas da linha já disse tudo, 5*****
Foi um problema que comecei a detetar a alguns anos é que as chinchilas nacionais não cresciam como as importadas, a explicação mais lógica será mesmo a consanguinidade, pois o nosso pais torna-se pequeno demais para trocas de sangue e depois criar com chinchilas já pequenas não adianta. Há cá algumas boas chinchilas, mas a grande maioria delas são descendentes de chinchilas importadas. Com isto não quero dizer que uma chinchila de menor peso não seja bonita, mas não será a adequada para criar. Cada um faz aquilo que bem entende, uns criam em quantidade sem controlo em termos de consanguinidade, outros criam em qualidade. Mas isto não é só nas chinchilas...
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sábado mar 03, 2012 3:06 am

acorchins Escreveu:A chinchilas da linha já disse tudo, 5*****
Foi um problema que comecei a detetar a alguns anos é que as chinchilas nacionais não cresciam como as importadas, a explicação mais lógica será mesmo a consanguinidade, pois o nosso pais torna-se pequeno demais para trocas de sangue e depois criar com chinchilas já pequenas não adianta. Há cá algumas boas chinchilas, mas a grande maioria delas são descendentes de chinchilas importadas. Com isto não quero dizer que uma chinchila de menor peso não seja bonita, mas não será a adequada para criar. Cada um faz aquilo que bem entende, uns criam em quantidade sem controlo em termos de consanguinidade, outros criam em qualidade. Mas isto não é só nas chinchilas...
quero botar LIKE nisto =p
mikasilva
Membro Júnior
Registado: sexta mar 09, 2012 12:47 pm
Localização: 1 cão (Pipoca) e 5 chinchilas (Xiva, Remi, Bolinha, Capitão Gancho e Floquinho).

sexta mar 30, 2012 9:12 pm

Olá!

A minha chinchila fêmea está com 684g, pesei mesmo há pouco. Já tentei ver sentia algum bebé na barriga mas não consigo perceber. Qual costuma ser o peso das vossas chinchilas quando estão grávidas?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Exóticos”