bernas_setter Escreveu:Boa tarde!
No outro dia dei por mim a pensar nesta questão. Quando leio este forum há sempre pessoas que proporcionam tudo aos seus animais e que estes depois, infelizmente, têm muitos problemas de saude e estão sempre "caidos" no veterinário. Se há muitos problemas de saude, em principio o tempo de vida será menor e a qualidade de vida tambem. Por outro lado, e por experiencia propria, vejo casos de cães de armazens de empresas que nunca tiveram nenhumas "mordomias", são ignorados e ás vezes têm que caçar para comer, no fim vivem 20 anos sem nenhum problema de saude. Posto isto, será que por uma pessoa colocar o seu cão em casa longe do seu habitat natural sempre com 1000 cuidados, este terá uma predesposição maior para contrair doenças mais ou menos graves, pois tem menos interacção com o seu verdadeiro meio??
Eu sei que o que escrevi em parte não fará muito sentido, mas não encontro nenhuma explicação para o facto de certos cães que vejo/via viverem tantos anos sem os minimos cuidados, e depois vejo outros cães que têm todos os cuidados do mundo e vivem menos tempo e com muitos/alguns problemas, considerando que cães que vão muito ao vet por diversos problemas mais ou menos graves têm uma qualidade de vida pior.
PS: Isto para ser bem feito devia haver uma amostra bem definida, o que escrevei tem por base os casos que vi e/ou leio aqui no furm.
Cumprimentos
Desculpe, mas afinal, qual é mesmo a sua questão?Acha que os animais domesticos não deviam ter acesso aos cuidados básicos de saúde? Não deviam viver com os humanos?