Tenho um cão com 5 meses (está comigo há mês e meio) e uma casa com um quintal grande; se durante o dia ele faz as necessidades longe da casa (na área do quintal embora em nenhum sitio especifico), durante a noite só faz junto da área da casa e assim que me levanto tenho que limpar todos os dias a prenda.

Já tentei de tudo, prendê-lo a um cadeado durante umas horas na zona do quintal que pretendo que ele faça, limpar o cocó e ir com ele ao quintal nessa zona e colocar as fezes aí, etc…
Sei que o ideal era leva-lo a essa zona quando ele estiver aos círculos e com vontade; mas quando estou com ele não manifesta vontade de fazer e já estive até altas horas da noite à espera e nada, dá-me ideia que ele faz quando acorda e em vez de ir ao quintal onde faz durante o dia, vai para a área da casa e faz aí.
O método do jornal nestas condições de espaço acho que não deve funcionar e não queria ir para métodos violentos, até porque daquilo que li se não for apanhado no acto não adianta pois só vai ficar confuso.
Desde já agradeço a ajuda, pois estou a ficar sem saber o que fazer e tenho receio que comece a ficar tarde para aprender.