Chinchila grávida (já nasceram e fotos) =D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quinta mar 15, 2012 12:33 am

Olá!

A minha chinchila, a Six, está grávida e já está no fim do tempo. Este são os primeiros bebés chnchilas que vão nascer cá em casa por isso estou hiper nervosa.

Pelas minhas contas ela faz os 111 dias de gravidez na segunda-feira, por isso hoje já a separei do macho só para prevenir. Estão em gaiolas lado a lado por isso conseguem sempre ver-se.

Há cerca de 2 semanas fui com a Six ao vet para fazer um raio-x e confirmar a gravidez, mas como ela se mexeu não ficou muito nítido. Pelo menos um bebé tem de certeza, com a possibilidade de serem dois.

Agora para aqueles que têm mais experiência com estas coisas: elas costumam ter os bebés mesmo perto dos 111 dias ou vai variando consoante a chinchila? Qualquer barulhinho que ouço durante a noite penso que é ela a entrar em trabalho de parto, mas depois acaba sempre por ser as ratz na brincadeira. ahah

Quando à placenta e isso tudo, deixo-a comer ou se notar a tempo devo tirar da gaiola? Já li uns textos que dizem para deixar comer e outros que dizem para tirar, pois como elas são herbivoras, comer aquela carne toda pode não lhes fazer bem.

Quaisquer outros conselhos que tenham por favor digam! =)
Última edição por veela em domingo mar 18, 2012 8:10 pm, editado 1 vez no total.
mikasilva
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sexta mar 09, 2012 12:47 pm
Localização: 1 cão (Pipoca) e 5 chinchilas (Xiva, Remi, Bolinha, Capitão Gancho e Floquinho).

quinta mar 15, 2012 1:42 pm

Olá! Eu sou nova na arca de noé, mas acho que te posso dar alguns conselhos.
Eu própria tenho 5 chinchilas e 3 deles já nasceram em minha casa.
O que te posso dizer sobre a duração da gestação (segundo o que li) é de que dura exactamente 111 dias; o problema é saber exactamente quando é que ela ficou grávida. Eu nunca consegui saber o dia exacto, mas começo a perceber pelo aumento de volume da barriga da chinchila e pelas frequentes posições de descanso laterais (barriga de lado), coisa que apenas vejo no caso de gravidez ou em caso de temperaturas mais elevadas do seu ambiente envolvente. Se fores só pelos barulhos não vais lá porque isso é normal haver todas as noites.
Quanto à placenta, deixa-a estar na gaiola pois ela vai servir de alimento altamente nutritivo para fêmea.
Sei também que quando o(s) bebé(s) nascer(em) não podes dar banho de areia durante 10 dias por causa dos olhinhos do(s) recém nascido(s) não estarem preparados para isso.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos!
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mar 15, 2012 6:09 pm

eu de chinchilas n percebo nada mas na natureza elas comem de certeza, nao so pq é nutritiva mas tmb para nao atrair predadores.

as vacas, gazelas, bufalos e outros tmb sao herbívoros e comem a placenta por isso nao lhe deve fazer mal, é a natureza deles.
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quinta mar 15, 2012 8:39 pm

Eu acho que sei que elas faz os 111 dias na segunda-feira porque eu só vi as minhas chinchilas a acasalar um único dia, e tomei nota. Dia 29 de Novembro foi o único dia em que vi o Dexter todo maluco a andar atrás dela e a montar-se, nem antes nem depois desse dia vi coisa igual.

Pois eu também acho que não haverá problema em ela comer a placenta, todos os animais o costumam fazer por causa dos nutrientes, mas como li sobre isso de elas serem herbivoras e poder fazer mal, resolvi perguntar.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mar 15, 2012 9:15 pm

Fogo 111 dias... nunca imaginei que o tempo de gestação das chins fosse tão grande O:

Se eu já me passo de preocupação com os 21 dias das ratz, nem imagino 111 dias!!
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta mar 15, 2012 10:05 pm

Pois Mariana, mas os chins nascem com pelo e de olhos abertos, tal como os PDI e os Degus, por isso as gravidezes são mais longas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mar 15, 2012 11:02 pm

Nesse caso, lebres e coelhos também terão tempos de gestação diferentes, certo? Porque os coelhos nascem muito mais indefesos que as lebres.
chinsdalinha
Membro Veterano
Mensagens: 212
Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
Localização: 22 chinchilas,
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria

sexta mar 16, 2012 12:56 pm

Boas
as chinchilas sao os roedores com o tempo de gestação maior que eu saiba, nascem com olhos abertos, pelo, dentes e a saltitar pela gaiola! os 111 dias sao uma referencia, pode durar mais ou menos, se durar mais 5 dias que o previsto e ela estiver com sinais de sofrimento (parada, sem comer, com corrimento abundante, de cor suspeita ou cheiro fétido) aí sim deve ir ao vet com urgencia. normalmente nao há problemas com a gravidez e as coisas correm bem=) elas pouco barulho fazem por isso o mais provavel é chegares de manha e ja seres avozinha =p
kittten
Membro Veterano
Mensagens: 2388
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mar 16, 2012 3:25 pm

marianamar Escreveu:Nesse caso, lebres e coelhos também terão tempos de gestação diferentes, certo? Porque os coelhos nascem muito mais indefesos que as lebres.
Provavelmente, mas não faço ideia do tempo de gestação das lebres.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo mar 18, 2012 1:25 pm

Nasceu um agora! yaaaaaaaaaaay :D :D :D :D :D :D

Agora é ver se nasce mais algum e depois ja posso ficar mais descansada! :D
teresa1978
Membro Veterano
Mensagens: 629
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
Localização: Muitos!

domingo mar 18, 2012 1:36 pm

veela Escreveu:Nasceu um agora! yaaaaaaaaaaay :D :D :D :D :D :D

Agora é ver se nasce mais algum e depois ja posso ficar mais descansada! :D
Parabens, "avó"! :lol:
veela
Membro
Mensagens: 159
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo mar 18, 2012 2:19 pm

eheheh

estava eu aqui a escrever que parecia que ia ser filho unico e começo a ouvir uns barulhos da gaiola, vou a ver se nasceu mais um! yaaaaaay 2 baby chinchillas!! :D :D :D
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo mar 18, 2012 3:34 pm

Parabéns!!!!!!!!!!!!
bernardaao
Membro
Mensagens: 63
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

domingo mar 18, 2012 5:03 pm

Parabéns pelas duas pequeninas :D

Ah, e não se esqueça de tirar umas fotos para apresentar aqui à comunidade :)
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo mar 18, 2012 6:38 pm

Parabéns pelos bébés!

Espero que corra tudo bem e desejo o melhor para eles.

Também fico à espera de fotos dos pequenotes para nos derretermos todos :wink: .

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Exóticos”