O tal de Sr. Paulo Deslandes é Médico Veterinário - Etologia Clínica e Consultoria Comportamental de Cães e Gatos e a Sra Floripes2 é?...Floripes2 Escreveu:![]()
![]()
Ah, sim, o do tal sr. Deslandes, o estudioso! Até já me tinha esquecido dele, coisas das cerejas que as conversas são!
Rações com cereais versus rações sem cereais
Moderador: mcerqueira
Eu não disse que uma alimentação RAW/BARF apenas tinha carne. Apenas referi que muitas pessoas adoptam este tipo de alimentação para os seus animais, e que uma percentagem dessas pessoas, davam exclusivamente carne ou peixe, com a ideia que os cães são efectivamente carnívoros.RottZeus Escreveu: Ia jurar que a alimentação RAW/BARF também tem mais alimentos para além da carne.![]()
Vendo o significado de "carnívoro": em alguns dicionários em português, diz que são animais que se alimentam predominantemente de carne, outros afirmam que se alimentam apenas de carne, o que dá a entender que será exclusivamente de carne. Ora em que é que ficamos?
A verdade é que os animais que se alimentam de outros animais, indirectamente vão ingerir alimentos do processo de digestão dos mesmos, que se encontram no aparelho digestivo. Agora se esses mesmos alimentos vão ser absorvidos e metabolizados, sinceramente não sei, porque não fiz qualquer pesquisa sobre o assunto (quando tiver mais tempo)..
Ok, mas então aqui está-se a contradizer.. Afirma que os cães são carnívoros, (o que segundo a maior parte dos significados, é aquele que se alimenta exclusivamente de carne) mas depois, diz que junta ovo e "outros ingredientes" à alimentação natural. Já agora, se puder especificar quais..RottZeus Escreveu: respondendo à sua questão... O cão é carnívoro, sim. O facto de as rações terem vários ingredientes diferentes, é pura e simplesmente porque foram estudados os ingredientes que completariam o que a carne não tem, como por exemplo, hidratos de carbono.
Mas o facto de os humanos terem modificado a alimentação dos cães, não faz com que deixem de ser carnívoros e passem a ser omnívoros. O Zeus come alimentação natural, e no entanto uma vez por semana come peixe, e ovo, fora os ingredientes que se juntam na alimentação natural.
Então faz com que sejam o quê? Se um carnívoro se alimenta exclusivamente de carne, não comeria outro tipo de alimentos.. No entanto, os cães comem e à partida são metabolizados.. É certo que, no meio das lixeiras, terão tendência para comer primeiro restos de carne, ossos ou espinhas, mas na ausência destes, comem o que encontrarem que seja digerível. Mas se calhar um leão presenteado com um suculento prato de vegetais ou cereais (como o arroz), virava costas e preferia passar fome..RottZeus Escreveu: O facto de os cães se alimentarem do lixo dos humanos, ou restos de comida, não faz com que deixem de ser carnívoros.
Eu por exemplo, não me importava de comer sempre carne ou peixe, exclusivamente, pela principal razão que são alimentos com grande apetência olfactiva e gustativa. Mas tenho noção que assim não teria uma alimentação rica e variada..
Eu não estou a defender que os cães são omnivoros (apesar de parecer..

A "Sra Floripes" é... a Sra. D. Floripes, senhora muito bem educada à antiga e que tem por costume pensar pela sua cabeça.Argay Escreveu:O tal de Sr. Paulo Deslandes é Médico Veterinário - Etologia Clínica e Consultoria Comportamental de Cães e Gatos e a Sra Floripes2 é?...Floripes2 Escreveu:![]()
![]()
Ah, sim, o do tal sr. Deslandes, o estudioso! Até já me tinha esquecido dele, coisas das cerejas que as conversas são!
Passe bem, senhora de muitos e inúteis nicks, fiquemos por aqui, que peixeiradas não são a minha cena.

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Começava a gostar do tópico, por causa dos cereais e batatas.....
Mas acabou, mais uma vez, tudo à batatada
Quanto à questão do pão, os meus cães são não normais. Eles adoram pão.
Quanto à ração, acharam que a Acana não lhes servia.
A TOTW tem um grão muito pequeno.
Estão agora com a Naturea, que me surpreendeu pelo facto de eles apresentarem fezes consistentes. Vou aguardar para ver. ( O cão é muito melindroso dos intestinos, ela é alérgica à carne de vaca)
Mas acabou, mais uma vez, tudo à batatada

Quanto à questão do pão, os meus cães são não normais. Eles adoram pão.
Quanto à ração, acharam que a Acana não lhes servia.
A TOTW tem um grão muito pequeno.
Estão agora com a Naturea, que me surpreendeu pelo facto de eles apresentarem fezes consistentes. Vou aguardar para ver. ( O cão é muito melindroso dos intestinos, ela é alérgica à carne de vaca)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Como vocês derivam, e perdem-se no tema, à vezes é bom, é sinal que conseguem ter a capacidade de relacionar umas coisas com as outras, mas por vezes caem no exagero.
Quanto à questão do cão ser carnívoro, acredito que o seja, mas não totalmente.
O lobo, que depois de muitas décadas criou a nova espécie - o cão, esse cão, essa espécie, excluindo raças, evolui, e foi-se adaptando ao estilo de vida que tinha.
Talvez às uns séculos atrás fosse mais natural que o cão apenas se alimentasse de carne, mas hoje, essa espécie, já sofreu alterações, alterações essas que permitem que a a sua alimentação contenha algo mais do que a carne, no entanto, não deve se encontrar em mais quantidade que a carne, mas acho corrreta a presença de outros componentes como o cereal, e por isso afirmo, o CÃO é PARCIALMENTE carnívoro.
Quanto à questão do cão ser carnívoro, acredito que o seja, mas não totalmente.
O lobo, que depois de muitas décadas criou a nova espécie - o cão, esse cão, essa espécie, excluindo raças, evolui, e foi-se adaptando ao estilo de vida que tinha.
Talvez às uns séculos atrás fosse mais natural que o cão apenas se alimentasse de carne, mas hoje, essa espécie, já sofreu alterações, alterações essas que permitem que a a sua alimentação contenha algo mais do que a carne, no entanto, não deve se encontrar em mais quantidade que a carne, mas acho corrreta a presença de outros componentes como o cereal, e por isso afirmo, o CÃO é PARCIALMENTE carnívoro.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
A ração anterior continha cereais.
Eles davam-se bem com ela.
Começaram e enjoar, daí a troca.
Não me incomoda nada se tem cereais ou batata, mas se eles se derem melhor com a batata, que seja.
O que me interessa, dentro dos parâmetros que considero necessários para uma boa alimentação deles, é que eles comam. Agora se é a A, B ou C, não me incomoda.
Incomoda-me mais quando eles me mandam comer a comida deles, ainda que seja uma xpto.
Eles davam-se bem com ela.
Começaram e enjoar, daí a troca.
Não me incomoda nada se tem cereais ou batata, mas se eles se derem melhor com a batata, que seja.
O que me interessa, dentro dos parâmetros que considero necessários para uma boa alimentação deles, é que eles comam. Agora se é a A, B ou C, não me incomoda.
Incomoda-me mais quando eles me mandam comer a comida deles, ainda que seja uma xpto.

O cao ¨¦ canivoro, da¨ª apresentar a morfologia e fisiologia caracteristica de um carnivoro (ex: caninos bem desenvolvidos, intestinos mais curtos, etc.), descendente do canis lupus.ReginaVieira Escreveu:Como voc§Üs derivam, e perdem-se no tema, §Ñ vezes §Û bom, §Û sinal que conseguem ter a capacidade de relacionar umas coisas com as outras, mas por vezes caem no exagero.
Quanto §Ñ quest§Ôo do c§Ôo ser carn§ßvoro, acredito que o seja, mas n§Ôo totalmente.
O lobo, que depois de muitas d§Ûcadas criou a nova esp§Ûcie - o c§Ôo, esse c§Ôo, essa esp§Ûcie, excluindo ra§Ùas, evolui, e foi-se adaptando ao estilo de vida que tinha.
Talvez §Ñs uns s§Ûculos atr§Òs fosse mais natural que o c§Ôo apenas se alimentasse de carne, mas hoje, essa esp§Ûcie, j§Ò sofreu altera§Ù§çes, altera§Ù§çes essas que permitem que a a sua alimenta§Ù§Ôo contenha algo mais do que a carne, no entanto, n§Ôo deve se encontrar em mais quantidade que a carne, mas acho corrreta a presen§Ùa de outros componentes como o cereal, e por isso afirmo, o C§¤O §Û PARCIALMENTE carn§ßvoro.
Mas tal como este seu ancestral ¨¦ uma especie muito maleavel e adaptavel aos factores exteriores (por isso ¨¦ que foi capaz de nos "aturar"

O Canis lupus alimenta-se de carne, sendo o consumo de algumas bagas e erva insignificante.
O cao domestico vive com o homem e v¨º-o como parte da familia, logo observa-o e tende a definir como "comida" tudo o que nos proprios comemos. Este habito omnivoro ele apreendeu em convivio connosco, mas o tempo que passou junto do homem nao foi suficiente para o seu organismo se moldar a esta variedade de comida, ele continua a ser carnivoro e precisa marioritariamente de carne.
A minha cadela, se eu deixa-se, era capaz de comer tudo o que eu como (chocolate, bolachas, pao, doces, leite, fiambre, queijo, coisas cozidas, fritas, temperadas, fast-food, fruta, vegetais, etc.). E de certeza que ia adorar, sao uns gulosos!
Por isso o facto do cao gostar de pao nao quer dizer que este seja indespensavel a sua dieta. A dieta da minha cadela baseia-se em carne animal, porque ¨¦ o que o seu corpo pede, depois dou algumas frutas e vegetais, ovos, iogurte naural, peixe, etc como suplemento, goluseima ou extra.
Tentand voltar ao tema inicial:
Mais uma vez digo que nos casos apresentados o rótulo "sem cereais e por isso é melhor" é apenas para chamar a atenção e agradar aos donos.
Mas visto que apenas substituem os cereais por batatas nao vejo a grande vantagem.
Tendo em conta que a filosofia que usam para defender este "rotulo" é a do cão como animal carnívoro e que por isso as raçoes destinadas a estes não deveriam conter cereais de modo a se assemelharem à dieta dos lobos, nao me faz sentido que substituam os cereais por batata!
Portanto se vos dessem a escolher:
1) "Grain free"
40% vegetais
60% carne
2) Com cereais
30% cereais
70% carne
Vamos considerar que a carne tem a mesma qualidade e que o cao nao tem alergias ou sensibilidades.
Qual escolhiam?
Qual pensam que se adapta melhor à tal filosofia que as sem cereais tentam defender (a do cao como animal carnívoro)?
Eu escolhia a 2. E até penso que é essa que se aproxima mais do objectivo que tantos defendem isto porque as duas têm ingredientes que os carnívoros nao têm por hábito consumir e no entanto a que contém os cereais acaba por até ter mais carne.
Com isto pretendo dizer que em vez de se olhar para o rotulo "sem cereais", deve-se dar mais importância a outros factores (qualidade e quantidade de carne, aditivos etc.) do que se têm ou nao cereais... se nao tiverem cereais vão ter outro ingrediente qualquer que também nao é próprio para carnívoros a substitui-los!
Mais uma vez digo que nos casos apresentados o rótulo "sem cereais e por isso é melhor" é apenas para chamar a atenção e agradar aos donos.
Mas visto que apenas substituem os cereais por batatas nao vejo a grande vantagem.
Tendo em conta que a filosofia que usam para defender este "rotulo" é a do cão como animal carnívoro e que por isso as raçoes destinadas a estes não deveriam conter cereais de modo a se assemelharem à dieta dos lobos, nao me faz sentido que substituam os cereais por batata!
Portanto se vos dessem a escolher:
1) "Grain free"
40% vegetais
60% carne
2) Com cereais
30% cereais
70% carne
Vamos considerar que a carne tem a mesma qualidade e que o cao nao tem alergias ou sensibilidades.
Qual escolhiam?
Qual pensam que se adapta melhor à tal filosofia que as sem cereais tentam defender (a do cao como animal carnívoro)?
Eu escolhia a 2. E até penso que é essa que se aproxima mais do objectivo que tantos defendem isto porque as duas têm ingredientes que os carnívoros nao têm por hábito consumir e no entanto a que contém os cereais acaba por até ter mais carne.
Com isto pretendo dizer que em vez de se olhar para o rotulo "sem cereais", deve-se dar mais importância a outros factores (qualidade e quantidade de carne, aditivos etc.) do que se têm ou nao cereais... se nao tiverem cereais vão ter outro ingrediente qualquer que também nao é próprio para carnívoros a substitui-los!
Última edição por maraya em terça mar 13, 2012 10:05 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Nao estou a comparar raçoes de marca nenhuma.Riscas007 Escreveu:Maraya,
Está a comparar rações da mesma marca?
De que maracas se tratam?
Sao composições inventadas apenas para dar um exemplo

Para mim o mais importante é a qualidade. Vocês só falam em quantidade e variedade. A maioria das rações tem ingredientes cancerigenos e farinhas e subprodutos e conservantes artificiais.maraya Escreveu:Nao estou a comparar raçoes de marca nenhuma.Riscas007 Escreveu:Maraya,
Eu não compro certas carnes baratas dos supermercados, nem as dou ao meu cao. Mas elas vendem-se.
Mas leu a minha resposta?!rudi12 Escreveu:Para mim o mais importante é a qualidade. Vocês só falam em quantidade e variedade. A maioria das rações tem ingredientes cancerigenos e farinhas e subprodutos e conservantes artificiais.maraya Escreveu:Nao estou a comparar raçoes de marca nenhuma.Riscas007 Escreveu:Maraya,
Eu não compro certas carnes baratas dos supermercados, nem as dou ao meu cao. Mas elas vendem-se.
Como escrevi para mim há coisas mais importantes do que a presença dos ingredientes que se discutia.maraya Escreveu:Com isto pretendo dizer que em vez de se olhar para o rotulo "sem cereais", deve-se dar mais importância a outros factores (qualidade e quantidade de carne, aditivos etc.) do que se têm ou nao cereais... se nao tiverem cereais vão ter outro ingrediente qualquer que também nao é próprio para carnívoros a substitui-los!
A qualidade dos mesmos é, para mim, bastante importante.
Mas neste tópico falava-se da presença ou ausência de cereais, daí o facto de ter dado o exemplo com quantidades e pedir para assumirem que eram de boa qualidade.
Como não gosto de divagar, pergunto a todos os entendidos, os cães por acaso comem cereais na natureza?? tipo os dingos australianos penso que não.
Acho que essa dos cereais nas rações é só mais uma modernice para se vender, como as cervejas antes só havia a normal. Agora à com sabores, e assim desperta curiosidade e vendem mais.
Penso que a ração sem cereais deverá ser a melhor opção mas quem sou eu, isto é apenas um opinião de lógica nada mais.
Cpts
Acho que essa dos cereais nas rações é só mais uma modernice para se vender, como as cervejas antes só havia a normal. Agora à com sabores, e assim desperta curiosidade e vendem mais.
Penso que a ração sem cereais deverá ser a melhor opção mas quem sou eu, isto é apenas um opinião de lógica nada mais.
Cpts
Quanto à sua 1ª pergunta, é o que se tem discutido nas ultimas páginas (se a alimentaçao "natural" do cão é estritamente carnívora ou omnívoro..)Blunt Escreveu:Como não gosto de divagar, pergunto a todos os entendidos, os cães por acaso comem cereais na natureza?? tipo os dingos australianos penso que não.
Cpts
Seja de uma forma ou de outra a carne deve, na minha opinião, estar presente; e de preferencia de boa qualidade e em maior quantidade que os outros ingredientes.
Quanto á ração sem cereais ser melhor que as "normais" porque se assemelha a uma alimentação mais natural onde idealmente os cães sao carnívoros e não comem cereais é esse o tema do tópico.
O que discutimos é que nem os cereais nem as batatas (que as rações sem cereais incorporam) fazem parte dessa tal "alimentação natural" que se pretende atingir.
Considero as rações sem cereais boas rações, não por não terem cereais mas pela restante composição, onde apostam em carne de qualidade e em boa quantidade.
Se existem rações com cereais que também apostam na qualidade dos ingredientes não vejo o porquê de as considerar abaixo das "grain free"
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Gosto muito dos seus argumentos maraya, muito bem estruturados e na minha opinião corretíssimos