sonda termostato
Moderador: mcerqueira
É igual. É marcar a hora diurna e a nocturna com a temp correspondente a cada uma.
Temporizador? Como é que se controla a temp desejada? Isso não gasta excessivamente?
Não noto uma descida acentuada, tenho-os no meu quarto e mesmo nos dias mais frios a descida é lenta, os terrários estão menos arejados e as lâmpadas ainda ligadas reduzem uma descida brusca.
Tb tenho um aparelho para imitar o aumento e a diminuição da luminosidade mas não uso, nunca é igual à natureza.
Temporizador? Como é que se controla a temp desejada? Isso não gasta excessivamente?
Não noto uma descida acentuada, tenho-os no meu quarto e mesmo nos dias mais frios a descida é lenta, os terrários estão menos arejados e as lâmpadas ainda ligadas reduzem uma descida brusca.
Tb tenho um aparelho para imitar o aumento e a diminuição da luminosidade mas não uso, nunca é igual à natureza.
Temporizador dá uma trabalheira desgraçada porque consoante a época tive de andar a fazer ao longo de um dia inteiro o estudo dos intervalos de tempo para manter a temperatura. Facilita o facto de eu ter a casa por si só climatizada numa temperatura agradável e fixa ao longo do dia (e como eu sou friorenta o gasto de electricidade no terrário não foi assim tão grande porque de inverno subo sempre os consumos).Apalone Escreveu:É igual. É marcar a hora diurna e a nocturna com a temp correspondente a cada uma.
Mas queremos mudar para termostato porque esta tecnica pode apesar de tudo ser falivel. E assim poupa-nos a termos de andar sempre a mexer no temporizador. (esse fica apenas para o ciclo da uvb).
0.0.1 Pogona Vitticeps
No inicio colocava lá dentro o caixote mas fica pouco estético e esses bichos trepadores devem sujar aquilo tudo. Com a sonda exterior é mais fácil de controlar e o mostrador indica quando está em aquecimento, a temperatura programada e a do momento. Enfim, para o preço não se pode pedir muito mais.
Estou em pulgas para experimentar.Apalone Escreveu:No inicio colocava lá dentro o caixote mas fica pouco estético e esses bichos trepadores devem sujar aquilo tudo. Com a sonda exterior é mais fácil de controlar e o mostrador indica quando está em aquecimento, a temperatura programada e a do momento. Enfim, para o preço não se pode pedir muito mais.
Obrigada por tudo!

0.0.1 Pogona Vitticeps
Também é uma hipotese, mas n pode interferir com o funcionamento e (o que mais me preocupa), as pilhas?gekkos Escreveu:Uma vez que o cronostato já tem sonda interna, basta meter o proprio dentro do terrário para controlar a temperatura ambiente.
Não haveria problemas com a humidade, já que é um terrário seco... ainda assim seria seguro?
0.0.1 Pogona Vitticeps
Ter lá dentro o caixote para quem tem um terrário bem decorado, além de estragar a estética, está a ocupar espaço. Depois é pensar nos dejectos líquidos que esses bichos podem fazer lá para cima. Eu prefiro colocar uma sonda exterior mas é tudo uma questão de paciência para a bricolage e pensar se vale o risco de poder estragar a sonda.VeraG Escreveu:Também é uma hipotese, mas n pode interferir com o funcionamento e (o que mais me preocupa), as pilhas?gekkos Escreveu:Uma vez que o cronostato já tem sonda interna, basta meter o proprio dentro do terrário para controlar a temperatura ambiente.
Não haveria problemas com a humidade, já que é um terrário seco... ainda assim seria seguro?
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am
Se a sonda estiver lá no meio do terrário, é normal os animais morderem aquilo e tentarem comer?
Neste caso a sonda é pequena e deve ser protegida mas para isso até serve uma coisa tipo a tampa da caneta.zepedrowdp Escreveu:Se a sonda estiver lá no meio do terrário, é normal os animais morderem aquilo e tentarem comer?
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am
Eu estava era a perguntar se era comum eles tentarem comer aquilo... Também roem o fio ou nem por isso?
Eles quem? Só tenho tartas e anfíbios q nunca vi morder, dos outros não faço ideia.zepedrowdp Escreveu:Eu estava era a perguntar se era comum eles tentarem comer aquilo... Também roem o fio ou nem por isso?
Ainda bem, fica muito melhor q o temporizador.VeraG Escreveu:Apalone, ja conseguimos fazer a sonda e ficou porreira!
Obrigada pela dica!!!

http://img401.imageshack.us/img401/7166/dsc6639.jpg
é o 3º e 5º buraco.
é o 3º e 5º buraco.