O meu aquário de 450L.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Morcegolas
Registado: quarta mar 14, 2012 5:26 pm

quarta mar 14, 2012 10:55 pm

Boas pessoal, finalmente ganhei coragem para montar um aquário quente de água doce cá em casa, era uma coisa que sempre quis ter mas ainda não tinha dado o passo em frente.

O aquário ficou com +/- 330 litros pois ficou com as dimensões de 55x60x110 cm e em baixo coloquei uma sump de +/- 120 litros com as dimensões de 40x40x90 cm. Estou a usar 4 lâmpadas fluorescentes da sylvania de 85cm de comprimento e 16mm de diâmetro, com 39W cada uma o que perfaz o total de 156W.

Ainda estão a faltar os vidros para colocar por cima do aquário para não haver tanta evaporação de água, já os pedi mas ainda não chegaram.

Aqui está a foto do aquário:
Imagem

Inicialmente não tinha as pedras mais pequenas a dividir o manado da areia, por isso ouve uma pequena mistura de 'solos', mas já está tudo resolvido, agora é só dar uma limpeza na areia.

E da respectiva Sump:
Imagem

Colocação lã de vidro na Sump:
Imagem

Não liguem ao mau aspecto de se ver a estrutura pois ainda vai levar um móvel para embutir o aquário, e já vem cortadinho à medida para ser só encaixar sem sujar nada.

Desenho virtual móvel:
Imagem

Fiz a ciclagem da água e os valores estão todos correctos por isso no sábado coloquei os primeiros peixinhos ( 8 Neons, 3 Otos Anão e 2 Coridorias Albinas ) para verificar como as coisas se comportam. Penso que talvez na próxima semana já possa adicionar mais alguns, pequenos é claro e em menor quantidade.
Já tenho também pedidas umas plantas para tentar esconder a saída de água para a Sump, mas só chega na próxima semana, depois posto mais fotos.

Aqui ficam os valores da água:
Imagem

Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 14, 2012 10:59 pm

Bem-vindo!!

E vai apostar em que fauna para fazer companhia aos tetras? Um cardumeZORRO de cardinais aí era uma beleza, a contrastar com o fundo e o substracto escuro!! Eu apostava aí num amazónico e carregava com mais madeira e valisnéria para ter mais deco em altura.

Quero ver o evoluir desse aqua, parabéns!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

reddevil1989
Membro Júnior
Registado: quinta mar 08, 2012 10:27 pm

quarta mar 14, 2012 11:30 pm

esse aquario daria uma bela caza para uns discus.

cumps
http://mundodosaquarios.forumfacil.net/

Visitem e participem neste novo fórum.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta mar 16, 2012 4:44 pm

reddevil1989 Escreveu:esse aquario daria uma bela caza para uns discus.

cumps
Caza?

Aquário lindo só fazia uma coisa colocava mais vegetação e troncos e punha um GIGANTE cardume de néons como a dinodane disse...Ficava lindo...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
CAPRICIOSO
Membro
Registado: domingo out 17, 2010 3:42 pm

sexta mar 16, 2012 6:43 pm

Rikass Escreveu:
reddevil1989 Escreveu:esse aquario daria uma bela caza para uns discus.

cumps
Caza?

Aquário lindo só fazia uma coisa colocava mais vegetação e troncos e punha um GIGANTE cardume de néons como a dinodane disse...Ficava lindo...
Concordo com o RiKass o contraste de cores da madeira com neons fica brutal.
Só é pena não ter mais 20 cm de comprimento senão aconselhava Discus que é o meu próximo sonho...
Rikass
Membro Veterano

sábado mar 17, 2012 8:06 pm

Não é necessário ter mais 20 cm de frente para ter discus, nesse aquário dava para por 4 ou 5 á vontade...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sábado mar 17, 2012 9:11 pm

pois, para mim discus também é mesmo o melhor :)
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Rikass
Membro Veterano

sábado mar 17, 2012 9:41 pm

Pois, mas o user é novo nisto o aquário nem está maturado nem nada e estão a aconselhar discus? Não ponha discus para já foque-se em por espécies mais fáceis os discus são muito sensíveis...Um exemplo se a troca de água for feita com uma temperatura mais elevado ou mais baixa q a do aquário o discu fica stressado e pode morrer...
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado mar 17, 2012 10:24 pm

Tambem concordo com a ideia do cardume de Cardinais.
CAPRICIOSO
Membro
Registado: domingo out 17, 2010 3:42 pm

domingo mar 18, 2012 12:10 pm

Rikass Escreveu:Pois, mas o user é novo nisto o aquário nem está maturado nem nada e estão a aconselhar discus? Não ponha discus para já foque-se em por espécies mais fáceis os discus são muito sensíveis...Um exemplo se a troca de água for feita com uma temperatura mais elevado ou mais baixa q a do aquário o discu fica stressado e pode morrer...
Concordo cntg, discus não são peixes para iniciantes, mas só disse aquilo porque achei que ficava bonito como projecto.

Só para teres uma ideia ,aqui em casa para manter o ph faço trocas com agua engarrafada.

Para um aqua que pensei em montar com discus 400lt , e para nao usar Catapa ou Turfa pq não gosto da agua castanha lol gastava em agua engarrafada mais de 30 euros mes( um absurdo) por osmose inversa tb é muito caro pq tem a manutençao dos filtros.
A unica soluçao que tb é cara é um Buffer(Tampao)
Isto só para o ph estar estável...daí o projecto dos Discus ser só um sonho ainda!
Rikass
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 12:01 am

Pois, mas se não consegue baixá-lo terá de optar por espécies que apreciem esse pH, olhe fazer um agua de água salobra era um sonho meu e com esse pH um agua de água salobra era o ideal...

Imagem
nazgull
Membro Veterano
Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m

segunda mar 19, 2012 3:23 pm

Boas,

Lá vou eu criticar (não leves a mal)

Primeiro as matérias filtrantes na sump estão mal colocadas, e faltam ai outras.

Segundo, pelo que percebi não usaste substracto fertil (JBL Manado é inerte) logo se pensas colocar plantas na parte "castanha" elas não vão vingar.

Terceiro se pensas em colocar corydoras ou outro peixe de fundo essa areia branca vai se misturar com o manado.

Rikass essa foto que colocaste mostra o que se não deve fazer...pois tem peixes de agua salobra com peixes de agua salgada. Ambos podem viver em conjunto num periodo breve mas não para sempre.

Na foto aparece as seguintes especies:

-Toxotes jaculatrix
-Monodactylus argenteus

Que o ideal seria uma densidade menos ou igual a 1.015

-Pterapogon kauderni
-Amphiprion ocellaris
-Chaetodon ... a especie penso ser C. lunula

Estas 3 especies são inteiramente salgadas...como na foto aparecem Vallisneria penso que esse aquario está com uma densidade abaixo de 1.018 a 1.035 que é o ideal para aquarios marinhos e de recife.

Cumps
<p>NAMAST&Eacute;</p>
Rikass
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 3:46 pm

Obrigado pelo esclarecimento, mas não foi com o intuito de mostrar essas espécies, eu também reparei nos "peixes palhaço pretos", mas queria mostrar era o peixe arqueiro e aquele que está logo á frente...Mas muito obrigado na mesma ;)
Morcegolas
Registado: quarta mar 14, 2012 5:26 pm

domingo mai 20, 2012 6:21 pm

Boas pessoal, comprei este limpa vidros à algum tempo e na altura o senhor disse-me a espécie dele, mas como sou um despassarado não me lembro, será que alguém me pode ajudar?

Imagem

Cumprimentos.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo mai 20, 2012 10:50 pm

Nao sei se é um ancistrus se é um pleco...
Responder

Voltar para “Peixes”