Uromastyx
Moderador: mcerqueira
Qualquer aquecimento pode aquecer demais, se não estiver controlado, (uma simples lâmpada de spot de 50W passa dos 70ºC a poucos cm da superfície da lâmpada), normalmente fala-se mal das pedras de aquecimento exactamente por não se utilizar termóstato em conjunto com as mesmas, no entanto o seu perigo é o mesmo que o dos cabos, tapetes ou lâmpadas se deixados dentro do terrário e sem controlador.Mike76 Escreveu:mas á mais probabilidades com a pedra, ja li em inumeras care sheets e não so, que a pedra não é recomendável...
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
E continuas, quanto a pedraé verdade, existem mais casos de queimaduras de pedras de aquecimento porque estao logo em contato cm a barriga do reptil do que de lampadas que estao a cm de distancia, cabos e placas de aquecimento que estao em baixo do substrato.
A rocha de aquecimento nao deve ser usada porque os sensores de calor dos repteis estao situados na cabeça, sendo a barriga uma area de pouca sensibilidade, ou seja podem ser cozidos sem darem conta...
Cumps Pessoal
Cumps Pessoal

Titanum Escreveu:E continuas, quanto a pedraé verdade, existem mais casos de queimaduras de pedras de aquecimento porque estao logo em contato cm a barriga do reptil do que de lampadas que estao a cm de distancia, cabos e placas de aquecimento que estao em baixo do substrato.
Nao é por baixo do substrato e sim por fora do terrario. Se tiver por baixo do substrato é praticamente igual, porque o animal vai estar em contacto com o aquecimento se este sobreaquecer.
se for um terrario de madeira feito por ti como vais meter o tapete de fora e ter força suficiente para passar a madeira e o susbtrato sem queimares a respetiva madeira? usa-se por fora nos terrarios da exo ou outros que sejam em vidro e mesmo assim nao sei se ha gente que mete por dentro mesmo sendo de vidro.dare Escreveu:Titanum Escreveu:E continuas, quanto a pedraé verdade, existem mais casos de queimaduras de pedras de aquecimento porque estao logo em contato cm a barriga do reptil do que de lampadas que estao a cm de distancia, cabos e placas de aquecimento que estao em baixo do substrato.
Nao é por baixo do substrato e sim por fora do terrario. Se tiver por baixo do substrato é praticamente igual, porque o animal vai estar em contacto com o aquecimento se este sobreaquecer.
Mesmo assim nao se mete por dentro em contacto directo, mete sempre alguma coisa, ou vidro, acrilico, etc.... e em madeira costuma se usar mais lampadasTitanum Escreveu:
se for um terrario de madeira feito por ti como vais meter o tapete de fora e ter força suficiente para passar a madeira e o susbtrato sem queimares a respetiva madeira? usa-se por fora nos terrarios da exo ou outros que sejam em vidro e mesmo assim nao sei se ha gente que mete por dentro mesmo sendo de vidro.
As pedras de aquecimento não são acnselhadas a dragões barbudos uromastyx, geckos, îguanas causam ferimentos mortais porque eles não têm nervos na barriga que lhes indique quando devem sair de lá ou não simplesmente ficam-se e com queimaduras gravissimas levando à morte, quanto às temperatura vejam de que país é a uromastyx (país natural porque há de vários países) e assim pesquisem na net o clima dos desertos desse país nas diferentes estações do ano mas à noite 30º coitados ainda morrem sufocados!!! looooooooolTitanum Escreveu:E continuas, quanto a pedraé verdade, existem mais casos de queimaduras de pedras de aquecimento porque estao logo em contato cm a barriga do reptil do que de lampadas que estao a cm de distancia, cabos e placas de aquecimento que estao em baixo do substrato.
Abraço e esses animais requerem bom espaço mesmo...
Titanum Escreveu:Boas
gostaria de saber o que é necessario para ter um uromastyx, ja sei que sao herbivoros.
terrario, temperaturas, etc...
Boas.
Lampadas:
Precisas de uma ceramica que eu aconselho de 150 ou 250w da exoterra uma vez quie a voltagem delas e igual. Essa ceramica podes ligar a um termostato ou a um temporizador e ctgo tens e de conhecer bem as temperaturas da tua casa e se possivel fazeres testes.
Precisas de uma UVB aconselho VIVAMENTE as 12.0 novas que ha tubulares ou em lampada normal emboras as 10.0 tb sirvam bem.
Precisas de uma hot spot que te de uma temperatura no spot de 48 graus no maximo dos maximos. Para isso tens varias marcas, arcadia, exoterra...
Essas marcas tem lampadas dessas que te dao UVB e UVA mas aconselho as lampadas que dao luz clara tyipo branco ou halogeneo pois os anim,ais tambem gostam de claridade como o humano.
Nao compres essas lampadas das superficies comerciais da alguma qualidade de vida ao anioimal eles bem o merecem...
Quanto a tamanho do terrario aconselho: 120-60-60 o mesmo que para os dragoes barbudos mas a colocacao das entradas dos esconderijos tem de estar no sentido do comprimento do terrario para eles se sentirem mais seguros para sair, sao animais que, por muitas vezes, stressam bastante e tens de os manusear todos os dias e algum tempo.
Podes optar por um 80-80-60 (comp.-profundidade-alt).
Temperaturas.
Como disse, 48 graus no hot spot, 35 graus lado quente 2 25 lado frio, isto como regra muito geral mas o melhor e veres na net o clima do pais da uromastyx que queres ter e ves as temperaturas e humidade consoantes as diferentes estacoes do ano, e o melhor acredita.
Obrigado, tambem já me informei a algum tempo, vou usar uma Luz Compacta 5.0 UVB que tem mais radiações que o resto das outras e uma Spot Lamp de 100W para dar os tais 50º no HS.
Quanto a de ceramica tambem vou optar por uma de 100W, tambem chega aos 48º e como de noite aconsselhaO A DESCER ATÉ AOS 30º, penso que uma de 100W ligada a um Thermo será suficiente.
Quanto a de ceramica tambem vou optar por uma de 100W, tambem chega aos 48º e como de noite aconsselhaO A DESCER ATÉ AOS 30º, penso que uma de 100W ligada a um Thermo será suficiente.
Não compres UVB por menos de 10.0, uma 5.0 dessas jamais dará o que é preciso ao animal vais dar-lhe MBD Doença metabolica dos ossos...
esses animais têm de ser uma 10.0 ou 12.0 nunca mas mesmo nunca menos que isso.
Quanto às potências, quanto menos potência comprares mais vai precisar tar ligada mais vais gastar enquanto que as mais potentes aquecem num instante e tão muito menos tempo ligadas mas claro se a yua casa não for nada dria é na boa essa que pretendes.
abraço
esses animais têm de ser uma 10.0 ou 12.0 nunca mas mesmo nunca menos que isso.
Quanto às potências, quanto menos potência comprares mais vai precisar tar ligada mais vais gastar enquanto que as mais potentes aquecem num instante e tão muito menos tempo ligadas mas claro se a yua casa não for nada dria é na boa essa que pretendes.
abraço
e como de noite aconsselhaO A DESCER ATÉ AOS 30º, penso que uma de 100W ligada a um Thermo será suficiente.[/quote]
30º à noite é um abuso mesmo para esses animais basta veres as temperaturas do deserto da uromastyx que pretendes ter...
30º à noite é um abuso mesmo para esses animais basta veres as temperaturas do deserto da uromastyx que pretendes ter...
é um abuso? achas que tenho culpa nisso?
è esse o habitat deles é isso que temos de tentar imitar a 99% para uma boa saude do animal, com uma 10.0 está bastante bom, (em cima quis dizer 10.0 e nao 5.0) a 5.0 é para tropical engano meu. 12.0 nunca vi
è esse o habitat deles é isso que temos de tentar imitar a 99% para uma boa saude do animal, com uma 10.0 está bastante bom, (em cima quis dizer 10.0 e nao 5.0) a 5.0 é para tropical engano meu. 12.0 nunca vi
Procurei aqui umas care sheet e deixo aqui para leres melhor sobre a temperatura à noite:Titanum Escreveu:é um abuso? achas que tenho culpa nisso?
http://www.exoticpetvet.com/breeds/iguanageckos1.htm
http://www.deerfernfarms.com/Uromastyx_Care.htm
http://www.herpcenter.com/reptile-cares ... astyx.html
http://lllreptile.com/info/library/anim ... uromastyx/
Nenhuma destas care sheet fala em temperatura de 30º à noite.
Todas falam em cerca de 70º F = 21ºC podendo ir até 74/75º F = 23/24ºC.
Isto no verão deles, se for no Inverno deles será à volta dos 60/65º F = 16/18ºC mas acho isto um pouco baixo daí aconselhar os 22ºC para noite.
mais não posso fazer para te tirar essa ideia errada dos 30º á noite e se foress ver as temperaturas dos desertos africanos ficas pasmado com as diferenças de temperatura de dia e noite, só para teres um exemplo, o Seaara tem diferenas de 54ºC a -5ºC...
Quanto às 12.0, são as mais recentes e já podes encontarr em qualquer boa loja de répteis...
Abraço e boa sorte co o animal ou animais.