Peixe cometa parado no fundo do aquario...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Dask
Membro Júnior
Registado: quinta jun 17, 2010 4:39 pm

sábado mar 03, 2012 12:51 am

boas pessoal, preciso de ajuda...

tenho 2 peixes cometas e um deles começou a aparecer pintas brancas nas barbatanas. Comprei o EXIT para tratar do ictio, mas reparo agora que ele fica parado no fundo do aquário muitas das vezes... O meu outro peixe esta bem. O que poderá ser?
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

sábado mar 03, 2012 2:08 am

Pois, não sei se vai sobreviver :S Se calhar está a reagir mal ao tratamento ou então pôs produto amais...Ponha fotos...
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
Dask
Membro Júnior

sábado mar 03, 2012 10:40 am

:( é que os pontos brancos não estão se quer a desaparecer, ta igual, será que a doença é outra?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado mar 03, 2012 10:44 am

Pela descrição é íctio.
Convém retirar o peixe doente para outro aquário, para não infectar o outro, uma vez que o íctio é contagioso.

Aumentar a temperatura até 32ºC pode ajudar no tratamento.

Já tive bastantes peixes com íctio e utilizei sempre um medicamento que para mim era fantástico. De um dia para o outro, as melhoras eram mais que evidentes.
Creio que não posso colocar aqui o nome do medicamento, pelo que enviei PM.
luistvr
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 1:27 pm

sábado mar 03, 2012 4:01 pm

deve retirar o peixe para um aquário mais pequeno(com a mesma agua do outro aquário) deve fazer o tratamento para o ictio, aumentar a temperatura e deixar o aquário destapado, caso não desapareça no primeiro tratamento repita o tratamento e mude 20 a 25% da aqua do aquario cada vez q faz novamente o tratamento, no aquário principal faça também o tratamento para evitar males maiores, e retire toda a massa filtrante que tem no aquário e faça uma mudança de agua de 20 a 25% da agua
Dask
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 12:09 am

tou no fim do 2 dia de tratamento com o Exit, os pontos mantém-se. Aumentei a temperatura do aquário, e ele já reage e não fica parado no fundo do aquário, já mexe.
luistvr
Membro

domingo mar 04, 2012 12:16 am

Muitas vezes as bactérias são resistentes e não conseguimos acabar logo com um tratamento, e mesmo que desapareçam temos que fazer sempre o tratamento até ao fim. É como os medicamentos na pessoas, as vezes sentimo-nos logo melhores e deixamos de tomar o resto que nos receitaram, o que é um erro muito grande porque pode voltar com muito mais força
Dask
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 12:23 pm

luistvr Escreveu:Muitas vezes as bactérias são resistentes e não conseguimos acabar logo com um tratamento, e mesmo que desapareçam temos que fazer sempre o tratamento até ao fim. É como os medicamentos na pessoas, as vezes sentimo-nos logo melhores e deixamos de tomar o resto que nos receitaram, o que é um erro muito grande porque pode voltar com muito mais força
Concordo, vou ter esperança que ele cure.

Ele agora anda por vezes anda a superfície da agua mas sempre ao pé do termostato, será que ele estava com frio? Agua neste momento esta a 19º, ver se ponho aos 26º, que acham? Tenho medo que ele morra ao 32º .

:?
luistvr
Membro

domingo mar 04, 2012 2:29 pm

Como isso é um peixe de agua fria se calhar é melhor ficar nos 26 ou 28. Quando acabar o tratamento não reduza bruscamente a temperatura, tem de reduzir gradualmente até a temperatura normal dele.
Rikasss
Membro

domingo mar 04, 2012 2:35 pm

Ele não morre aos 32º graus eles ficam bem até aos 30º, mas suportam 31º, 32º é mesmo melhor aumentar para esta temperatura, pois só assim é que consegue erradicar o íctio...
Dask
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 2:37 pm

Rikasss Escreveu:Ele não morre aos 32º graus eles ficam bem até aos 30º, mas suportam 31º, 32º é mesmo melhor aumentar para esta temperatura, pois só assim é que consegue erradicar o íctio...
Ok, obrigado :wink:
luistvr
Membro

domingo mar 04, 2012 2:40 pm

sim não morre. Meter a agua a essa temperatura tem um preposito. As bacterias com essa temperatura tendem a multiplicar-se e com o tratamento eliminas. Para conseguir elimina-las com agua quente tinhamos de ferver o aquário :)
Rikasss
Membro

domingo mar 04, 2012 2:43 pm

Não posso concordar consigo por um único motivo é que sempre que tive ictio bastava aumentar a temperatura para 31ºC para erradicá-lo isto sem tratamento algum...Porque o ictio a esta temperatura não se desenvolve e morre...
luistvr
Membro

domingo mar 04, 2012 3:12 pm

Tem razão, fui pesquisar, le um artigo cientifico e escrevi o contrario. erro meu! :)
"A elevação da temperatura para 32ºC afeta diretamente a reprodução do ictio, dificultando sua proliferação
ção (Kubitza, 1999)"

Mas aumentar a temperatura apenas não é suficiente para matar-los em poucos dias, requer 2 a 3 semanas com agua a essas temperaturas, duvido é que o peixe aguente 3 semanas vivo com a bacteira
Rikasss
Membro

domingo mar 04, 2012 4:10 pm

Pois, mas como o user está a fazer o tratamento fica bem mais rápido, porque temperatura mais alta e o tratamento acaba com íctio, logo..
Responder

Voltar para “Peixes”