Animais de estimação e alergias

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
MarlySoares
Registado: sexta jan 27, 2012 2:37 pm

sexta jan 27, 2012 3:19 pm

Olá,

O meu filho tem pedido bastante um cãozinho, mas ele tem muitas alergias e tenho medo que se agravem se levarmos um cão para casa.

Alguém está na mesma situação e pode-me dizer se as alergias pioraram?

Obrigada
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jan 27, 2012 3:38 pm

Depende daquilo a que o menino é alérgico.

No entanto, é opinião geral de alérgicos meus conhecidos e da minha família que gostam e têm animais, que há uma adaptação ao animal e o alérgico vai ganhando defesas contra o alérgeno. Com o tempo, os ataques de alergia diminuem e há mesmo casos em que chegam a desaparecer.

Mas também sei de casos em que isso não se passou e o animal teve de ser dado. Tem de ver muito bem a que elemento o menino é alérgico, pois pode nem ter nada a ver com o pêlo de animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
JulianaCosta
Registado: segunda abr 11, 2011 2:28 pm

sexta jan 27, 2012 6:20 pm

Olá,

O meu sobrinho também tem algumas alergias e tem um cão e um gato em casa. Quando descobriram as alergias a minha irmã ficou preocupada mas o pediatra disse que às vezes os cães e os gatos até podem ter um efeito protector especialmente se as crianças estiverem expostas desde cedo.

Nessa altura andamos a pesquisar algumas coisas e descobri este artigo que fala um pouco sobre isso, pode ser que também te esclareça melhor: http://www.paraquenaolhefalteoar.com/ne ... 289&secl=1
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda jan 30, 2012 11:07 pm

eu tenho a pele muito sensivel e acho que sou alergica a gatos, quandos eles me tocam tipo na cara ou pescoço fico com comichao, mas sempre tive caes e gatos :)´talvez seja uma questao de eperimentar o contacto com animais de amigos ou assim antes de adquirir alagum. eu sinto comichao, na zona da cara e pescoço, mas mexo-lhes na mesma ;)
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

terça jan 31, 2012 4:34 pm

Pernso que já contei isto aqui mais que uma vez.
A minha nora era tão alérgica que, qd ia a minha casa (tinha dois gatos)ficava com falta de ar e cheia de manchas na pele. Um dia até teve que ir levar oxigénio.

Queixou-se ao médico, fez tratamentos, e hoje tem um gato e anda sempre agarrada a ele aos beijinhos e dorme com eles na cama.

Há muita gente que não quer um animal por causa das alergias e afinal tem alergias a outras coisas e não aos animais.

No entanto, se tem esse receio, é preferível não arranjar um para depois o ter de abandonar.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça jan 31, 2012 9:02 pm

Antes de levar o animal para casa, experimente indo a casa de pessoas com animais.
Não arrisque sem saber se a reação do seu filho é fraca ou forte, conheço pessoas que tem reacções tão fortes que necessitam de hospital imediatamente.
Geralmente o que os médicos dizem é que crianças habituadas a animais desde cedo tem menos possibilidade de desenvolver alergias.
Qualquer pai que já levou o filho de noite aflito para respirar ao hospital, vai hesitar em meter um animal em casa.
E a grande maioria dos médicos da especialidade desaconselham totalmente animais sejam a sério sejam de peluche.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 15, 2012 4:52 pm

Boa tarde!

Sou alérgica a cães e gatos. Desde pelo menos os meus 4 anos que tenho cães (3), tive um gato quando era pequena e em 2011 adoptei uma gata.
No que toca a alergias aos cães... não noto nada, mesmo nada! Já aos gatos... tem dias! Quando ia a apartamentos com gatos ficava muito atacada (olhos a chorar, comichão na garganta e no corpo, muitos espirros), mas desde que tive a minha Marie que praticamente não tenho alergias... aliás, antes de a ter tinha mais crises de alergia... que controlo muito facilmente com 1 comprimido de Aerius.

Não sei qual é o "grau" de alergia que o seu filho tem. Mas li em bastantes sítios que se as pessoas (quanto mais novas melhor) forem expostas a estes alérgenos entãop há uma maior propensão para ficarem imunes aos mesmos. Ou seja, uma criança que cresça numa casa com cães, gatos, etc, muito dificilmente será alérgica aos mesmos em adulto/a.

Contudo, aconselho que fale primeiro com o seu médico de família, melhor até, com o alergologista do seu filho, que conhecem o seu historial clínico e saberão dar-lhe uma boa resposta (isto também se tiverem bom senso).
Raquel9
Membro Júnior
Registado: sábado jun 03, 2006 12:36 pm

quarta mar 21, 2012 1:55 pm

Sou asmática e alérgica a gatos, pelo menos quando vou fazer análises das picas nos braços, acusa. Lembro-me de, quando era miúda, se fosse a casa de alguém que tivesse gatos em pouco tempo desatava logo aos espirros e os meus olhos ficavam vermelhos. No entanto, aos 14 anos tive a minha primeira gatinha, a Quica. E desde então que sempre tenho tido gatos. Não sei se foi por causa disso, mas a verdade é que acho que desenvolvi alfguma imunidade. Não posso ter gatos de pêlo comprido e se forem gatinhos mesmo muito pequenos, também não posso andar muito agarrada a eles, mas a partir de um mês e pouco, dois meses, não me fazem nada.Eles dormem todos comigo, antes de adormecerem têm o hábito de passear pela minha cabeça a ronronar e eu... nada.

Quanto a cães nunca me apercebi de alergias e também lido regularmente com eles.

Não sei se isto é normal, ou seja, não sei se é normal desenvolver esta imunidade ou se sou caso raro, mas se há alergias comprovadas a animais de estimação, acho que mais vale não adquirir, não vá a coisa correr mal e depois terem de se desfazer do animal. No entanto, tal como foi referido em posts anteriores, o melhor mesmo é falar com o alergologista.
<p>- An animal's eyes have the power to speak a great language. - Martin Buber</p>
Proust
Membro Júnior
Registado: terça abr 04, 2006 4:44 pm

segunda jun 04, 2012 3:15 pm

Tenho em casa seis cães e apesar de ser alérgica, aos meus não sou, pois criei imunidade com o convívio diário, quando estou em casa de alguém que também tem cães fico com comichões
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

segunda jun 04, 2012 4:01 pm

Eu era alérgica aos cães e gatos. Quando levei o meu cão para casa, nos primeiros dias, as comichões, os espirros e a sensação de ter a boca sempre cheia de pelos era quase insuportavel mas depois passou. Com os gatos era a mesma coisa mas agora raramente acontece. Por vezes ainda tenho alguns sintomas mas já nem lhes ligo. São muito ligeiros e os meus gatos valem o esforço :D
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”