Novo projecto - Bombinas Orientalis - Dúvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta mar 08, 2012 6:08 pm

Olá a todos.
Como alguns puderam acompanhar no tópico meu mais abaixo, as minhas tartarugas morreram :cry: .
O aquaterrário delas foi limpo e os objectos fervidos.

Neste momento, já estou a pensar em acolher outros animais e proporcionar-lhes o melhor.
Eu e a minha família pensámos bastante em qual animal poderíamos acolher. Eu sugeri gecko e cobra do milho, um familiar meu sugeriu dendrobates e bombinas, outro ainda gerbilos.

Mas a proposta que todos concordámos foi Bombina orientalis.

Ainda tenho algumas dúvidas em relação a este lindo anfíbio, já pesquisei muito, mas algumas informações mostram-se controversas e a maior parte dos textos são sempre iguais :? .

O meu aquaterrário tem 1m de comprimento, 40cm de altura e 30cm de altura. Quantas bombinas poderei colocar ?

Pretendo um terrário com uma decoração o mais naturalista possível.
Vou agora descrever como gostaria de por o terrário. É possível que alguma coisa esteja errada ( como já disse, ainda há dúvidas ) e agredeço quaisquer comentários e ajuda:

Aquaterrário

Medidas: 1m de comprimento, 40cm de altura e 30cm de altura
Divisão: metade do terrário será água e a outra metade será seco
Coluna d'água: 10cm

Pretendo colocar espuma de poliuretano na parte de trás e numa lateral do aquário de modo a imitar a textura de rochas. A espuma de poliuretano desfaz-se com a água ?. Depois pintarei de castanho-creme com tinta não tóxica.

Também gostava de colar com cola não tóxica plantas artificiais ( eu gostava muito de por naturais, mas pouco sei sobre manutenção destas num terrário de bombinas ).

Como substrato pretendo pôr Forest Moss da Exoterra misturado com Coco Husk da Exoterra. É seguro e adequado para as bombinas ? Como fixarei o substrato na espuma de poliuretano ?

Para ajudar na decoração, também pensei em colocar Jungle Vines da Exoterra.

Vou comprar um Higrómetro e um Termómetro da Exoterra. 70% de humidade está bem ?

O que poderei usar como aquecimento ? Aconselham cabos de aquecimento ?

Pretendo colocar um filtro na água para permitir a filtragem desta e também pensei em usar o Fogger da Exoterra, pois adoro o efeito que dá a um terrário. O Fogger pode ser usado num terrário para bombinas, certo ?

Em relação ao alimento das bombinas, prentedo dar micro-grilos enlatados ( usarei o Prato Vivicator da Exoterra, é eficaz ? ), tenébrio vivo, drosophilas vivas e dáfnia liofilizada. Pulverizarei com cálcio de vez em quando. Este menu está bem e é saudável ?

Por enquanto, não passa de um projecto, ainda me irei informar muito melhor junto de pessoas especializadas no assunto e obter ajuda daqui seria já um óptimo começo.

Nota: Coloquei a Negrito as dúvidas para facilitar :wink: .

Muito obrigado desde já e desculpem a quantidade de perguntas.
:wink:
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

quinta mar 08, 2012 6:44 pm

Eu tinha uma bombina de 8cm +/- e comia grilos grandes, acho que nao presisas de micro grilos.
Epah eu tinha a minha num terrario de 40cx20lx30a temperatura 25º, filtro interno dos que nao faziam muita corrente, e para aquecer a parte terrestre o melhor ( a meu ver) um tapete de aquecimento....
Ao resto nao te posso responder
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta mar 08, 2012 7:30 pm

Podes colocar um trio de bombinas nesse aqua, mas não precisa ser metade metade basta 1/3 de parte seca, até porque passam mais tempo dentro do que fora de àgua.
Plantas naturais podes por, desde que sejam apropriadas, porque a bombina nao as vai comer.
Humidade 70% é boa.
Aquecimento até podes usar aquecedor de agua assim ate regulas a temperatura melhor
Filtro, um que nao faça muita corrente.
grilos enlatados nao me parece boa ideia, primeiro sao desidratados, logo nao vai conter os nutrientes suficientes, depois elas normalmente so comem alimento vivo.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

quinta mar 08, 2012 10:34 pm

Dá para umas 4 ou 5 sem problemas.
Devido as medidas do aquario podes usar 1/3 (terrestre/aquatica)
A espuma é toxica em contacto com a água, podes sempre optar por usar esferovite com umas boas camadas de cimento cola e algo que fique impermiavel, fica bem natural. Procura videos no youtube que tens centenas que dão para tirar boas ideias
Opta por plantas verdadeiras, neste caso se fores usar aquecimento mete na lateral e não por baixo senão estas tramado as manter
O Substrato é seguro, podes sempre optar por algo mais natural
A vine dá bom aspecto, especialmente com uma trepadeira mas não as estou a ver a dar utilidade a coisa
Não precisas de te preocupar com a humidade que a piscina chega bem
Usa um filtro que não crie muita corrente, podes sempre criar uma cascata que dá optimo aspecto
Opa sempre por usar alimento vivo
Começa a reunir informações de como manter um aquario plantado (parte aquatica) que é so melhor para as mesmas, adoram vegetação aquatica especialmente as que fiquem a superficie onde se podem colocar em cima.
Cuidado que elas são peritas em dar a fuga
Nitara
Membro Veterano

sexta mar 09, 2012 2:41 pm

Obrigado a todos os que responderam :wink: . As dicas foram preciosas.

Estou agora com mais umas dúvidas em relação ao revestimento do fundo do aquário e das laterais.
Se eu colocar a espuma de poliuretano atrás e na lateral e pintar, isto chega ?
Estive a ver tópicos em que usaram cimento-cola. Isto é necessário para quê ? Não é tóxico ?
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

sexta mar 09, 2012 3:42 pm

O cimento cola é para enrijar um determinado material, por exemplo o esferovite...e sima espuma em contacto com a agua liberta produtos toxicos, é melhor nao usar
Nitara
Membro Veterano

sexta mar 09, 2012 4:54 pm

Já não vou por a espuma em contacto directo com a água. Se for só humidade não liberta tóxicos ou liberta ?

Obrigado.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”