Rações com cereais versus rações sem cereais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mar 14, 2012 8:08 pm

ReginaVieira Escreveu:Gosto muito dos seus argumentos maraya, muito bem estruturados e na minha opinião corretíssimos :wink:
Obrigada :) E digo exactamente o mesmo do seus :wink:
Aproveito tambem para dizer que acho que este foi um tópico muito bem aberto!
(e até estou a gostar do ambiente saudável e construtivo da discussão. Ainda nao houve grandes confusões e já vamos na pagina 4)

Edit: página 5 :lol:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 14, 2012 10:02 pm

O único cereal que devia fazer parte dos contituintes de uma ração devia ser o arroz e sempre depois da proteína animal e em proporção inferior. E quando estiverem perante as palavras meal ou meat o meal (que em português muitas vezes é traduzido como farinha de) deve ser preferido porque a carne (meat) fresca depois de transformada (desidratada, processada) passa de uma percentagem inicial de vintes para muito menos de metade, passando a soma dos cereais listados como segundos, terceiros ou mesmo quartos como a quase totalidade dos constituintes da ração...
E mais não digo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

maraya
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 8:16 am

Bem estive a pensar outra vez no assunto do tópico...

Penso que nao deve haver grandes problemas em incorporar a batata em vez de certos cereais, isto depende na minha opinião do grau de dgestibilidade da batata e nao suportado no argumento de que "é mais natural"...

Agora se a batata é mais bem aceite que alguns cereais, nao tenho a certeza mas penso que sim.
Como a Dinodane disse o arroz é o melhor cereal que podem integrar na ração, mas será que a batata se aproxima deste?
Ou será que "apenas" fica acima do trigo, milho etc.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta mar 15, 2012 3:26 pm

maraya Escreveu:Bem estive a pensar outra vez no assunto do tópico...

Penso que nao deve haver grandes problemas em incorporar a batata em vez de certos cereais, isto depende na minha opinião do grau de dgestibilidade da batata e nao suportado no argumento de que "é mais natural"...

Agora se a batata é mais bem aceite que alguns cereais, nao tenho a certeza mas penso que sim.
Como a Dinodane disse o arroz é o melhor cereal que podem integrar na ração, mas será que a batata se aproxima deste?
Ora aí estão 2 questões interessantes.
Hei de falar com a veterinária da Pucca sobre isso
maraya
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 4:24 pm

ReginaVieira Escreveu:
maraya Escreveu:Bem estive a pensar outra vez no assunto do tópico...

Ora aí estão 2 questões interessantes.
Hei de falar com a veterinária da Pucca sobre isso
Pois..
Pelo que tenho lido a batata nao é uma causa tão comum das alergias do que os cereais considerados menos bons nas composições.
Agora sobre a questão da digestibilidade ainda nao ouvi ninguém falar.

É que para mim é diferente usarem a batata porque é mais digerível ou porque nao é causa de alergia.
S2000
Membro
Registado: sábado mar 05, 2011 5:21 pm

quinta mar 15, 2012 4:53 pm

Existe uma marca de ração no mercado que tem ração sem trigo, sem milho e sem soja, substituídos por outros 3 cereias bem melhor digeriveis, que são o arroz, a cevada e a aveia.
maraya
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 5:17 pm

S2000 Escreveu:Existe uma marca de ração no mercado que tem ração sem trigo, sem milho e sem soja, substituídos por outros 3 cereias bem melhor digeriveis, que são o arroz, a cevada e a aveia.
Hum... Tinha a noção de que o milho era mais digerível que a cevada e que a aveia.
Mas também depende da forma em que é incorporado e da cozedura

Editado: Fui tentar confirmar esta informação e encontro opinioes muito diversas. alguns sites dizem que sim outros que não...
De qualquer forma o arroz é preferível aos outros :wink:
Última edição por maraya em sexta mar 16, 2012 4:12 pm, editado 2 vezes no total.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta mar 15, 2012 7:34 pm

maraya Escreveu:Tentand voltar ao tema inicial:

Mais uma vez digo que nos casos apresentados o rótulo "sem cereais e por isso é melhor" é apenas para chamar a atenção e agradar aos donos.
Mas visto que apenas substituem os cereais por batatas nao vejo a grande vantagem.

Tendo em conta que a filosofia que usam para defender este "rotulo" é a do cão como animal carnívoro e que por isso as raçoes destinadas a estes não deveriam conter cereais de modo a se assemelharem à dieta dos lobos, nao me faz sentido que substituam os cereais por batata!

Portanto se vos dessem a escolher:
1) "Grain free"
40% vegetais
60% carne

2) Com cereais
30% cereais
70% carne

Vamos considerar que a carne tem a mesma qualidade e que o cao nao tem alergias ou sensibilidades.

Qual escolhiam?
Qual pensam que se adapta melhor à tal filosofia que as sem cereais tentam defender (a do cao como animal carnívoro)?

Eu escolhia a 2. E até penso que é essa que se aproxima mais do objectivo que tantos defendem isto porque as duas têm ingredientes que os carnívoros nao têm por hábito consumir e no entanto a que contém os cereais acaba por até ter mais carne.

Com isto pretendo dizer que em vez de se olhar para o rotulo "sem cereais", deve-se dar mais importância a outros factores (qualidade e quantidade de carne, aditivos etc.) do que se têm ou nao cereais... se nao tiverem cereais vão ter outro ingrediente qualquer que também nao é próprio para carnívoros a substitui-los![/quote]
Concordo! a expressao "grain free" nao é sinonimo de boa e equilibrada raçao.
maraya
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 9:50 pm

Teffie Escreveu: Concordo! a expressao "grain free" nao é sinonimo de boa e equilibrada raçao.
Pois, a expressão por si pouco me diz.

Agora também nao estou a dizer mal das rações  mais faladas que contêm esse rótulo, porque muitas até usam ingredientes de qualidade.

Mas cuidado para nao serem iludidos outra vez: Muitas rações que trazem o rotulo "grain free" trazem por vezes, ou sao associadas a um do género "Com ingredientes frescos" "Com carne fresca" e realmente quando vão ver os ingredientes aparece "carne de X, carne de y, carne de z, e depois batata e outros" 

Ter uma grande quantidade de carne fresca pode-nos soar, a nós, melhor do que ter a mesma quantidade de farinhas de carne.

No entanto quando diz apenas "50% carne de frango" por exemplo esses 50% incluem uma grande quantidade de água visto que a carne ainda não foi desidratada.
No final do processo a quantidade de carne presente é muito inferior a 50% e por isso este ingrediente pode "descer" vários lugares na lista e deixar o 1° lugar a um ingrediente "menos desejável"

Enquanto quando diz "50% farinha de carne de frango" ou "50% carne de frango desidratada" esses 50% sao praticamente todos compostos por carne de frango.

Portanto entre "50% de carne de X" e "50% de farinha de X/ carne desidratada de X"  estes segundos ingredientes contêm na verdade muito mais carne que o primeiro

Sei que nao é disto que se falava mas como muitas vezes vem associado ao tipo de raçoes que falamos decidi postar.

Já que me desviei do tema do tópico (e peço desde já desculpa) vou deixar aqui algumas coisas das mais básicas que talvez ajudem na "análise dos rótulos":

- O que se deve comparar é a quantidade de carne toda somada com a de cereais todos somados.
Para isto deve-se olhar no mínimo para os primeiros 5 ingredientes.
Ter como 1° ingrediente carne pode não ser assim tão significativo se de seguida estiverem vários nomes de cereais. Isto porque uma das estratégias dos produtores é colocarem vários tipos de cereais numa percentagem inferior à da carne  para que na listagem apareçam depois da carne.
Esses cereais todos, depois de somados, acabam por ser a maioria.
Exemplo: "50% farinha de aves, 30% milho, arroz, aveia, trigo, 3% farinha de peixe..."

- Evitar termos muito gerais, pois é uma forma de "esconder" o que é posto na ração.
Exemplos: termos como "carne" "cereais" , "carnes e subprodutos animais" etc.

- Farinhas de carne de X nao são propriamente ingredientes maus e a evitar, assim como ingredientes frescos podem nao estar presentes na quantidade a que aparentam.
Exemplos: a explicacao está na 1ª parte deste post.

- Rações com corantes sao para evitar. 
Apesar de uma ração colorida nos parecer "engraçada" os corantes sao dispensáveis e prejudiciais para os animais.

- Certos conservantes são potencialmente cancerígenos.
Já por aqui foi falado e fica ao critério de cada um. Há quem diga que nao vale a pena evitar outros dizem que sim. A verdade é que ainda sao muitas as raçoes que os contêm.
Exemplos: BHA, BHT

- As "analises nutricionais" (aquelas que contêm a percentagem de proteínas, fibras etc.) nao devem ser a única coisa para qual olhar.
Isto porque a percentagem de  proteína (pex) até pode ser altíssima, mas se provier de ingredientes de má qualidade dos quais o cão pouco vai aproveitar de nada servem.
Portanto olhem sempre para a tal "análise" em conjunto com a lista de ingredientes.

- Os subprodutos devem ser evitados.
Geralmente os sub produtos sao as partes do animal nao aproveitadas para consumo humano, por isso sao ingredientes mais baratos. Assim algumas rações (especialmente as standard) incorporam-nas como ingrediente. Estes ingredientes apesar de conterem proteína não são os melhores visto que pouco é aproveitado pelo cao.
Exemplos: patas, cabeças, bicos etc.

- Alguns cereais têm mais "valor" que outros.
Exemplo: Arroz

- E agora nao me lembro de mais nada :lol:

È também importante verem os resultados que o cao tem com a ração porque sei de algumas que apesar de nao cumprirem muito do que está acima sei de algumas que têm bons resultados 8) (que grande contradição :lol: )

Alguns conselhos:

-Nao se baseie apenas no que leu num site/fórum etc. Tente procurar e recolher o máximo de informação de forma a poder construir a sua opinião sobre o assunto.

-Peça ajuda/sugestões a criadores, veterinários, etc. 
Estes podem fornecer-lhe informações e também relatos que o ajudem.

- Quando mudar de ração faça-o de forma gradual.

- Respeite o seu cão.
Cada cão é um cão e por isso é normal que reajam de forma diferente à mesma alimentação.
Se ao trocar de raçao vir que os resultados nao sao os melhores (fezes moles, pelo baço, pouca energia etc) nao force apenas porque você acha que a composiçao daquela ração é muito boa. Tente procurar outra de qualidade e faça a troca. (ATENÇÃO que os sinais que referi acima podem ser indicadores de uma doença e nao da ração. O melhor nestes casos será consultar o seu veterinário)

- Informe-se sobre outros tipos de alimentação.
Hoje em dia já existem alternativas ás raçoes, pesquise e informe-se e faça a sua escolha. (pesquise por alimentaçao natural, Raw, Barf etc)

O que escrevi nao se aplica a animais com necessidades de dietas especiais. Essas devem ser decididas pelo veterinário.

Por fim quero deixar claro que o que escrevi acima é uma opinião baseada no que tenho lido e aprendido o que nao quer dizer que esteja 100% certa!!!
Pesquisem por vocês e vejam se as coisas sao mesmo assim :wink:

E sintam-se à vontade para discordar do que escrevi e dize-lo, pois assim é uma opurtunidade para eu corrigir o meu pensamento.

Peço desculpa pelo texto tão extenso e por me ter desviado do assunto do tópico :oops:
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta mar 15, 2012 10:32 pm

Muito gosto tenho eu tido em ler os seus posts relacionados com alimentação/rações, maraya.
Os meus sinceros parabéns por exprimir a sua opinião e partilhar os seus conhecimentos de forma tão elucidativa, isenta, coerente e sem cair em demagogias/falácias sobre um tema tão debatido e onde as opiniões divergem muito.

edit: e já agora obrigada pelo seu contributo!
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mar 15, 2012 11:07 pm

lsgl Escreveu:Muito gosto tenho eu tido em ler os seus posts relacionados com alimentação/rações, maraya.
Os meus sinceros parabéns por exprimir a sua opinião e partilhar os seus conhecimentos de forma tão elucidativa, isenta, coerente e sem cair em demagogias/falácias sobre um tema tão debatido e onde as opiniões divergem muito.

x2

A Maraya é o exemplo de como se pode dar um contributo válido com educação e sem espezinhar ninguém por ser menos sabedor ou ter opinião contrária. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
maraya
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 11:08 pm

Floripes2 Escreveu:
lsgl Escreveu:Muito gosto tenho eu tido em ler os seus posts relacionados com alimentação/rações, maraya.

x2

A Maraya é o exemplo de como se pode dar um contributo válido com educação e sem espezinhar ninguém por ser menos sabedor ou ter opinião contrária. :)
Agradeço as vossas palavras :D

Este é um tema pelo qual me comecei a interessar há uns tempos, para mim tornou-se um tema intressante visto que é mais complexo do que aparenta.

O mercado oferece tanta escolha e por vezes nós mal temos noção de quais sao as necessidades reais dos nossos animais - por exemplo aquela discussão lá atrás sobre se o regime alimentar do cão é carnívoro ou omnívoro.

Penso que a alimentacao influencia a saúde dos nossos animais, e como eles nao têm grande poder de escolha cabe-nos a nos escolhermos o mais acertado.
Por vezes nao é uma escolha tão simples quanto parece.

Realmente encontramos as opinioes mais divergentes e como geralmente gosto de formar a minha opinião (e de preferencia equilibrada, sem ir aos extremos se é que entendem) fui pesquisando, lendo e aprendendo e continuo a fazê-lo.

Em pouco tempo uma pessoa percebe que nao basta saber intrepertar uma composiçao e que terá mais valor compreende-la (por exemplo o que cada ingrediente fornece, qual a importancia de cada nutriente no organismo do animal etc) esta é a parte "engraçada" e que ando a ver agora (quando tenho tempo, e dividindo-o com as leituras sobre treino :lol: ) e já envolve um pouco mais de aprendizagem acerca da forma como funciona todo o organismo do cão.

Se repararem é raro nos meus textos afirmar algo com toda a certeza, isto porque acho que os meus conhecimentos nao chegam para isso e fico com medo de induzir as pessoas em erro.
Geralmente acrescento sempre algo ás minhas respostas a pedir que as pessoas tentem também pesquisar por conta própria.
Havendo hoje em dia tanta informação disponível penso que é de aproveita-lá a nosso favor e ao favor dos nossos animais!

Quanto ao "nao espezinhar ninguém" nao me sinto minimamente no direito de o fazer pois nao sinto que sou mais que os outros!
Penso que só respeitando as opinioes dos outros podemos criar um ambiente que promova uma troca de ideoas e discussão saudável da qual podemos aprender mais alguma coisa.
E como é para aprender que ando cá... :)

Já agora pergunto se acham que valerá a pena abrir um tópico com a minha resposta anterior. A ideia era um tópico que tivesse as ideias base para ajudar e orientar aquelas pessoas que procuram este tipo de conselhos e que aparecem aqui todos os dias.
O objectivo seria abrir o tópico inicialmente com a minha resposta e de seguida esperar pela contribuição de mais users.
Acham que valerá a pena?
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta mar 16, 2012 8:29 am

Eu acho que valeria a pena sim, principalmente se fosse para o inamovível Dicas e Conselhos Úteis.

PS: Desculpem o off-topic, o tema do tópico é interessante quando bem debatido mas não tenho nada a acrescentar.
maraya
Membro Veterano

sexta mar 16, 2012 4:19 pm

lsgl Escreveu:Eu acho que valeria a pena sim, principalmente se fosse para o inamovível Dicas e Conselhos Úteis.

PS: Desculpem o off-topic, o tema do tópico é interessante quando bem debatido mas não tenho nada a acrescentar.
Vou tratar disso no fim-de-semana então.
Obrigada :)

Peço mais uma vez desculpa à autora do tópico e a quem tem participado por me ter desviado do tema.

Agora venho partilhar um artigo interessante sobre os cereais nas rações. Depois tentarei procurar um sobre as batatas e vegetais.
É um artigo a escrito em ingles, de 2004 e que compara alguns cereais:

Composição, digestibilidade e valor nutritivo dos cereais na alimentaçao para cães - http://www.mtt.fi/afs/pdf/mtt-afs-v13n1_2p005.pdf
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

sexta mar 16, 2012 6:13 pm

Bom explicaçao Maraya. Se as pessoas seguirem o que escreveu, nao vao ter problemas sobre qual a melhor alimentaçao para cada cao. Resume-se tudo á frase que disse "respeite o seu cao".

Só queria comentar 2 coisas com as quais nao funcionou comigo:

-Peça ajuda/sugestões a criadores, veterinários, etc.
Penso que os criadores e os vets vao tentar verder o que têm, pelo menos a maior parte

- Quando mudar de ração faça-o de forma gradual.
Até hoje nao consegui perceber o sentido das trocas graduais. Se eu quando como alimentos novos nao tenho problemas digestivos, nao entendo porque os caes devam ter. Pelo menos com todos os caes que tive até hoje, só tiveram problemas digestivos com alimentos que nao se deram bem, mas nunca por comerem alimentos diferentes sem transiçao.

Apenas a minha opiniao, mas de resto concordo 100%

PS: Os caes sao carnivoros, independentemente de comerem outros alimentos se tiverem acesso a eles. A biologia e fisionomia é a unica verdade para classificar um carnivoro e nao o que os humanos lhes dao ou nao. Caso contrario, nao existem carnivoros, pois todos eles podem experimentar outros alimentos.
Responder

Voltar para “Cães”