Novo terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sábado mar 03, 2012 11:02 am

Bem, o Dundee vai mudar de casa... a propriedade já foi adquirida, tem cerca de 1,20m de largura e 80cm de altura e estamos agora na fase de construção:

Imagem

Vou tentar lembrar-me de ir tirando mais fotos durante o progresso.
Entretanto deixemos que o futuro inquilino se expresse... Dundee, vais gostar muito da nova casa????

Imagem SIIIMMMMM!!!!!!!!!!!
Última edição por VeraG em segunda mar 05, 2012 12:36 am, editado 1 vez no total.
0.0.1 Pogona Vitticeps
dorok3
Membro Veterano
Registado: sábado ago 28, 2010 9:19 am

sábado mar 03, 2012 11:05 am

:lol: :lol: :lol:

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."
Ghandi
VeraG
Membro Veterano

domingo mar 25, 2012 5:13 pm

Bom, como já temos as coisas quase todas prontas quanto à parte do movel do terrário, e como em principio amanhã chega o termostato microclimate (o que comprámos numa grande superficie foi à vida ainda na fase de testes...) começámos a construir o set-up, que será decorativo e utilitário em simultâneo.

Imagem

A técnica foi a já conhecida do esferovite. Faz uma granda bagunça, mas com o que permite criar, vale a pena! Ainda não passei para a fase de cobrir com cimento cola, mas partilho já o que foi feito:

A base do que vai ser a toca e rocha para ele trepar:
Imagem

Suporte da parte superior:
Imagem

Para o efeito de escadaria de rocha:
Imagem

Imagem

Ficou bem claro que a primeira "parede" tinha ficado demasiado alta, então resolvemos cortar e deixar mais baixo (cerca de 15cm de altura)
Imagem

Aqui já com o "tecto" e umas placas para dar o aspecto de rochas mais pequenas..
Imagem

Decidi preparar também uma plataforma para colocar os comedouros (para alimento vivo e para vegetais - o da água é um que já temos da exoterra). Optei por fazer assim porque as taças que uso são descartáveis e lisas para o alimento vivo não fugir. Porem por mais liso que seja, quando ele mete a pata em cima a taça tomba, e a bicharada sai de lá à mesma. Com esta plataforma, isso não acontece (digo eu!lol). ;)
Imagem

E para já este é o aspecto destas construções:

Imagem

Quando avançar mais volto a por fotos. ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mar 25, 2012 6:17 pm

Muito bom ;) continua...
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

domingo mar 25, 2012 8:01 pm

Está a ficar bonito. Tens que endurecer o esferovite com alguma substância dura senão ele arranha. Vais usar o quê?
VeraG
Membro Veterano

domingo mar 25, 2012 8:07 pm

CH2O2 Escreveu:Está a ficar bonito. Tens que endurecer o esferovite com alguma substância dura senão ele arranha. Vais usar o quê?
Cimento cola.
0.0.1 Pogona Vitticeps
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

segunda mar 26, 2012 11:47 am

ele nao se pica nos catos?
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 26, 2012 3:07 pm

ReptilXxX Escreveu:ele nao se pica nos catos?
É ele que vai para lá, julgo que se o picasse não ia. :wink:

De qq modo os catos que eu tenho são daqueles que têm só uma espécie de pelo, não têm "picos solidos"..até eu mexo neles sem me picar.
Última edição por VeraG em quarta mar 28, 2012 6:38 pm, editado 1 vez no total.
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 4:07 pm

Comecei já a cobrir o esferovite com cimento cola.

Não tive oportunidade de tirar foto à primeira demão, mas a unica diferença desta demão que mostro nas fotos, é que a primeira estava mais líquida (para se espalhar melhor). Secou durante a noite e facilitou que durante a manhã passasse já a 2ª demão, com o cimento já mais pastoso. Ainda vai levar mais 2 camadas.

Imagem

Imagem

Começámos já também a preparar o fundo do terrário (aspecto de parede de pedras):

Imagem
0.0.1 Pogona Vitticeps
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

quarta mar 28, 2012 9:48 pm

Boa, parece ir num bom caminho ;) Já agora, sabes se há alguma vantagem em usar cimento cola em vez de resina epoxi? Não tenho a certeza, mas ao ver trabalhos efectuados com resina epoxi, parecem mais reais...poderá ter a ver com a pintura devido a na resina epoxi ser possivel juntar pigmentos em pó de cores variadas.
VeraG
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 2:15 am

Tiago_Pereira Escreveu:Boa, parece ir num bom caminho ;) Já agora, sabes se há alguma vantagem em usar cimento cola em vez de resina epoxi? Não tenho a certeza, mas ao ver trabalhos efectuados com resina epoxi, parecem mais reais...poderá ter a ver com a pintura devido a na resina epoxi ser possivel juntar pigmentos em pó de cores variadas.
Sinceramente não te posso dizer porque é a primeira vez que estou a fazer este trabalho e nem tenho ideia de ter ouvido falar nessa resina (ou pelo menos nesse nome). Até agora está a correr muito bem e está a solidificar bastante bem. Tenho ideia até que também no cimento cola funciona se se adicionar corante.
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano

quarta abr 18, 2012 4:42 pm

Bem, práticamente concluído, aqui ficam as imagens da fase final.
Para conservar a madeira mandámos cortar um vidro à medida do chão todo. A "parede de rocha" foi então colada ao fundo e depois unida ao chão com cola de aquário...

Imagem

...assim como todo o vidro que cobre o chão foi colado às paredes do terrário...

Imagem

Imagem

Pudemos então colocar as portas de vidro e colar as calhas onde estas correm. Neste caso há quem use acrilico. Fica mais barato, mas no caso dos Dragões, que gostam muito de "pedir" para sair do terrário raspando as unhas nas portas, desgasta-se rapidamente. O vidro é então mais resistente e mais lavável.

Imagem

Colocadas as restantes construções (toca e comedouro) e ligada a luz UVB que está tb já montada...

Imagem

Imagem

...fica apenas a faltar montar a ceramica com termostato e a basking spot, mais umas pedras para o chão, e encontrar um tronco bom e fica o projecto dado como terminado.
0.0.1 Pogona Vitticeps
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quarta abr 18, 2012 6:26 pm

Ficou muito bonito...

O acrilico é mais barato que o vidro? Pensei que fosse o contrario!
VeraG
Membro Veterano

quarta abr 18, 2012 7:05 pm

dare Escreveu:Ficou muito bonito...

O acrilico é mais barato que o vidro? Pensei que fosse o contrario!
epa :?: ... eu acho que sim.. lol
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta abr 18, 2012 9:21 pm

O acrilico é mais caro que o vidro penso eu, e com o passar do tempo acho que fica amarelo devido as luzes UVB
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”