Dúvida Chinchila (Viveiro Exterior)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

quarta mar 07, 2012 3:40 pm

Boa tarde,
Gostaria de saber se há aqui alguém já com experiência de viveiros externos para chin?
Eu estou a desenvolver um projecto de uma gaiola, onde muita informação foi retirada da arca. Só que devido ao espaço interior limita-me a uma determinada medida, enquanto se fosse no exterior poderia elaborar um viveiro maior.

A minha dúvida é: Estando num viveiro exterior, protegido do sol, ventanias e geadas as chinchilas aguentam o nosso inverno?? Uma vez que este poderá ter temperaturas muito baixas??!

Gostaria de ouvir opiniões/dicas sobretudo por quem já fez esta experiência..

cump :wink:
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 07, 2012 3:42 pm

na minha opinião sim, podem, construa as coisas devidamente, faça uma casota para elas se abrigarem e tem tudo para correr bem.

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
chinsdalinha
Membro Veterano
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta mar 07, 2012 4:06 pm

nao! eu nunca poria chinchilas no exterior, a nossa humidade local é demasiado elevada, assim como as oscilações de temperatura. A chinchila é um animal exotico e deve ser mantido em casa, sem correntes de ar, exposição solar ou oscilações de temperatura.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta mar 07, 2012 4:11 pm

Chins em viveiros exteriores? Nunca!

No Verão têm de estar num local fresco e abrigado. No Inverno têm de estar num local abrigado. Não podem estar em sítios com corrente de ar. A temperatura deve ser controlada. Ruídos, pós, outros animais podem stressar os animais. Além da humidade, como disse a chinsdalinha.

Ainda que dissesse que ia pôr os tais viveiros (este termo arrepia-me pois não sei para que quer viveiros para chins) numa divisão dentro de sua casa, tudo bem (desde que os viveiros sejam gaiolas maiores e não forma de criar chins para reproduzir sem controlo e com fins que nós sabemos).

Chins a viver na rua? NUNCA!
Tarax
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 4:18 pm

chinsdalinha Escreveu:nao! eu nunca poria chinchilas no exterior, a nossa humidade local é demasiado elevada, assim como as oscilações de temperatura. A chinchila é um animal exotico e deve ser mantido em casa, sem correntes de ar, exposição solar ou oscilações de temperatura.

Exactamente o meu receio é precisamente a humidade, pois de inverno o ar é húmido, mas visto que elas provém dos altos das montanhas de Andes pensei que até pudessem suportar e que realmente no nosso pais a preocupação principal fosse só no verão...
chinsdalinha
Membro Veterano
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

quarta mar 07, 2012 4:19 pm

os andes sao frios mas tem clima seco e árido.... daí as chinchilas nao poderem comer nada com alto teor em agua pois ficam com diarreia... tudo o que comem é seco e bebem em poucas quantidades. Não estão habituadas á humidade do nosso país
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quarta mar 07, 2012 4:20 pm

pronto, então não podem :roll:

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
Tarax
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 4:31 pm

chinchilavis Escreveu:Chins em viveiros exteriores? Nunca!

No Verão têm de estar num local fresco e abrigado. No Inverno têm de estar num local abrigado. Não podem estar em sítios com corrente de ar. A temperatura deve ser controlada. Ruídos, pós, outros animais podem stressar os animais. Além da humidade, como disse a chinsdalinha.

Ainda que dissesse que ia pôr os tais viveiros (este termo arrepia-me pois não sei para que quer viveiros para chins) numa divisão dentro de sua casa, tudo bem (desde que os viveiros sejam gaiolas maiores e não forma de criar chins para reproduzir sem controlo e com fins que nós sabemos).

Não Amiga, só quero o bem estar dos animais, como tal aqui estou eu a tentar chegar um consenso.
Referi-me a viveiro a algo maior, estava a pensar em 3m de altura e 2 de largura para um casal, se fosse para reprodução nunca poderia ser assim, mas não impede que vá fazendo umas criações..

Mas não pertenço ao clube dos pseudo-criadores :evil:

Devido ao espaço dentro de casa conseguia fazer uma coisa melhor se fosse externo..

Com esta resposta já foi um bom reforço. Já não penso mais nessa hipótese.

Muito obrigado a todos.

:D :D
Tarax
Membro Júnior

quarta mar 07, 2012 4:40 pm

chinsdalinha Escreveu:os andes sao frios mas tem clima seco e árido.... daí as chinchilas nao poderem comer nada com alto teor em agua pois ficam com diarreia... tudo o que comem é seco e bebem em poucas quantidades. Não estão habituadas á humidade do nosso país
Erro meu...

não verifiquei o clima na montanha, só deduzi.......
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 5:36 pm

Tarax Escreveu:

Não Amiga, só quero o bem estar dos animais, como tal aqui estou eu a tentar chegar um consenso.
Referi-me a viveiro a algo maior, estava a pensar em 3m de altura e 2 de largura para um casal, se fosse para reprodução nunca poderia ser assim, mas não impede que vá fazendo umas criações..

Devido ao espaço dentro de casa conseguia fazer uma coisa melhor se fosse externo..

Muito obrigado a todos.

Em 1º lugar não sou sua Amiga/amiga por isso dobre a língua pois não está a falar com um amigo ok?

Em segundo lugar, uns minutos de "googlanço" permitiam-lhe descobrir que os chins não podem nunca viver no exterior.

Se não pertence ao clube dos pseudo-criadores não sei nem me interessa saber. O que me interessa é que conheço 3 excelentes criadores e que as chins provenientes deles (um dos criadores já não cria chins) eram/são de excelente qualidade e tratadas com todos os cuidados e condições.

Finalmente, pense bem se quer dedicar-se a criar chins. Vai ser mais um dos muitos criadeiros que há por aí? Tem condições e conhecimentos para criar chins? Sabe os cuidados que deve ter com eles? Tem disponibilidade financeira para ficar com as crias caso não as venda? Eu, que não sou criadora, vejo os próximos tempos com apreensão. Quando temos um animal temos de lhes dar tudo para o manter saudável (feno e ração de qualidade são a base da alimentação de chins).
Já não é o primeiro nem o segundo criador que me diz que, pesando os custos, quase não compensa ter chins para venda pois o lucro é baixo.

Pense bem, "Amigo", se vale a pena embarcar nessa aventura.
chinsdalinha
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 5:39 pm

nao so nao compensa como é dispendioso :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 5:51 pm

chinsdalinha Escreveu:nao so nao compensa como é dispendioso :wink:
Sim, nos casos que conheço sim pois são animais excelentes e com todos os cuidados. :wink:

Mas há pessoas que pensam que vão ganhar fortunas com cruzamentos entre chins, à toa. :roll:
Tarax
Membro Júnior

quinta mar 08, 2012 1:14 pm

chinchilavis Escreveu:
Tarax Escreveu:

Muito obrigado a todos.

Em 1º lugar não sou sua Amiga/amiga por isso dobre a língua pois não está a falar com um amigo ok?

Em segundo lugar, uns minutos de "googlanço" permitiam-lhe descobrir que os chins não podem nunca viver no exterior.

Se não pertence ao clube dos pseudo-criadores não sei nem me interessa saber. O que me interessa é que conheço 3 excelentes criadores e que as chins provenientes deles (um dos criadores já não cria chins) eram/são de excelente qualidade e tratadas com todos os cuidados e condições.

Finalmente, pense bem se quer dedicar-se a criar chins. Vai ser mais um dos muitos criadeiros que há por aí? Tem condições e conhecimentos para criar chins? Sabe os cuidados que deve ter com eles? Tem disponibilidade financeira para ficar com as crias caso não as venda? Eu, que não sou criadora, vejo os próximos tempos com apreensão. Quando temos um animal temos de lhes dar tudo para o manter saudável (feno e ração de qualidade são a base da alimentação de chins).
Já não é o primeiro nem o segundo criador que me diz que, pesando os custos, quase não compensa ter chins para venda pois o lucro é baixo.

Pense bem, "Amigo", se vale a pena embarcar nessa aventura.
1º lugar eu não admito que a "senhora" ou "menina" ou "criança" ou "você" fale comigo dessa forma. (Visto que não sei quem está desse lado)
Quem deve dobrar a lingua é quem falta a educação, neste caso não sou eu com certeza OK?

2º lugar fiz muita pesquisa sobre os chin, tenho informação retirada, tal como sites marcados com tudo o que tem de interesse sobre os mesmos.
Poderia ter faltado algo, mas por isso mesmo vim cá, com a finalidade de obter mais informação.
Simplesmente gostaria de saber se alguém já tinha feito essa experiência, uma vez que poderia dar melhores condições aos animais. (Em termos de espaço, não descartando que dentro de casa também as tem).

Quanto dos chin não poderem viver cá fora, tudo aponta e comprova para que não, mas a verdade é que eles nem sequer deveriam viver no nosso meio uma vez que pertencem as montanhas dos Andes.

Para quem não sabe........

"Em 1918, Mathias Chapman, um norte-americano que trabalhava como Eng. de minas no Chile, conseguiu autorização do governo Chileno para caçar algumas chinchilas selvagens para estudar seu comportamento. Chapman levou aproximadamente um ano para adaptar as chinchilas ás novas condições de vida pois originalmente viviam a 3500 metros de altura em um clima totalmente diferente do local aonde pretendia criá-las."

O que quero dizer com este pequeno excerto é que nem tudo é impossível.

3º Se faltei ao respeito a chamar-lhe Amiga, muito bem, peço desculpa, pensei que não faria mal interiorizar-me com os membros da comunidade mas pode ter a certeza que não a refiro mais como Amiga!!!

Finalmente....
Não sou nenhum criadeiro, tenho condições, conhecimento e dinheiro.
Simplesmente tenho um macho, quero obter uma fêmea e se for possibilitado irei fazer criação sim, sem aumentar o numero de progenitores..
Como disse apenas quero um casal para fazerem companhia um ao outro.

Sei perfeitamente que temos de dar tudo para manter os animais saudáveis.

Pode não compensar e o lucro ser baixo, mas também não me interessa, não estou pelo dinheiro.
Estou pelo carinho que fui criando inconscientemente por estes animais, que foi o impulso para procurar saber mais e desta forma ser cativado por esta maravilhosa espécie.

Depois disto tudo só digo: Venho tirar uma dúvida e sou logo crucificado

Acho que de certa forma entendo o que está a querer fazer entender, mas acho que devia ter dado uma resposta ao tópico algo menos agressivo.
Contudo, exprimiu bem aquilo que pensa.

Espero que não entremos em atrito, pois de longe é esse o meu pensar, gosto de animais como todos os membros que aqui estão, o que procuro é informação para não os deixar ficar mal.
chinchilavis
Membro Veterano

quinta mar 08, 2012 8:54 pm

Mas onde é que lhe faltei ao respeito? Fui eu quem o chamei de Amigo? Não pois não?

As chinchilas são oriundas dos Andes. Mas essas nasceram lá e desde logo criaram defesas e adptabilidade às condições existentes no local.

No caso, não estamos a falar desses chins mas de animais que nascem em cativeiro. Só para lhe dar um exemplo, duas semanas depois de ter o meu chin estive quase a perdê-lo. Motivo? Uma corrente de ar que apanhou entre casa e o carro. Podemos pensar que o pêlo as protege mas não protege. Desde essa altura que quando tenho de o transportar vai com um saco plástico dos grandes a proteger a gaiola. Chegado ao local retiro imediatamente o saco.

No verão o problema é o calor. Onde vivo facilmente chega aos 38º, à sombra, no exterior. A divisão onde tenho o chin já chegou 26º e tive de tomar medidas para arrefecer a divisão.

Se quer companhia para o chin, porque não compra um macho? Se tiver um casal e fizerem criação tem capacidade para ficar com as crias? Ou vai vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais'

Antes de pensar em fazer criação, pense nisso tudo. Gostava de ter um animal bem tratado, vendê-lo e tempos depois ver o mesmo animal doente, triste e a morrer? Acho que não.

Não foi crucificado, foi informado. E nem todos os que por aqui andam gostam de animais, ao contrário do que pensa, infelizmente.
Tarax
Membro Júnior

sexta mar 09, 2012 11:45 am

chinchilavis Escreveu:Mas onde é que lhe faltei ao respeito? Fui eu quem o chamei de Amigo? Não pois não?

As chinchilas são oriundas dos Andes. Mas essas nasceram lá e desde logo criaram defesas e adptabilidade às condições existentes no local.

No caso, não estamos a falar desses chins mas de animais que nascem em cativeiro. Só para lhe dar um exemplo, duas semanas depois de ter o meu chin estive quase a perdê-lo. Motivo? Uma corrente de ar que apanhou entre casa e o carro. Podemos pensar que o pêlo as protege mas não protege. Desde essa altura que quando tenho de o transportar vai com um saco plástico dos grandes a proteger a gaiola. Chegado ao local retiro imediatamente o saco.

No verão o problema é o calor. Onde vivo facilmente chega aos 38º, à sombra, no exterior. A divisão onde tenho o chin já chegou 26º e tive de tomar medidas para arrefecer a divisão.

Se quer companhia para o chin, porque não compra um macho? Se tiver um casal e fizerem criação tem capacidade para ficar com as crias? Ou vai vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais'

Antes de pensar em fazer criação, pense nisso tudo. Gostava de ter um animal bem tratado, vendê-lo e tempos depois ver o mesmo animal doente, triste e a morrer? Acho que não.

Não foi crucificado, foi informado. E nem todos os que por aqui andam gostam de animais, ao contrário do que pensa, infelizmente.
Mas também não fui eu que disse para dobrar a língua pois não??
Se eu chamasse inimiga ou qualquer coisa parecida poderia ficar chateada, agora Amiga/amiga não..

Mas esquecendo isso..

Elas têm origem nos Andes, tem razão que criaram defesas e adaptaram-se ás condições climatéricas de lá pois nasceram lá como bem referiu.
Contudo, Chapman retirou de lá espécimes com intuito de as adaptar a novas condições climatéricas.
Demorou um ano a descer as montanhas para que pouco a pouco as chinchilas se fossem habituando as novas condições climatéricas, visto antes estarem a uma altitude de 3500 metros.

Isso provou que Chapman conseguiu adapta-las a um novo clima totalmente diferente. Daí ter retirado aquele pequeno excerto.
Hoje as chinchilas existentes em nossas casas são provenientes desse grupo de espécimes de Chapman.
Não estou a dizer com isto que elas se poderiam habituar ao nosso clima (exterior) mas também por isso ter feito essa questão.
Poderia alguém já ter tentado.

Caso eu tivesse formado melhor a minha questão adicionando um pouco da minha pesquisa provavelmente iria mais de encontro ao meu contexto.

Lamento o sucedido com o seu Chin, situações assim é sempre mau para nós e principalmente para eles.. Espero que tenha sido só um susto e que agora esteja tudo bem.

No caso de vendê-las a muitos que andam por aqui a tratar chins como simples brinquedos e a descurar a saúde dos animais como disse, dou-lhe toda a razão acho que isso inclusive era assunto para outro tópico.

Andam aí lojas e mais lojas a vender chinchilas e outros animais como se fossem brinquedos, nem sequer conseguem preparar ou informar sobre as necessidades básicas de um animal. Claro que a obrigação do novo dono é já estar informado, mas muitos não estão e sem informação vejam as circunstâncias que poderão ficar o pobre animal.

Já eu, se vende-se ou oferece-se, teria em atenção a quem, disponibilizando a informação necessária para o animal em questão.

Até porque não sei porquê que as próprias lojas não fazem isso, há gastos, mas o interesse é do animal, no mínimo oferecerem um panfleto onde explica-se as necessidades básicas do animal de forma a que o novo dono se cativasse e ficasse ciente do que vinha pela frente.

Fui informado, tem razão, mas penso que foi um pouco agressiva no seu comentário.
E se realmente há aqui gente que não gosta de animais, então, é porque estão no site errado.

Cump
Responder

Voltar para “Exóticos”