Boa noite a todos.
Sou um pouco novato neste assunto, apesar de já acompanhar o mundo canino à algum tempo mas surgiram algumas dúvidas que gostava imenso esclarecer com alguém mais experiente, nomeadamente nos passeios com o meu patudo.
O meu bonnie tem 4 meses, foi acolhido de um canil e já o tenho à 2 meses. Com 2 meses já sabe as regras básicas do senta, fica, entre outros, e nas idas à rua vamos para um jardim público bastante grande onde andamos sem trela e quando o chamo ele vem e nunca anda a mais de 5 metros de mim. O que complica é que quando aparece outro cão ele vai logo a correr para junto do outro cão (como é normal), o problema é que depois eu chamo-o, assobio e o patudo não vem. O que eu queria apenas perceber é se esta atitude de ele não vir quando o chamo tem a ver com a idade (4 meses só quer é brincadeira pegada) ou se é uma coisa que devo desde já começar a treinar porque pode correr mal no futuro?
Outro problema que me tenho deparado, quando estamos a passear na rua durante o dia as pessoas gostam de fazer as “festinhas” mas o bonnie tem medo e foge (isto durante o dia), mas durante a noite o bonnie começa a perseguir e a ladrar para as pessoas que passam perto dele. É uma atitude normal? Como mudar esta situação?
Agradeço desde já.
Cumprimentos.
Dúvida nos Passeios
Moderador: mcerqueira
Olá,
Em relação à 1ª questão acho que nao perde nada em começar a treinar já, até pode ser um comportamento normal para a idade, mas a mim parece-me um comportamento que no futuro (ou até já) lhe pode trazer problemas.
Imagine que o seu cao está solto e corre para um cao com trela. O cao que está à trela pode nao gostar e inicia-se uma luta.. corre o risco de ambos se ferirem e você ainda ter uma carga de trabalhos pois é o culpado, porque como penso que sabe é proibido por lei os caes andarem sem trela.
Em relação à 1ª questão acho que nao perde nada em começar a treinar já, até pode ser um comportamento normal para a idade, mas a mim parece-me um comportamento que no futuro (ou até já) lhe pode trazer problemas.
Imagine que o seu cao está solto e corre para um cao com trela. O cao que está à trela pode nao gostar e inicia-se uma luta.. corre o risco de ambos se ferirem e você ainda ter uma carga de trabalhos pois é o culpado, porque como penso que sabe é proibido por lei os caes andarem sem trela.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Não permita que ele ladre e corra atrás das pessoas. Tem de dizer não e se preciso dar uma palmada. Ele faz isso porque tem medo.
Tem de andar com ele em locais com bastante gente para ele se habituar e ver que não representa uma ameaça.
Compreendo que queira que ele corra e ande à vontade mas se algo correr mal, perante a lei você é que será culpado porque é proibido andar com os cães sem trela.
Muitas coisas inesperadas e más podem acontecer e não vai dar para actuar.
Tem de andar com ele em locais com bastante gente para ele se habituar e ver que não representa uma ameaça.
Compreendo que queira que ele corra e ande à vontade mas se algo correr mal, perante a lei você é que será culpado porque é proibido andar com os cães sem trela.
Muitas coisas inesperadas e más podem acontecer e não vai dar para actuar.
Concordo com tudo, menos com a palmada.
Eu, quando quero que um cão meu ande um pouco mais à vontade em locais públicos, uso uma trela extensível, que quando bem manejada é um bom instrumento de treino. Com ela, evito um ensinamento com consequências desagradáveis, podendo mesmo ter o efeito contrário ao que pretendo.
Estou a referir-me ao acto de ter de lhe pôr precipitadamente a trela normal e puxá-lo para si quando ele se aproxima de outro cão. Isso levá-lo-á a encarar a aproximação de outros cães como uma coisa má que leva o dono a prendê-lo à pressa, e não é isso que se pretende. Com a trela extensível, limito-me a puxá-lo devagar, chamando-o pelo seu nome: ao fazer assim, estou a ensinar-lhe que deve vir ter comigo sempre que o chamo de longe, mesmo quando há algo que lhe desperta tanta curiosidade como um congénere.
Quanto à socialização com pessoas, deve facultar-lha o mais possível. Não só não o deve furtar às festas e atenções das pessoas, como até deve procurá-las. Se possível, peça que lhe façam festas enquanto lhe fala com num tom calmo e carinhoso. Depois, converse alguns minutos com o estranho, até ver que o cão já não se retraie adoptou uma atitude calma.
Não lhe permita que ladre e corra atrás de vultos à noite. Chame-o e faça-o sentar-se a seu lado até as pessoas se afastarem.

Eu, quando quero que um cão meu ande um pouco mais à vontade em locais públicos, uso uma trela extensível, que quando bem manejada é um bom instrumento de treino. Com ela, evito um ensinamento com consequências desagradáveis, podendo mesmo ter o efeito contrário ao que pretendo.
Estou a referir-me ao acto de ter de lhe pôr precipitadamente a trela normal e puxá-lo para si quando ele se aproxima de outro cão. Isso levá-lo-á a encarar a aproximação de outros cães como uma coisa má que leva o dono a prendê-lo à pressa, e não é isso que se pretende. Com a trela extensível, limito-me a puxá-lo devagar, chamando-o pelo seu nome: ao fazer assim, estou a ensinar-lhe que deve vir ter comigo sempre que o chamo de longe, mesmo quando há algo que lhe desperta tanta curiosidade como um congénere.
Quanto à socialização com pessoas, deve facultar-lha o mais possível. Não só não o deve furtar às festas e atenções das pessoas, como até deve procurá-las. Se possível, peça que lhe façam festas enquanto lhe fala com num tom calmo e carinhoso. Depois, converse alguns minutos com o estranho, até ver que o cão já não se retraie adoptou uma atitude calma.
Não lhe permita que ladre e corra atrás de vultos à noite. Chame-o e faça-o sentar-se a seu lado até as pessoas se afastarem.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
A minha também não gosta de vir quando a chamo. Começámos a andar com um saquinho de ração no bolso, quando a chamamos e ela vem, leva um bocadinho. Agora já vem quando a chamamos com muito mais vontade. Não gosto muito do método, ainda não está perfeita, mas funciona, já está melhor. Se conhecerem outros métodos também estou interessada.
Cães que puxam e que estão a aprender a andar à trela e a vir quando o dono chama não devem andar com trelas extensíveis porque não vão aprender a manter-se junto do dono calmamente e se aparecer um animal agressivo pode não dar tempo de o puxar.