E se a raça American Pit Bull terrier desaparecesse?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

domingo mar 04, 2012 9:23 pm

Desculpem, mas para mim essa conversa de " acabou ( supostamente ) a utilidade principal , acabe-se com o individuo" é no minimo ridicula.
Por essa ordem de ideias , vamos acabar com uma porrada de raças.
Desde S. Bernardos a Cães d´Água, passando por bobtails, caniches, etc.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
GungaDin
Membro
Registado: sábado mar 03, 2012 10:06 am

domingo mar 04, 2012 9:29 pm

NicaJunior Escreveu:Desculpem, mas para mim essa conversa de " acabou ( supostamente ) a utilidade principal , acabe-se com o individuo" é no minimo ridicula. c.
E falsa. Não vamos tomar a experiência citadina como sendo a realidade.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 9:31 pm

Como eu referi anteriormente, o que salvou muitas raças foi o facto de se adaptarem bem a animais de companhia.
O CA por exemplo porque acha que esteve à beira da extinção? Porque se extinguiram os grandes bancos de atum e as fábricas algarvias!
Estava tão adaptado a uma funcionalidade e a uma região que quase desapareceu.

Nem vamos mais longe: quantos efectivos tem de Serras de Pêlo Curto?
Desde que o pêlo comprido se tornou mais vendável e mais apreciado estéticamente, a variante pelo curto diminuiu imenso.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo mar 04, 2012 9:31 pm

AST88 Escreveu: A pergunta de PauloSantos1 não foi para mim mas eu gostava de responder. O AST foi selecionado para ser um cão de expos, foi selecionado a partir de cães de lutas (APBT) que apresentavam características físicas semelhantes e apreciadas...estes foram cruzados até obterem um cão mais tolerante a outros animais mas mantendo as características físicas desejadas...descorando o famoso "game", a tenacidade e a persistência.
Ao contrario, o APBT continuou a ser selecionado no poço, mantendo essas características...
Obrigado pela resposta.

De facto era mesmo uma pergunta para a aisd, somente pelo facto de sinceramente estar cansado de opiniões que se formam e afirmações que se fazem, sejam elas positivas ou negativas, sem conhecimento de causa.

Mas como eu já calculava
aisd Escreveu:
Segundo me dizem (eu, realmente, não sei em primeira mão) o AST não tem a persistência no objectivo do APBT.
De vista - só vi em exposições, o AST - o APBT é mais elegante, mais limpo de carnes, mais alto (ou parece...).
<strong>Paulo Santos</strong>
GungaDin
Membro
Registado: sábado mar 03, 2012 10:06 am

domingo mar 04, 2012 9:34 pm

Acho chocante a arca serveir de forma de transmissão de conhecimentos ( ou melhor desconhecimentos) em segunda mão, ditos de forma como se fosse baseado em conhecimento reais.
aisd Escreveu:
Segundo me dizem (eu, realmente, não sei em primeira mão) o AST não tem a persistência no objectivo do APBT.
De vista - só vi em exposições, o AST - o .
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo mar 04, 2012 9:40 pm

NicaJunior Escreveu:Desculpem, mas para mim essa conversa de " acabou ( supostamente ) a utilidade principal , acabe-se com o individuo" é no minimo ridicula.
Por essa ordem de ideias , vamos acabar com uma porrada de raças.
Desde S. Bernardos a Cães d´Água, passando por bobtails, caniches, etc.
Eu não sei se isto é em resposta a algum dos meus comentários, mas "acabe-se com o indivíduo" não é o que eu queria dizer.

Acho que para uma raça para a qual a utilidade principal desapareceu, tem números assustadores. E tem números assustadores de cães mal criados, agressivos, e pouco sãos a serem abatidos todos os dias em canis por esse mundo fora.

É perfeitamente possível manter uma raça, mesmo que a função já não exista (o Irish Wolfhound ainda por cá anda, a servir maioritariamente de cão de sofá). Mas não nos números do APBT.
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 9:49 pm

Tumbleweed Escreveu: Eu não sei se isto é em resposta a algum dos meus comentários, mas "acabe-se com o indivíduo" não é o que eu queria dizer.

Acho que para uma raça para a qual a utilidade principal desapareceu, tem números assustadores. E tem números assustadores de cães mal criados, agressivos, e pouco sãos a serem abatidos todos os dias em canis por esse mundo fora.
E mais do que agressivos, com uma agressividade já bastante direccionada para o Homem, caracteristica que não é, de todo, nem desejável nem era habitual ver-se num APBT.

A sua baixa tolerância a outros animais, era compensada com uma tolerância bastante elevada com o Homem.

E isto acontece fruto dos cruzamentos ad hoc que se vão fazendo por essas garagens fora, cujo objectivo é apenas... nenhum
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mar 04, 2012 9:51 pm

Suponho que felizmente a maioria das pessoas não anda por aí a apanhar porcos com um pit numa mão e um facalhão na outra.... :roll:

Esta é capaz de ser daquelas habilidades que exigem do cão precisamente as característica que agora o condenam ao ostracismo.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

domingo mar 04, 2012 9:54 pm

sasquatch Escreveu:Suponho que felizmente a maioria das pessoas não anda por aí a apanhar porcos com um pit numa mão e um facalhão na outra.... :roll:

Esta é capaz de ser daquelas habilidades que exigem do cão precisamente as característica que agora o condenam ao ostracismo.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

(conheço alguns porcos prontinhos para a matança :twisted:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo mar 04, 2012 10:05 pm

sasquatch Escreveu:Suponho que felizmente a maioria das pessoas não anda por aí a apanhar porcos com um pit numa mão e um facalhão na outra.... :roll:

Também não estou a vê-los serem criados em poços, mas adiante. :D O texto deve ter sido encontrado na Net e traduzido pelo Google, só pode.

A verdade é que por mais que se defenda a criação consciente desta raça, ou o que lhe queiram chamar, ela só daqui a muito, muito tempo se livrará da má imagem que lhe deram.

E o elevado número dos seus contingentes deve-se precisamente a essa imagem. Por agora, talvez fosse melhor preocuparmo-nos mais em arranjar maneiras de controlar essa sobreprodução e actuar sobre a sua criação do que em leis destinadas a liquidar a sub-raça.

Digo eu, claro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

AST88 Escreveu:Tumbleweed, porque com o APBT não precisa de matilha :wink: só é preciso uma faca e um "breakstick"!

Exatamente aisd, eles não são atarracados, são é gordos :lol: :lol:
Os javalis geralmente não andam sózinhos. E atacam de volta. Ter só um cão deixa-me desprotegida.

E preferia um cão de rasto de sangue (o tal Slovensky Kopov também caça javalis sózinho, mas posso levar dois comigo) melhor que o APBT.

Ou alguns Jagdterrier, que também fazem o serviço, e têm a vantagem do tamanho para se enfiarem em silvados muito mais fácilmente, sem se rasgarem todos.
PauloSantos1
Membro Veterano

AST88 Escreveu:Eram e são totalmente tolerantes ao Homem..são manuseados em situações limite, logo a agressividade contra o Homem, mesmo nesses casos limites não é tolerada... A titulo de curiosidade, segundo vários livros e artigos, só um ou dois "Gr Ch ROM" é que morderam Homens!
Pois, provavelmente estamos a falar de duas realidades distintas... o APBT como ele é/era na sua essência e naquilo que hoje vimos actualmente nas mãos de qualquer puto parvo armado aos cucos... e são estes ultimos a grande maioria que encontramos diáriamente nas nossas ruas e que transformaram o APBT não num cão, mas sim, num problema.
Floripes2
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 10:19 pm

AST88 Escreveu:Floripes2 a do poço não percebeu, pois não? Eu vi logo :wink:
Percebi, sim. :D Às vezes pensamos que vemos, mas não vemos, mesmo. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo mar 04, 2012 11:32 pm

Tumbleweed Escreveu: Mas não nos números do APBT.
Quais números?

A MAIORIA DOS CãES A QUEM CHAMAM APBT, NÃO O SÃO!!!! Se me vierem falar nos arraçados que por aí aparecem aos pontapés, isso não são APBT... La está não confundamos os números das criadeirices, com os verdadeiros que cá em Portugal o numero é infímo... O mal esta, a que tudo que tem aspecto mais Bull, pronto... É um Pit e tal... ;)

É realmente triste isto... É que esta raça pertence a uma comunidade tão fechada, que não é a qualquer pessoa que é vendido um cão destes... Eu desconhecia esta realidade totalmente... E muitos dos cães que ja me passaram pelas mãos a quem chamaram de Pits, não passam de arraçados de alguma coisa... O que me leva até a pensar, devido aquilo que tenho estudado da morfologia destes cães, que a maior parte desses Pits que aparecem aos pontapés, não passam de arraçados de Amstaf, a quem se chama APBT por conveniencia... Enfim... :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Floripes2
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 11:38 pm

Joana, tem toda a razão, mas há uma diferença entre falar num círculo de entendidos e falar do que geralmente é crismado de pitbull e que constitui o problema com esses cães se debatem. Infelizmente, a massa tem mais peso do que o individual, por assim dizer.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”