chinchilavis Escreveu:Tarax Escreveu:chinchilavis Escreveu:Chins em viveiros exteriores? Nunca!
No Verão têm de estar num local fresco e abrigado. No Inverno têm de estar num local abrigado. Não podem estar em sítios com corrente de ar. A temperatura deve ser controlada. Ruídos, pós, outros animais podem stressar os animais. Além da humidade, como disse a chinsdalinha.
Ainda que dissesse que ia pôr os tais viveiros (este termo arrepia-me pois não sei para que quer viveiros para chins) numa divisão dentro de sua casa, tudo bem (desde que os viveiros sejam gaiolas maiores e não forma de criar chins para reproduzir sem controlo e com fins que nós sabemos).
Chins a viver na rua? NUNCA!
Não Amiga, só quero o bem estar dos animais, como tal aqui estou eu a tentar chegar um consenso.
Referi-me a viveiro a algo maior, estava a pensar em 3m de altura e 2 de largura para um casal, se fosse para reprodução nunca poderia ser assim, mas não impede que vá fazendo umas criações..
Mas não pertenço ao clube dos pseudo-criadores
Devido ao espaço dentro de casa conseguia fazer uma coisa melhor se fosse externo..
Com esta resposta já foi um bom reforço. Já não penso mais nessa hipótese.
Muito obrigado a todos.

Em 1º lugar não sou sua Amiga/amiga por isso dobre a língua pois não está a falar com um amigo ok?
Em segundo lugar, uns minutos de "googlanço" permitiam-lhe descobrir que os chins não podem nunca viver no exterior.
Se não pertence ao clube dos pseudo-criadores não sei nem me interessa saber. O que me interessa é que conheço 3 excelentes criadores e que as chins provenientes deles (um dos criadores já não cria chins) eram/são de excelente qualidade e tratadas com todos os cuidados e condições.
Finalmente, pense bem se quer dedicar-se a criar chins. Vai ser mais um dos muitos criadeiros que há por aí? Tem condições e conhecimentos para criar chins? Sabe os cuidados que deve ter com eles? Tem disponibilidade financeira para ficar com as crias caso não as venda? Eu, que não sou criadora, vejo os próximos tempos com apreensão. Quando temos um animal temos de lhes dar tudo para o manter saudável (feno e ração de qualidade são a base da alimentação de chins).
Já não é o primeiro nem o segundo criador que me diz que, pesando os custos, quase não compensa ter chins para venda pois o lucro é baixo.
Pense bem, "Amigo", se vale a pena embarcar nessa aventura.
1º lugar eu não admito que a "senhora" ou "menina" ou "criança" ou "você" fale comigo dessa forma. (Visto que não sei quem está desse lado)
Quem deve dobrar a lingua é quem falta a educação, neste caso não sou eu com certeza OK?
2º lugar fiz muita pesquisa sobre os chin, tenho informação retirada, tal como sites marcados com tudo o que tem de interesse sobre os mesmos.
Poderia ter faltado algo, mas por isso mesmo vim cá, com a finalidade de obter mais informação.
Simplesmente gostaria de saber se alguém já tinha feito essa experiência, uma vez que poderia dar melhores condições aos animais. (Em termos de espaço, não descartando que dentro de casa também as tem).
Quanto dos chin não poderem viver cá fora, tudo aponta e comprova para que não, mas a verdade é que eles nem sequer deveriam viver no nosso meio uma vez que pertencem as montanhas dos Andes.
Para quem não sabe........
"Em 1918, Mathias Chapman, um norte-americano que trabalhava como Eng. de minas no Chile, conseguiu autorização do governo Chileno para caçar algumas chinchilas selvagens para estudar seu comportamento. Chapman levou aproximadamente um ano para adaptar as chinchilas ás novas condições de vida pois originalmente viviam a 3500 metros de altura em um clima totalmente diferente do local aonde pretendia criá-las."
O que quero dizer com este pequeno excerto é que nem tudo é impossível.
3º Se faltei ao respeito a chamar-lhe Amiga, muito bem, peço desculpa, pensei que não faria mal interiorizar-me com os membros da comunidade mas pode ter a certeza que não a refiro mais como Amiga!!!
Finalmente....
Não sou nenhum criadeiro, tenho condições, conhecimento e dinheiro.
Simplesmente tenho um macho, quero obter uma fêmea e se for possibilitado irei fazer criação sim, sem aumentar o numero de progenitores..
Como disse apenas quero um casal para fazerem companhia um ao outro.
Sei perfeitamente que temos de dar tudo para manter os animais saudáveis.
Pode não compensar e o lucro ser baixo, mas também não me interessa, não estou pelo dinheiro.
Estou pelo carinho que fui criando inconscientemente por estes animais, que foi o impulso para procurar saber mais e desta forma ser cativado por esta maravilhosa espécie.
Depois disto tudo só digo: Venho tirar uma dúvida e sou logo crucificado
Acho que de certa forma entendo o que está a querer fazer entender, mas acho que devia ter dado uma resposta ao tópico algo menos agressivo.
Contudo, exprimiu bem aquilo que pensa.
Espero que não entremos em atrito, pois de longe é esse o meu pensar, gosto de animais como todos os membros que aqui estão, o que procuro é informação para não os deixar ficar mal.