sim sim, eu fui mesmo a vet. que tinha medicina de exóticos, no infantado. Ele pareceu-me perceber bem sobre exóticos, verificou os cocós, os dentes, pesou-a, entre outras coisas... mas achou se calhar por bem não ter feito r-xChiii Escreveu:Pois... :/
Não tenho qualquer formação veterinária, mas para mim, é quase senso comum que uma chin, depois do que aconteceu, o raio-x ou outro exame do género, era o mínimo que um vet devia fazer.
Um exame que se limita a olhar para ela e apalpar, numa coisinha tão pequenina, pode não ser suficiente.
O Ernesto fez um raio-x e aqueles ossinhos são muita pequeninos lol quase que parecia um desenho animado.
Conseguis-te encontrar um vet mesmo de exóticos? É que muitos não o são, mas nunca recusam um cliente, por motivos óbvios.
Não tenhas receio de insistir que ele faça um outro tipo de exame, caso ele se negue prontamente, se calhar pode é querer dizer que não sabe como o há-de fazer a um bicho tão pequeno como uma chinchila.
E uma segunda opinião, nunca é de mais: procura outro vet.
News do Tambor
-
Omlet24
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme
-
marianamar
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
O vet não quis que se fizesse raio x?Omlet24 Escreveu:Não, ele não tirou Raio-X, apesar de eu ter perguntado ao Dr. se não era melhor, mas ele disse que não era preciso porque ele fazia força nas patas e que era só durido, eu ainda fiquei naquela de insisitir, mas ele parecia que sabia o que diziaChiii Escreveu:Já agora, ele tirou algum raio-x?
Senão, era preferível...
Essa é novidade pra mim... o meu vet dos exóticos fazia raio x a tudo e mais alguma coisa se eu deixasse.
-
Omlet24
- Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme
eu não disse que ele não quis, ele disse que não era preciso. Já agora acham que paguei muito pela primeira consulta? 28,50. Só por curiosidade, é que me disseram (quem me vendeu o tambor) que foi muitomarianamar Escreveu:O vet não quis que se fizesse raio x?Omlet24 Escreveu:Não, ele não tirou Raio-X, apesar de eu ter perguntado ao Dr. se não era melhor, mas ele disse que não era preciso porque ele fazia força nas patas e que era só durido, eu ainda fiquei naquela de insisitir, mas ele parecia que sabia o que diziaChiii Escreveu:Já agora, ele tirou algum raio-x?
Senão, era preferível...
Essa é novidade pra mim... o meu vet dos exóticos fazia raio x a tudo e mais alguma coisa se eu deixasse.
Não queiras economizar no que toca a chins, e já agora, qualquer outro animal, dá sempre mau resultado, seja porque acabas por ir mais vezes ao vet, seja pela consequências que a falta de cuidado, motivado pela contenção de despesas, podem causar, no qual não posso deixar de referir o sofrimento e a morte do animal.
A minha única comparação é com o meu vet e, face a isso, digo-te que a tua consulta foi barata.
Paguei cerca de 80 € numa vez que levei a minha primeira chin, o Gabriel, ao vet. Foi-me vendida por o que aqui na arca designam por criadeiro, (falha minha). No segundo dia em minha casa, fomos com ela ao vet e acabou por morrer lá, de tão mal que estava. Não comia, não se mexia, nada :'(
Com o Ernesto, foi pelo que expliquei anteriormente, paguei cerca de 90 €, consulta, raio-x e medicamentos para lhe dar em casa.
Daqui, avalia como entenderes
A minha única comparação é com o meu vet e, face a isso, digo-te que a tua consulta foi barata.
Paguei cerca de 80 € numa vez que levei a minha primeira chin, o Gabriel, ao vet. Foi-me vendida por o que aqui na arca designam por criadeiro, (falha minha). No segundo dia em minha casa, fomos com ela ao vet e acabou por morrer lá, de tão mal que estava. Não comia, não se mexia, nada :'(
Com o Ernesto, foi pelo que expliquei anteriormente, paguei cerca de 90 €, consulta, raio-x e medicamentos para lhe dar em casa.
-
Omlet24
- Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme
não, não... claro que não economizo, dou-lhe tudo de melhor e gasto o € que for preciso...seja com o meu tambor seja com a minha CandyChiii Escreveu:Não queiras economizar no que toca a chins, e já agora, qualquer outro animal, dá sempre mau resultado, seja porque acabas por ir mais vezes ao vet, seja pela consequências que a falta de cuidado, motivado pela contenção de despesas, podem causar, no qual não posso deixar de referir o sofrimento e a morte do animal.
Quanto à tua chin do criadeiro tenho muita pena
Sim, tenho duas chins, o Ernesto e o Simão, que foram carinhosamente apelidados por nós como o Mini Ninja e o Fat Nija xD
É vê-los a correr, a dar pulos que nos impressionam sempre, a fazer ricochete nas paredes, é só rir.
Felizmente o Ernesto ficou bom. Já tinhamos referência de um vet de exóticos, quando nos apercebemos não hesitámos e fomos logo lá, creio que já passava das 23h, motivo porque a consulta também foi um pouco mais cara.
Em casa, davamos medicação diluída em água através de uma seringa, o bicho quando nos via já fugia de nós, tadinho, mas teve de ser.
Eu pessoalmente solto os meus no wc. Fecho o tampo da sanita, não deixo nada com água, fecho a janela e lá andam eles. É um local mais fresco, não há cabos eléctricos nem coisas perigosas que possam roer e eles adoram pular da sanita para os nossos ombros e para o chão. E para limpeza, também é mais fácil, porque não há sítios onde eles se possam meter
É vê-los a correr, a dar pulos que nos impressionam sempre, a fazer ricochete nas paredes, é só rir.
Felizmente o Ernesto ficou bom. Já tinhamos referência de um vet de exóticos, quando nos apercebemos não hesitámos e fomos logo lá, creio que já passava das 23h, motivo porque a consulta também foi um pouco mais cara.
Em casa, davamos medicação diluída em água através de uma seringa, o bicho quando nos via já fugia de nós, tadinho, mas teve de ser.
Eu pessoalmente solto os meus no wc. Fecho o tampo da sanita, não deixo nada com água, fecho a janela e lá andam eles. É um local mais fresco, não há cabos eléctricos nem coisas perigosas que possam roer e eles adoram pular da sanita para os nossos ombros e para o chão. E para limpeza, também é mais fácil, porque não há sítios onde eles se possam meter
-
Omlet24
- Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme
ahahah, o meu tambor também é assim, Salta tudo, ricochete, foge de nós por causa dos medicamentos ahahah. Mas sim, tem que ser, eu solto-os no quarto e fico de vigia, uma, duas horas, não os deixo ir para o pé dos fios, abro o armário ele vão lá xD. Mas a candy é mais sossegada, apesar de estar a apanhar os vicios do tambor =DD.Chiii Escreveu:Sim, tenho duas chins, o Ernesto e o Simão, que foram carinhosamente apelidados por nós como o Mini Ninja e o Fat Nija xD
Se calhar vou passar a solta-los na casa de banho também. já agora, os teus saltam para os teus ombros? os meus não gostam de andar ao colo, apesar de às vezes deixarem fazer festas. O tambor já tentei andar com ele ao ombro, mas ele é mesmo super ninja, ele gosta de andar à solta e manda-se para cima da cama, para as minhas costas, etc...
-
marianamar
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Não acho caro, costumo pagar 30.
Mas quando um ratz meu caiu de uma altura de um metro e ficou meio torto a primeira coisa que o vet fez foi um raio-x... e foi assim que confirmámos o diagnóstico (ombro deslocado). Assim desconfio de um vet que não faz um raio x a um bicho que caiu de uma altura de 5m... eu pedia uma segunda opinião, ou procurava outro vet para a próxima.
Mas quando um ratz meu caiu de uma altura de um metro e ficou meio torto a primeira coisa que o vet fez foi um raio-x... e foi assim que confirmámos o diagnóstico (ombro deslocado). Assim desconfio de um vet que não faz um raio x a um bicho que caiu de uma altura de 5m... eu pedia uma segunda opinião, ou procurava outro vet para a próxima.
-
chinchilavis
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Concordo com o que foi dito, ou seja, talvez não fosse má ideia pedires uma segunda opinião. O que o vet fez é algo que alguns de nós poderiam fazer
. Não estou a dizer que ele não é competente mas se calhar está mais habituado a cães e gatos.
A consulta não foi cara (por uma consulta há uns anos paguei 34€) mas para mim o preço é muito menos importante do que a saúde dos nossos animais.
Com uma queda dessa altura um Rx é fundamental, nem c«que seja para ficares descansado.
Quanto aos ombros, cada chin tem a sua personalidade e com o tempo vão saltar-te para os ombros, para o colo, roer camisolas...
Com o tempo quente deves evitar passeios longos. No verão não dou passeios nem banho ao meu chin.
A WC, com os cuidados que a/o Chiii referiu, é um dos melhores lugares para o passeio.
A consulta não foi cara (por uma consulta há uns anos paguei 34€) mas para mim o preço é muito menos importante do que a saúde dos nossos animais.
Com uma queda dessa altura um Rx é fundamental, nem c«que seja para ficares descansado.
Quanto aos ombros, cada chin tem a sua personalidade e com o tempo vão saltar-te para os ombros, para o colo, roer camisolas...
Com o tempo quente deves evitar passeios longos. No verão não dou passeios nem banho ao meu chin.
A WC, com os cuidados que a/o Chiii referiu, é um dos melhores lugares para o passeio.
Lá está, cada bicho tem a sua personalidade.
O Ernesto é meio arisco, se forçamos o contacto ele põe-se a fazer uns barulhinhos e foge de nós. Mas se o ignoramos, ele vem ter connosco e sobe para o colo.
Tanto um como o outro fazemos festinhas, eles adoram quando é na parte de baixo/lado do pescoço, torcem-se todos. Detestam que lhes mexam na cauda.
Mas de início? Jesus, ninguém fazia nada destes bichos lol.
No wc sentamo-nos no chão e eles com a exploração, estão sempre a ver para onde vão saltar a seguir, até que o Ernesto descobriu que para os ombros é giro, fica mais alto
O Simão já não, só sobe as vezes para o colo.
De início, soltava-os na cozinha, já devidamente preparada para o efeito, pois é lá que esta a gaiola deles, que é grandita. Até que um dia, o Ernesto se meteu atrás da máquina de lavar, por um espaço que eu até hoje juro que ele não cabia lá. O pêlo deles engana muito, sabes..
O Ernesto é meio arisco, se forçamos o contacto ele põe-se a fazer uns barulhinhos e foge de nós. Mas se o ignoramos, ele vem ter connosco e sobe para o colo.
Tanto um como o outro fazemos festinhas, eles adoram quando é na parte de baixo/lado do pescoço, torcem-se todos. Detestam que lhes mexam na cauda.
Mas de início? Jesus, ninguém fazia nada destes bichos lol.
No wc sentamo-nos no chão e eles com a exploração, estão sempre a ver para onde vão saltar a seguir, até que o Ernesto descobriu que para os ombros é giro, fica mais alto
O Simão já não, só sobe as vezes para o colo.
De início, soltava-os na cozinha, já devidamente preparada para o efeito, pois é lá que esta a gaiola deles, que é grandita. Até que um dia, o Ernesto se meteu atrás da máquina de lavar, por um espaço que eu até hoje juro que ele não cabia lá. O pêlo deles engana muito, sabes..
-
anioska
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Sinceramente também acho estranho a falta desse importante meio de diagnóstico, numa queixa destas.
Mas também costumo confiar no que me diz a vet, afinal quem tirou o curso foi ela, mas também sabemos que nunca é demais estar de pálpebras bem abertas
Aqui o vet de exóticos também cobra 30 por consulta (seja a 1ª, sejam as seguintes), por isso também não acho caro.
Em relação a acidentes com chins, tenho o meu trauma.
Quando comprei o meu pequeno Rudolfo, comprei também a (maldita ) gaiola.
Própria para chinchilas, uma mansão como eu nunca tinha visto.
Só que com o passar do tempo, ele foi roendo todas as pecinhas de plástico da gaiola.Era feita de grades de metal, mas os fechos das portas e portinholas para os comedouros eram de plástico!!
Cheguei a ter que arranjar fechos com arames!
Ou seja, de vez em quando ele conseguia abrir uma porta, e durante a noite (era sempre durante a noite) o gajinho dava uma escapadela.Acordávamos com ele aos pulinhos na nossa cara.Quem nunca provou posso dizer que sabe tão bem, sabe a massagens
, aquelas patinhas muito fofinhas!
Uma altura, conseguiu escapar durante a noite, e também se escapou por uma janela.Mas o perigo até nem foi a altura, era rés do chão e ele saltou para o páteo das traseiras.
O problema foi a piscina cheia de água.Foi horrivel.Custou-me horrores.
E se o comedouro não tivesse ficado torto, eu nunca teria percebido como se deu a fuga:ele levantou o comedouro e passou por baixo!
São para além de animais irrequietos, extremamente inteligentes!
No caso do Rudolfo custou-lhe a vida.

Mas também costumo confiar no que me diz a vet, afinal quem tirou o curso foi ela, mas também sabemos que nunca é demais estar de pálpebras bem abertas
Aqui o vet de exóticos também cobra 30 por consulta (seja a 1ª, sejam as seguintes), por isso também não acho caro.
Só que com o passar do tempo, ele foi roendo todas as pecinhas de plástico da gaiola.Era feita de grades de metal, mas os fechos das portas e portinholas para os comedouros eram de plástico!!
Ou seja, de vez em quando ele conseguia abrir uma porta, e durante a noite (era sempre durante a noite) o gajinho dava uma escapadela.Acordávamos com ele aos pulinhos na nossa cara.Quem nunca provou posso dizer que sabe tão bem, sabe a massagens
Uma altura, conseguiu escapar durante a noite, e também se escapou por uma janela.Mas o perigo até nem foi a altura, era rés do chão e ele saltou para o páteo das traseiras.
E se o comedouro não tivesse ficado torto, eu nunca teria percebido como se deu a fuga:ele levantou o comedouro e passou por baixo!
Tadinho, lamento imenso 
Se eu com o Gabriel, que acabei por tê-lo nem por 48 horas, custou-me imenso, imagino a si...só nos resta aprender com os erros
Uma pessoa quase que tem de tirar um curso para tratar dos bichos, vemos tantos produtos com o rótulo "para chinchilas" que achamos que basta abrir os cordões à bolsa e podemos ficar descansados. Já para não falar de opiniões completamente antagónicas que abundam por aí.
São realmente muito inteligentes - dão-nos sempre a volta lol.
Se eu com o Gabriel, que acabei por tê-lo nem por 48 horas, custou-me imenso, imagino a si...só nos resta aprender com os erros
Uma pessoa quase que tem de tirar um curso para tratar dos bichos, vemos tantos produtos com o rótulo "para chinchilas" que achamos que basta abrir os cordões à bolsa e podemos ficar descansados. Já para não falar de opiniões completamente antagónicas que abundam por aí.
São realmente muito inteligentes - dão-nos sempre a volta lol.
-
Omlet24
- Membro Veterano
Cão - Chow Chow Creme
Eu tive sorte, também tenho piscina cheia e ele não foi para lá. Eu mudei tudo de plástico que tinha a gaiola, é tudo em metal, e prateleiras em madeira de pinho não tratada. A gaiola era da minha cunhada que teve um chin 5 anos, morreu não sabe do quê, mas eu tento mesmo dar de tudo do melhor para elas, e realmente uma distração como a chinchilavis disse pode ser fatal, como no seu caso anioskaanioska Escreveu:Sinceramente também acho estranho a falta desse importante meio de diagnóstico, numa queixa destas.![]()
Mas também costumo confiar no que me diz a vet, afinal quem tirou o curso foi ela, mas também sabemos que nunca é demais estar de pálpebras bem abertas![]()
Ou seja, de vez em quando ele conseguia abrir uma porta, e durante a noite (era sempre durante a noite) o gajinho dava uma escapadela.Acordávamos com ele aos pulinhos na nossa cara.Quem nunca provou posso dizer que sabe tão bem, sabe a massagens, aquelas patinhas muito fofinhas!
-
anioska
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
- Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)
Eu não me distraí, apenas não estive à altura.
Nunca pensei que uma chinchila tivesse capacidade para tanto.Fiquei chocada, espantada, sei lá.
E sim, comprei a gaiola, de uma marca que contrói gaiolas e acessórios para chinchilas, custou uma pequena fortuna, e no fim não era própria para chinchilas
Nunca pensei que uma chinchila tivesse capacidade para tanto.Fiquei chocada, espantada, sei lá.
E sim, comprei a gaiola, de uma marca que contrói gaiolas e acessórios para chinchilas, custou uma pequena fortuna, e no fim não era própria para chinchilas