Idade ideal para separar um cachorro da mãe e ninhada
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Escrevo este topico pois ultimamente dediquei algum do meu tempo a estudar os chamados periodos sensiveis do desenvolvimento do comportamento canino e achei util partilhar alguma da informação e bibliografia com que me deparei pois é frequente neste forum a critica aos criadores que entregam os seus cachorros com menos de 2 meses, sendo aconselhado inclusivé, que os cachorros fiquem até ás 9 semanas no minimo.
Na verdade existe muita literatura que atesta que isso é mais prejudicial do que a separação precoce, sendo que a altura ideal segundo varios estudos é as 7 semanas, não devendo ser menos que 6 nem mais que as 8. Antes das 6 semanas os cachorros ainda n têm as comptencias sociais intra-especie desenvolvidas mas é a partir das seis até ás 12 que ocorre o mais importante periodo de sociabilização quer com outros animais quer com outros ambientes. Retardar este processo depois das 8 semanas tem consequencias em adulto na sociabilização, na capacidade de aprendizagem, na capacidade de lidar com stress e mudanças, etc
Naturalmente que decisões sobre questões sensiveis como esta são pessoais e devem ser tomadas com calma, mas sempre de forma informada, por isso partilho alguma da bibliografia:
SCOTT, J.P - Critical periods in the development of social behavior in puppies.
WEBSTER, Stephen - Being sensitive to the sensitive period.
WRIGHT, J.C. The efects of diferential rearing on exploratory behavior in puppies
SCOTT; FULLER - Genetics and the social behavior of the dog.
LINSAY, S - Aplied dog behavior and training Vol.2
Espero que considerem util, cumps
Joana
Na verdade existe muita literatura que atesta que isso é mais prejudicial do que a separação precoce, sendo que a altura ideal segundo varios estudos é as 7 semanas, não devendo ser menos que 6 nem mais que as 8. Antes das 6 semanas os cachorros ainda n têm as comptencias sociais intra-especie desenvolvidas mas é a partir das seis até ás 12 que ocorre o mais importante periodo de sociabilização quer com outros animais quer com outros ambientes. Retardar este processo depois das 8 semanas tem consequencias em adulto na sociabilização, na capacidade de aprendizagem, na capacidade de lidar com stress e mudanças, etc
Naturalmente que decisões sobre questões sensiveis como esta são pessoais e devem ser tomadas com calma, mas sempre de forma informada, por isso partilho alguma da bibliografia:
WRIGHT, J.C. The efects of diferential rearing on exploratory behavior in puppies
Joana
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
Sou uma simples leiga, mas parece-me haver aí uma confirmação de que a idade ideal para um cachorro mudar para os novos donos será algures entre as oito e as nove semanas, idade ideal, como aqui tanto se tem apontado, quando não mesmo defendido.joanaduarte Escreveu:Escrevo este topico pois ultimamente dediquei algum do meu tempo a estudar os chamados periodos sensiveis do desenvolvimento do comportamento canino e achei util partilhar alguma da informação e bibliografia com que me deparei pois é frequente neste forum a critica aos criadores que entregam os seus cachorros com menos de 2 meses, sendo aconselhado inclusivé, que os cachorros fiquem até ás 9 semanas no minimo.
Joana
Por isso, "retardar" (não seria melhor dizer "dilatar", ou "adiar"?) até às oito ou nove semanas a entrega aos donos e, assim, mudá-lo de ambiente e de experiências e convívios sociais, parece-me perfeitamente dentro dos parâmetros dados como ideais para isso e não contradizer o que éposto em prática.
Talvez também haja uma certa confusão entre a idade de mudança do cachorro para os donos e aquela em pode sair para a rua, para o mundo, depois de completado o plano de vacinação. Habitualmente, este período de quarentena prolonga-se demasiado, e isso sim, é que traz problemas de socialização e comportamentais.
Bom tema para debate.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro
O que normalmente se designa de sociabilização, que é a habituação ao dito mundo exterior, embora de extrema importancia (dava tema para um novo topico) não implica a nessecidade de atração social. A criação de novos laços sociais com elementos não caninos é que só é possivel se essa atração existir. O que os estudos demonstram é que essa atração social têm um pico por volta das 5 semanas de idade e decresce até ás doze onde começa um periodo de medo e evitação do que é novidade que dura até aos 6-7 meses. Um cão que nesse periodo nunca tenha desenvolvido laços com humanos ou outras especies será sempre um cão com dificuldades sociais ao invés de um cão que durante esse tempo tenha criado varios laços de qualidade.
Apesar de começar ás 5, só se aconselha a adoção apartir das 6 pois a sociabilição intra-especie só se completa por volta das 5,5-6. Não aconselham depois das 8 pois embora o periodo sensivel só acabe ás 12, a ligação social secundaria não é um processo instantaneo. Quanto mais tarde começa, menos tempo disponivel temos e menos atração social existe. Além da atração social existem outros factores como o desenvolvimento das preferencias em termos de local e subtrato para fazer as nessecidades e indefenição da dominancia social que tb terminam ás 8 semanas.
No meu "mundo ideal" ou os cachorros saiam às 7 para donos competentes ou os criadores trabalhavam com treinadores e os cachorros saiam aos seis meses (practica habitual na belgica). Infelizmente, em portugal nenhum dos cenarios é comum...
PS: naturalmente que com tempo e paciencia quase todos os caes se conseguem "recuperar" para serem socialmente competentes, o que estes estudos referem são os periodos optimos para que estes processos se desenvolvam de forma facil e eficaz e por forma a explorar ao maximo todo o potencial dos cachorros
Apesar de começar ás 5, só se aconselha a adoção apartir das 6 pois a sociabilição intra-especie só se completa por volta das 5,5-6. Não aconselham depois das 8 pois embora o periodo sensivel só acabe ás 12, a ligação social secundaria não é um processo instantaneo. Quanto mais tarde começa, menos tempo disponivel temos e menos atração social existe. Além da atração social existem outros factores como o desenvolvimento das preferencias em termos de local e subtrato para fazer as nessecidades e indefenição da dominancia social que tb terminam ás 8 semanas.
No meu "mundo ideal" ou os cachorros saiam às 7 para donos competentes ou os criadores trabalhavam com treinadores e os cachorros saiam aos seis meses (practica habitual na belgica). Infelizmente, em portugal nenhum dos cenarios é comum...
PS: naturalmente que com tempo e paciencia quase todos os caes se conseguem "recuperar" para serem socialmente competentes, o que estes estudos referem são os periodos optimos para que estes processos se desenvolvam de forma facil e eficaz e por forma a explorar ao maximo todo o potencial dos cachorros
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
quais são os factores que poderão influenciar uma desvio a esta "regra"? será que o factor "raça" não poderá ter alguma relevância neste assunto?
tomando como exemplo os cães que tenho em casa, e que tu conheces:
-a Yasha veio para mim ainda antes de completar as oito semanas, e considero-a uma cadela calma e equilibrada.
- o Ghandi veio para nossa casa precisamente um dia antes de fazer as oito semanas. é um cão timido e algo inseguro.
- a Goya e a Anouk vieram com cerca de 9 ou dez semanas, e tal como a Yasha considero-as cadelas calmas e sociáveis.
obviamente que o tempo que "perdi" (porque não é realmente perder tempo, muito pelo contrário) a educar cada um é diferente, dependendo sempre do meu tempo livre e da presença (ou ausência) no dia a dia de cada cão.
tomando como exemplo os cães que tenho em casa, e que tu conheces:
-a Yasha veio para mim ainda antes de completar as oito semanas, e considero-a uma cadela calma e equilibrada.
- o Ghandi veio para nossa casa precisamente um dia antes de fazer as oito semanas. é um cão timido e algo inseguro.
- a Goya e a Anouk vieram com cerca de 9 ou dez semanas, e tal como a Yasha considero-as cadelas calmas e sociáveis.
obviamente que o tempo que "perdi" (porque não é realmente perder tempo, muito pelo contrário) a educar cada um é diferente, dependendo sempre do meu tempo livre e da presença (ou ausência) no dia a dia de cada cão.
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
-
- Membro
Eu conheço pelo menos dois estudos só com uma raça (um com pastor alemao e outro com beagle) que chegaram aos mesmos resultados de periodos criticos, os outros estudos ou são omissos em relação á raça ou usaram rafeiros de proveniencias diversas. Mas existem evidencias que a raça é relevante na facilidade da criação de relações sociais inter/intra especie. Os seja raças mais sociaveis tem o periodo critico na mesma altura que as outras mas se o "falhares" é menos relevante...
Talvez daí a diferença entre tuas as whipet e os dog alemão. Mas tb é legitimo equacionar: e se as whipet tivessem vindo com 7 semanas para tua casa? Será que teria sido mais facil lidar com algums dos problemas de "autoridade" que elas mostraram? E quanto ás ligações entre as competencias sociais e a facilidade de aprendizagem? Será que elas apesar de serem equilibradas desenvolveram o seu potencial maximo?
E agora pergunto eu (porque quero mesmo saber) quais são na vossa opinião as vantagens de adiar a idade de adoção para lá das 7 semanas?
Talvez daí a diferença entre tuas as whipet e os dog alemão. Mas tb é legitimo equacionar: e se as whipet tivessem vindo com 7 semanas para tua casa? Será que teria sido mais facil lidar com algums dos problemas de "autoridade" que elas mostraram? E quanto ás ligações entre as competencias sociais e a facilidade de aprendizagem? Será que elas apesar de serem equilibradas desenvolveram o seu potencial maximo?
E agora pergunto eu (porque quero mesmo saber) quais são na vossa opinião as vantagens de adiar a idade de adoção para lá das 7 semanas?
-
- Membro
Conheço criadores muito bons, com anos de experiencia, que não entregam depois das 8 semanas para não comprometer o processo de sociabilização secundaria...
E qual processo de imprinting? O imprinting é um fenomeno de aprendizagem caracterizado por: 1- requerer curta exposição 2- ocorre durante um periodo critico curto 3 - exibe efeito duradouro. Existe imprinting do tipo sensorial, motor, social, cognitivo e sexual e os varios processos de imprintig de que falamos ocorrem a diferentes alturas do desenvolvimento. Por ex: como referi acima o imprintig dos habitos de eliminação dá-se entre as 6 e 8 semanas, mas o imprintig da actividade predatoria dá-se das 9 as 14 semanas. Já o imprintig da noção de territorio só se dá quando alcançam a maturidade sexual. Se um criador só enttregasse um cão depois de toda a aprendizagem por imprintig estar feita só entregava cães adultos...
E qual processo de imprinting? O imprinting é um fenomeno de aprendizagem caracterizado por: 1- requerer curta exposição 2- ocorre durante um periodo critico curto 3 - exibe efeito duradouro. Existe imprinting do tipo sensorial, motor, social, cognitivo e sexual e os varios processos de imprintig de que falamos ocorrem a diferentes alturas do desenvolvimento. Por ex: como referi acima o imprintig dos habitos de eliminação dá-se entre as 6 e 8 semanas, mas o imprintig da actividade predatoria dá-se das 9 as 14 semanas. Já o imprintig da noção de territorio só se dá quando alcançam a maturidade sexual. Se um criador só enttregasse um cão depois de toda a aprendizagem por imprintig estar feita só entregava cães adultos...
Este criador que conheço tem animais muitisimo bons, com provas dadas a nível nacional e no estrangeiro. A ele não lhe interessam compradores a queixarem-se de animais com problemas de socialização e de temperamento e já assisti a compradores "apressados" a quem ele explicou que as 9 semanas eram fundamentais para a aprendizagem de heirarquia com a mãe e a restante ninhada.
Eu pessoalmente já tive ninhadas orfãs em casa apanhadas da rua ainda de olhos fechados e pude ver que a cadela da casa, apesar de não lhes ter dado de mamar, ensinou-as muito bem em termos de comportamento hierárquico. Foram cachorros que nunca deram os problemas que animais criados por seres humanos geralmente tem.
Já vi cachorros criados desde o nascimento só por humanos e revelaram-se animais muito problemáticos.
Eu pessoalmente já tive ninhadas orfãs em casa apanhadas da rua ainda de olhos fechados e pude ver que a cadela da casa, apesar de não lhes ter dado de mamar, ensinou-as muito bem em termos de comportamento hierárquico. Foram cachorros que nunca deram os problemas que animais criados por seres humanos geralmente tem.
Já vi cachorros criados desde o nascimento só por humanos e revelaram-se animais muito problemáticos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Geralmente entrego as minhas tropinhas as 8 semanas, mas ja com muito trabalhinho feito em casa... 
Sobre os meus, só a minha Chanel(Labradora) veio mais cedo que as 8 semanas, tudo o resto veio sempre com cerca de 4 meses e considero-os muito equilibrados e a maioria com grande capacidade de trabalho...

Sobre os meus, só a minha Chanel(Labradora) veio mais cedo que as 8 semanas, tudo o resto veio sempre com cerca de 4 meses e considero-os muito equilibrados e a maioria com grande capacidade de trabalho...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro
Agradeço desde já as respostas construtivas!
No entanto o meu objectivo, e daí partilhar a bibliografia, era que este topico se torna-se numa discução de argumentos para formar opinioes e não numa discução de opiniões para formar decisões.
Sasquatch no que é que o criador seu conhecido se baseia para achar que a aprendizagem da hierarquia n está pronta antes das nove semanas? e pk que para elel é importante que essa aprendizagem esteja completa? não estou a querer por ninguem em causa mas já ouvi o argumento contrario, que por ex nos cães para guia e assistencia, essa aprendizagem ao estar completa dificulta o processo de treino.
Joana, pk escolheu as oito semanas? e que tipo de trabalho desenvolve com eles antes da saida de sua casa?
Eram estas questões que acho importantes que se discutam... obrigado pela colaboração
No entanto o meu objectivo, e daí partilhar a bibliografia, era que este topico se torna-se numa discução de argumentos para formar opinioes e não numa discução de opiniões para formar decisões.
Sasquatch no que é que o criador seu conhecido se baseia para achar que a aprendizagem da hierarquia n está pronta antes das nove semanas? e pk que para elel é importante que essa aprendizagem esteja completa? não estou a querer por ninguem em causa mas já ouvi o argumento contrario, que por ex nos cães para guia e assistencia, essa aprendizagem ao estar completa dificulta o processo de treino.
Joana, pk escolheu as oito semanas? e que tipo de trabalho desenvolve com eles antes da saida de sua casa?
Eram estas questões que acho importantes que se discutam... obrigado pela colaboração
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Só posso contribuir com a minha limitada experiência :
1. O meu cunhado tinha cães de caça e dizia que nunca os ia buscar antes dos 4 meses porque os cachorros aprendiam com os pais parte da arte de caçar.
Também um velhote rural disse o mesmo, aqui aplicado à guarda de gado.
2. A minha cachorra veio com 4 meses (porque não havia outra, eu, pessoalmente, preferia mais nova) e nunca me deu quaisquer problemas de sociabilização ou educação, nem nunca notei que houvesse qualquer diminuição de dedicação aos donos.
Deste pouco, retirei a ideia que um cão pode ser um pouco mais velho quando se vai buscá-lo, sem más consequências, dependendo do criador.
É muito pior ir buscá-lo cedo demais.
1. O meu cunhado tinha cães de caça e dizia que nunca os ia buscar antes dos 4 meses porque os cachorros aprendiam com os pais parte da arte de caçar.
Também um velhote rural disse o mesmo, aqui aplicado à guarda de gado.
2. A minha cachorra veio com 4 meses (porque não havia outra, eu, pessoalmente, preferia mais nova) e nunca me deu quaisquer problemas de sociabilização ou educação, nem nunca notei que houvesse qualquer diminuição de dedicação aos donos.
Deste pouco, retirei a ideia que um cão pode ser um pouco mais velho quando se vai buscá-lo, sem más consequências, dependendo do criador.
É muito pior ir buscá-lo cedo demais.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Assisti pessoalmente a pastores meterem animais jovens com 5, 6, 7 meses a aprenderem com animais adultos experientes a lidar com o rebanho.
O criador que referi cria raças de trabalho e considera que o imprintig é muito importante para obter animais que mais tarde sabem lidar com a autoridade do treinador. Além disso, quando se tem reprodutores escolhidos por serem equillibrados, as crias ganham muito em lidar com eles o mais tempo possível.
Já ouvi várias pessoas que criam cães fazerem muita questão nestas 9 semanas.
O porquê deste prazo: penso que tenha a ver com o desenvolvimento psicomotor do animal, que segue vários estágios à semelhança do que acontece nos seres humanos.
O criador que referi cria raças de trabalho e considera que o imprintig é muito importante para obter animais que mais tarde sabem lidar com a autoridade do treinador. Além disso, quando se tem reprodutores escolhidos por serem equillibrados, as crias ganham muito em lidar com eles o mais tempo possível.
Já ouvi várias pessoas que criam cães fazerem muita questão nestas 9 semanas.
O porquê deste prazo: penso que tenha a ver com o desenvolvimento psicomotor do animal, que segue vários estágios à semelhança do que acontece nos seres humanos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Ora bem, o trabalho que faço em casa é basicamente desenvolvimento de sentidos e instintos, com brincadeiras de varios tipos, barulhos, etc etc... Quem ja assistiu ao meu trabalho com os meus bebés, farta-se de rir, porque eu sento-me com eles na sala, no meio de vários objectos estranhos e barulhos diferentes e brinco muito e levo alguns amigos a interagir com eles, para que os estranhos não sejam algo a temer... Sobre as oito semanas(que por vezes até acaba por ser mais, por esta ou outra razão) é quando considero que eles ja têm determinadas características que ja permitem sair debaixo da minha asa, primeiro o ja terem pelo menos duas vacinas, depois o ja estarem completamente habituados a nova alimentação e depois varias características que dependem de cachorro para cachorro que faz com que para eles ja não seja complicado a adaptação a um novo lar saudável, daí a minha ENORME selecção com os novos donos... E a verdade é que por exemplo aquelas historias de cachorros que choram noites inteiras nas primeiras semanas, nunca aconteceram comigo, o que posso associar a algum do trabalho especifico que faço com eles a adaptação a coisa estranhas e diferentes.joanaduarte Escreveu:
Espero ter ajudado em alguma coisa...

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro
Essa posição é comum noutros paises, na belgica como já referi, alemanha, nos USA, chamam-lhe os green dogs, saem dos criadores com 6 a 8 meses já com o treino de obdiencia basico dado, mas n ficam com a mãe e irmãos até essa idade embora, confesso, n sei com que idade costumam ser separados.