Rações com cereais versus rações sem cereais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda mar 12, 2012 6:20 pm

Olá,
Não venho compara marcas unicamente vou argumentar o meu título.

Fazendo comparação com as seguintes rações(que foram as que eu analisei para os meus exemplos):

Acana com cereais versus Acana sem cereais, Orijen, Naturea.

Esta "revolução" das rações sem cereais começou à relativamente pouco tempo, e observando no geral todas as rações do mundo, desde as mais antigas Às mais recentes, poucas são as marcas que não possuem cereais na sua composição.
No entanto, não é isso que me traz aqui.
Se todos observarem com atenção, a Acana com cereais tem uma boa percentagem de boa carne, e poucos cereais(aveia e arroz integral), já as outras não têm cereais, mas têm batata, no caso da Naturea por exemplo mais de 20% de batata. Sinceramente substituir os cereais mencionados a cima, por batata não me parece que tenha muito mais lógica.

Pois pensem assim, aqueles que alimentam os cães com RAW, exemplo frango e coelho, supostamente o que esses animais comem é à base de legumes e cereais, não batata.
E já nos séculos passados não me parece que dessem batata aos animais, pois a batata segundo me lembro das aulas de história surgiu numa das colónias de Portugal, na América do Sul, só lá, depois é que veio para a Europa, e mais tarde, os Holandeses e os Ingleses(seus safados), para pouparem dinheiro aprenderam eles mesmos graças ao que aprenderam nas nossas colónias, a cultivar cá na Europa a batata, tendo obviamente mais lucro, e nós portugueses, coitados, foi uma má época... Enfim acabando com a aula de história... O que eu quero dizer, é que visto que a batata só surgiu mais tarde, nenhum animal comido pelos cães e/ou lobos, tinha na sua composição batata.

Por isso cheguei à conclusão de que...
Uma boa ração não é a dita sem cereais, mas sim com cereais(uns melhores que outros claro, na minha opinião, a ACANA, selecionou os melhores), aliás com poucos cereais, muito boa carne de qualidade, e os outros elementos claro.
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

segunda mar 12, 2012 9:46 pm

ReginaVieira Escreveu:Olá,
Não venho compara marcas unicamente vou argumentar o meu título.

Fazendo comparação com as seguintes rações(que foram as que eu analisei para os meus exemplos):

Acana com cereais versus Acana sem cereais, Orijen, Naturea.

Esta "revolução" das rações sem cereais começou à relativamente pouco tempo, e observando no geral todas as rações do mundo, desde as mais antigas Às mais recentes, poucas são as marcas que não possuem cereais na sua composição.
No entanto, não é isso que me traz aqui.
Se todos observarem com atenção, a Acana com cereais tem uma boa percentagem de boa carne, e poucos cereais(aveia e arroz integral), já as outras não têm cereais, mas têm batata, no caso da Naturea por exemplo mais de 20% de batata. Sinceramente substituir os cereais mencionados a cima, por batata não me parece que tenha muito mais lógica.

Pois pensem assim, aqueles que alimentam os cães com RAW, exemplo frango e coelho, supostamente o que esses animais comem é à base de legumes e cereais, não batata.
E já nos séculos passados não me parece que dessem batata aos animais, pois a batata segundo me lembro das aulas de história surgiu numa das colónias de Portugal, na América do Sul, só lá, depois é que veio para a Europa, e mais tarde, os Holandeses e os Ingleses(seus safados), para pouparem dinheiro aprenderam eles mesmos graças ao que aprenderam nas nossas colónias, a cultivar cá na Europa a batata, tendo obviamente mais lucro, e nós portugueses, coitados, foi uma má época... Enfim acabando com a aula de história... O que eu quero dizer, é que visto que a batata só surgiu mais tarde, nenhum animal comido pelos cães e/ou lobos, tinha na sua composição batata.

Por isso cheguei à conclusão de que...
Uma boa ração não é a dita sem cereais, mas sim com cereais(uns melhores que outros claro, na minha opinião, a ACANA, selecionou os melhores), aliás com poucos cereais, muito boa carne de qualidade, e os outros elementos claro.
Eu sou só a dona de um cão, não vendo rações, apenas quero dar-lhe o melhor.
Pelo que tenho pesquisado, a Acana é fantastica. Com ou sem cereais.
Os vet do meu cao nem sequer conhecem a Acana.
Eu acho que os Vet não são os melhores conselheiros no que diz respeito a rações.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda mar 12, 2012 10:29 pm

Bem aqui vai a minha opinião sobre o assunto:
Este conceito recente do "grain free" existe mais para agradar aos donos...
Isto porque por detrás deste conceito está a filosofia do cao como descendente do lobo, animal carnívoro que nao necessita de cereais, portanto até aqui até faz sentido.
Mas o que acontece na verdade foi aquilo em que a Regina reparou, trocam os cereais por batatas ou semelhantes, que no fundo também nao faziam parte da alimentaçao "natural" do cão.

Os cereais na ração, tal como a batata, são uma fonte de carboidratos, contêm amido que serve essencialmente como fonte de energia.
Assim a única coisa que as "grain free" estão a fazer é a substituir a fonte de amido.

O excesso de amido pode provocar diarreias, daí geralmente nao se aconselha raçoes com cereais em quantidade excessiva.

Usando as 2 raçoes de que falou nao vejo qual a grande vantagem de optar pela Acana sem cereais em vez da Acana normal, a menos que o animal tenha alguma alergia ou assim, visto que as duas têm uma boa percentagem de proteínas de origem animal (que no fundo é o que se tenta obter com este tipi de rações - mais carne e menos ingredientes de outro tipo)

Isto foi o que me lembrei agora, para dar uma resposta melhor tinha de ir rever/reler umas coisas, mas agora não há tempo
Última edição por maraya em segunda mar 12, 2012 11:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 11:06 pm

ReginaVieira Escreveu: Por isso cheguei à conclusão de que...
Nem mais :)
Na minha opinião o fundamental é ser uma ração equilibrada e completa!

E a Acana "normal" nao me parece ser menos boa que a sem cereais apenas porque contém cereais em vez de batata... nas se estiver enganada por favor corrijam-me
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

segunda mar 12, 2012 11:21 pm

Rações com cereais e não cereais.

Este é de facto um tema, que me tem trazido algumas dúvidas, mas que ainda não tive muito tempo para pesquisar sobre tal. E no qual está incluída também a questão: os cães são animais carnívoros ou omnívoros?

Eu sei que muita gente dá aos cães uma alimentação RAW/BARF, e inclusivamente não dão quaisquer vegetais (ou cereais), com a ideia que os cães são animais carnívoros. Muitos até falam que os cães são descendentes dos lobos, e fazem inúmeras comparações ao modo de vida e relações que se estabelecem nas matilhas de lobos.

Pois bem, o facto de o cão descender dos lobos, é um facto comprovado, mas isso não significa que temos um lobo a dormir neste momento ao nosso lado no sofá. Para ocorrer a domesticação, houve um longo e moroso processo de evolução natural do lobo ancestral para o cão doméstico. E esse processo de evolução, começou quando estes "lobos" se começaram a alimentar dos restos de comida deixados pelo homem primitivo, que depois da descoberta do fogo, começaram a ser alimentos cozinhados (vegetais, carne, peixe, etc).

Para não me alongar muito,a domesticação foi ocorrendo, pela gradual aproximação deste "lobo", dos acampamentos humanos, alimentando-se dos restos destes (do lixo). Hoje em dia, os cães abandonados, (refiro-me a estes, porque são os que se encontram mais perto do habitat primitivo), não caçam o próprio alimento, mas alimentam-se sim, de restos que os humanos deitam fora, havendo várias matilhas a viver em lixeiras, comendo um pouco de tudo.

Portanto, de acordo com esta teoria evolucionista e das várias pesquisas efectuadas pelas marcas de nutrição animal, será que faz sentido, afirmar (com toda a certeza), que o cão actual é carnívoro?

São apenas algumas dúvidas, que não respondem exactamente ao tema do tópico, e peço desculpa por isso. Não me pronuncio sobre o tipo de cereais e vegetais (batata) contidos nas actuais rações, porque não percebo muito do tema.. :oops:
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

segunda mar 12, 2012 11:35 pm

dianne Escreveu: E no qual está incluída também a questão: os cães são animais carnívoros ou omnívoros?
A sério? :o
dianne Escreveu:Eu sei que muita gente dá aos cães uma alimentação RAW/BARF, e inclusivamente não dão quaisquer vegetais (ou cereais), com a ideia que os cães são animais carnívoros.
Ia jurar que a alimentação RAW/BARF também tem mais alimentos para além da carne. :?

Mas respondendo à sua questão... O cão é carnívoro, sim. O facto de as rações terem vários ingredientes diferentes, é pura e simplesmente porque foram estudados os ingredientes que completariam o que a carne não tem, como por exemplo, hidratos de carbono.

Mas o facto de os humanos terem modificado a alimentação dos cães, não faz com que deixem de ser carnívoros e passem a ser omnívoros. O Zeus come alimentação natural, e no entanto uma vez por semana come peixe, e ovo, fora os ingredientes que se juntam na alimentação natural.

O facto de os cães se alimentarem do lixo dos humanos, ou restos de comida, não faz com que deixem de ser carnívoros.

Espero ter esclarecido a sua dúvida ;)
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda mar 12, 2012 11:45 pm

A ração que dou aos meus cães não tem batatas nem carne.
maraya
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 11:55 pm

KavakoSilva Escreveu:A ração que dou aos meus cães não tem batatas nem carne.
E agora deixou a malta baralhada :lol:
O que dá ao seu cão?

A única ração que me lembro que nao contenha carne ou batata, será uma à base de peixe e cereais :lol:
KavakoSilva
Membro Veterano

segunda mar 12, 2012 11:57 pm

Também não tem peixe. É uma ração vegetariana.
maraya
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 12:01 am

KavakoSilva Escreveu:Também não tem peixe. É uma ração vegetariana.
Ah :)
No outro dia estive para abrir aqui uma discussão sobre o tema das raçoes vegetarianas.
Isto porque sao aquelas que mais vão contra todas aquelas teorias e bases de que se fala e acredita...
O facto de nao conterem proteínas de prigem animal é uma coisa que a mim é uma coisa que me mete um pouco de "confusão" :lol:

Já agora como se dão os seus cães com ela (a nível de fezes, pelo, saúde etc)?
KavakoSilva
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 12:07 am

Dão-se muito bem. O pêlo está perfeito, as fezes são consistentes e andam cheios de energia. Mas a ração que lhes dou é para gatos (também a dou aos meus gatos), porque, sinceramente, as rações vegetarianas para cães que experimentei até hoje eram mais adequadas para porcos do que para cães.
KavakoSilva
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 12:10 am

Ou seja, os gatos e os cães aqui em casa comem todos a mesma comida (ração vegetariana para gatos).
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça mar 13, 2012 12:36 am

RottZeus Escreveu:
dianne Escreveu: E no qual está incluída também a questão: os cães são animais carnívoros ou omnívoros?
A sério? :o
dianne Escreveu:Eu sei que muita gente dá aos cães uma alimentação RAW/BARF, e inclusivamente não dão quaisquer vegetais (ou cereais), com a ideia que os cães são animais carnívoros.
Ia jurar que a alimentação RAW/BARF também tem mais alimentos para além da carne. :?

Mas respondendo à sua questão... O cão é carnívoro, sim. O facto de as rações terem vários ingredientes diferentes, é pura e simplesmente porque foram estudados os ingredientes que completariam o que a carne não tem, como por exemplo, hidratos de carbono.

Mas o facto de os humanos terem modificado a alimentação dos cães, não faz com que deixem de ser carnívoros e passem a ser omnívoros. O Zeus come alimentação natural, e no entanto uma vez por semana come peixe, e ovo, fora os ingredientes que se juntam na alimentação natural.

O facto de os cães se alimentarem do lixo dos humanos, ou restos de comida, não faz com que deixem de ser carnívoros.
Muito bem explicado. Apenas quero acrescentar, olhem para os dentes dos vosso caes minha gente e vejam lá que tipo de alimentaçao faz parte da sua evoluçao! È tao simples quanto isso, e quem quiser inventar outras coisas, invente á vontade, mas nao há volta a dar porque, a natureza é que sabe :wink:
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça mar 13, 2012 12:38 am

KavakoSilva Escreveu:Ou seja, os gatos e os cães aqui em casa comem todos a mesma comida (ração vegetariana para gatos).
Dá ao seu cao raçao vegetariana para gato??? :o
KavakoSilva
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 12:46 am

Sim.
Responder

Voltar para “Cães”