Qualidade de Vida Vs Tempo de vida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

terça mar 06, 2012 3:00 pm

Boa tarde!

No outro dia dei por mim a pensar nesta questão. Quando leio este forum há sempre pessoas que proporcionam tudo aos seus animais e que estes depois, infelizmente, têm muitos problemas de saude e estão sempre "caidos" no veterinário. Se há muitos problemas de saude, em principio o tempo de vida será menor e a qualidade de vida tambem. Por outro lado, e por experiencia propria, vejo casos de cães de armazens de empresas que nunca tiveram nenhumas "mordomias", são ignorados e ás vezes têm que caçar para comer, no fim vivem 20 anos sem nenhum problema de saude.
Posto isto, será que por uma pessoa colocar o seu cão em casa longe do seu habitat natural sempre com 1000 cuidados, este terá uma predesposição maior para contrair doenças mais ou menos graves, pois tem menos interacção com o seu verdadeiro meio??
Eu sei que o que escrevi em parte não fará muito sentido, mas não encontro nenhuma explicação para o facto de certos cães que vejo/via viverem tantos anos sem os minimos cuidados, e depois vejo outros cães que têm todos os cuidados do mundo e vivem menos tempo e com muitos/alguns problemas, considerando que cães que vão muito ao vet por diversos problemas mais ou menos graves têm uma qualidade de vida pior.

PS: Isto para ser bem feito devia haver uma amostra bem definida, o que escrevei tem por base os casos que vi e/ou leio aqui no furm.

Cumprimentos
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça mar 06, 2012 3:36 pm

bernas_setter Escreveu: Posto isto, será que por uma pessoa colocar o seu cão em casa longe do seu habitat natural
E qual é o habitat natural de um cão ?

Existirem problemas de saude não é sinonimo de perda de tempo de vida, tal como, ao contrário do que referiu, viver até aos 20 anos, não é obrigatoriamente sinal de não tiveram qualquer problema.

Infelizmente, animais que vivem ao "abandono" acabam por se curar naturalmente de algumas mazelas, mas não sem antes, terem sofrido o que não seria suposto sofrerem, e em boa parte dos casos, acabarem por morrer em profunda agonia.
<strong>Paulo Santos</strong>
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

terça mar 06, 2012 4:04 pm

Compreendo o que quer dizer e, se por um lado "concordo" por outro "discordo" baseada no meu caso pessoal.

Tive uma cadelita a Joaninha (15 anitos) que para além de ter cushing tinha um sarcoma (descobriu-se só 3 meses antes de morrer). Quando se descobriu o cushing, a esperança de vida eram no máximo 6 meses. Pois bem, a Joaninha viveu quase mais 2 anos e, só no último mês é que a qualidade de vida dela começou a diminuir. Obviamente que teve todos os cuidados de que necessitava e, não raras vezes íamos com ela "de charola" para o vet mas, tenho a certeza de que o tempo que viveu, foi com qualidade e sempre rodeada de muito amor.

Tenho o caso do Sebastião (14 anos) que há cerca de 15 meses foi-lhe diagnosticada uma leucemia crónica. É vigiado regularmente, faz quimioterapia oral e o prognóstico foi de 1 ano a 1 ano e meio. 15 meses já passaram e o Bi lá continua velhinho mas ainda com "pedalada". Come como se não houvesse amanhã, passeia pelo jardim e ainda dá umas corridinhas. De vez em quando ainda vai buscar bonecos para brincar, sobe para cima das camas onde se rebola todo e sobe para os sofás na boa e ... lá vai fazendo a sua vidinha com muita qualidade até ao momento.

O Martim tinha insuficiência renal e leish. Apesar de no último ano irmos com bastante frequência ao vet pois a situação começou a agravar-se, o meu martolas viveu com qualidade de vida até cerca de um mês, um mês e picos antes de morrer. Ainda na véspera da sua morte, já estando internado e tão mal, quis vir passear, sempre bem disposto e se não o levássemos para o internamento passados aí uns 20 minutos, ele ainda queria andar mais e mais ... parecia que se estava a despedir pois foi o seu último passeio.

Tinha também o Diogo que com 13 anitos e, sem que nada o fizesse prever pois era um canito bastante activo... no dia 22 de Janeiro teve um AVC tendo sido de imediato levado para o vet. Lá teve mais dois e, apesar de não ter os problemas que os "manos/primos" tinham, infelizmente não aguentou e ... partiu.

Perante os exemplos atrás, sinceramente que me questiono até que ponto o facto dum animal ser portador de doenças lhe diminui qualidade de vida. Longevidade, acredito que sim apesar dos meus animais já terem bastante idade menos o Martim, agora qualidade, penso que não pois tenho a certeza que os que já partiram se pudessem ter dado a sua opinião, teriam preferido passar algumas (bastantes vezes) pelo vet e no caso da Joaninha e Martim, alguns internamentos mas, estarem connosco
onde sempre foram amados e acarinhados até ao derradeiro adeus.
bernas_setter
Membro

terça mar 06, 2012 4:07 pm

PauloSantos1 Escreveu:
bernas_setter Escreveu: Posto isto, será que por uma pessoa colocar o seu cão em casa longe do seu habitat natural
E qual é o habitat natural de um cão ?

Existirem problemas de saude não é sinonimo de perda de tempo de vida, tal como, ao contrário do que referiu, viver até aos 20 anos, não é obrigatoriamente sinal de não tiveram qualquer problema.

Infelizmente, animais que vivem ao "abandono" acabam por se curar naturalmente de algumas mazelas, mas não sem antes, terem sofrido o que não seria suposto sofrerem, e em boa parte dos casos, acabarem por morrer em profunda agonia.
O cão antes de mais é um animal e como animal que é tem um habitat natural, como qualquer outro animal o tem. Agora, se o homem "roubou" ou ocupou essa habitat isso é outra historia.
O que queria dizer é que era um cão que viveu até aos 20 anos sem problemas de saude graves, pequenas coisas deve ter tido, isso já não sei. Viver esse tipo de "abandono" não me parece que seja sinonimo de sofrimento, mas isto já é uma coisa subjectiva.

Cumprimentos
PauloSantos1
Membro Veterano

terça mar 06, 2012 4:21 pm

bernas_setter Escreveu:
O cão antes de mais é um animal e como animal que é tem um habitat natural, como qualquer outro animal o tem. Agora, se o homem "roubou" ou ocupou essa habitat isso é outra historia.
O que queria dizer é que era um cão que viveu até aos 20 anos sem problemas de saude graves, pequenas coisas deve ter tido, isso já não sei. Viver esse tipo de "abandono" não me parece que seja sinonimo de sofrimento, mas isto já é uma coisa subjectiva.

Cumprimentos
Está mesmo a falar a sério ou foi o fim de semana que chegou mais cedo ?
bernas_setter
Membro

terça mar 06, 2012 4:25 pm

Argguida, pelo que leio os seus animais sempre tiveram acesso a todos os cuidados, e apesar disso padeceram de doenças graves. Dese já os meus pêsames. Logo é um contracenso, haver animais com todos os cuidados a padecerem de doenças graves, e outros com condições piores padecerem de velhice, sem nunca terem tido graves problemas.
Mas isto é o que eu contasto, não sei se com o que vêm por ai tambem se passa o mesmo.

Cumprimentos
Argguida
Membro Veterano

terça mar 06, 2012 4:33 pm

Muito obrigada.

Repare, quer-me parecer que está a fazer alguma confusão pois, não é pelo facto dum animal ter acesso a todos os cuidados necessários, que o mesmo deixará de ser portador de doenças mais ou menos graves.

O que acontece é que, feitos os diagnósticos e enquanto têm qualidade de vida, não temos baixado os braços e temos ido à luta tentando proporcionar-lhes todo o bem-estar e menor sofrimento possível.

Tendo todos os cuidados, se calhar os diagnósticos são feitos mais precocemente e talvez aí resida a diferença entre um animal sem lar e/ou sem os cuidados pelo menos básicos. Não são os cuidados que evitam os aparecimentos das doenças. :wink:
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça mar 06, 2012 4:37 pm

Isso depende da sorte ou azar na saúde de cada cão... Também há pessoas que sempre tiveram um estilo de vida saudável e com imensos problemas de saúde, e pessoas sem cuidado nenhum e sem problemas de saúde.

O meu Snoopy teve o "melhor dos 2 mundos", nunca lhe faltou comida, veterinário e carinho dos donos, também se fartava de passear sozinho na rua e brincar com outros cães, e só durou 8 anos. Morreu de cancro. Teve azar...

Mas o estilo de vida moderno, que pessoas e cães têm, não faz bem a ninguém. Comida processada, vida sedentária e pouca socialização, excesso de quimicos, etc...
PauloSantos1
Membro Veterano

terça mar 06, 2012 4:44 pm

bernas_setter Escreveu:Argguida, pelo que leio os seus animais sempre tiveram acesso a todos os cuidados, e apesar disso padeceram de doenças graves. Dese já os meus pêsames. Logo é um contracenso, haver animais com todos os cuidados a padecerem de doenças graves, e outros com condições piores padecerem de velhice, sem nunca terem tido graves problemas.
Mas isto é o que eu contasto, não sei se com o que vêm por ai tambem se passa o mesmo.

Cumprimentos
Só não percebo se está a tantar convencer-se a si próprio(a) de alguma coisa ou está a tentar convencer os outros.

Mas onde está o contra-senso ?

Em proporcionar a um animal todos os cuidados de saúde (e não só) que ele merece por direito ?

Comparar, os milhares de animais que, graças à responsabilidade dos seus donos, são acompanhados, sempre que necessário, por um vet assistente, com meia dúzia de casos de tristes vidas em armazéns amarrados a correntes de metro, onde nunca viram mais que umas desinfecções com betadine quando as moscas lhes devoram as orelhas ?

Ainda que um animal sobreviva muitos anos nestas condições, é isto a que pretende chamar qualidade de vida ?
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 06, 2012 4:45 pm

O cão como animal doméstico que é, deve ter acesso aos cuidados de saúde básicos ( no minimo vacinaçao, desparasitaçao interna e externa, consultas pontuais de rotina e atendimento veterinário em causa de doença ou acidente).

Deve também ter acesso a uma alimentação decente e deve ter sempre agua potável à sua disposiçao.

Deve ser respeitado na sua condiçao de animal de companhia/ guarda/ doméstico, não sendo sujeito às intempéries nem a maus tratos fisicos.

Deve, acima de tudo, ser desejado pelo seu dono e não visto como um encargo ou um estorvo.

Todo o animal de companhia deve ser estimado de acordo com a sua condição ( a humanizaçao do animal é na minha optica desnecessária e errática ).

Num cenário ideal, todo o animal de companhia deve ser amado!

P.S: criar imunidade às doenças, indiferença à fome e resistencia à sede... por força da negligência humana NÃO é uma opção.
Última edição por Netherwing em terça mar 06, 2012 4:53 pm, editado 1 vez no total.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mar 06, 2012 4:47 pm

Só uma nota...
O cão não é um animal selvagem mas sim uma animal doméstico, CRIADO E SELECCIONADO pelo homem, para viver com ele, seja qual for a função para o qual foi seleccionado... Portanto, habitat aqui não se aplica.
:wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mar 06, 2012 4:49 pm

Sobre o restante... Ja vi animais de rua padecerem de doenças complicadas, tanto como vi animais domésticos que têm mil cuidados...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Argguida
Membro Veterano

terça mar 06, 2012 4:51 pm

PauloSantos1 Escreveu:
bernas_setter Escreveu:Argguida, pelo que leio os seus animais sempre tiveram acesso a todos os cuidados, e apesar disso padeceram de doenças graves. Dese já os meus pêsames. Logo é um contracenso, haver animais com todos os cuidados a padecerem de doenças graves, e outros com condições piores padecerem de velhice, sem nunca terem tido graves problemas.

Cumprimentos
Só não percebo se está a tantar convencer-se a si próprio(a) de alguma coisa ou está a tentar convencer os outros.

Mas onde está o contra-senso ?

Em proporcionar a um animal todos os cuidados de saúde (e não só) que ele merece por direito ?

Comparar, os milhares de animais que, graças à responsabilidade dos seus donos, são acompanhados, sempre que necessário, por um vet assistente, com meia dúzia de casos de tristes vidas em armazéns amarrados a correntes de metro, onde nunca viram mais que umas desinfecções com betadine quando as moscas lhes devoram as orelhas ?

Ainda que um animal sobreviva muitos anos nestas condições, é isto a que pretende chamar qualidade de vida ?
Ora aí está. Quer-me parecer que um animal que vive anos sem ir a um vet, preso por uma corrente num barracão, a comer restos (quando os come), a ser devorado por moscas/mosquitos, etc. apesar de aparentemente ser "saudável" tem muito menos qualidade de vida do que um animal que, mesmo padecendo de doenças graves, tem acesso ao vet, a tratamentos e a carinho. :wink:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 06, 2012 4:51 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Só uma nota...
O cão não é um animal selvagem mas sim uma animal doméstico, CRIADO E SELECCIONADO pelo homem, para viver com ele, seja qual for a função para o qual foi seleccionado... Portanto, habitat aqui não se aplica.
:wink:
obviamente.

a menos que o "habitat natural" do cão seja um armazém de telhas de zinco, amarrado a uma corrente. :(
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça mar 06, 2012 5:09 pm

Este tópico fez-me lembrar uma conversa que tive com colegas!
Uma delas queixava-se que o filho de 3 anos está sempre doente, com gripes, constipações, viroses, etc . e que via os miúdos de etnia cigana num mini acampamento cigano, todos sujos, com pouca roupa fosse verão ou inverno, ao frio e á chuva e que nunca parecem doentes.
Nesta conversa também se falou que os miúdos de etnia cigana dificilmente faltam às aulas por doença, e raramente os encontram no hospital, mesmo na altura da gripe!
Na brincadeira dissemos-lhe que estava a proteger tanto o filho, que o estava a tornar uma “flor de estufa”!
Aplicando esta conversa ao tema dos animais de estimação, talvez pudesse-mos dizer o mesmo, protegemo-los tanto que uma pequena variação de rotina os pode deixar doentes!
Ao enfrentar todo o tipo de adversidades, talvez se tornem mais resistentes, mas isso não quer dizer que tenham qualidade de vida, mais saúde ou mais durabilidade.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”