sonda termostato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda mar 05, 2012 12:47 am

É igual. É marcar a hora diurna e a nocturna com a temp correspondente a cada uma.
Temporizador? Como é que se controla a temp desejada? Isso não gasta excessivamente?
Não noto uma descida acentuada, tenho-os no meu quarto e mesmo nos dias mais frios a descida é lenta, os terrários estão menos arejados e as lâmpadas ainda ligadas reduzem uma descida brusca.
Tb tenho um aparelho para imitar o aumento e a diminuição da luminosidade mas não uso, nunca é igual à natureza.
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda mar 05, 2012 1:01 am

Apalone Escreveu:É igual. É marcar a hora diurna e a nocturna com a temp correspondente a cada uma.
Temporizador? Como é que se controla a temp desejada? Isso não gasta excessivamente?
Não noto uma descida acentuada, tenho-os no meu quarto e mesmo nos dias mais frios a descida é lenta, os terrários estão menos arejados e as lâmpadas ainda ligadas reduzem uma descida brusca.
Tb tenho um aparelho para imitar o aumento e a diminuição da luminosidade mas não uso, nunca é igual à natureza.
Temporizador dá uma trabalheira desgraçada porque consoante a época tive de andar a fazer ao longo de um dia inteiro o estudo dos intervalos de tempo para manter a temperatura. Facilita o facto de eu ter a casa por si só climatizada numa temperatura agradável e fixa ao longo do dia (e como eu sou friorenta o gasto de electricidade no terrário não foi assim tão grande porque de inverno subo sempre os consumos).
Mas queremos mudar para termostato porque esta tecnica pode apesar de tudo ser falivel. E assim poupa-nos a termos de andar sempre a mexer no temporizador. (esse fica apenas para o ciclo da uvb).
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 1:16 am

No inicio colocava lá dentro o caixote mas fica pouco estético e esses bichos trepadores devem sujar aquilo tudo. Com a sonda exterior é mais fácil de controlar e o mostrador indica quando está em aquecimento, a temperatura programada e a do momento. Enfim, para o preço não se pode pedir muito mais.
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 10:04 am

Apalone Escreveu:No inicio colocava lá dentro o caixote mas fica pouco estético e esses bichos trepadores devem sujar aquilo tudo. Com a sonda exterior é mais fácil de controlar e o mostrador indica quando está em aquecimento, a temperatura programada e a do momento. Enfim, para o preço não se pode pedir muito mais.
Estou em pulgas para experimentar.

Obrigada por tudo! ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda mar 05, 2012 4:08 pm

Uma vez que o cronostato já tem sonda interna, basta meter o proprio dentro do terrário para controlar a temperatura ambiente.
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 5:15 pm

gekkos Escreveu:Uma vez que o cronostato já tem sonda interna, basta meter o proprio dentro do terrário para controlar a temperatura ambiente.
Também é uma hipotese, mas n pode interferir com o funcionamento e (o que mais me preocupa), as pilhas?

Não haveria problemas com a humidade, já que é um terrário seco... ainda assim seria seguro?
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 11:01 pm

VeraG Escreveu:
gekkos Escreveu:Uma vez que o cronostato já tem sonda interna, basta meter o proprio dentro do terrário para controlar a temperatura ambiente.
Também é uma hipotese, mas n pode interferir com o funcionamento e (o que mais me preocupa), as pilhas?
Não haveria problemas com a humidade, já que é um terrário seco... ainda assim seria seguro?
Ter lá dentro o caixote para quem tem um terrário bem decorado, além de estragar a estética, está a ocupar espaço. Depois é pensar nos dejectos líquidos que esses bichos podem fazer lá para cima. Eu prefiro colocar uma sonda exterior mas é tudo uma questão de paciência para a bricolage e pensar se vale o risco de poder estragar a sonda.
zepedrowdp
Membro Júnior
Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am

terça mar 06, 2012 1:40 pm

Se a sonda estiver lá no meio do terrário, é normal os animais morderem aquilo e tentarem comer?
Apalone
Membro Veterano

terça mar 06, 2012 11:30 pm

zepedrowdp Escreveu:Se a sonda estiver lá no meio do terrário, é normal os animais morderem aquilo e tentarem comer?
Neste caso a sonda é pequena e deve ser protegida mas para isso até serve uma coisa tipo a tampa da caneta.
zepedrowdp
Membro Júnior
Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am

terça mar 06, 2012 11:40 pm

Eu estava era a perguntar se era comum eles tentarem comer aquilo... Também roem o fio ou nem por isso?
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 11:10 pm

Apalone, ja conseguimos fazer a sonda e ficou porreira!

Obrigada pela dica!!! ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 11:44 pm

zepedrowdp Escreveu:Eu estava era a perguntar se era comum eles tentarem comer aquilo... Também roem o fio ou nem por isso?
Eles quem? Só tenho tartas e anfíbios q nunca vi morder, dos outros não faço ideia.
VeraG Escreveu:Apalone, ja conseguimos fazer a sonda e ficou porreira!

Obrigada pela dica!!! ;)
Ainda bem, fica muito melhor q o temporizador. :)
VeraG
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 3:58 pm

Ja agora é possivel mostrares como ficaram as ligaçoes? temos aqui uma duvida em relaçao a que sitio corresponde cada fio:P
0.0.1 Pogona Vitticeps
Apalone
Membro Veterano

terça mar 20, 2012 12:34 am

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”