Preciso de Ajuda com as minhas Tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado mar 03, 2012 10:22 am

Olá a todos.

Preciso de ajuda com as minhas tartarugas Corcundas do Mississipi.

Ontem fiz uma limpeza total ao aquaterrário das minhas tartarugas, como faço mensalmente. Limpei os filtros, as decorações, as pedras do substrato, a plataforma, os vidros, troquei a água, etc.

Quando terminei de limpar tudo enchi o aquaterrário com água nova e limpa e adicionei Tetra ReptoSafe. Fiz tudo exactamente da mesma maneira que tenho feito sempre.
Notei apenas que a água ficou um pouco turva ( com uma aparência esbranquiçada ), mesmo depois de umas horas.

No fim, já depois de ter posto a água, coloquei as minhas tartarugas no aquaterrário. Normalmente elas não costumam ficar muito stressadas com a mudança, pois é uma coisa a que já estão habituadas.

Em vez de terem o comportamento normal, ambas fecharam os olhos e começaram a nadar contra os vidros conforme íam passando, para além de estarem muito quietas. Pensei que podia ter sido normal, embora nunca tenha visto este comportamento e deixei-as no aquaterrário de noite.
Hoje acordo e verifico que elas só abrem os olhos fora de água e mal se mexem, pelo que as retirei para uma banheira de plástico à parte ( com termostato e parte seca ) e ... as minhas tartarugas voltaram. Começaram a nadar normalmente e já não fecham os olhos dentro de água.

Pretendo agora trocar toda a água do aquaterrário, mas não sei se estou a proceder bem nem se o problema é da água, mas elas apenas têm aquele comportamento estranho quando estão na água do aquaterrário.

Não sei se isto é uma questão veterinária, mas se for, agradecia que me ajudassem, pois felizmente os meus animais não costumam adoecer e nunca tive que consultar um.

Obrigado desde já :wink: .
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sábado mar 03, 2012 10:43 am

Por vezes nas estações de águas fazem tratamentos que deixam a água um pouco diferente por um dia ou umas horas. Coloco essa hipotese porque ainda a uns dias me aconteceu beber um copo de água da torneira e ela vir precisamente esbranquiçada e com um sabor estranho.

Se depois mudaste as tartarugas de água e elas voltaram ao normal, nada como trocar já a água do aquaterrário e verificar novamente como se comportam.
0.0.1 Pogona Vitticeps
jn3to
Membro
Registado: sexta jan 20, 2012 8:20 pm

sábado mar 03, 2012 3:11 pm

para que serve Tetra ReptoSafe?
Nitara
Membro Veterano

sábado mar 03, 2012 3:47 pm

VeraG Escreveu:Por vezes nas estações de águas fazem tratamentos que deixam a água um pouco diferente por um dia ou umas horas. Coloco essa hipotese porque ainda a uns dias me aconteceu beber um copo de água da torneira e ela vir precisamente esbranquiçada e com um sabor estranho.

Se depois mudaste as tartarugas de água e elas voltaram ao normal, nada como trocar já a água do aquaterrário e verificar novamente como se comportam.
Obrigado pela resposta :wink: .
jn3to Escreveu:para que serve Tetra ReptoSafe?
O Tetra ReptoSafe serve para tornar a água da torneira própria para as tartarugas. Elimina substâncias nocivas.
Embora o seu uso não seja obrigatório, eu fico mais descansada e de consciência tranquila se o usar.
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sábado mar 03, 2012 8:27 pm

eu nunca usei anti cloro para as tartarugas, so em peixes
Nitara
Membro Veterano

sábado mar 03, 2012 8:43 pm

Hoje, infelizmente, não pude trocar a água do aquaterrário por falta de tempo e as tartarugas ainda estão na banheira de plástico.

Não comeram nada ( já não comem à uma semana, também não sei o que se passa, põe o alimento na boca e cospem-no ) e piscam os olhos mais vezes que o normal. Felizmente já não estão naquele estado de inactividade com que as encontrei.

Descobri que o tratamento da água foi feito ontem e é o que provavelmente causou a cor esbranquiçada e turva da água, sendo que tinha também um odor diferente.
Outra coisa que notei foi o facto da água, sempre que caía nalguma superfície ( quando mudo a água do aquaterrário é inevitável algumas pingas pelo chão, mesa, etc. ) e secava, ganhava uma cor branca opaca como nunca vi.

Temo que as tartarugas possam ter sido intoxicadas ou estejam doentes e pondero uma visita ao veterinário na Segunda-Feira se elas continuarem assim.

Estou a proceder bem ? O que mais posso fazer ?

Obrigado.
Nitara
Membro Veterano

sábado mar 03, 2012 10:11 pm

Já não estou em casa ( onde estão as tartarugas ) e a única pessoa que lá está é idosa e não tem meios para se deslocar.
Fui informada que uma das tartarugas está a deitar uma espécie de espuma pela boca.

O que posso fazer ?
Não consigo ir a casa agora, veterinário só posso na Segunda e temo que seja tarde, por favor ajudem-me, o que posso fazer ?
Nitara
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 9:58 am

O meu macho morreu hoje de manhã :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: .

A minha fêmea ainda está viva, mas está fraca :cry: .

Fui a três clínicas veterinárias de noite e nenhuma atendeu as minhas tartarugas, referindo que não havia atendimento de Répteis.
Houve um veterinário que tentou fazer alguma coisa, mas não chegou a nenhuma conclusão.

Estou desesperada, não sei o que fazer para tentar salvar a minha fêmea.
Um familiar meu ainda vai a outro veterinário daqui um bocado, não sei o que pensar ... as minhas tartaruguinhas ... :cry:

Obrigado a todos os que responderam ao tópico.
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

domingo mar 04, 2012 10:54 am

boa sorte com a femea..

ela ja tem que tamanho/idade?

as melhoras para a tartaruguinha... sei o que é estar a sofrer pelos nossos animais.. a minha femea tambem esta com um fungo na carapaça e a semana passada engoliu uma pedrinha do aquario..

tenha calma e boa sorte
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
Nitara
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 11:04 am

Obrigado pelo apoio.

Ela tem cerca de 19 cm, tem á volta de 4 anos em minha casa.
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

domingo mar 04, 2012 11:07 am

ja é bem grandinha..

a minha mississipi tem 15cm de carapaça com um ano e meio

desejo toda a sorte do mundo. va dando noticias
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
Nitara
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 11:15 am

Muito obrigado.

Ela está apática, não se mexe. Só quando lhe toco numa pata é que reage movendo-a muito lentamente.

Vou dando notícias.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

domingo mar 04, 2012 3:16 pm

Só uma dúvida: na limpeza geral que fez do aquaterrário não terá usado algum produto que possa ter afectado as tartarugas?
Nitara
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 3:20 pm

Daddycool Escreveu:Só uma dúvida: na limpeza geral que fez do aquaterrário não terá usado algum produto que possa ter afectado as tartarugas?
Não, eu limpo sempre tudo com água corrente. Nunca uso nada para além da água ...
jn3to
Membro
Registado: sexta jan 20, 2012 8:20 pm

domingo mar 04, 2012 7:56 pm

Nitara Escreveu:
VeraG Escreveu:Por vezes nas estações de águas fazem tratamentos que deixam a água um pouco diferente por um dia ou umas horas. Coloco essa hipotese porque ainda a uns dias me aconteceu beber um copo de água da torneira e ela vir precisamente esbranquiçada e com um sabor estranho.

Obrigado pela resposta :wink: .
jn3to Escreveu:para que serve Tetra ReptoSafe?
O Tetra ReptoSafe serve para tornar a água da torneira própria para as tartarugas. Elimina substâncias nocivas.
Embora o seu uso não seja obrigatório, eu fico mais descansada e de consciência tranquila se o usar.
Eu como uso agua da fonte nao devo ter problemas!!! Da torneira só usei uma vez mas tem bastante cloro...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”