Tulipa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

sábado jan 24, 2004 10:28 pm

Antes de me darem na touca deixem-me informar que conheço mal a raça Pastor Alemão e que as pessoas envolvidas são os meus sogros, ambos na casa dos 80 anos fresquissimos mas com as limitações de quem acha que um cão tem de cumprir o seu papel.

A Tulipa é uma cadela pastor alemão com 8 meses que lhes foi oferecida com o objectivo de "cão de guarda" por um criador amigo ( algo conceituado) da zona de Braga.

Acontece que dentro de casa a Tulipa é dócil, afectiva, bricalhona, até provocadora, etc, mas quando no jardim ( +- 200m2) fica amedrontada, foge e esconde-se dos próprios donos, optando pelo isolamento.

Resta-me dizer que convive com um rafeirote muito vivaço e com uma outra cadela Pastor Alemão, adulta mas infelizmente portadora de displasia da anca que embora à custa de muita assistencia veterinária lá vai mantendo qualidade de vida.

Não vale a pena sugerir escolas, treinos etc porque é impossivel meter na cabeça de 2 "velhotes" que as escolas não são só para crianças, no entanto alguém sugere alguma coisa?
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

sábado jan 24, 2004 10:37 pm

anavaz Escreveu:

Não vale a pena sugerir escolas, treinos etc porque é impossivel meter na cabeça de 2 "velhotes" que as escolas não são só para crianças, no entanto alguém sugere alguma coisa?

Alguém mais novo e de mente aberta, com alguma disponibilidade, que se encarregue dessa parte!....Não sei... :?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Cool_Dave
Membro
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Vários

sábado jan 24, 2004 10:59 pm

Olá Ana!

Com a tua descrissão o problema da Tulipa deve ser falta de confiança aliada a um trauma(?) ou personalidade(?).
8 meses ainda é cachorra... e por isso a sua personalidade não está ainda completamente formada. E se realmente com essa idade não deveria ter esse comportamento, o entrar na fase adulta poderá ajudar a solucionar o problema.

Se o problema for somente psicologico (falta de confiança + trauma por exemplo), e visto não haver possibilidade da Tulipa frequentar uma escola, tudo reside nos estimulos positivos que derem à cachorra para ela ir para o jardim brincar! Brinquem com ela cá fora, deiam passeios a trela com ela pelo jardim... insentiven-na a gostar do jardim e mostrem-lhe que não é mau estar lá.

Por outro lado também temos de pensar na personalidade da cachorra... embora seja uma raça de guarda, e ser d um criador conseituado, em todas as ninhadas à cães que nascem com menos "predisposições genéticas" para a sua função original, e´pode ser de ponderal que talvez a Tulipa não tenha de facto instinto de guarda!

Como prevejo que dispender tempo no treino da cadela não faça parte das intenções dos seus avós (tenho o mesmo problema com os meus avós :) ) só mesmo o tempo é que poderá fazer algum milagre pela Tulipa.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”