Gata com comportamento muito estranho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joaoqrafael
Registado: quarta mar 14, 2012 8:31 pm

quarta mar 14, 2012 8:48 pm

Muito boa noite.

Eu e a minha esposa temos uma gata chamada Mia, com 2,5 anos, que está connosco à pouco mais de dois anos.

A Mia sempre foi muito calma, muito carinhosa, especialmente com a minha esposa. Sempre ao colo dela, etc.

À semana e meia, portanto dia 3 de Março, a Mia foi finalmente castrar. Foi algo que se adiou tempo demais. Veio para casa com um colar, e aparentemente normal (tendo em conta o contexto) durante uma semana.

No passado domingo (dia 11), estava a dada altura ao colo da minha esposa e começou com uns miados enormes como os do cio, mas sem os comportamentos associados (rabo para cima, etc). Entretanto de repente começa-se a morder numa perna e no rabo, mas mordidelas mesmo fortes, que me vi aflito para ela abrir a boca.

No dia seguinte levá-mo-la ao veterinário, que viu a sutura, a temperatura, mas a certa altura a Mia ficou completamente feral contra a Dra. (ao contrário das consultas que houveram desde a castração) e teve que vir o Dr. ajudar, com umas protecções em cabedal. Nunca tinha visto a minha gata assim, aos "berros" e pronta a atacar.

Desde aí, o comportamente dela tem sido o seguinte: Se a minha esposa, e de preferência eu também, viermos com ela para o quarto, ela deita-se na caminha dela (coisa que nunca usava, pois dormia connosco) e passa lá todo o tempo que for possivel, a dormir e a lavar-se.

Se sairmos do quarto, a Mia vai chamar-nos, tenta que a sigamos para o quarto, mia bastante, ataca-se nas pernas, pede IMENSOS mimos (se estivermos a comer à mesa, vai-se pôr em cima da minha esposa, practicamente dentro do prato e tudo), e fica num stress enorme. Ontem ficou ao meu colo quando a Ana foi à casa de banho, e parecia tão aflita, tremia por todo o lado. Só acalma no quarto, e connosco lá.

A Ana está grávida de 8 meses. Já pensei se a Mia não estará a prever o nascimento para breve ou assim, mas fundamentalmente queriamos saber como acalmar a gata, porque nem ela nem nós estamos a ter qualquer espécie de sossego. A operação supostamente correu toda bem, as análises estavam todas boas, e as vacinas e desparazitação estão feitas.

Agradecemos desde já qualquer ideia.

João Rafael
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quarta mar 14, 2012 9:43 pm

Realmente é um comportamento muito estranho...

Pois confesso que não faço ideia...

Já falou com o veterinário sobre o assunto?
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quarta mar 14, 2012 9:52 pm

joaoqrafael Escreveu:Muito boa noite.

Eu e a minha esposa temos uma gata chamada Mia, com 2,5 anos, que está connosco à pouco mais de dois anos.

A Mia sempre foi muito calma, muito carinhosa, especialmente com a minha esposa. Sempre ao colo dela, etc.

À semana e meia, portanto dia 3 de Março, a Mia foi finalmente castrar. Foi algo que se adiou tempo demais. Veio para casa com um colar, e aparentemente normal (tendo em conta o contexto) durante uma semana.

No passado domingo (dia 11), estava a dada altura ao colo da minha esposa e começou com uns miados enormes como os do cio, mas sem os comportamentos associados (rabo para cima, etc). Entretanto de repente começa-se a morder numa perna e no rabo, mas mordidelas mesmo fortes, que me vi aflito para ela abrir a boca.

No dia seguinte levá-mo-la ao veterinário, que viu a sutura, a temperatura, mas a certa altura a Mia ficou completamente feral contra a Dra. (ao contrário das consultas que houveram desde a castração) e teve que vir o Dr. ajudar, com umas protecções em cabedal. Nunca tinha visto a minha gata assim, aos "berros" e pronta a atacar.

Desde aí, o comportamente dela tem sido o seguinte: Se a minha esposa, e de preferência eu também, viermos com ela para o quarto, ela deita-se na caminha dela (coisa que nunca usava, pois dormia connosco) e passa lá todo o tempo que for possivel, a dormir e a lavar-se.

Se sairmos do quarto, a Mia vai chamar-nos, tenta que a sigamos para o quarto, mia bastante, ataca-se nas pernas, pede IMENSOS mimos (se estivermos a comer à mesa, vai-se pôr em cima da minha esposa, practicamente dentro do prato e tudo), e fica num stress enorme. Ontem ficou ao meu colo quando a Ana foi à casa de banho, e parecia tão aflita, tremia por todo o lado. Só acalma no quarto, e connosco lá.

A Ana está grávida de 8 meses. Já pensei se a Mia não estará a prever o nascimento para breve ou assim, mas fundamentalmente queriamos saber como acalmar a gata, porque nem ela nem nós estamos a ter qualquer espécie de sossego. A operação supostamente correu toda bem, as análises estavam todas boas, e as vacinas e desparazitação estão feitas.

Agradecemos desde já qualquer ideia.

João Rafael

Infelizmente partilho da opinião da NessieG. Nunca vi tal comportamento. Mas fale com o vet, pois, caso seja um problema hormonal, ele poderá ajudar.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta mar 14, 2012 10:02 pm

Eu tb pediria opinião ao vet, mas seguramente a um outro que não o que a operou. Isso parece-me um comportamento de trauma.
joaoqrafael

quarta mar 14, 2012 10:17 pm

Sim, de facto já estivemos com a Mia no veterinário 3 vezes desde a cirurgia, a última das quais já depois deste comportamento. Nas primeiras duas vezes, a Mia esteve calma e deixou fazer tudo.

Na opinião do veterinário o comportamento dela é derivado de stress, mas não conseguiu adiantar mais que isso. No que pesquisei já vi inumeros casos de gatas que alteraram o comportamento quando as donas engravidaram, não sei qual é a opinião geral sobre isso e neste caso é um bocado extremo e tardio, mas uma pessoa já procura respostas em todo o lado...

De frisar que o comportamento começou aqui em casa, quando estava calma e ao colo da Ana, uma semana depois da cirurgia. Poderá ter aparecido alguma des-regulação hormonal? Entretanto vou ligar normalmente ao veterinário, porque era do interesse de todos que a Mia acalmasse o mais rapidamente possível, de preferência antes do parto da Ana. Pegadas como elas são, não sei como vai ser.
teresa1978
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 10:32 pm

joaoqrafael Escreveu:Sim, de facto já estivemos com a Mia no veterinário 3 vezes desde a cirurgia, a última das quais já depois deste comportamento. Nas primeiras duas vezes, a Mia esteve calma e deixou fazer tudo.

Na opinião do veterinário o comportamento dela é derivado de stress, mas não conseguiu adiantar mais que isso. No que pesquisei já vi inumeros casos de gatas que alteraram o comportamento quando as donas engravidaram, não sei qual é a opinião geral sobre isso e neste caso é um bocado extremo e tardio, mas uma pessoa já procura respostas em todo o lado...

De frisar que o comportamento começou aqui em casa, quando estava calma e ao colo da Ana, uma semana depois da cirurgia. Poderá ter aparecido alguma des-regulação hormonal? Entretanto vou ligar normalmente ao veterinário, porque era do interesse de todos que a Mia acalmasse o mais rapidamente possível, de preferência antes do parto da Ana. Pegadas como elas são, não sei como vai ser.
entendo perfeitamente o vosso stress, tenho lido alguns artigos sobre os ciumes dos gatos com bebés, mas ainda nao encontrei nada sobre donas gravidas. talvez outros foristas tenham mais experiência nesta área o venham ajudar.
espero sinceramente que tudo se resolva e parabéns pelo bebé (e pela gata) :wink:
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mar 15, 2012 12:11 am

Poderá ser um problema de ansiedade na gata, que estando ao colo da dona, sente os movimentos do bebé. Normalmente a reacção dos gatos em relação a bebés costuma ser de protecção, principalmente se acompanham a gravidez, mas não se pode dizer que seja uma regra geral.

Pode também a gatinha estar com dores... essa primeira reacção que descreve faz-me associar a um tipico acesso doloroso.. sendo que foi após a cirurgia ainda mais me faz pensar nisso. Os gatos quando têm dores procuram muito o colo dos donos, como conforto e por isso ela querer sempre a vossa presença.

Se fosse eu procuraria mais respostas junto do vet que operou a gatinha...

Desejo que corra tudo bem...

P.S. Pergunto a algumas foristas se se lembram do gatinho que a dona do Milky adoptou e que teve um acesso de fúria, por estar muito doente?
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
joaoqrafael

quinta mar 15, 2012 1:58 pm

Vou entretanto falar novamente com o vet e tentar que ele arranje um analgesico para pelo menos se tentar despistar a questao de dor como causa. Parece sensato?
teresa1978
Membro Veterano

quinta mar 15, 2012 2:20 pm

joaoqrafael Escreveu:Vou entretanto falar novamente com o vet e tentar que ele arranje um analgesico para pelo menos se tentar despistar a questao de dor como causa. Parece sensato?
Muito sensato! (até da gosto falar consigo :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 15, 2012 2:35 pm

joaoqrafael Escreveu:
À semana e meia, portanto dia 3 de Março, a Mia foi finalmente castrar.

João Rafael
No que citei, tudo se aplica a situação de dor!!! Portanto, ela demonstrou desconforto, ou dor, 8 dias após a castração.
Agora pergunto: Ela levou pontos dos que têm que ser removidos? Ou foi sutura interna, da que é absorvida pelo organismo?

De qualquer forma, se a gata fosse minha, eu faria uma ecografoa abdominal ao animal!!! E, preferencialmente noutro consultório que não o que a operou.

Quanto à gravidez da sua esposa... não conheço NENHUM caso em que o felino apresente alteração do comportamento, para pior, na existência duma grávida em casa. Geralmente (mas não regra) apegam-se mais à grávida! E, o que pode alterar é realmente ficarem mais carentes, exigindo assim mais atenção porque já pressentem que a atenção irá ser dividida...! Mas, longe de serem ciúmes!!!!! O felino, apresenta cenas de ciúme, mais em relação á sua própria espécie e por vezes até com canídeos, caso os hajam no seu ambiente.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mar 15, 2012 2:49 pm

Ainda bem que a Leonilde veio reforçar a minha ideia, pois eu também penso que essa gatinha deve ter dores :?

E sim, se calhar é melhor pedir opinião noutro vet... não tinha pensado nisso.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
joaoqrafael

quinta mar 15, 2012 2:53 pm

Boa tarde.

A sutura foi interna, temos aplicado uma pomada desde o primeiro dia para ajudar a cicatrizar.

Ja a teria levado a outra clinica se. nao fosse o panico que a Mia sempre teve a andar de carro :-( As alternativas sao algo longe.

Esta tarde telefono.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 15, 2012 3:00 pm

joaoqrafael Escreveu:Boa tarde.

A sutura foi interna, temos aplicado uma pomada desde o primeiro dia para ajudar a cicatrizar.

Ja a teria levado a outra clinica se. nao fosse o panico que a Mia sempre teve a andar de carro :-( As alternativas sao algo longe.

Esta tarde telefono.
A sutura interna chega a causar alguma inflamação...e isso pode estar na origem do desconforto. Contudo, volto a referir: Se a gata fosse minha, eu não descansaria enquanto não fosse efectuada uma ecografia. Muita coisa se pode estar a passsar, a nível interno.... :wink: Essa reacção da gatinha não é, DE TODO, normal!!!!
Com ou sem pânico, eu leváva-a...!

Não acho aconselhável estar a pedir analgesico, sem saber, ao certo, o que se passará lá dentro? O analgesico pode camuflar algo que deva ser tratado!!!!!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gatosmimados
Membro Júnior
Registado: quinta nov 08, 2007 6:32 pm

quinta mar 15, 2012 6:02 pm

Olá

Costumo levar gatas para esterilizar e penso que o comportamento dela está ligado a essa intervenção e não à gravidez. Já tive situações de gatas com comportamentos um pouco alterados como por exemplo, fazerem xixis fora do areão, ficarem agressivas com os outros cães ou gatos da casa, etc..
Habitualmente este comportamento acaba por passar com o tempo .
Pode ser um bocadinho de tudo: o stress, as dores ou desconforto e se calhar até a parte hormonal. Mas não sou veterinária e esta opinião deve-se apenas à experiência.
Quanto ao bebé não posso deixar de lhe dar alguns conselhos:
- Como já deve ter reparado pelos obstetras, os médicos não simpatizam com a ideia de se ter gatos. Infelizmente esta situação leva a que muitos obstetras, por causa da toxoplasmose e pediatras, por causa das alergias digam às pessoas para se "desfazerem" dos gatos. É pena que isto aconteça porque para evitar a toxoplasmose basta usar sempre luvas quando se mexe em carne crua e quando se limpa o areão. ou melhor ainda pôr o companheiro a fazê-lo.... :lol: Então o que seria das veterinárias grávidas?
Quanto às alergias dos pequeninos, e falo por experiência própria com os meus filhos, basta ter alguns cuidados básicos desde o início:
- aspirador, aspirador, aspirador...
- se não querem que a gata suba para o berço do bebé tentem não guardar este impedimento para quando ele nascer; ou seja, o mais rápido possível façam restrição à entrada no quarto dele;
- Quando o bebé chegar, apresentem-no à gata. Ela vai ter uma natural curiosidade por ele.
- Durante os primeitos tempos não deixem os dois sozinhos; sei que vão estar muito ocupados com o vosso bebé mas tentem dar alguma atenção à gatinha;
- O vosso bebé vai ser certamente uma criança mais feliz se crescer com animais.
Boa sorte
Cristina
joaoqrafael

sexta mar 16, 2012 5:47 pm

Boa tarde.

Ontem entrámos em contacto com 3 clinicas veterinárias, contanto com a que tem seguido a Mia.

A minha esposa telefonou para a dita mais reputada clínica/hospital do distrito (pelo menos do que se ouve falar), e após explicar o sucedido, disseram-nos que... fossemos tratar do assunto com quem tinha feito a cirurgia. Ok.

Falou-se para outra clínica, que após toda a explicação disseram que deve ser um desregulamento hormonal derivado da castração, e que deve acalmar em 10-15 dias no máximo. E muito simpáticos.

Voltei também a falar para a clínica que tem seguido a Mia, e exprimi a minha preocupação em relação à possibilidade dela ter dor. Fui lá buscar um anti-inflamatório/analgésico em xarope (seringas) para experimentarmos durante 3 dias a ver se o comportamento muda. Caso mude, pode-se associar a dor, ou pelo menos é isso que queremos tentar perceber.

Até ver, tomou ontem a primeira seringa, e hoje continuou igual.

Arranjámos uma forma dela acalmar um bocadinho na sala. Levámos para lá a trasportadora dela com mantinhas lá dentro, e ela perto de nós e lá deitadinha está relativamente calma, lava-se, dorme.

De resto, tem comido bem, tem feito bem as necessidades, e tem dado e recebido muitos miminhos aos donos.

gatosmimados, efectivamente muito nos falaram da toxoplasmose, mas simplesmente passei a ser exclusivamente eu a tratar das caixas de areia, e as análises foram despistando a situação. A Mia para nós é a filha mais velha, e fazemos toda a questão de educar a bebé com respeito e amor pelos animais. Temos alguma apreensão em relação à reacção, mas acho que com a paciência de todos "a coisa dá-se" :)

Vamos ver a evolução.
Responder

Voltar para “Gatos”