Aprender com os erros - experiências

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quinta mar 15, 2012 5:07 pm

Olá caros foristas, criei este tópico para cada um falar por assim dizer das más experiências e erros que já fizeram e o que também aprenderam. Isto não é para apontar o dedo a ninguém nem gozar, simplesmente pode prevenir que muitas outras pessoas cometam os mesmos erros.

Meu:
Saí do quarto(1ºandar), soltei as minhas chinchilas, por distração o meu pai tinha aberto a janela e eu não me lembrei :| Enquanto fui buscar qualquer coisa para comer o meu pequeno Tambor mandou-se do primeiro andar para a rua, como se não bastasse o meu cão Gutti andava lá fora a tentar caçá-lo :o O que vale é que ele ficou só durido, tomou uns medicamentos e agora já está bom.

O que aprendi? Nunca deixar as chinchilas à solta sem constante observação, pois uma distração pode levar à morte dos meus animais

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta mar 15, 2012 5:42 pm

Ora bem, a ultima que me aconteceu, ja vai fazer um ano...

O meu relato passou-se com as porquinhas:
Tenho por habito soltar as porquinhas na divisao onde esta a gaiola, enquanto a limpo.
Tinha um banco dobrado encostado a uma escrivaninha e as porquinhas acharam por bem passar rente a ele (sim, sim, a culpa disto tudo eh delas, eu sou inocente).
Uma delas decidiu passar entre a escrivaninha e as pernas do banco... Resultado: o banco caiu, e vejo 3 porquinhas a correr disparadas.

Pensei: Malandras, o que vale eh que sao rapidas (sim, nesta altura ainda pensei que tinha sido so um susto).

Ora, uma, duas porquinhas na gaiola, vivas e assustadas.
E a terceira na outra parte do quarto... heis-que vejo sangue no chao!

Conclusao: teve (e eu tambem) uma sorte desgracada!
O banco caido so lhe apanhou a ponta da unha de uma das patas traseiras!
E nao lhe partiu a patinha!
A unha caiu pouco depois, e rapidamente o sangue estancou.

O que aprendi:
Nunca deixar nada no quarto que seja susceptivel de cair, por mais seguro que pareca!
Desde entao o banco ficou sempre aberto.

Ah, e subscrevo: "uma distração pode levar à morte dos meus animais"

:?
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mar 15, 2012 6:34 pm

Bom, como já tinha "confessado" a minha mais recente asneira no fórum dos ratz (ver assinatura) foi só fazer copy paste de lá...

Costumo soltar os meus ratz numa sala fechada e sem sítios onde não consiga chegar, excepto pelo sofá, que tem buracos onde eles se conseguem meter. Os meus ratos acabam por vir para fora quando os chamo, pelo que nunca foi um problema.

No outro dia soltei pela primeira vez o Nick, um dos meus ratos mais novinhos e muito tímido. Chegada a hora de voltar para a gaiola foi muito fácil agarrar os outros, mas a ele não conseguia tirar de dentro do sofá. Tentei de tudo, deixá-lo sozinho, mandar outro ratzo "chamá-lo", nada resultou.

Após algumas horas disto levantei o sofá e encostei-o à parede, completamente ao alto, para forçar o pequenito a vir para baixo. Não dava para agarrar nele e ver o que estava a fazer, de maneira que ao enfiar a mão, agarrei-lhe sem querer, pelo rabo.

Ora o que acontece ao agarrar a uma ratazana pelo rabo é que a pele pode "descolar-se" completamente. Chama-se a isso "lesão de desenluvamento". Se o tecido lesado for pouco, acaba por secar e cair sem problemas, mas em casos piores pode ser necessário amputar. No caso do Nick está a secar bem, não há infeção, mas vai ficar sem a pontinha da cauda :(

My mistake, por soltar um pequenito que pelos vistos ainda não estava socializado e não tinha confiança em mim.
igor92
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

quinta mar 15, 2012 7:30 pm

Oi!
bom pessoal , a minha experiencia foi com gerbils , mais precisamente om um filhotinho de ums 12/15 dias , nauqela fase em q eles comecam a ficar mais ativos , o que ocorreu foi que eu fui pegar os filhotes um a um para identificar-lhes o sexo , mas quando fui pegar um dos gemios ( 2 argente creams ) eu o tirei do terrario com a mao , e como ele estava meio paradinho deixei a mao aberta com ele despreocupado pois ele estava bem quieto , e foi esse o meu erro , inesperadamente , ele deu uma carreira e caiu de minha mao diretamente para o chao ( que estava frio pois havia chovido ) , no momento eu senti uma angustia enorme no peito , e imediatamente o apanhei do chao , e pus na cama , pensei que ele havia morrido , mas gracas a Deus , ele estava se movimentando normalmente , entao vi o sexo dele , e o coloquei novamente ao lado da mae , mas o mantive em observacao constante para garantir q ele estava bem , mas ainda fiquei com o coracao apertado , pois foi vacilo meu ele ter caido , e ele era tao pequenino que pensei que havia morrido :cry:

conclusão : depois dessa experiencia aterrorizante , percebi que todo cuidado e atenção com o manuseio de filhotinhos e pouca , depois disso todas as vezes que os pegava eu os transportava com as duas maos em concha , e colocava eles imediatamente na cama , num cercadinho feito pelo cobertor , pois mesmo que na cama dessem uma carreira seriam barrados pela protecao

e isso!!
Gubaidulina
Membro
Registado: quarta set 02, 2009 8:36 pm

quinta mar 15, 2012 7:31 pm

hm, este tópico é interessante. Infelizmente, por mais cuidados que tenhamos, há pequenos erros que cometemos e que nos escapam. Errar é humano.

Aproveito para contar a do meu badochinha. Por vezes, enquanto me visto ou trato da minha vida matinal, solto o Sancho Pança na casa de banho junto ao quarto. Este era, aparentemente, um sítio seguro mas por falha minha o tampo da sanita ficou aberto e eu tive de ir ao quarto.
Ouvi um barulho estranho e fui averiguar. Lá estava o pequenote dentro da sanita, corpinho molhado e só a cabeça de fora.

Agora dá-me vontade de rir, as figuras dele todo molhado, mas na altura...
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

segunda mar 19, 2012 12:53 pm

Sempre soltei os meus porquinhos no espaço exterior (jardim) da casa.

Numa determinada zona, a parede era oca para baixo, havia portanto um buraco profundo, mas o acesso era uma pequena fresta.
Todavia, coloquei lá uma floreira (vaso rectangular comprido), para tapar o possível acesso.

Mesmo assim, um dia o Donny desapareceu.Como não havia a possibilidade de ter desaparecido para o exterior, começamos a procurar nos cantos e recantos até que começou a chiar!

Uma vez localizado, foi o cabo dos trabalhos para o retirar, pois o buraco era muito estreito para uma mão, quanto mais um braço!
Escavei até caber, mas era mais profundo que o braço.Não conseguia chegar lá.Lembrei-me de usar uma pá do lixo como elevador, mas ele sempre foi muito assustado, e neste momento não se mexia de todo, não colaborou.
Acabei por conseguir "pescá-lo" com uma rede de cabo, de onde saiu assustadíssimo, mas ileso :wink:

A lição, foi que qualquer buraquinho que pareça impossível de trespassar pose ser fatal.É melhor tapá-los todos, muito bem tapados.
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

segunda mar 19, 2012 4:06 pm

Bem, a nossa experiência foi com hamsters!

O nosso Lintu tinha chegado a pouco tempo, logo não estava ahabituado as nossas mãos. Para mudar a água do bebedouro, aproveitamos o momento em que ele estava a dormir.

Abrimos a porta, DEIXAMOS A PORTA ABERTA, mudamos a água do bebedouro (foi só virar as costas) e colocámos o bebedouro no sítio.
Para nós estava tudo tranquilo, ele supostamente não tinha acordado.

Isto tudo foi á noite. No dia seguinte fomos chamá-los para dar-lhes o menu do dia (fruta) quando o menino Lintu não acorda. Abrimos o telhado da casinha dele e não viamos nada! Tirámos o papel e ele não estava lá! ENTRAMOS EM PÂNICO! Primeiro verificamos se havia buracos na gaiola e nada, depois é que nos lembramos da porta do bebedouro!

A nossa sorte é que as gaiolas estão em cima de um móvel, relativamente baixo, onde só se encontra uma televisão e aparelhagem! Quando não foi o nosso espanto que ouvimos uns barulhinhos atrás da televisão! Era o menino Lintu que tinha passado lá a noite! Sorte que não roeu nenhum fio!

LIÇÃO DA HISTÓRIA: Nunca deixar as gaiolas abertas, nem por um mero segundo de distração, os animais são mais ariscos do que nós pensamos!
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
Responder

Voltar para “Exóticos”