Documentário - Pet Food: A Dog's Breakfast

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mar 14, 2012 4:24 pm

Abri este tópico para partilhar com quem se intressar no tema, um vídeo que acabei agora de ver.
É um documentário acerca do processo de fabrico das raçoes,  dos ingredientes usados, dos truques de marketing e da falta de leis que regulem todo este negócio.

Muito do que se ouve no vídeo já foi dito por aqui muitas vezes...
Porém acho que há outras coisas capazes de nos deixar um pouco a pensar.

Deixo aqui o link (o vídeo está no fundo da pagina): http://poisonedpets.com/2011/12/03/pet- ... ollection/

Pessoalmente nao fiquei nada convencida na parte em que afirmam que as raçoes "standard" estão quase ao mesmo nível das premium, e que a unica diferença é o preço, e se baseiam nas analises das percentagens. Até porque no fim acabam por se contradizer quando fazem aquela mistura toda e no fim a analisam.
Para mim podem ter o mesmo nível de proteínas, fibras, gordura etc, mas o que interessa é a fonte das mesmas. (mas esta discussão já a tive por aqui há algum tempo :lol: )

A minha opinião nao mudou muito: Apenas temos 100% de certeza do que estamos a dar ao nosso cão quando somos nós a fazer a sua refeição, mas sinceramente isso é uma coisa que ainda nao me deixa muito à vontade para fazer.
Por isso vou continuar a ler e a aprender sobre este tema para poder apostar em boas rações (raçoes que tenham boas composições e bons resultados simultaneamente) e ser o mínimo "enganada" possível :lol:

Gostava de saber qual a vossa opinião acerca da ideia de ir trocando/misturando marcas e complementando com carne.

Por agora não é mais nada, quem tiver interesse que veja o vídeo e depois comente :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta mar 14, 2012 5:37 pm

Eu vi o documentario e li os cometários, digamos que fiquei como os cabelos em pé e completamente estupefacta.
Realmente não sabemos que partes da proteina e da fibra, estão incluidas na ração que servimos aos nossos animais.
De qualquer forma este video foi feito entre 2006 e 2007, o que me deixa a esperança que as novas rações já sejam regulamentadas.
Fazer raw está fora de questão, Será que consigo pôr todos os ingredientes de que eles precisam? será que não tem bactérias? será? será? Neste momento não me sinto a 100% certa de nenhuma ração, depois deste documentário.
Fazer trocas de ração? e depois o sistema digestivo do nosso pet?
São muitas dúvidas, que não penso venham a ser esclarecidas por nenhum produtor de rações.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta mar 14, 2012 5:38 pm

Eu não percebo porque é que há tão pouco "á vontade" em preparar as refeições para os cães. Afinal também preparamos as nossas. :-) Se soubermos o que pessoas e cães devem comer (e claro que não é o mesmo), se soubermos as porções correctas, e prepararmos refeições saudáveis, porque é que preparar refeições assusta tanta gente?
Quanto a porções e receitas, há muita informação na internet.
Porque é que uma refeição natural parece mais estranha e assustadora que uma coisa processada que sai de um saco?
Também é engraçado que a maior parte de nós faz uma quantidade de erros alimentares (sal, bolos, gordura, etc.), e depois tem medo de dar carne, legumes e arroz a um cão, porque lhe pode fazer mal, e prefere dar a tal coisa do saco.

Isto sou eu a “pensar alto”… dou ração porque tenho preguiça de cozinhar e a ração está sempre ali a jeito de ser usada, mas tento dar uma das refeições diárias com comida “a sério”. Vou trocando de marca de ração de saca para saca, dou comida cozinhada, dou comida crua, e acredito que a variedade na alimentação é o mais saudável.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 14, 2012 9:57 pm

Lourenca Escreveu:.
Porque é que uma refeição natural parece mais estranha e assustadora que uma coisa processada que sai de um saco?
Também é engraçado que a maior parte de nós faz uma quantidade de erros alimentares (sal, bolos, gordura, etc.), e depois tem medo de dar carne, legumes e arroz a um cão, porque lhe pode fazer mal, e prefere dar a tal coisa do saco.

.
Why oh why indeed :lol: . é mais que bem visto. E dar em cru? Ui ui heresia suprema, transforma os cães em bestas sanguinárias loucos pelo sangue. :lol:
Bom post.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta mar 14, 2012 10:07 pm

Não tenho cães, mas com o que tenho lido, pesquisado e visto, cada vez gosto mais da alimentação Raw.
É verdade que pondero ter um cão rafeirinho adoptado num canil no futuro, mas ainda não me sinto preparada nem tenho condições para o ter de momento, pelo que está fora de questão ter um canito agora. Mas quando o tiver com certeza escolherei a alimentação Raw.
Tenho-me apercebido que as rações estão muito aquém daquilo que os cães necessitam para serem totalmente saudáveis e algumas marcas até usam ingredientes possivelmente prejudiciais à saúde do cão.

:wink:
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta mar 15, 2012 8:40 am

Isso dos ingredientes que possam ser prejudiciais que estejam em ração também pode acontecer com RAW. Ou acham que a carne é toda de igual qualidade?
Infelizmente não seria inédito haver carne imprópria e nociva para a saúde (gripe das aves e doenças das vacas loucas, p.e.).

Eu acho que ambos os tipos de alimentação são bons desde que se faça bem, isto é, quem prefere ou tem de dar ração (por falta de tempo para cozinhar) tem de ter o cuidado de escolher uma boa ração e quem dá RAW tem de saber o que está a fazer (em doses e proporções dos ingredientes).

Ainda não tive oportunidade de ver o video mas é sobre o mercado americano/canadiano de rações? É que o controle que se faz lá certamente não será o mesmo que se faz na UE (parece-me que a UE faz cumprir mais as directivas comunitárias que lá nas "americas", onde existem muitos lobbies, mas isto é só uma impressão pessoal).

Pessoalmente o que me assusta são as pessoas que cozinham mesmo para os animais (com condimentos e temperos) e/ou dão comida sem ter qualquer noção das necessidades nutricionais do cão.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta mar 15, 2012 10:00 am

lsgl Escreveu:Isso dos ingredientes que possam ser prejudiciais que estejam em ração também pode acontecer com RAW. Ou acham que a carne é toda de igual qualidade?
Infelizmente não seria inédito haver carne imprópria e nociva para a saúde (gripe das aves e doenças das vacas loucas, p.e.).

Eu acho que ambos os tipos de alimentação são bons desde que se faça bem, isto é, quem prefere ou tem de dar ração (por falta de tempo para cozinhar) tem de ter o cuidado de escolher uma boa ração e quem dá RAW tem de saber o que está a fazer (em doses e proporções dos ingredientes).

Ainda não tive oportunidade de ver o video mas é sobre o mercado americano/canadiano de rações? É que o controle que se faz lá certamente não será o mesmo que se faz na UE (parece-me que a UE faz cumprir mais as directivas comunitárias que lá nas "americas", onde existem muitos lobbies, mas isto é só uma impressão pessoal).

Pessoalmente o que me assusta são as pessoas que cozinham mesmo para os animais (com condimentos e temperos) e/ou dão comida sem ter qualquer noção das necessidades nutricionais do cão.
Boa resposta! :)

Quanto á alimentaçao natural:
Por enquanto é uma coisa que nao vou fazer.
Mas também já o disse por aqui uma vez: talvez daqui a uns tempos, quando achar que tenho reunidas condições para tal, experimente Raw/Barf e depois dependendo dos resultados logo vejo se mantenho.
Mas antes de iniciar esta alimentação terei de ler e de me informar tanto (ou provavelmente muito mais) do que o que tenho procurado aprender sobre as composições das raçoes e as necessidades nutricionais do cao... Pois se algo corresse seriamente mal acho que nao me perdoaria.

Penso que a decisão de escolher raçao ou alimentaçao natural cabe aos donos (depois de devidamente informados) e nao deve ser julgada e criticada (a menos que sejam criticas construtivas...)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quinta mar 15, 2012 10:24 am

Bom dia, não consigo ver o vídeo.
Responder

Voltar para “Cães”